17 de março de 2023

AUTORIDADES DE SEGURANÇA APONTAM ALIANÇA DE FACÇÕES RIVAIS EM ATAQUES NO RN

Autoridades ligadas ao Ministério da Justiça e ao governo do Rio Grande do Norte apontam que duas facções rivais se aliaram --em uma trégua temporária-- nos ataques no estado.

 

Pelo menos 39 cidades já foram alvo das ações criminosas no estado. O Rio Grande do Norte entrou nesta quinta-feira (16) no seu terceiro dia sob ataques. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de 100 homens da Força Nacional, que reforçam a segurança do estado.

 

O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com a facção as rotas internacionais de cocaína pra Europa a partir do Rio Grande do Norte. A facção, originada em presídios de São Paulo, viu na ação uma oportunidade de reivindicar melhorias nas condições do sistema prisional --houve protesto de familiares em frente a presídios, por exemplo.

 

As duas facções estavam rompidas desde 2017, quando elas se enfrentaram em uma batalha campal dentro do Presídio Estadual de Alcaçuz; na ocasião, 27 pessoas morreram, na maior e mais violenta rebelião do estado. De 2012, quando a facção potiguar surgiu, até 2016, a convivência entre as duas organizações criminosas foi pacífica.

 

SUPREMO ARQUIVA PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA JAIR BOLSONARO

O pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto “incentivo à violência política” foi arquivado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques. O pedido foi apresentado pela vereadora do Recife Liana Cirne Lins, filiada ao PT. 

 

Na ação, a parlamentar citou a morte de Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu. 

 

A decisão do ministro atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou que as ações de Bolsonaro não se encaixam no crime e não possui elementos para uma investigação.

HELICÓPTEROS E POLICIAIS DO CEARÁ E DA PARAÍBA REFORÇAM SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

A Segurança Pública do Rio Grande do Norte será reforçada nesta sexta-feira (17). O efetivo em operação no Estado terá incremento com 30 policiais militares do
Ceará e outros 30 PMs da Paraíba, além de três helicópteros (um de cada estado e uma terceira aeronave cedida pela Polícia Rodoviária Federal. O reforço na segurança é uma medida adotada pelo governo estadual em ação cooperativa com os governadores dos estados vizinhos para combater os atos criminosos.
 

 

Os policiais militares cearenses e paraibanos vão atuar em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, em operações conjuntas com as forças de segurança estaduais.

 

 

Além dos policiais cedidos pelos estados vizinhos, o Rio Grande do Norte recebeu 100 agentes da Força Nacional que já estão trabalhando de forma ostensiva em apoio ao efetivo das forças estaduais de segurança pública, que atuam diuturnamente em todo o território potiguar. Outros 90 PMs da Força Nacional e mais 30 policiais penais federais devem desembarcar no RN também nesta sexta.

 

A expectativa é que o reforço na segurança traga resultados positivos e ajude a reduzir os índices de criminalidade no estado.

“VIVA”! NA CANETADA, LEWANDOWSKI DERRUBA QUARENTENA PREVISTA NA LEI DAS ESTATAIS

De saída do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski atendeu ao pedido do PCdoB e deu uma canetada derrubando a quarentena prevista na Lei das Estatais. Na prática, a decisão do ministro mutila a lei e abre caminhos para políticos assumirem empresas públicas, como Aloísio Mercadante, que está na presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Jean Paul Prates, ex-senador petista alçado ao comando da Petrobras e o ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS), indicado para o comando da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

A Lei das Estatais, criada para proteger empresas públicas da rapinagem política, prevê quarentena de três anos para políticos assumirem cargos de comando em estatais. A lei foi aprovada em 2016, após sucessivos escândalos de corrupção no governo do PT envolvendo, principalmente, a Petrobras. 

 

A decisão do ministro foi tomada em caráter liminar e atende ao desejo do governo Lula. No despacho, o magistrado cita que as restrições são “discriminações desarrazoadas e desproporcionais” e considera que a lei, apesar de bem intencionada, “não levou em conta parâmetros técnicos ou profissionais”.

BANDIDOS ATEIAM FOGO EM GALPÃO DA STTU E DESTROEM MOTOS

Criminosos atearam fogo em uma galpão da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), na noite desta quinta-feira (16). 

 

O prédio fica localizado em frente a sede da secretaria, no bairro da Ribeira, em Natal. Várias motos que estavam dentro do imóvel, que pertencem a secretaria, foram totalmente destruídas pelo fogo.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...