28 de abril de 2015

GOVERNADOR RECEBE JUÍZES FEDERAIS QUE SOLICITAM PARCERIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

O Governador Robinson Faria recebeu em seu gabinete no final da manhã desta terça-feira, (28), o diretor do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, juiz federal Marco Bruno Miranda, o corregedor do Presídio Federal de Mossoró, juiz Walter Nunes da Silva Júnior, e o juiz federal Alysson Bezerra, diretor do Gabinete de Segurança Institucional da Justiça Federal. Os magistrados federais solicitaram ao Governador a celebração de um convênio que permita a troca de experiências na área de Segurança Pública.

Reunião Governo e Justiça Federal_Demis Roussos (1)

"O Gabinete de Segurança Institucional já existe, mas gostaríamos de integrar com a experiência do Estado, com a agregação de algumas pessoas-chave que poderiam nos repassar conhecimentos e, dessa forma, existir um compartilhamento mútuo de experiências, já que temos a experiência em segurança no Presídio Federal em Mossoró", disse o juiz Walter Nunes Júnior.

O Governador Robinson Faria encaminhou a solicitação para que o consultor geral do Estado, Eduardo Antônio Dantas Nobre, também presente na reunião, aprecie o pedido. Mas adiantou que esse tipo de parceria é “boa para o Estado”, já que implica, necessariamente em trocas de experiência entre as inteligências de segurança de ambas as instituições.

BRASILEIRO RODRIGO GULARTE E MAIS SEIS SÃO FUZILADOS NA INDONÉSIA

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

Montagem com fotos de seis dos oito executados à morte por tráfico na Indonésia na terça (28): acima, a partir da esquerda, os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan o nigeriano Martin Anderson. Abaixo, os nigerianos Jamiu Owolabi Abashin e Sylvester (Foto: AFP Photo)

Outros sete condenados por tráfico de drogas foram executados. A única mulher condenada do grupo, a filipina Mary Jane Veloso, não foi executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades. Mary Jane precisa testemunhar neste outro processo, por isso o presidente filipino pediu que sua execução fosse postergada.

000_hkg10174404

O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

Gularte é o segundo brasileiro executado no país este ano – em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.

O governo brasileiro divulgou nota na qual diz ter recebido com "profunda consternação" a notícia da execução de Gularte. De acordo com o Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff enviou carta ao presidente indonésio, Joko Widodo, pedindo a suspensão da pena de morte em razão do "quadro psiquiátrico" do brasileiro.

Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Familiares e conhecidos relataram que Gularte passava seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusava a tirar um boné, que usava virado para trás, alegando ser sua proteção.


Além do brasileiro, sete outros suspeitos foram executados. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados.

Eles são os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin.

.

 

UFRN VAI INCENTIVAR JOVENS SUPERDOTADOS COM ALTAS HABILIDADES

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) vai premiar os jovens superdotados com altas habilidades. Para tanto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) criou na manhã dessa terça-feira o “Prêmio Talento Metrópole”, inicialmente restrito a estudantes do Instituto Metrópole Digital, tem chances de chegar às demais unidades acadêmicas, segundo a presidente do Conselho e reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

CONSEPE_28Abr15_Cicero Oliveira BR1

Registra-se, aqui, um grande avanço nas ações de inclusão da UFRN. A proposta apresentada pelo IMD destaca a UFRN entre as instituições públicas de ensino superior do país, no esforço para descobrir talentos e ajudá-los a se inserir no mundo escolar, no contexto científico, tecnológico, artístico e cultural do Rio Grande do Norte e do país. É uma forma, também, de lhes proporcionar qualidade de vida”, declarou a reitora.

Presente à seção do CONSEPE, o diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo, externou que são poucas as políticas públicas voltadas para as altas habilidades dos jovens. No programa piloto do IMD, explicou Ivonildo Rêgo, “eles vão ser assistidos por tutores e profissionais especializados e, assim, terem oportunidades de se tornarem pró-ativos”.

Funcionamento


O Programa Prêmio Talento Metrópole começa no meio desse ano, contemplando jovens da graduação e pós-graduação. Denominados, também, de “cursos de inverno”, as atividades vão durar duas semanas e funcionarão a partir de componentes didático-pedagógicos explícitos nos currículos dos cursos.

NELTER QUEIROZ SUGERE TERCEIRIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) defendeu nesta terça-feira (28), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, a terceirização das penitenciárias do Rio Grande do Norte. O deputado declarou que a medida seria a solução para o caos e decadência do atual sistema prisional do Estado.


Não podemos ficar reféns da violência. Sugiro a formação de uma comissão de deputados para realizar visitas aos Estados brasileiros que já tenham adotado o modelo de terceirização”, disse Nelter ao abordar a crise no sistema prisional com as recentes fugas e rebeliões.


