13 de setembro de 2017

APÓS MAIS DE 2 HORAS, TERMINA DEPOIMENTO DE LULA A SÉRGIO MORO

Depois de duas horas e dez minutos, terminou o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sergio Moro nesta quarta-feira. O petista chegou à sede da Justiça Federal de Curitiba por volta das 13h50 e seu depoimento teve início às 14h15, com perguntas de Moro. Em seguida, Lula respondeu às questões do Ministério Público Federal e, depois, de advogados de defesa presentes à audiência.
 
 
 



O ex-presidente foi ouvido como réu no processo da Operação Lava Jato que apura supostas propinas da Odebrecht a Lula por meio da compra de um apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo (SP) e de um imóvel que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo. As vantagens indevidas pagas pela empreiteira ao petista a partir de contratos firmados com a Petrobras teriam sido de 13 milhões de reais, no total.
 
 
 
 
Após deixar o prédio da Justiça Federal na capital paranaense, Lula seguirá a um ato organizado por PT, movimentos sociais e sindicais na praça Generoso Marques, no centro da cidade.
 
 
 
Os vídeos do depoimento de Lula serão disponibilizados no sistema de consultas processuais da Justiça Federal do Paraná depois do término da oitiva do assessor do ex-ministro Antonio Palocci, Branislav Kontic, que também fala a Moro nesta quarta-feira.

CONTADOR É MORTO COM TIRO DE ESPINGARDA NO ROSTO DURANTE ASSALTO A RESIDÊNCIA DE VIZINHO NO INTERIOR DO RN

O contador, Ronildo Ferreira de França, da prefeitura de Caraúbas, morreu na noite desta terça-feira, (12) após levar um tiro no rosto durante um arrastão a uma residência na cidade de Caraúbas.
 
 
 
 
O assalto aconteceu na residência de um comerciante vizinho do contador, que foi baleado por um dos bandidos ao sair de casa para ver o que estava acontecendo na casa do seu vizinho.
 
 
 
 
Segundo o comerciante, ele e a família foram rendidos por quatro homens armados, e que o vizinho foi baleado no momento em que os bandidos já estavam se preparando para fugir. Romildo foi socorrido, mas morreu no hospital. os bandidos conseguiram fugir.
 
 
 
 
 

MORRE EMPRESÁRIO FUNDADOR DA SIDYS TV DE CURRAIS NOVOS, PRIMEIRA TV A CABO DO NORTE NORDESTE

Faleceu na noite desta terça-feira, (12), o empresário José Siderley de Menezes, pioneiro na comunicação, que trouxe para o interior do estado a primeira TV a Cabo do Norte e Nordeste do pais. A Sidys TV é um divisor no desenvolvimento de Currais Novos e região.
 
 

 
 
Natural de Florânia, mas curraisnovense de coração, Siderley foi persistente e venceu, trazendo para Currais Novos e referida TV a cabo no ano de 1992. Agora fica seu legado como empreendedor de visão e coragem.
 
Do Blog: Aos familiares, nossos sinceros votos de pesar.

SENADOR JOSÉ AGRIPINO É DENUNCIADO PELO PGR EM DESDOBRAMENTO DA LAVA JATO

A Procuradoria Geral da República denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), em um inquérito aberto a partir da Operação Lava Jato. O teor da denúncia não será divulgado porque o caso está sob sigilo e, por enquanto, não há detalhes sobre as acusações contra o parlamentar.
 
 
 
 
A investigação sobre Agripino Maia foi aberta em outubro de 2015 para apurar o suposto envolvimento do senador em fraudes nas obras da Arena das Dunas, estádio de futebol construído em Natal (RN) para a Copa de 2014.
 
 
 
 
No andamento do inquérito, o ministro do STF Luis Roberto Barroso, relator do caso, determinou a quebra dos sigilos bancário do DEM e telefônico do senador.
 
 
 
 
Agora, cabe a Barroso notificar o senador a apresentar defesa. A Procuradoria quer que Agripino Maia vire réu e responda a uma ação penal. Essa decisão será tomada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
 
 
 
 
No inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já havia citado relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontou depósitos fragmentados e movimentação atípica do senador. Além disso, o procurador transcreveu trecho do relatório que afirma que depósitos em espécie em contas do senador sugerem "tentativa de burla dos mecanismos de controle e tentativa de ocultação da identidade do depositante".
 
 
 
 
Janot citou um "complexo esquema de recebimento de valores ilícitos para várias pessoas, mediante a utilização de diversas empresas, com a finalidade de ocultar a origem e o destino final dos recursos envolvidos".

GAROTINHO CUMPRE PRISÃO DOMICILIAR APÓS SER PRESO DURANTE PROGRAMA DE RÁDIO

O ex-governador do RJ Anthony Garotinho (PR) chegou a Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na tarde desta quarta-feira (13) para cumprir prisão domiciliar. Ele chegou em casa às 15h50 depois de passar pela sede da Polícia Federal onde colocou a tononezeleira eletrônica. Anteriormente, Garotinho também fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, acompanhado do advogado, Carlos Azeredo, e da mulher, Rosinha Garotinho.
 
