18 de agosto de 2017

PRESOS SÃO TRANSFERIDOS E CDP DO POTENGI É FECHADO

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) fechou o Centro de Detenção Provisória Potengi, que funcionava na Zona Norte de Natal. Os detentos que estavam no CDP foram transferidos para diferentes unidades, assim como os agentes penitenciários que trabalhavam por lá.
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o fechamento do Centro de Detenção faz parte do projeto de reestruturação do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. Além do CDP Potengi, outros também podem ter as atividades encerradas.
 
 
 
 
A direção da unidade informou ao que as transferências de detentos tiveram inícios nos últimos dias, tendo sido esvaziado a Centro de Detenção nesta quinta-feira (17). A unidade abrigava 179 internos, ainda de acordo com a direção. O destino do prédio onde funcionava o CDP está sendo estudado pela Sejuc.

GOVERNO FEDERAL ENVIARÁ EQUIPE TÉCNICA AO RN PARA DIAGNOSTICAR SOLUÇÕES PARA VIOLÊNCIA

Uma equipe técnica, composta por delegados e técnicos, da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) viaja até o Rio Grande do Norte na próxima semana para se reunir com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). O objetivo é diagnosticar, em conjunto com as autoridades locais, os pontos mais atingidos pela violência que assola o estado, e definir quais as ações devem ser implementadas nos próximos dias para combater os altos índices de criminalidade.
 
 
 
 
 
 
 
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo presidente Michel Temer, durante reunião com a bancada federal potiguar. O encontro foi solicitado no início da semana pelo senador José Agripino (DEM). “Vou ter um olhar especial para o Rio Grande do Norte. Agora, peço a contrapartida do governo do estado para dar sequência às nossas ações dentro de um plano estratégico de emergência interno”, disse o presidente Temer no decorrer da reunião.
 
 
 
 
Durante o encontro, também ficou decidido que deputados e senadores do RN analisem o remanejamento de algumas das suas emendas parlamentares em prol da segurança estadual. Para Agripino, o Rio Grande do Norte vive um dos piores momentos no que diz respeito à ausência de segurança pública e a união de esforços é fundamental para "a organicidade do aparelho de segurança pública potiguar".
 
 
 
 
 
Segundo a secretária estadual de Segurança, Sheila Freitas, que também foi à reunião, o RN vai cobrar da União dispositivos, como coletes, armamento, munição e viaturas cedidos para todas as cidades-sede da Copa do Mundo, como é o caso de Natal. Material que o Governo Federal ainda deve ao estado do Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
Vivemos essa calamidade em virtude das deficiências que enfrentamos no efetivo da polícia. E não só isso: é deficiência de viaturas, armamentos, coletes balísticos. Nosso pedido de socorro ao governo federal é porque o crime organizado se instalou no RN; migrou dos grandes centros para o Nordeste. O apoio da União é imprescindível neste momento delicado pelo qual passa a segurança do nosso estado”, disse Sheila.

BEBÊ DE 11 MESES É ATACADO POR PITBULL, E AVÔ MATA O CÃO PARA SALVAR O NETO

Um bebê de 11 meses foi mordido por um cachorro da raça pitbull, nesta sexta-feira (18), em Maringá, no norte do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros.
 
 
 
 
 
 
 
A ocorrência foi atendida por volta das 10h30, no Jardim Alvorada. De acordo com os bombeiros, o menino sofreu fratura no crânio e outros ferimentos, e foi encaminhado para o Hospital Santa Rita.
 
 
 
 
Segundo a família, a criança estava na casa dos avós, brincando com a avó e o animal na sala da casa quando ocorreu o ataque. Para conseguir salvar o bebê, o avô teve que sacrificar o animal, informou a família.
 
 
 
O hospital confirmou que a criança está em estado gravíssimo em razão da perda de massa encefálica. O bebê passou por cirurgia na tarde desta sexta-feira e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo o hospital. A criança completa um ano de idade no dia 2 de setembro.
 
 
 
Fonte: G1/PR.

EQUIPE DA SEMARH VISITA LOCAL QUE FUNCIONARÁ ESTAÇÃO DE TRANSBORDO EM JARDIM DO SERIDÓ

Uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), esteve visitando a cidade de Jardim do Seridó. A equipe veio fazer vistoria na área onde será construída a estação de transbordo para o consórcio dos resíduos sólidos do Seridó.
 
 
 

Os engenheiros Sérgio Pinheiro, George Queiroz e Monalisa estiveram no local acompanhados do Secretário de Meio Ambiente, José Ailson e do Fiscal de Meio Ambiente Fernando Pereira.                  

 
 
 
 
 
Estações de Transbordo são pontos de destinação intermediários dos resíduos sólidos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o aterro sanitário. Em seguida, o lixo é descarregado dos caminhões, e depois colocados numa carreta que os leva até o aterro sanitário, seu destino final.

DETIDO POR NÃO PAGAR PENSÃO, EDÍLSON É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO DE SALVADOR

O ex-jogador de futebol Edílson da Silva Ferreira, mais conhecido como Capetinha, foi transferido na noite dessa quinta-feira para o Centro de Observações Penais, que fica no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador. Com passagens por Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Seleção Brasileira, Edílson estava preso desde terça-feira na Coordenadoria de Polícia Interestadual (Polinter) por cauda de uma dívida de pensão alimentícia para o seu filho.
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo o advogado de Edílson, Eduardo Pereira, a defesa na mãe da criança precisa enviar a cópia do processo, onde está anexado o comprovante de pagamento dos últimos três meses da pensão.
 
 

Já informei a parte contrária que esse processo tem que estar aqui até amanhã. Caso contrário, entrarei com um pedido na Justiça de busca e apreensão”, afirmou o advogado ao site A Tarde.
 
