18 de agosto de 2018

“EU SEGUREI A BARRA SOZINHO. QUERO SABER ONDE ELES DOIS ESTAVAM ESCONDIDOS”, DIZ ROBSON COM FÁTIMA E CARLOS EDUARDO EM DEBATE DA BAND


O desempenho do candidato Robinson Faria (PSD), que concorre à reeleição ao governo do Rio Grande do Norte, foi elogiado nas redes sociais, durante e após o debate eleitoral, ocorrido na noite dessa quinta-feira (16) na Band Natal. Robinson esclareceu dúvidas, mencionou obras importantes de sua gestão e desmascarou adversários políticos que, ao invés de discutir propostas, preferiram atacá-lo com acusações infundadas. 





O governador deu o tom do debate ao perguntar ao candidato da família Alves, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), o que ele fez pelo turismo na capital. Na ocasião, Robinson citou, entre outras medidas na sua administração, a redução do ICMS para querosene de aviação. Ele também criticou a falta de atenção da Prefeitura à orla urbana de Natal. Os escombros dos hotéis da BRA, na Via Costeira, e dos Reis Magos, na Praia do Meio, foram apontados por Robinson Faria como prova de ingerência municipal. 




Questionado pelo candidato Carlos Alberto (PSOL) sobre o quesito lisura, o chefe do Executivo estadual destacou a nota de transparência que, no passado, a nota era zero e hoje é uma das maiores do Brasil, 9.72. Ele aproveitou para desafiar seus adversários a exporem suas contas e impostos de renda mostrando a origem de seus patrimônios. Robinson também mostrou que a sua gestão é a que possui o menor número de cargos comissionados por estado no país, deixando todos admirados. 




No tema da segurança pública, Robinson Faria explicou que a violência não foi criada por ele e é preocupante em todo o país. Ele observou que o combate à criminalidade não se dá apenas com ação policial, mas também com políticas sociais, de lazer e cidadania. Nesse ínterim, o governador falou das ações desenvolvidas na sua gestão, a exemplo das 49 escolas de tempo integral e as escolas técnicas, já que a educação ajuda a minimizar esses índices de insegurança. Ao questionar Carlos Eduardo Alves, que na época era secretário de Justiça no governo Garibaldi Alves, Robinson quis saber o motivo pelo qual a Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi construída sobre área de dunas, favorecendo incontáveis fugas, desde que foi criada. 





Um dos pontos mais elogiados do debate, nas redes sociais, foi quando Robinson Faria revelou aos telespectadores potiguares, o descaso com que os candidatos Carlos Eduardo Alves e Fátima Bezerra (PT), trataram a crise na segurança pública, no momento mais crítico. “Eu segurei a barra sozinho. Quero saber onde eles dois estavam escondidos, que nem telefonemas deram para oferecer ajuda, mesmo sabendo que segurança pública é dever de todos, não só do Estado”. 





No encerramento do debate, o governador destacou obras importantes do seu governo, principalmente aquelas que estão alavancando a economia do Estado, como é o caso da reabertura do aeroporto de Mossoró para voos comerciais e a construção das estradas do melão e da castanha, nos municípios de Baraúna e Serra do Mel, respectivamente. Robinson se orgulhou ao afirmar em deixar Natal 100% saneada, feito ainda não visto em qualquer outra capital do Brasil.

CORPO DE PM EXECUTADO A TIROS NO CAMINHO DA FACULDADE É ENTERRADO NO INTERIOR DO RN


O corpo do cabo da Polícia Militar Ildônio José da Silva foi enterrado no final da tarde desta sexta-feira (17), em Mossoró, região Oeste potiguar. O PM tinha 43 anos de idade e foi executado a tiros por assaltantes quando ia para a faculdade nesta quinta (16).










Os criminosos abordaram o ônibus escolar em que estava o cabo na RN-117, entre as cidades de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado.






