13 de agosto de 2016

MÃE BUSCA AJUDA PARA EVITAR CEGUEIRA DE BEBÊ ADOTADA COM MICROCEFALIA

A potiguar Maria da Guia dos Santos, de 42 anos, é consultora de vendas e mora em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Há seis meses, ela adotou uma bebê com microcefalia que havia sido abandonada em uma maternidade da cidade. Agora, ela busca ajuda para conseguir arcar com os custos de uma cirurgia e evitar a cegueira da filha, que tem apenas 10% da visão.
 
 
Maria da Guia e a filhinha Maria Victoria  (Foto: Maria da Guia/Arquivo Pessoal)
 
A pequena Maria Victoria nasceu no dia 13 de outubro do ano passado, com seis meses de gestação. A bebê, que já havia sido diagnosticada com microcefalia, teve uma paralisia cerebral logo após o parto. Para sobreviver, ela precisou passar um período em coma induzido.
 
 
"Fui à maternidade quando fiquei sabendo do caso. Cheguei e vi a bebê prematura chorando, indefesa. Meu coração bateu mais forte e decidi naquele momento que iria adotá-la. Depois disso, eu passei 33 dias na maternidade com ela, para que pudesse se recuperar e se adaptar", contou Maria da Guia. Foi assim que a história das duas Marias começou.
 
 
Desde então, Maria da Guia leva a filha para consultas e sessões de fisioterapia em Natal e Fortaleza. "Victoria vai fazer 10 meses neste sábado e ainda não consegue engatinhar, por isso precisa muito do tratamento".
 
 
Maria Victoria foi diagnosticada com glaucoma no olho direito e herpes congênita no esquerdo (Foto: Maria da Guia/Arquivo Pessoal)
 
Em abril, Maria da Guia descobriu que a filha estava perdendo a visão. A bebê foi diagnosticada com glaucoma no olho direito e herpes congênita no esquerdo. "Hoje, ela só tem 10% da visão. Os médicos me falaram que ela precisa de uma cirurgia e de tratamento para voltar a enxergar, pelo menos com um dos olhos", explicou.
 
 
A questão, para a mãe, é conseguir dinheiro para custear a cirurgia de Victoria, que só pode ser feita em São Paulo. "Fiz as contas e o custo vai ser de quase R$ 35 mil. Eu faço um apelo porque minha filha é uma guerreira. Victoria passou por muitas dificuldades, mas conseguiu sobreviver. Nunca tive coragem de deixá-la. Ela é linda, cheia de energia e merece viver muito".

NO BAIRRO BOA PASSAGEM, TADEU E PRÉ- CANDIDATOS A VEREADORES ESCUTAM ANSEIOS DA POPULAÇÃO

Ouvindo sempre a população de Caicó, o pré-candidato a prefeito Judas Tadeu (PROS), esteve nesta quinta-feira (11) visitando diversas famílias. Tadeu estava acompanhado do vereador Ivanildo do Hospital, além dos pré-candidatos ao legislativo Berg Santos, Vailmir da Saúde e Júnior Profetinha.
 
 
 
 
A caravana foi recebido no bairro Boa Passagem. “Nosso projeto está crescendo diariamente. É muito importante ouvir nosso povo. Saber seus anseios e o desejo que todos tem de ver nossa cidade voltar ao rumo certo”, contou Tadeu.

VENEZUELANOS SÃO ENTERRADOS EM CAIXÕES DE PAPELÃO EM MEIO À CRISE

Os venezuelanos têm tido dificuldades para resolver a vida cotidiana, mas a crise também os está castigando na hora da morte. O alto custo e a escassez de materiais complicam a aquisição de caixões e, por isso, estão sendo fabricados com madeira barata e até papelão.
 
 
 
Homens carregam um caixão feito de papelão em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
Muitos parentes fazem malabarismos para lidar com os gastos de um funeral: se preferirem a cremação à sepultura para não pagar uma cova no cemitério, o velório se reduz de 24 a oito, quatro ou duas horas. Alguns contratam somente o "serviço direto" para o crematório ou túmulo, e há os que aluguem o caixão apenas para o velório.
 
 
Homens dobram um caixão de papelão em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
 
Há um mês morreu o irmão de Miriam Navarro, uma humilde dona de casa de 66 anos. "Me senti desesperada. Não tinha a fortuna que a funerária pedia. Se não fosse pela comunidade, teria que enterrá-lo no quintal", disse à AFP em sua casa em um bairro de Maracay, 105 km ao sudoeste de Caracas.
 
 
Com o que seus vizinhos arrecadaram, Miriam comprou um dos caixões fabricados, a poucas ruas de sua casa, pelo carpinteiro Ronald Martínez com papelão e MDF, um material comprimido de pó de serra e resina, que é muito mais barata que a madeira.
 
 
Diante dessas dificuldades do último adeus, Elio Angulo, um empresário de Barquisimeto (365 km ao sudoeste da capital), apostou no "biocofre", uma urna de papelão corrugado, 70% feito de produto reciclado, que desenhou com um sócio e logo estará à venda.
 
