21 de outubro de 2010

VICE-PREFEITO DE CAICÓ FAZ CRÔNICA EM HOMENAGEM A F. GOMES‏

CALA-SE A GRAÚNA DO SERIDÓ

Cala-se o ‘CANTO DA GRAÚNA DO SERIDÓ’! O canto diário no rádio, clamando por justiça! O canto mais aos ouvidos dos desprovidos de segurança; dos ouvidos sem o áudio da ação do Estado!

Cala-se a Graúna, abatida por sopros queimantes saídos de bocejos manuseados por mãos intolerantes e corações ausentes de amor! Sopros de chumbo e pólvora que tiram vidas e abalam vidas ficantes: “as vidas dos filhos; esposa; mãe e amigos da Graúna do Seridó que têm de se consolar no afago do choro e da dor...”.

Cala-se a Graúna do Seridó - companhia nossa no horário do almoço - no fazer senti de nossa audição, na faixa 1290! Cala-se porque o mundo da escuridão, que não gosta da companhia do sol nem da lua; que não se abstrai com o brilho das estrelas e não é receptivo ao canto dos pássaros, sente-se incomodado com a voz da liberdade – a melodia ensinada pelo Filho de Deus – o hino cívico e cotidiano da Graúna do Seridó!


Cala-se a Graúna do Seridó! Mas no último adeus ao seu canto, uma multidão de sons bons, até então nunca visto na Caicó Grande, afirmara nos gestos emanados de seus corações o compromisso de ser a continuidade de sua voz e do bater de suas asas!

Afirmaram nos acenos de mãos! Nos choros incontidos! Nos buzinaços de carros e motos! Nas salvas de palmas! Nos olhares fixos no cortejo da gaiola escolhida pelo Altíssimo para transportar nossa Graúna ao Reino dos Céus! E no trajeto estiveram presentes os bons!

Já o mundo escuro se fizera ausente ao momento inesquecível na História da Cidade. Porque fora ele o causador de tanta dor! O mundo de maus pequeno, que só se faz existir na escuridão das trevas, na parte mais baixa onde habita o crime. O mundo que queremos nossos filhos longe dele, como assim o quisera nossa GRAÚNA DE CANTO ÚNICO – NOSSO F. GOMES!

Gilberto Costa - (Foto).



SEM LENÇO E SEM DOCUMENTOS! PELA PRIMEIRA VEZ A POPULAÇÃO DE JARDIM DO SERIDÓ FICA SEM O SERVIÇO DE EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Após a exoneração do diretor de projetos especiais que atuava na atual administração pública de Jardim do Seridó como secretário de serviços militares e digitador do ITEP, Sérgio Sat, a população do município fica pela primeira vez sem poder contar com o referido serviço, já que não foi indicado ninguém para ocupar o cargo, deixando os usuários “Sem lenço e Sem Documentos”.

Talvez o grande motivo da não indicação de outra pessoa para ocupar a vaga deixada pelo aliado político do vice-prefeito Patrício Júnior, seja a alegação do executivo para justificar a demissão do servidor, de que seria uma queda no FPM, caso contrário ficará muito feio para a administração pública, ficando mais uma vez provada a falta de compromisso com a verdade.

Conforme informações do próprio Sergio Sat, o motivo alegado pelo chefe do executivo não o convence, e declara que o verdadeiro motivo da sua demissão foi o fato do mesmo ter sido testemunha de acusação em uma ação judicial de cobrança movida por um advogado que alega a falta de pagamento dos seus serviços prestado ao atual prefeito durante sua campanha política, além dos honorários de atendimento à população como assessor jurídico da prefeitura, entre outros motivos políticos já divulgados em matéria antes postada no “Blog Barra Pesada”.

Resta apenas saber se realmente a demissão do servidor teve um motivo administrativo, ou de cunho político pessoal, já que Jocimar Dantas hoje é grande inimigo político do seu vice-prefeito e da maioria de seus aliados, o que em nenhum dos motivos tem respaldo legal que justifique o ato de irresponsabilidade administrativa de cancelar um serviço de primeira necessidade que está prejudicando a população do município.

Esperamos que mesmo servindo para mostrar mais uma grande farsa da atual administração, que o prefeito Jocimar Dantas indique outro servidor para ocupar a vaga e voltar a oferecer o serviço que sempre foi oferecido para a população do município, que “Pela Primeira Vez” foi suspenso.