 
 

Eduardo Pereira já entrou com o pedido de soltura, mas, sem os comprovantes não há chance de Edílson ser liberado. Esta é a terceira vez que o ex-jogador é detido pelo mesmo motivo. A primeira vez aconteceu em março de 2014, também em Salvador. A segunda foi em julho de 2016, desta vez em Brasília, com uma dívida de R$ 430 mil.
 
 
 
 
Desde sua primeira prisão, o campeão do mundo com a Seleção em 2002 tenta diminuir o valor acordado para pagamento da pensão, que atualmente é de dez salários mínimos por mês.
 
 
 
Do Blog: Tem alguns valores de pensões alimentícias são absurdas.

POLÍCIA DESCOBRE REFINARIA DE DROGAS NO RN

Policiais militares descobriram na tarde desta quinta-feira (17) uma refinaria de drogas no bairro Caminho do Atlântico, na cidade de Parnamirim, Grande Natal. No local, os PMs apreenderam drogas e equipamentos utilizados para reginar os entorpecentes, além de outros objetos usados no tráfico.
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a pista para encontrar a refinaria partiu de uma abordagem feita a um homem que estava em um Fiat Stilo. Dentro do carro, os policias encontraram um saco pequeno contendo um pó branco e uma balança de precisão, comumente usada para pesar drogas.
 
 
 
 
Depois disso, ainda segundo a PM, os policiais foram com o suspeito até o imóvel que ele indicou como sendo a sua residência. No local se depararam com a refinaria de entorpecentes.
 
 
 
 
Na casa foram encontrados um liquidicador industrial, uma prensa mecânica, três malas de viagem com fundo falso e quatro cintas que, segundo a polícia, seriam utilizadas para transportar drogas, Além disso, os policiais apreenderam 50 frascos de cloridrato de lidocaína de 50ml, cinco rolos de fita adesiva, dois rolos grandes de papel filme, diversos sacos de tamanhos variados, três aparelhos celulares, um frasco de amoníaco de 100ml, um frasco de corante, um par de luvas de borracha, um pacote de bicarbonato de sódio, pedras de crack e pasta base de cocaína. Todo o material foi levado para a delegacia local.

POLÍCIA PRENDE FORAGIDO NÚMERO 1 DO RN

Foi preso nesta quinta-feira (17), na Grande Natal, o foragido número 1 da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Asclepíades Santos de Souza, conhecido como Pi, tinha quatro mandados de prisão em aberto, era fugitivo da Penitenciária de Alcaçuz e conhecido pela 'violência' com a qual agia em assaltos.
 
 
 
 
 
Pi tem processos por tráfico, homicídio qualificado, roubo e roubo majorado. Também teria envolvimento com arrombamentos de bancos. Segundo a Delegacia de Capturas, ele é suspeito de vários assassinatos. Dentre os crimes que são atribuídos ao preso, está o assalto à propriedade do ex-senador Fernando Bezerra.
 
 
 
 
 
A foi executada pela Polícia Rodoviária Federal no Km 111 da BR-101, em São José de Mipibu. Os policiais ordenaram a parada de um veículo modelo Corsa e o motorista não obedeceu, tentando fugir pela marginal. Ele tinha sido localizado após informação repassada pelo Disque Denúncia do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN. O número é 127.
 
 
 
 
 
De acordo com a PRF, ao tentar fugir, ele perdeu o controle do veículo e bateu. Junto a Asclepíades estava a mulher dele, que também tem mandado de prisão por tráfico de drogas. Com eles, foi encontrada uma arma calibre 38 modificada para receber munição 357. O homem usava documentos falsos.
 
 
 
 
Os presos foram encaminhados para a 1º Delegacia de Polícia de Parnamirim.
 
 
 

JUIZ MANDA PRENDER EMPRESÁRIO QUE GILMAR MENDES SOLTOU

Decisões do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, mantiveram nesta quinta-feira (17) as prisões de Jacob Barata Filho, maior empresário de ônibus do Rio, e Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor, pouco depois de o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conceder habeas corpus para soltar os dois.
 
 
 
 
 
 
 
 
Barata e Lélis foram presos no início de julho, em desdobramento da Operação Lava Jato no Rio que investiga corrupção no setor de tranportes. Segundo o Ministério Público Federal, os dois participavam de esquema de propinas chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral – também preso e réu em 14 processos.
 
 
 
 
A decisão de Gilmar Mendes substituiria a prisão por medidas alternativas.  Novos mandados, no entanto, foram expedidos. Contra Lélis, ele cita acusação de envolvimento em fraudes nos transportes envolvendo a Prefeitura do Rio.
 
 
 
 
 
Contra Jacob, o novo mandado cita acusação de crime de evasão de divisas. Por isso, ele também permanecerá preso.
 
 
 
 
Ao analisar pedido de liberdade, Gilmar Mendes substituiu a prisão por medidas alternativas. Assim, se não houvesse nova decisão, o empresário deveria: permanecer em casa à noite e durante os fins de semana; ficaria proibido de ter contato com outros investigados; não poderia deixar o Brasil e deveria se apresentar periodicamente à Justiça. Além disso, ficaria suspenso de cargos em entidades ligadas ao transporte de passageiros, ramo no qual atua.
 
 
 
 
Barata e Lélis foram preso no início de julho com base em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. A força-tarefa encontrou indícios do pagamento de milhões de reais em propina para políticos do Rio, em esquema que seria chefiado pelo ex-governador Sérgio Cabral.
 
 
 
 
 
 
 
Jacob Barata Filho é filho de Jacob Barata, que atua no ramo dos transportes de ônibus no Rio de Janeiro há várias décadas. O pai do empresário é conhecido como "Rei do Ônibus" e é fundador do Grupo Guanabara, do qual o filho também é um dos gestores.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...