Outra sugestão do parlamentar foi a venda da Arena das Dunas, que demanda altos custos de manutenção ao consórcio administrativo. O deputado sugeriu a negociação do Estádio com grupos de investimentos para a melhor exploração do espaço e desoneração do Estado.

TENENTE CORONEL FALA COM O “BARRA PESADA” E DESMENTE PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA DE COMANDANTE DE CIDADE DO SERIDÓ

untitledEm contato com o diretor do ‘Blog Barra Pesada’, o novo comandante do 6º BPM de Caicó, Tenente Coronel Romualdo Borges Farias, garantiu que não houve nenhum pedido de substituição de comando por “autoridade” de uma cidade Seridó, conforme foi divulgado pelo blog.

Ademais, o comandante garantiu também que, mesmo que o pedido tivesse sido feito, o mesmo não teria atendido, pois não trabalha com interferência de “autoridades” políticas, restando apenas o compromisso de zelar pela segurança pública de toda região sob seu comando.

Muito atencioso, o comandante declarou seu objetivo em promover um trabalho mais ostensivo em todas as cidades sob a responsabilidade do 6º BMP, além de prometer total transparência e divulgação dos trabalhos.

Por fim, resta apenas agradecer ao Comandante, e ratificar nosso compromisso em continuar informando e contribuindo com a nossa gloriosa PM.

Do Blog: Vamos aguardar, pois ficamos sabendo que essa “poderosa” procurou uma Senadora para pedir que a mesma articule a troca do comando do destacamento da “sua” cidade. Será?

92 MIL POTIGUARES AINDA NÃO DECLARARAM IMPOSTO DE RENDA

Sem títuloFaltando três dias para encerrar o prazo de entrega de declaração do Imposto de Renda, a delegacia da Receita Federal do RN registrou o recebimento de 197.910 declarações até o inicio da tarde desta segunda-feira (27). A expectativa do órgão é que sejam entregues 289 mil declarações.

Quem não apresentar a declaração do Imposto de Renda irá pagar multa por atraso ou falta na entrega. O valor da multa tem o piso de R$ 165,74 chegando a, no máximo, 20% do imposto devido, dependendo do contribuinte.

Caso não haja entrega nem o pagamento do imposto, a multa chega a 75% do imposto que não foi pago.

A restituição começa em meados de junho se estendendo até dezembro, com a abertura de sete lotes.

TRAGÉDIA! DESLIZAMENTOS APÓS TEMPORAL DEIXAM 14 MORTOS EM SALVADOR

Morreu por volta das 20h30 desta segunda-feira (27) o adolescente que chegou a ser retirado dos escombros que restaram de um grande deslizamento de terra que ocorreu na comunidade do Barro Branco, na Avenida San Martin, em Salvador, e que deixou sete pessoas mortas, pela manhã.

A informação foi confirmada pelo posto da polícia do Hospital do Subúrbio, localizado no bairro de Periperi, para onde o adolescente de 16 anos, de nome Roberto, foi levado.

Ele ficou embaixo de uma laje durante a madrugada, quando a terra cedeu. O pai e a mãe do garoto acompanharam o trabalho dos bombeiros durante toda a manhã.

A retirada do adolescente aconteceu depois do meio-dia e ele foi levado ao Hospital do Subúrbio, no bairro de Periperi. Quando estava embaixo dos escombros, o garoto recebeu água, oxigênio e conseguir conversar com as equipes de resgate.

Desabamento de imóvel na San Martin deixa ao menos três mortos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A chuva que atingiu Salvador e provocou estragos na cidade começou na madrugada desta segunda-feira.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, 14 pessoas morreram em deslizamantos causados pela chuva. Sete na Av. San Martin e sete no bairro de Bom Juá.

Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surfe para transitar pelos bairros.

Grupamento Aéreo da Polícia Militar fez resgate de vítimas do desabamento (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade. Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal.

GOVERNADOR ANUNCIA PROMOÇÃO DE 1.232 PRAÇAS

O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.

Anuncio de Promoção de Praças fot Ivanizio Ramos2

Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje. Foi preciso um estudo aprofundado, um aporte financeiro, para chegarmos ao anúncio deste número. É mais um cumprimento de um compromisso do nosso governo”, destacou o governador, acrescentando que demanda de promoções reprimidas é uma distorção de mais de 20 anos que será equacionada em quatro de seu governo.

Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.

Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.

II OPEN EQUADOR DE JIU-JITSU REÚNE ATLETAS DO RN, PE E PB

Equador foi sede, nesse domingo, dia 26, de um grande evento de artes marciais. O II Open Equador de Jiu-Jitsu reuniu dezenas de atletas de toda região (abrangendo estados do RN, PE e PB), no Ginásio Poliespotivo Gilson Damião Valentim, o Gilsão.

