21 de maio de 2016

DETENTOS SE CASAM DENTRO DA MAIOR UNIDADE PRISIONAL DO RN

Seis casais celebraram a união no religioso dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, nesta sexta-feira (20). O casamento coletivo foi realizado com autorização e supervisão da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). A cerimônia foi celebrada por um pastor evangélico e contou com a presença de familiares dos presos.
 
 
Casamento aconteceu na tarde desta sexta (20) na Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Geider Henrique Xavier/Sejuc)
 
Esse foi o primeiro casamento realizado em Alcaçuz este ano. De acordo com a Sejuc, todas as despesas da cerimônia, como roupas e enfeites foram custeadas pelos próprios presos e familiares. Após os casamento foi realizada uma comemoração com bolos, salgados e refrigerantes também pagos pelos presos.
 
Para a Sejuc, a realização do casamento "representa um princípio de ressocialização dos presos já que é um elo dos internos com as famílias e o mundo externo".
 
Foto: Sejuc.

RECEBIMENTO DE DENÚNCIA CONTRA PRESIDENTE DA AL SERÁ JULGADO QUARTA-FEIRA (25)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do Relator da ação penal nº 2015.001627-4, Desembargador Vivaldo Pinheiro, colocou em pauta para a sessão da próxima quarta-feira (25) o julgamento sobre o recebimento de denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público Estadual em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, por participação no esquema descortinado pela operação Sinal Fechado, que identificou um esquema fraudulento relativo à implantação do programa de inspeção ambiental veicular na frota de veículos em circulação no Estado do Rio Grande do Norte.
 
O MPRN ofereceu denúncia contra o parlamentar a partir das informações prestadas pelo colaborador George Anderson Olímpio Silveira, que é réu na ação penal resultante da Sinal Fechado que tramita na primeira instância. George Olímpio confirmou ter ajustado o pagamento da quantia de R$ 300 mil reais com o Deputado Ezequiel Ferreira, a fim de que este votasse favoravelmente e intercedesse junto aos demais deputados na Assembleia Legislativa pela aprovação célere do projeto de Lei nº 213/09 (Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos do Estado do Rio Grande do Norte).
 
Com a denúncia, o Ministério Público Estadual pede a condenação de Ezequiel Ferreira por corrupção passiva e consequente perda do cargo, mandato eletivo ou função pública, além da suspensão dos direitos políticos como efeitos da condenação.

“TEMER NÃO TEM LEGITIMIDADE PARA CONDUZIR O PAÍS”, DIZ JOAQUIM BARBOSA

Após o Senado votar pela admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa questionou a maneira como o processo foi conduzido e, embora tenha admitido que Dilma falhou como presidente, disse que Michel Temer não tem legitimidade para governar o País. Para ele, o ideal seria que novas eleições fossem convocadas, mas admitiu que dificilmente o STF aprovaria algo desse tipo.
 
Barbosa participou há pouco de evento em São Paulo, para o qual foi convidado para discorrer sobre as instituições brasileiras. Afirmou ter sido uma coincidência o evento ter caído no mesmo dia em que o Senado votou o processo de impeachment. Aproveitou, portanto, para fazer algumas provocações aos parlamentares.
 
"Tenho sérias duvidas quanto à integridade e à adequação desse processo pelo motivo que foi escolhido. Se a presidente tivesse sendo processada pelo Congresso por sua cumplicidade e ambiguidade em relação à corrupção avassaladora mostrada no País nos últimos anos, eu não veria nenhum problema. Mas não é isso que está em causa", afirmou.
Para Barbosa, o descumprimento de regras orçamentárias, principal motivo apontado no pedido de impeachment, não é forte o suficiente para afastar um presidente. "Temos um problema sério de proporcionalidade, pois a irresponsabilidade fiscal é o comportamento mais comum entre nossos governantes em todas as esferas. Vejam a penúria financeira dos nossos Estados, o que é isso senão fruto da irresponsabilidade orçamentária dos governadores", provocou.
 
O ex-ministro reconheceu que, "do ponto de vista puramente jurídico", o impeachment pode ser justificado, mas disse que tem "dúvidas muito sinceras" quanto à sua "justeza e ao acerto político que foi tomado para essa decisão". "O impeachment é a punição máxima a um presidente que cometeu um deslize funcional gravíssimo. Trata-se de um mecanismo extremo, traumático, que pode abalar o sistema político como um todo, pode provocar ódio e rancores e tornar a população ainda mais refratária ao próprio sistema político", alertou Barbosa.
 