 
 
Caixões de papelão à espera de compradores em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
 
"Tem os dois ecos: ecológico e econômico. É para a cremação, mas também pode ser usado na exumação. Nossa proposta traz soluções para um país em crise", declara à AFP Angulo, que diz ter pedidos de várias cidades, e também da Colômbia e Equador.
 
 
Em um país onde o salário mínimo mensal é de 33 mil bolívares, os custos dos serviços funerários preocupam uma população afetada pela escassez de alimentos e pela inflação mais alta do mundo - oficialmente 180,9% em 2015, projetada para 720% para 2016 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).



 

ANIVERSARIANTE DO DIA, DR. EDIMAR MEDEIROS DANTAS

O aniversariante deste sábado, (13), é o ilustre Jardinense, médico ortopedista e ex-prefeito municipal, Dr. Edimar Medeiros Dantas. Dr. Edimar é filho do saudoso Sr. Esmerino e Dona Luzia, aos quais todos nós jardinenses agradecemos pelo presente que nos foi dado.
 
 
Homem correto, honesto e de princípios, que sempre primou pela ética, pela moral e principalmente pelo respeito ao seu próximo. Dr. Edimar ajuda com seus serviços há mais de 30 anos toda população de Jardim do Seridó e da região do Seridó, o que faz dele uma pessoa mais que especial para todos nós.
 
 
Do Blog: Feliz Aniversário Dr. Edimar!

BANDIDO MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA CIVIL NO INTERIOR DO RN

O membro do "Sindicato do RN" e líder de uma quadrilha especializada em roubos e furtos de gado na região agreste, Evanoel Bento da Silva, 36 anos, morreu ao trocar tiros com a policiais civis de Pedro Velho.
 
 
 
 


Segundo informações, a polícia civil recebeu informações que Evanoel estaria se deslocando de Pedro Velho para Mataraca, na Paraiba, possivelmente levando consigo "pedras de crack" para serem revendidas naquela cidade.


Diante da informação, os policiais montaram uma barreira na estrada que liga as duas cidades, onde tentaram para o traficante, mas o mesmo abriu fogo contra os policiais, que revidaram, e acertaram o mesmo. Evanoel, que já tinha sido preso por furto de gado, e investigado por vários outro crimes, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

GOVERNO CEDE PRÉDIO PARA APOIO AOS ASSENTADOS PELA REFORMA AGRÁRIA

O governador Robinson Faria assinou nesta sexta feira,  (12) contrato de cessão de um prédio pertencente ao Governo do Estado para funcionar como base de apoio para assentados pela Reforma Agrária que precisam vir a Natal participar de cursos, treinamentos e capacitações. O prédio é localizado na rua do Aboio, s/n, conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul.
 
 
 
 
 
 
O prédio ficará sob a responsabilidade da Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária e Agricultura Familiar – ANGRA para funcionamento do Centro de Estudos Avançados para Assentados da Reforma Agrária.
 
 
 
A edificação possui oito salas, três banheiros e uma cozinha. A permissão é feita pela Datanorte com intermediação da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS) com prazo de 24 meses podendo ser prorrogada até 60 meses. A ANGRA assume compromisso contratual de manter a finalidade da utilização e a conservação do imóvel.
 
 
 
O nosso governo tem a marca do diálogo, tem atenção aos movimentos populares e sintonia com as demandas sociais. Hoje estamos fazendo justiça aos assentados e seus filhos que agora terão apoio para estudar, se qualificar, produzir e melhorar de vida”, afirmou Robinson Faria.
 
 
 
A secretária da SETHAS, Julianne Faria, informa que o Governo está atendendo uma solicitação dos pequenos produtores que precisavam de um espaço de apoio em Natal “para terem oportunidades de estudar e se qualificar. Recebemos este pedido e agora estamos atendendo essa reivindicação”, declarou.
 
 
 
O coordenador do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Edimilson Oliveira disse que “os filhos dos assentados de todo o Estado agora terão direito a escola e um endereço em Natal para apoiar seus estudos e participação em cursos de qualificação direcionados às atividades do campo. O Governo do Estado atende uma reivindicação nossa, atende aos movimentos sociais e nos dá novas oportunidades” afirmou, ao participar do ato de assinatura do termo de cessão.
 
 
 
No Rio Grande do Norte existem hoje 20 mil famílias de assentados pela Reforma Agrária pelo INCRA. São famílias que tiveram acesso à terra para trabalhar, produzir e construir o seu futuro, mas enfrentam grandes dificuldades.
 
 
 
A proposta da ANGRA para a ocupação do prédio visa a capacitação de curto prazo aos assentados, principalmente aos mais jovens, trabalhando as necessidades e vocações de cada região. Além da qualificação técnica os cursos são voltados também para o aprimoramento psicossocial.
 