 
 
 
 
 
Garotinho foi preso nesta manhã de quarta-feira, (13), no Rio de Janeiro, após decisão do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral de Campos. O ex-governador foi condenado a mais de 9 anos de reclusão por comandar um esquema de compra de votos na cidade em 2016, quando era secretário de Governo. A pena, no entanto, foi transformada em prisão domiciliar com medidas cautelares até a decisão em segunda instância.
 
 
 
 
Ao justificar a prisão domiciliar, o juiz afirmou que grupo de Garotinho tentou atrapalhar o avanço da ação penal e usou até armas para intimidar testemunhas.
 
 
 
 
 

GOVERNO DO RN ESTÁ CONSTRUINDO 3 PASSAGENS MOLHADAS EM MUNICÍPIO DO INTERIOR

A vida do sertanejo na zona rural de Campo Grande vem se modificando graças aos investimentos do Governo do Estado. A Associação dos Camponeses e Camponesas na comunidade Ronaldo Valença recebeu R$ 212 mil para construção de três passagens molhadas.
 
 
 




 
 
Um dos benefícios dessas obras é a contratação de mão de obra residente na própria localidade, o que gera uma renda extra para os agricultores. Seu Juan Carlos trabalha na construção da passagem molhada e ressalta a importância do Projeto. "Isso aqui vai ajudar a população, principalmente no período de cheias".
 
 
 
 
 
As três passagens molhadas estão em fase de finalização, tem 4 metros de largura por 50 de comprimento e vai beneficiar 150 famílias. A Associação está implantando junto a comunidade a coleta de lixo para reciclagem.
 
 
 
 
Os recursos são do Projeto Governo Cidadão através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial e coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e Assistência Social. 

PROMOTOR RECORRE DE DECISÃO DO JÚRI QUE ABSOLVEU POLICIAL DE MATOU COLEGA E BALEOU ESPOSA DA VÍTIMA NO RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recorreu da decisão do júri popular que inocentou o policial civil Tibério Vinicius Mendes de França, ocorrido na madrugada desta terça-feira (12). O promotor de Justiça Augusto Flávio Azevedo entrou com o recurso logo após a sentença, ainda na madrugada, e já está preparando as argumentações. O MPRN tem 8 dias para apresentar as apelações, que serão fundamentadas no fato de que a decisão do júri contraria veementemente as provas dos autos.
 
 
 
 
 
 
 


O processo inteiro é repleto de provas. Nos autos, ficou comprovado o planejamento do crime, já que a pessoa assume que modificou a própria moto, adesivando de outra cor; comprou uma pistola 9 milímetros, que é típica de matador, duas semanas antes do crime; permaneceu durante quase uma hora à espreita dos alvos e armou uma fuga com todos os elementos. A decisão pela absolvição é absurda”, declarou o promotor.
 
 
 
 


O júri popular aceitou a tese da defesa que alegou que o policial, apesar de ter admitido o feito, o fez sob forte emoção. Tibério confessou ter matado a tiros o colega de profissão Iriano Serafim Feitosa, fato ocorrido em fevereiro de 2016 no conjunto Cidade Satélite, na zona Sul de Natal. A mulher de Iriano, a advogada Ana Paula Serafim, também foi baleada, mas resistiu.
 

 
 
 

O julgamento, que começou na manhã da segunda-feira (11), foi presidido pela juíza Eliana Alves Marinho, e aconteceu no tribunal do júri do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal.
 
 
 
Do Blog: Impunidade só gera mais violência. Nada justifica matar dessa forma. Uma vergonha a decisão do Júri.

BANDIDO SERIDOENSE QUE DEIXOU MULHER PARAPLÉGICA DURANTE ASSALTO A PADARIA É PRESO EM OPERAÇÃO DO MP NO RN

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrada nesta terça-feira (12) combate a atuação de uma facção criminosa que age dentro de unidades prisionais do Estado. Contas bancárias de integrantes da organização criminosa ou de pessoas ligadas a eles foram bloqueadas. Ao todo, pelo que foi levantado durante a investigação, R$ 13.354.835,76 foram movimentados em 102 contas entre os anos de 2015 e 2017.
 
 


A operação Consilium – que significa Conselho, em latim – foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRN (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, foram cumpridos 40 mandados de prisão e outros 8, de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos na penitenciária Rogério Coutinho Madruga, na penitenciária estadual de Parnamirim, na penitenciária estadual do Seridó, na cadeia pública de Nova Cruz, na cadeia pública de Natal (Raimundo Nonato Fernandes) e no centro de detenção provisória de Macaíba; e ainda em residências nas cidades de Natal, Parnamirim e Macau.
 