O ex-ministro também não poupou críticas a Dilma Rousseff. Para ele, a petista não soube conduzir o País, não soube se comunicar com a população, fez péssimas escolhas e limitou-se a governar para seu grupo político e aliados de ocasião. "Não digo que ela compactuou abertamente com segmentos corruptos em seu governo, em seu partido e em sua base de apoio, mas se omitiu, silenciou-se, foi ambígua e não soube se distanciar do ambiente deletério que a cercava, não soube exercer comando e acabou engolida por essa gente", disse.
 
Apesar das críticas a Dilma, Barbosa afirmou que Temer não tem legitimidade para governar o Brasil. "É muito grave tirar a presidente do cargo e colocar em seu lugar alguém que é seu adversário oculto ou ostensivo, alguém que perdeu uma eleição presidencial ou alguém que sequer um dia teria o sonho de disputar uma eleição para presidente. Anotem: o Brasil terá de conviver por mais 2 anos com essa anomalia", afirmou o ex-ministro, que também criticou o PSDB. "É um grupo que, em 2018, completará 20 anos sem ganhar uma eleição".
 
A solução, disse Barbosa, seria a convocação de novas eleições. "Eliminaria toda essa anomalia e o mal estar com o qual seremos obrigados a conviver nos próximos dois anos". Admitiu, no entanto, que provavelmente o STF rejeitaria a aprovação no Congresso de uma emenda constitucional para a convocação de novas eleições. Diante disso, afirmou que Dilma deveria ter renunciado há alguns meses, sob a condição de que Temer fizesse o mesmo e, assim, o Congresso fosse obrigado a convocar novas eleições, sem necessidade de emendas.
 
Ao fim de sua palestra, Barbosa ressaltou que está preocupado com o futuro das instituições brasileiras. "Eu me pergunto se esse impeachment não resultará em golpe certeiro em nossas instituições, eu me pergunto se elas não sairão fragilizadas, imprestáveis", questionou. "E vai aqui mais uma provocação: quem, na perspectiva de vocês, vai querer investir em um País em que se derruba presidente com tanta ligeireza, com tanta facilidade e com tanta afoiteza? Eu deixo essa reflexão a todos", concluiu.

GOVERNADOR ROBINSON FARIA LANÇA RN GÁS+ E INAUGURA NOVA SEDE DO IDEMA

O governador Robinson Faria o lançamento do RN Gás +, novo programa de incentivo ao uso do gás natural para as indústrias e estabelecimentos comerciais, nesta sexta-feira (20). O programa é único no Brasil e vai impactar positivamente na economia do Rio Grande do Norte com a manutenção de 30 mil empregos e o incentivo à instalação de novas indústrias e empreendimentos, gerando novas oportunidades de trabalho, renda e geração de impostos.
 
 
 
 
O RN Gás+ foi lançado na nova sede do Instituto de desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema), inaugurada oficialmente hoje. O prédio, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol em Natal, concentra todos os setores do órgão como as subcoordenadorias de construção civil, indústria, obras públicas, posto de gasolina, extrativismo mineral e petróleo.

VÍTIMA REAGE A ASSALTO, TOMA ARMA DE CASAL DE ASSALTANTES E DETÉM MULHER EM SUA RESIDÊNCIA NO RN

Policiais da Força Tática do 1º BPM com a colaboração de populares detiveram na manhã desta sexta-feira (20) uma mulher após uma tentativa de assalto na Avenida 4, no bairro do Alecrim.
 
 


A infratora identificada como Flávia Vitória Silva Pereira, de 18 anos, tentou realizar um assalto a uma residência junto com seu companheiro, mas foi rendida pela vítima que chamou a polícia, que realizou a detenção da infratora.


Flávia e seu esposo estavam de posse de revólver calibre 38 e braçadeiras que pretendiam usar para prender as mãos do morador, e ainda desferiram dois disparos contra o homem.

A acusada e o material apreendido foram encaminhados à 3ª Delegacia de Polícia Civil, para o registro da ocorrência e as providências cabíveis.
 
Fonte: 190/RN.