Segundo a PM, depois de subirem no transporte coletivo para assaltar, os bandidos reconheceram Ildônio e o executaram.




O enterro de Ildônio José da Silva reuniu colegas de trabalho, amigos e familiares. Ele foi sepultado com honras militares no Cemitério Novo Tempo, na BR-304, em Mossoró.

MPF QUER ACABAR COM FRAUDES “POST MORTEM” NO INSS

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu quase 200 recomendações com o objetivo de reforçar a comunicação de diversos órgãos públicos e empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de evitar o uso ilícito do nome de pessoas mortas para recebimento de benefícios previdenciários, no Rio Grande do Norte. Dentre os destinatários estão todas as prefeituras potiguares, a Secretaria Estadual de Saúde, bem como cemitérios particulares e vários hospitais.




Com essas recomendações, de autoria do procurador da República Kleber Martins, o MPF pretende reduzir e até mesmo acabar com os chamados estelionatos “post mortem” junto ao INSS. Alcançando uma maior rapidez e eficiência no conhecimento dos óbitos, o instituto terá melhores condições de se prevenir das fraudes, fazendo valer as regras que só permitem o pagamento de determinados benefícios previdenciários até o falecimento do titular.




A solução recomendada para melhorar essa comunicação é o uso de ofícios, que médicos de unidades de saúde (incluindo hospitais e maternidades); diretores de órgãos como o serviço de verificação de óbitos e o Itep; e ainda representantes de cemitérios municipais e particulares deverão assinar e enviar às gerências executivas do INSS em Natal ou Mossoró. Tais documentos devem ser emitidos sempre que for declarado algum óbito ou realizado algum sepultamento. 





Kleber Martins destaca que “a ocorrência de inúmeras fraudes previdenciárias constatadas em todo o país ao longo de anos, com prejuízos aos cofres públicos em milhões de reais”, afeta diretamente a capacidade de pagamento dos benefícios concedidos, prejudicando ainda mais o orçamento da área. Sem contar os recursos que a União gasta com a investigação e processamento de cada um desses crimes pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal.


  

A estratégia de combate ao estelionato “post mortem”, adotada no Rio Grande do Norte, já foi acolhida em nível nacional pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (2ªCCR) do Ministério Público Federal. Aquelas prefeituras, órgãos ou empresas que não atenderem às recomendações poderão responder judicial e extrajudicialmente.

SUSPEITO DE PARTICIPAR DE LATROCÍNIO CONTRA EMPRESÁRIO É PRESO EM CAICÓ


A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ter participado da morte do empresário Dinobergh de Moura Almeida, de 36 anos.









Segundo informações da polícia, o preso, Breno Ramon da Silva, teria dado apoio os comparsas que praticaram o latrocínio.

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMINA PRIMEIRO DEBATE ENTRE CANDIDATOS A GOVERNADOR DO RN

Os índices de criminalidade no Rio Grande do Norte e a discussão de soluções para a segurança pública marcaram o primeiro debate na TV entre os oito candidatos ao Governo do Estado. Realizado pela Band Natal, o encontro aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, e teve duração de mais de três horas.









O governador Robinson Faria (PSD), candidato à reeleição, foi o mais atacado. Em diversos momentos do debate, os adversários lembraram o número de homicídios registrados no Estado em 2017 (mais de 2,4 mil, segundo o Observatório da Violência Letal Intencional) e também mortes de policiais (foram 21 só este ano).




O senhor foi eleito com um discurso de que seria o governador da segurança. O senhor traiu a população do Rio Grande do Norte, pois foi eleito prometendo resolver o problema”, destacou Freitas Júnior (Rede), acrescentando que Robinson teria “matado” o empresário Dinobergh Almeida (assassinado a tiros esta semana em Caicó) “quando deixou de fazer concurso antes, equipar a polícia e reduzir a taxa de homicídios”.




