24 de março de 2020

RN TEM QUASE 500 CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NOTIFICADOS EM 64 MUNICÍPIOS


Os casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte subiram para 14, na manhã desta terça-feira (24) e o número de casos suspeitos saltaram para 478 (2 prováveis). De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) 64 cidades potiguares registram suspeitas da Covid-19. 




No domingo (22) eram 13 casos confirmados no Rio Grande do Norte e 282 suspeitos. Ainda segundo o boletim da Sesap, 180 notificações foram excluídas e 44 descartados. O perfil dos casos suspeitos apresentado até o momento é predominantemente do sexo feminino, e na faixa etária entre 20 e 39 anos.




Entre os 454 casos suspeitos estão 2 considerados "prováveis" pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Além disso, outros 24 casos de pessoas de outros estados que foram atendidos no RN entram na conta de casos suspeitos do estado. Por isso, o número de 478 suspeitos.

MORRE PADRE ITALIANO QUE CEDEU RESPIRADOR A PACIENTE MAIS JOVEM

O padre italiano Giuseppe Berardelli, de 72 anos, morreu em Bergamo, no norte da Itália, nesta terça-feira (24), depois de recusar ser colocado em um respirador que seus paroquianos haviam comprado para ele –Berardelli resolveu que um paciente mais novo deveria usar o equipamento. 



Apesar de ter falecido em Bergamo, ele era o padre de uma igreja de outra cidade, Casnigo.
Ele foi enterrado sem velório. Os moradores de Casnigo aplaudiram de suas janelas ao saber da morte. 



Ao menos 50 padres morreram de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, na Itália. 




O Papa Francisco liderou uma oração pelos médicos e padres que morreram por causa da doença. O papa os agradeceu “pelo seu exemplo heroico ao servir aqueles que estão doentes”. 



O país é o mais atingido pela pandemia –são mais de 6.000 mortos até esta terça—feira (24). 



A Europa é considerada agora o epicentro da crise.

DR. TADEU SUGERE UNIÃO DE ESFORÇOS PARA INSTALAÇÃO DE HOSPITAL DE CAMPANHA EM CAICÓ E QUE TOMÓGRAFO ENCAIXOTADO FUNCIONE


O médico caicoense Dr. Tadeu, esteve reunido no final de semana com autoridades de saúde em Caicó, na busca de um plano de enfrentamento ao Coronavírus no Seridó. Diante da pandamia Dr. Tadeu está preocupado já que o Hospital Regional de Caicó dispõe de um tomógrafo e ainda não foi instalado, devido uma adequação no espaço físico que é necessário ser feita. O jovem médico sugeriu ao deputado Vivaldo Costa (PSD) e ao presidente da Assembleia Legislativa que houvesse um entendimento junto ao governo para dar celeridade no funcionamento do aparelho.



 
 
De acordo com Dr. Tadeu todos os estudos têm demonstrado a importância da tomografia de tórax no diagnóstico precoce e no manejo dos pacientes acometidos do Coronavírus. “Esta cobrança já foi feita pelo deputado Vivaldo, junto comigo, numa reunião que tivemos há alguns meses na secretaria de Saúde do Estado. Estamos vivendo um momento muito delicado e precisamos que este tomógrafo esteja em pleno funcionamento. É inadmissível que na situação que estamos prestes a viver este aparelho ainda esteja encaixotado. Com ele funcionando daremos mais segurança a assistência médica hospitalar, aos pacientes seridoenses, que ficam sem este exame que pode comprometer o atendimento”.




 
O médico também sugeriu aos deputados Vivaldo Costa e Ezequiel Ferreira, a necessidade da instalar um Hospital de Campanha em Caicó. “Seria uma junção de esforços da União, através do 1º Batalhão de Engenharia de Construção de Caicó e os órgãos que fazem saúde no Rio Grande do Norte. Que aconteça esta articulação para esta unidade temporária”, defendeu.

CONSELHO DE MEDICINA E SECRETARIA DE SAÚDE DE NATAL TRAÇAM MEDIDAS PARA PRÁTICA MÉDICA DURANTE PANDEMIA

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte - CREMERN recebeu, na manhã desta terça-feira (24), o Secretário Municipal de Saúde de Natal, Dr. George Antunes, para uma reunião sobre temas relacionados a Covid-19 e a prática médica durante a pandemia. A reunião contou com as participações do presidente do CREMERN, Dr. Marcos Lima de Freitas, o Conselheiro e Diretor do DEFIS, Dr. Francisco Braga e da Dra. Lais Crisanto, médica da Família e membro de sua equipe da SMS de Natal.
 
 
 
 
 
 
 
 
  
Durante a reunião vários temas foram tratados, entre eles a preocupação do secretário George Antunes em proteger a equipe médica e demais profissionais de saúde, oferecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como também disponibilizando testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 na equipe, que em breve estarão disponíveis. 



O secretário também garantiu que os médicos portadores de fatores de risco para a forma de apresentação mais grave da doença, serão afastados da linha de frente e, quando possível, assumirão funções na retaguarda (teleatendimento ou outras funções), conforme recomendação do CFM e do CREMERN.


 
Segundo o presidente do CREMERN, outra decisão de extrema relevância para a assistência aos munícipes de Natal foi a ampliação no número de leitos de UTI e disponibilidade de leitos específicos para atender aos pacientes acometidos pela Covid-19 no Hospital Municipal de Natal. “Para isso foram necessárias pactuações com o HUOL e hospitais da rede privada com o objetivo de liberar leitos e permitir a ampliação. São medidas que compactuam com os objetivos desse orgão fiscalizador que preza pela boa prática da Medicina e por uma boa assistência a saúde da população”, disse Dr. Marcos Lima de Freitas.  



O CREMERN orienta aos médicos que as notificações deverão ser encaminhadas ao Conselho através de e-mail (fiscalização@cremern.org.br), conforme a Resolução 001/2020, que trata sobre notificação, protocolo de fluxo de atendimento, disponibilidade de EPI e condições de assistência aos pacientes.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...