PRESIDENTE NILDSON DANTAS RECEPCIONA ALUNOS DO EDUCANDÁRIO SANTA TEREZINHA NO PROJETO “ESCOLA NA CÂMARA”

Dando continuidade ao projeto “Escola na Câmara”, o legislativo caicoense recebeu na manhã desta sexta-feira (20) alunos do Educandário Santa Terezinha. Tradicional centro educacional caicoense que recentemente celebrou seus 100 anos de atividades em Caicó.
 
 

A comitiva formada por alunos e professores foi recepcionada pelo presidente da Câmara Municipal de Caico, vereador Nildson Medeiros Dantas (PSD) que deu as boas vindas e detalhou o funcionamento desta casa legislativa.

Vivenciamos mais uma verdadeira aula de cidadania. O projeto escola na Câmara foi criado na minha primeira gestão a frente da Mesa Diretora, estava parado e retomamos quando voltamos a comandar a Câmara. E um importante projeto que visa aproximar as pessoas da nossa instituição e incentivar nossos alunos a conhecer o funcionamento da câmara e sua importância na sociedade”, frisou  Nildson Dantas.

TRAGÉDIA! DESTROÇOS DO AVIÃO DA EGYPTAIR E PARTES DE CORPOS SÃO ENCONTRADOS

O ministro da Defesa da Grécia confirmou que destroços pertences do voo 804 da EgyptAir, que desapareceu na quinta-feira (19), e até pedaços de corpos de passageiros foram encontrados no Mediterrâneo nesta sexta-feira (20). O avião, que partiu de Paris em direção ao Cairo, transportava 66 pessoas.
 
 
 
 
O ministro Panos Kammenos afirmou que os primeiros elementos encontrados correspondiam a "um membro humano, dois assentos e uma ou várias malas".
 
O porta-voz do exército egípcio, Mohammed Samir, já tinha afirmado mais cedo, em um comunicado publicado em sua página no Facebook, que aviões egípcios e navios militares tinham encontrados partes do avião e pertences pessoais dos passageiros a cerca de 180 milhas (290 quilômetros) ao norte da cidade de Alexandria.
 
"A busca continua, estamos retirando água de tudo o que encontramos", completa a nota oficial.
 
A Agência Espacial Europeia informou nesta sexta que satélites detectaram uma possível mancha de óleo perto de local do acidente.
 
Na quinta, a companhia Egyptair chegou a anunciar no começo da tarde (hora de Brasília) que destroços foram encontrados perto da ilha Cárpatos, na Grécia. Uma autoridade grega, no entanto, disse que os elementos achados não eram parte de avião.
 
O voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle nesta quarta às 23h09 (18h09 em Brasília) e deveria pousar cinco horas depois no Aeroporto Internacional do Cairo, na madrugada desta quinta (19), às 3h15 (horário de Paris e do Cairo). Os radares perderam o contato quando o avião passava pelo Mediterrâneo.

NOTA DE PESAR POR MORTE DA IDEALIZADORA E COORDENADORA DO CENTRO INTEGRADO DE ESPORTE E CULTURA RN VIDA

O Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida, do Gabinete Civil do Governo do Estado, está de luto. Faleceu, na tarde desta sexta-feira (20), a servidora Carminha Soares, idealizadora e coordenadora do projeto. O velório será realizado a partir das 22h de hoje, no Cemitério Morada da Paz, e o sepultamento ocorrerá amanhã (21), às 12h, no mesmo local.
 
 
 
 
A vida é um sopro. Temos pouca percepção da iminência da morte e quando somos pegos de surpresa, nos deparamos estarrecidos e incrédulos. Sempre lembraremos de seu lema e não mediremos esforços para colocá-lo em prática, afinal: Criança não é futuro. Criança é presente”, disse a Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.
 
Carminha dedicou mais de 30 anos de sua vida ao Governo do Estado e, nos últimos deles, doou-se integralmente às crianças e adolescentes do RN Vida, as quais chamava pelo nome e conhecia as particularidades e talentos de cada um. Sempre solícita e com um sorriso no rosto, Carminha deixará um vazio imenso, mas seu exemplo ficará conosco, seu sorriso permanecerá em nossos corações.

Aos familiares e amigos, a solidariedade de todos que integram o Gabinete Civil.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...