EMOÇÃO! FILHA DE F. GOMES PUBLICA HOMENAGEM

Minha alegria acabou. Tiraram minha maior alegria de todos os dias, da minha mãe, dos meus avós, dos meus irmãos, dos meus tios, dos colegas de trabalho… Tenho certeza de quem tirou ele de nós nunca teve pai, ou se quer foi filho, ou tem uma esposa dedicada, pois ninguém imagina a dor que cada um de nós esta sentindo! Não tenho como ter ele de volta, infelizmente. Pois era tudo que nós mais queríamos. Vou sentir falta de dizer: Painho estou chegando sexta, to com saudades de casa. Ele adorava saber que eu sentia falta de casa e que logo em breve eu iria chegar, e lá estaria ele deitado no sofá da sala, esperando para me dar um abraço forte de saudade.
A dor que estamos sentindo é uma dor inexplicável, é uma dor infinita que não tem fim. Foram muitos momentos, muitos planos, sonhos.. Que acabaram, pois a principal força que nos fazia sonhar se foi. No momento não penso em nada, estamos sem chão, sem rumo! Meu pai se foi … A saudade esta matando, acordar e não vê-lo, não ir mais deixar o almoço, não ouvir mais o programa dele, e passar o dia esperando meu telefone tocar. Apenas para perguntar se esta tudo bem! Se eu já tinha me alimentado, bebido água, como tinha sido minha aula, se eu estava estudando, até a hora de ir dormir, até mesmo ele só iria dormir quando eu dizia que já tinha tomado meu banho e estava deitada, desejava-me um boa noite e iria dormir. Acordar os meninos pela manhã com a paciência que só ele tinha, infinitas coisas a qual ele fazia por nós.Um pai no qual não existe, pois igual a ele não tem, quem sempre nos acompanhou sabe como ele era um excelente pai, um maravilhoso marido, filho, irmão, tio, amigo … Por mais que a dor esteja intensa, e que não passa por nada. Eu posso gritar para o mundo ouvir: ELE É O MELHOR PAI DO MUNDO! Até mesmo esse final de semana parecia uma despedida, ele dizendo que quando mainha engravidou primeiro ele queria uma menina, e logo após 4 anos outra gravidez, e ele dizia que não queria uma menina, e sim um menino pois não queria que eu ficasse no canto .. Mas deus o presenteou, nos presenteou, nos deu logo dois de uma vez só. Formamos uma família, uma família linda, invejável. Que todos ficavam olhando admirando quando nós passávamos, ele tinha um orgulho da família dele, como todos sabem! Espero que a justiça seja feita, pois é a única coisa a qual podemos fazer agora.

Queria agradecer em nome de toda minha família, obrigada pela força, email, mensagens, obrigado á todos. Obrigado também aos policiais, bombeiros, amigos, aos fãs a multidão que tinha nas ruas, aos admiradores e ouvintes. A todos que nos apoiaram e estiveram do nosso lado neste momento. Aos que estavam longe também.

Obrigado de coração a todos que sempre o admiraram.


Érika, Ewerton, Esley, Eliene, Rita e toda a família



PROMOTOR TAMBÉM ACREDITA EM CRIME ENCOMENDADO E OFERECE DELAÇÃO PREMIADA AO ASSASSINO DE F. GOMES

O MP está disposto a oferecer os benefícios de “delação premiada” ao ex-detento João Francisco dos Santos, conhecido como Dão, se ele revelar o mandante da morte do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes. O crime foi cometido por Dão na segunda-feira à noite. Preso na terça-feira, ele disse que matou para se vingar da divulgação que F. Gomes fez da prisão dele por assalto e tráfico de drogas.

A versão do assassino foi considerada, desde o primeiro momento, “muito simples” para o delegado Ronaldo Gomes, titular da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), que comandou as investigações sobre o crime. “Esse é um motivo insuficiente, fútil mesmo, para se cometer um assassinato como este”, avaliou o delegado. O promotor criminal de Caicó, Geraldo Rufino de Araújo Júnior, é da mesma opinião e também pensa que Dão agiu a mando de outra pessoa e está tentando desviar as investigações.