 
 
Participaram do ato a secretária da SETHAS, Julianne Faria, o diretor presidente da Datanorte, Rildo Tarquínio de Albuquerque, o diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), João Ronaldo da Nóbrega, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antonio de Araújo, o presidente da ANGRA, Ulisses Batista dos Santos. 

BEZERRO É ACHADO DENTRO DE CARRO EM ABORDAGEM POLICIAL NO INTERIOR DO RS

Um bezerro foi encontrado vivo dentro de um carro durante uma abordagem policial em Dilermando de Aguiar, na Região Central do Rio Grande do Sul. Conforme o Comando de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Santa Maria, o caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12). 
 
 
 
Animal foi encontrado dentro de carro (Foto: Rafael Menezes, divulgação/São Pedro Agora)


Conforme a polícia, o animal estava em um Chevrolet Chevy que foi parado na BR-158, no qual se desconfiou do excesso de peso. No carro foram encontrados ainda um animal abatido e um feto bovino, que estavam no porta-malas, além de uma espingarda e munição.
 
 
Quatro homens, com idades entre 21 e 41 anos, estavam dentro do automóvel e foram presos. Ainda segundo o CRPO de Santa Maria, eles foram encaminhados para o Presídio de Jaguari, na mesma região.

COMANDO DA OPERAÇÃO POTIGUAR FAZ BALANÇO PARCIAL, APÓS UMA SEMANA DO EMPREGO DA TROPA

Após uma semana do início da Operação Potiguar, o Comando da Operação Potiguar avalia que a população do Estado vem retomando a sua rotina de normalidade. Até o momento, o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira desenvolveram, em cooperação com os Órgãos de Segurança Pública, mais de 1.300 ações operacionais na Região Metropolitana de Natal.
 
 
 
Esse número compreende 880 operações de patrulhamento motorizado, blindado e a pé, 362 pontos estáticos, 11 Postos de Controle e Bloqueio de Vias Urbanas, 66 ações de reconhecimento, 16 operações costeiras e fluviais, controle de áreas estratégicas, dentre outras ações. Com essa presença no cotidiano da população, as ocorrências relacionadas aos ataques caíram drasticamente, segundo os números que estão sendo divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.
 
 
A partir de 05 de agosto, áreas que, antes estavam ameaçadas pelas ações de vandalismo, tais como escolas, hospitais, bancos, pontos turísticos, corredores de mobilidade de transporte público e principais vias de acesso à capital, retomaram a sua rotina de normalidade.
 
 
Para este balanço positivo , as tropas das Forças Armadas têm contado com o apoio das populações natalense e da área metropolitana, as quais têm demonstrado nas ruas o apoio e a confiança na atuação dos militares envolvidos na Operação Potiguar.

ATRIZ ELIZABETH SAVALLA ESTÁ NA UTI APÓS SENTIR DORES ABDOMINAIS

Elizabeth Savalla deu entrada nesta sexta-feira na Clínica São Vicente, na Gávea, com um quadro de dor abdominal. A informação foi antecipada pelo colunista Ancelmo Góis e confirmada ao EXTRA pela assessoria da clínica.
 
 
 
 


Savalla, de 61 anos, está sendo acompanhada pelo médico Arthur Vianna. Segundo o boletim médico, ela segue na UTI por precaução enquanto a equipe médica aguarda o resultado de uma endoscopia digestiva.


A atriz interpreta a personagem Cunegundes na novela “Êta Mundo Bom”, que chega ao fim no próximo dia 26 de agosto.

HOSPITAL DO SERIDÓ RECEBE ESTUDANTES DE MEDICINA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MEDICAS DA UFRN

A junta interventora e a direção clinica do Hospital do Seridó receberam durante a semana estudantes de medicina e professores da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de uma parceria de estudos e atividades práticas firmada entre as duas instituições. Supervisionados por três professores os jovens estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar in loco o dia a dia de uma unidade de saúde além de realizarem atividades voltadas para recém nascidos e para as puérperas que haviam acabado de darem a luz.
 
 
 
 
 
Essa parceria entre a UFRN e o Hospital do Seridó permite que tenhamos a parte teórica na universidade e depois possamos trazer essa universidade para a população através de serviços como o teste do olhinho que é feito por uma professora oftalmologista para que o aluno possa vivenciar como é feito e em contra partida esse bebê já sai com o teste feito além de um exame físico completo”. Disse Drª Jane Cristina pediatra e uma das professoras que participaram das atividade.
 
 
A direção clinica e a junta interventora do Hospital do Seridó que é composta por representantes indicados pela gestão do Prefeito Roberto Germano através do Município de Caicó e pelo Estado do Rio Grade do Norte colocaram a unidade de saúde a disposição da UFRN para que pudesse ser feita a parceria com a Escola Multicampi de Ciências Médicas visando ajudar no aprendizado pelos futuros médicos bem como oportunizar a realização de novos serviços no hospital como aconteceu durante a semana.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...