11119007_1033726373323518_447353398263456917_n

A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Noeide Sabino, que levou sua mensagem de incentivo aos atletas e reafirmou o compromisso de lutar para que a competição cresça a cada edição, trazendo mais apoio ao Jiu-Jitsu na região e, em especial, em Equador.

As disputas pelos lugares de destaque no pódio da competição foram acirradas. Cada atleta que entrava em uma das áreas de luta dava o melhor de si, proporcionando aos espectadores excelentes combates.

10393905_854220604632538_9191785225138796356_n

Ao final do dia, a competição por equipes apontou a Academia Hikari como bi-campeã do Open Equador (também venceu a 1ª edição), somando 99 pontos no geral. A segunda posição ficou com a Equipe Checkmat, somando 75 pontos. Já a Academia Team Botelho ficou com a 3ª colocação no geral, somando 51 pontos.

A competição transcorreu de forma bem organizada, cumprindo rigorosamente o cronograma do evento. Os atletas parabenizaram a comissão organizadora pela pontualidade e pela fórmula das disputas.

11183461_809076249183966_8791797525552981341_n

A Prefeitura de Equador, através do Departamento de Esporte, parabeniza a todos os atletas, em especial os equadorenses que representaram tão bem nosso município, e também a organização pelo grandioso evento.

AGENTES DA PF EMITEM NOTA E PROGRAMAM MANIFESTAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA EM NATAL E MOSSORÓ

untitledNa próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 11h30, em Natal e Mossoró, simultaneamente, os Agentes da Polícia Federal estarão fazendo uma manifestação em frente a Superintendência da PF, em Natal, e em frente a Delegacia da PF em Mossoró, tendo como pauta a PEC 412 e o sentimento de repúdio que esclarece através da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA

Em virtude das diversas matérias publicadas na imprensa nacional envolvendo um possível favorecimento a políticos investigados na Operação Lava Jato em troca da aprovação de projetos de lei que beneficiariam integrantes da Polícia Federal, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer que:

1 – No período das eleições presidenciais do ano passado, foi veiculada matéria no jornal Folha de São Paulo em que o Deputado Federal, e também Delegado de Polícia Federal, Fernando Francischini teria afirmado que “O governo teve que editar uma MP (medida provisória) ontem à noite porque sabia que hoje ia ser uma pancadaria. Botamos o governo de joelho”. Tal afirmação se refere à edição da medida provisória n.º 657/2014.

2 – A Medida provisória n.º 657/2014, aprovada em tempo recorde na véspera da última eleição presidencial, beneficia única e exclusivamente os delegados da polícia federal.

3 – Todos os demais cargos da carreira policial federal (Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Peritos) se manifestaram contra a aprovação da referida medida provisória.

4 – O delegado de polícia federal Marcos Leôncio, citado na coluna Radar da revista Veja, por ter, segundo a publicação, procurado políticos investigados na Operação Lava Jato para dizer que os delegados eram contrários a abertura de inquéritos para investigar vários parlamentares citados na Operação Lava Jato, é presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, que representa única e exclusivamente os delegados da polícia federal.


5 – O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte se posiciona a favor do Ministério Público Federal no pedido de interrupção das oitivas dos investigados da Operação Lava Jato realizada única e exclusivamente pelos delegados de polícia federal, por entender que a relação no mínimo indesejada de alguns delegados com parlamentares investigados pode comprometer a lisura dos trabalhos investigativos .

6 – A proposta de emenda constitucional n.º 412/2009 - PEC 412, intitulada pelos delegados da polícia federal “PEC da Autonomia” é defendida somente pelos delegados, sendo os demais integrantes da carreira policial federal contrários a medida oportunista defendida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF .

7 – A autonomia defendida pelos delegados da polícia federal é algo inédito no mundo, impossibilita o controle externo exercido pelo Ministério Público e transforma a polícia federal em braço armado autônomo do Estado, algo imaginável em um país democrático. Somente a título de comparação, FBI, Scotland Yard, DEA, entre outras policias conhecidas no mundo, não possuem a autonomia defendida pelos delegados de polícia federal.


8 – Os demais integrantes da carreira policial federal repudiam o uso político das investigações realizadas pela Polícia Federal e esperam uma apuração rigorosa por parte do Ministério Público acerca das denúncias apresentadas na reportagem intitulada “Delegados negociam com Dilma (desde as eleições) silêncio sobre a Lava Jato: em troca de superpoderes” .

9 – E, por derradeiro, as notícias publicadas recentemente sobre uma crise entre Policiais Federais e o Ministério Público Federal não condizem com a realidade. A crise em questão é entre os delegados da polícia federal e o Ministério Público Federal, sendo que os demais integrantes da carreira polícia federal apoiam a intervenção do Ministério Público por dar mais transparência ao andamento da investigação.

Natal, 27 de abril de 2015.

Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...