Robinson respondeu que a onda de violência é nacional, mas que sua administração buscou enfrentar o problema. “O governo enfrentou as facções, colocando bloqueador de celular nos presídios. Eu enfrentei, investi o dobro do orçamento anterior. É fácil atacar, mas hoje isso é um drama brasileiro. O Rio de Janeiro está com as Forças Armadas, mas não resolveu”, argumentou, pedindo ainda mudanças na legislação: “A começar pela audiência de custódia. A polícia prende e, no outro dia, o bandido está solto”.




O candidato à reeleição disse que, além disso, foi “boicotado” pela bancada de deputados e senadores do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. “Desarmaram o palanque em Natal e montaram um em Brasília para me boicotar. E o ex-prefeito de Natal [Carlos Eduardo Alves, candidato a governador pelo PDT] se escondeu, não apareceu para ajudar o Estado. Segurança não é policial, são ações de cidadania. Cadê os equipamentos de lazer e educação em Natal?”, assinalou Robinson.




Carlos Eduardo afirmou que não se omitiu durante o período mais crítico da violência (a paralisação dos policiais militares em janeiro) e que, enquanto prefeito de Natal, destacou efetivo da Guarda Municipal para dar segurança à capital. “Mas a incompetência do atual governo levou o Rio Grande do Norte a ser o estado mais violento do Brasil”.



 
É preciso investir na segurança, com tecnologia e inteligência. As forças de segurança devem trabalhar treinadas, equipadas e motivadas. E precisamos trazer o apoio do governo federal, que pode e deve ser parceiro. Além disso, é investir em educação e criar oportunidades para a nossa juventude”, afirmou o ex-prefeito da capital.





A senadora Fátima Bezerra, candidata ao Governo pelo PT, prometeu que – se eleita – vai atuar em cinco frentes para combater a violência. “Mais policiamento, investigação eficiente, inteligência e produção de conhecimento, retomada do controle do sistema prisional pelo Estado e políticas de prevenção. Também precisamos valorizar os policiais, garantindo regularidade nos instrumentos básicos de trabalho, como fardamento, colete e munições”, assinalou a petista.





Carlos Alberto, do PSOL, criticou o fato de o Estado ter investido apenas R$ 13 mil em aprimoramento investigativo em 2015 e disse que o seu governo destinará mais verbas para a área. “Nossa polícia está com pouca tecnologia, não está moderna. As delegacias estão desestruturadas, não têm apoio técnico. O policial está à mercê da bandidagem”.




O candidato do PSTU, Dário Barbosa, apresentou a proposta de envolver a população no debate. “Não tem solução imediata. É preciso fazer um debate nacional com a população. Mas não é coisa para se resolver apenas com policial. A sociedade tem de se envolver”.





Heró Bezerra, do PRTB, se comprometeu a aliar, enquanto governador, estratégias estaduais às nacionais. Ele é correligionário de Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL). “É preciso moralizar a segurança. Estamos numa situação terrível, horrível. Temos de apresentar soluções viáveis e concretas. Vou falar com Bolsonaro e Mourão para me ajudar a fechar as fronteiras (sic) do Estado, com um destacamento específico, por meio do projeto Elefante Seguro. Será uma vigilância 24 horas das divisas com os demais estados, parando carro, identificando bandidos e apreendendo armas”, concluiu.





O debate contou ainda com a participação de Brenno Queiroga (Solidariedade), que, embora não tenha sido perguntado especificamente sobre o tema, fez críticas à atual gestão. Ele tem defendido medidas enérgicas na área.



Fonte: Agora RN.

ATENÇÃO! DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO E O SARAMPO OCORRE NESTE SÁBADO, (18)

Neste sábado (18), crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina contra a poliomielite e/ou sarampo nos últimos 30 dias precisam comparecer à unidade de saúde mais próxima. É o 'Dia D' contra essas doenças, com doses disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).




16% do público-alvo da campanha nacional foi imunizado, segundo o Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 6 de agosto. Mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos neste dia de mobilização.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...