 
 
 
 
Além do cumprimento de 40 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão, a operação Consilium prendeu em flagrante três criminosos que estavam foragidos da Justiça, apreendeu dois revólveres e uma espingarda. As prisões aconteceram no bairro de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal. Hitalo Augusto de Araújo foi preso na casa dele com um revólver calibre 38, drogas e dinheiro. O segundo preso em flagrante é o caicoense, Nildemberg Azevedo Wanderley, o Guiguia, (foto). Além de responder por diversos crimes, ele ficou conhecido pela crônica policial potiguar após, durante um assalto a uma padaria no bairro de Petrópolis, atirar contra uma cliente. Essa mulher ficou paraplégica depois de ser baleada na coluna vertebral. Nildemberg, que à época ainda não tinha 18 anos, foi apreendido e cumpriu as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em julho do ano passado, ele fugiu da penitenciária estadual do Seridó e estava foragido desde então. O terceiro preso é Alison Cabral de Lucas, que também estava foragido.

JOVEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO SERIDÓ POTIGUAR

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta terça-feira, (12), em São Fernando, contra o jovem Daniel Alves dos Santos, “Gordinho”.
 
 
Segundo testemunhas, “Gordinho” foi surpreendido por 2 elementos em uma moto modelo Bross, branca, que atiraram várias vezes contra o mesmo, mas por sorte, apenas um tiro de raspão o atingiu.
 
 
Até o momento não se sabe o motivo que os elementos tentaram contra a vida de “Gordinho”. A polícia investiga o caso.

COMERCIANTE É MORTO A TIROS DE PISTOLA DENTRO DE CASA NO RN

O dono de uma conveniência 24 horas foi morto a tiros dentro de casa, na madrugada desta terça-feira (12), no conjunto Cidades das Flores, em São Gonçalo do Amarante. O município fica região metropolitana de Natal. A vítima estava na sua casa, em frente ao estabelecimento comercial, com a esposa, a sogra e dois filhos - o mais novo com apenas nove dias de vida. Valkerserson Talisson Camara da Silva, de 29 anos, sofreu vários tiros de pistola.
 
 
 
 
De acordo com a Polícia Civil, quatro homens encapuzados chegaram ao imóvel por volta das 3h e anunciaram que eram da polícia. Ao abrir a casa, o comerciante foi rendido. A esposa e a sogra foram presas colocadas no banheiro. O filho mais velho, de nove anos, ficou no quarto e um bebê com apenas nove dias permaneceu dormindo no berço.
 
 
 
 
Segundo a família, os criminosos perguntavam por dinheiro e deixaram o imóvel com todo o apurado do dia. Antes de saírem, porém, atiraram várias vezes contra o homem, que morreu no local.
 
 
 
 
O delegado Marcos Vinícius, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, informou que a primeira linha de investigação é de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
 
 
 
Do Blog: Parece mais uma execução que um latrocínio.
 
 
Foto: Ilustração.

BATALHA JUDICIAL EM TORNO DE SELFIE DE MACACO CHEGA AO FIM APÓS ACORDO

Um fotógrafo e uma organização de defesa dos animais chegaram a um acordo para encerrar uma batalha judicial envolvendo a famosa foto de um macaco chamado Naruto.
 
 
 
 
O acordo foi fechado entre o fotógrafo David Slater e advogados da organização Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais (Peta), que representavam o macaco. A disputa pelos direitos autorais abrangia um conjunto de fotografias, que incluem a famosa selfie do macaco, utilizada inúmeras vezes por meios de comunicação e nas redes sociais.
 
 
 
 
Os ativistas defendiam que os direitos das imagens pertenciam ao macaco Naruto, uma vez que o próprio animal as teria registrado com a câmera do fotógrafo. Com o acordo, Slater concordou em doar 25% dos rendimentos futuros obtidos com as fotografias para instituições de caridade dedicadas à proteção de espécies do gênero Macaca na Indonésia, onde a selfie foi tirada.
 
 
 
 
Ambas as partes concordaram em encerrar o litígio num tribunal de apelação. A batalha judicial foi iniciada quando a Peta entrou com um processo contra Slater há dois anos. Uma corte havia decidido em primeira instância a favor do fotógrafo, levando a organização ambientalista a apresentar um recurso.

'NUNCA ROUBEI NEM DEIXEI ROUBAR”, DIZ SUPERINTENDENTE AFASTADO DO IBAMA NO RN

O superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Rio Grande do Norte, Clécio Antônio Ferreira dos Santos, negou em nota sua participação no esquema apurado pela Operação Kodama.
 
 
 
 
"Entendo por bem, dizer antecipadamente, que não tenho qualquer relação espúria com terceiros investigados, seja pessoa jurídica, seja pessoa física, que não me utilizei do cargo para atender interesses pessoais e que toda minha trajetória está assentada na legalidade e na ética.
 
 
 
 
Reitero, finalmente, que exerço atividade profissional há 49 anos, servi a quatro governos estaduais, sem qualquer mácula em minha biografia.
 
 
 
NUNCA ROUBEI NEM DEIXEI ROUBAR, NUNCA DEI NEM RECEBI PROPINA, NUNCA CORROMPI NEM FUI CORROMPIDO, de modo que fico a total disposição das autoridades para esclarecer e colaborar com o desenrolar dos fatos, que, por si só, irão me inocentar".
 
 
 
Natal/RN, 12 de setembro de 2017.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...