24 de setembro de 2019

MPF ENVIA RECOMENDAÇÃO SOBRE MANCHAS DE ÓLEO NO LITORAL POTIGUAR

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação urgente aos municípios costeiros do Rio Grande do Norte com orientações sobre o monitoramento, limpeza e descarte adequado de manchas de óleo encontradas em vários pontos do litoral potiguar. O objetivo é evitar o aumento dos danos ao ecossistema ambiental e preservar a saúde da população local e banhistas.
  


Seguindo orientações do Ibama, os municípios deverão apresentar Plano Integrado de Recuperação e Segurança Ambiental no prazo máximo de 15 dias, com a previsão das ações emergenciais adotadas para limpeza e descarte adequado dos resíduos encontrados em praias, costões rochosos e rios.
  

 
De acordo com o instituto, as manchas são formadas por petróleo, “de difícil remoção se permanecer por muito tempo no ambiente.” Por isso, a “limpeza deve ocorrer assim que o óleo chegar à praia, em maré baixa, para evitar que se espalhe para outras praias e regiões”. O Ibama também detalhou as técnicas de remoção, armazenamento temporário e equipamentos de proteção individual (EPIs) que devem ser utilizados pelos trabalhadores.
  


O MPF recomenda, ainda, o monitoramento ambiental permanente dos rios e praias costeiras em cada município, de forma a identificar a existência, profundidade e extensão dos danos decorrentes do derramamento de óleo. Acesse aqui a recomendação na íntegra.

TRAGÉDIA! TERREMOTO DEIXA MORTOS E MAIS DE 300 FERIDOS NO PAQUISTÃO


Um terremoto de magnitude 5.6 atingiu o norte do Paquistão, perto da fronteira com a Índia, nesta terça-feira (24). Dezenove pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas, de acordo com a polícia em Mirpur, do lado paquistanês do disputado território da Caxemira. 









O epicentro do terremoto foi registrado a 23 km ao norte de Jhelum, a 10 km de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).




A maior parte dos danos ocorreu em uma área entre Jhelum e Mirpur, de acordo com o chefe da Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres do Paquistão, tenente-general Mohammad Afzal.

31 VEÍCULOS SÃO DESTRUÍDOS EM ATAQUE A CONCESSIONÁRIA NO CE


O pátio de uma concessionária da Renault foi alvo de um ataque incendiário na manhã desta terça-feira (24) em Fortaleza, em meio a onda de ataques violentos que ocorre no Ceará. De acordo com o gerente da empresa, 16 veículos com valores de até R$ 150 mil foram totalmente destruídos. Um funcionário estima o prejuízo total em cerca de R$ 2 milhões. 









Conforme testemunhas, funcionários da concessionária ouviram uma explosão no local antes de o fogo se alastrar. Segundo policiais civis que estiveram no local, a hipótese é de que criminosos jogaram um material explosivo em um dos veículos, que explodiu, e o fogo atingiu carros próximos.





O crime ocorreu em meio a uma série de ataques registrados no Ceará desde sexta-feira (20). Pelo menos 35 veículos foram parcial ou totalmente destruídos com chamas e material explosivo em cinco dias de violência. Os ataques também atingiram prédios públicos e uma torre de comunicação.

PF PRENDE SUSPEITOS DE ASSALTAREM CARROS-FORTES NO RN E CE


Policiais da Delegacia da PF em Mossoró/RN prenderam nesta terça-feira,  (24), na cidade de Fortaleza/CE, dois homens acusados de pertenceram a uma organização criminosa especializada em assaltos a carros-fortes. As prisões foram em decorrência da expedição dos respectivos mandados judiciais de prisão preventiva expedidos pela 10ª Vara Justiça Federal em Mossoró.









Os presos nesta manhã participaram na data de 25/06/2018 da tentativa de roubo ao carro-forte da empresa BRINKS, ocorrida na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. Naquela ocasião, os criminosos efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra os veículos que trafegavam na rodovia, bem como na direção de policiais que atuaram na ocorrência policial. 





Muito embora o bando tenha utilizado explosivos para acessar o interior do veículo, o crime não se consumou em virtude da atuação dos policiais que prontamente reprimiram a ação delituosa.





Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao Instituto Presídio Olavo Oliveira (IPPO II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde estão custodiados, à disposição da Justiça.

BANDIDO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA HORAS APÓS INVADIR CASA NA ZONA RURAL NO SERIDÓ POTIGUAR

Um dos 3 ladrões que invadiram uma casa na zona rural de Caicó, na manhã desta segunda-feira, (23), foi morto horas depois do crime em confronto com a polícia. Além do assaltante morto, um casal que também participou do crime encontra-se foragido em meio ao mato entre a Barra da Espingarda e a Palma. O assaltante morto foi identificado como sendo, João Nogueira Lopes.

BOLSONARO FAZ EM NOVA YORK DISCURSO DE ABERTURA DA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU NESTA TERÇA-FEIRA, (24)


O presidente Jair Bolsonaro fará nesta terça-feira (24) seu primeiro discurso como chefe de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). 




Bolsonaro fará o discurso inaugural do debate geral da 74ª edição da assembleia. A abertura do evento está prevista para 9h (10h no horário de Brasília), conforme a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. 




Antes do discurso, a programação do presidente brasileiro prevê um encontro com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. À tarde, Bolsonaro tem prevista uma visita ao ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. À noite, embarca de volta para Brasília.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...