Para incentivar a denúncia por parte do criminoso, o delegado Ronaldo Gomes e o promotor Geraldo Rufino já ofereceram a delação premiada ao assassino. Para confessar, João Francisco já havia negociado a possibilidade de permanecer preso em Caicó, mas no presídio estadual e não em uma delegacia. Segundo disse ao promotor e ao delegado, Dão tem medo de ser morto se ficar em uma cela com presos comuns. “No presídio, ele acredita que estão outros presos que também não gostavam de F. Gomes”. A forma como o crime foi planejado e executado já está confirmada pela polícia. Devido às características de “execução”, agindo de forma premeditada, por motivo fútil e sem chances de defesa para a vítima, o promotor Geraldo Rufino disse que vai pedir a pena máxima para Dão. A possibilidade de atenuar a pena é se o criminoso aceitar a oferta de delação premiada e revelar se houve um mandante.

Durante as oitivas com o criminoso, o delegado Ronaldo Gomes e o promotor Geraldo Rufino ofereceram ao advogado Rivaldo Dantas, que defende Dão, a possibilidade de que o acusado faça a delação premiada. Na manhã de terça-feira (19), com o cliente preso ainda como suspeito, o advogado Rivaldo Dantas garantiu que “ele (Dão) não vai confessar um crime que não cometeu”. Mais tarde, depois da confissão, o advogado não comentou nem respondeu à oferta de delação premiada.


O delegado Ronaldo Gomes foi questionado pela imprensa sobre as convicções que tem quanto ao assassinato de F. Gomes ter sido um “crime encomendado”. Extra-oficialmente, círculos policiais comentam que o traficante – condenado ainda por assalto e receptação – Valdir Souza do Nascimento, que está recolhido no Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, seria o mandante por trás do assassino.

O delegado disse apenas que não vai se pronunciar sobre isso, mas fontes ligadas ao processo investigativo confirmam que são fortes os indícios que ligam Valdir à morte de F. Gomes, como mentor intelectual. Nas rádios da região do Seridó, o assunto já está sendo debatido abertamente. Os radialistas estão associando a participação indireta de Valdir, que inclusive teria ameaçado F. Gomes de morte. O criminoso é natural de Caicó e já esteve recolhido no Presídio Estadual do Seridó, o “Pereirão”, sediado em Caicó. De lá, Valdir e seu irmão, Valdigley Souza do Nascimento, o “Gueguei”, condenado também por assalto, receptação e tráfico de drogas, foram mandados para o Presídio Estadual de Alcaçuz.


A ligação de Valdir com a morte do jornalista e radialista F. Gomes é acentuada ainda mais pela forte ligação que ele teria com João Francisco dos Santos, o “Dão”, que confessa o assassinato. “Eles tinham uma forte ligação. Isso é fato. Não tem como negar”, disse uma fonte, que pediu anonimato.

*Irmãos: longa ficha criminal;


Condenados por tráfico de entorpecentes, receptação e assaltos, os irmãos Valdir e Valdigley, são apontados como os mais perigosos do Sistema Penitenciário Estadual (SPE). Foi justamente por isso que os dois foram mandados do Presídio Estadual de Alcaçuz, que é apontado como o mais seguro do Sistema potiguar, para o Presídio Federal de Mossoró, que é de segurança máxima.

Segundo dados obtidos pela reportagem junto ao Departamento de Informações Penitenciárias do Rio Grande do Norte, os dois são considerados extremamente perigosos.


Na ficha de Valdir, que é investigado como possível mandante na morte de F. Gomes, constam participações em planos de fuga. No dia 12 de outubro de 2009, foi realizada uma busca em Alcaçuz e com ele foi apreendido um telefone celular que seria usado pelo preso para continuar comandando o tráfico de entorpecentes na região Seridó. Na agenda do telefone de Valdir, havia nomes de várias pessoas e contas poupança da Caixa Econômica Federal (CEF), inclusive com várias movimentações financeiras.

Na época, ainda segundo o Departamento de Informações Penitenciárias do Sistema Penitenciário Estadual do RN, foi feita uma operação que resultou na apreensão de um carregamento de drogas que faria parte do esquema dele. Já Valdigley, irmão de Valdir, também se envolveu em várias tentativas de fuga. Com ele, a polícia já chegou a apreender materiais explosivos. Valdigley também é apontado como autor de tentativas de assassinatos contra internos no Presídio de Alcaçuz. Em 2009, o criminoso conseguiu fugir, mas foi recapturado.

Fonte: Cardoso Silva.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...