16 de abril de 2010

PREFEITURA DE PARELHAS PLANEJA INSERIR A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR


Uma formação continuada voltada para à História e Cultura Afro-Brasileira será oferecida aos professores da educação básica do Município de Parelhas. O objetivo do trabalho, que está sendo planejado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, é inserir o conteúdo no currículo escolar com base na lei 10.639/2003.

De acordo com o Prefeito Francisco Assis de Medeiros, essa é uma oportunidade para se discutir a metodologia a ser aplicada em sala de aula nas disciplinas. Os conteúdos serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, de acordo com a determinação da lei, em especial nas áreas de Literatura e História Brasileiras.

A formação continuada, prevista para acontecer no próximo mês de Junho, será oferecida a todos os professores do Município, desde a educação infantil ao ensino fundamental. “O intuito é fundamentar o professor a melhor trabalhar com o aluno como forma de quebrar as barreiras da desigualdade racial, além de valorizar a nossa cultura”, disse a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque.

A lei 10.639/2003 refere-se a inclusão do conteúdo programático que inclui o estudo de História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil
.


DEPROV DÁ INÍCIO A AÇÃO PREVENTIVA; OPERAÇÃO SIDERAL COMEÇOU NESTA QUARTA-FEIRA

A Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) deu início nesta quarta-feira (14) a noite a Operação Sideral, que tem como principal propósito coibir a ação de bandidos em áreas com grande incidência de roubos de veículos. A operação vai acontecer por período indeterminado, e em horários alternados.

A polícia desenvolveu um estudo de mapeamento da capital e grande Natal, que apontou as áreas de maior ocorrência de roubo de carros, diante disso desencadeou a operação. Por se tratar de uma ação de ocupação de espaço nesses locais, o nome da operação foi escolhido em alusão ao “espaço sideral”.

O delegado Ulisses de Souza, que está comandando a ação policial, disse que durante o período que sua equipe esteve nas ruas, nenhuma ocorrência de roubo chegou a DEPROV, fato pouco comum a rotina da delegacia. Isso demonstra que a operação já surtiu efeitos positivos nesse primeiro momento, concluiu o delegado.
A delegacia está atuando com todo seu efetivo em um trabalho ostensivo, viaturas e policiais caracterizados. Além de contar com dois vistoriadores, que identificam veículos com possíveis adulterações. O fato dos policiais estarem em campo também facilita a abordagem em casos de ocorrência de roubo.
A DEPROV está funcionando em novo endereço, Rua Leonado Drumont, 1595, Lagoa Nova, próximo ao Hospital do Coração.

GOVERNO INICIA LICITAÇÃO PARA OBRAS DO ESTÁDIO DAS DUNAS


O Governo do Estado deu o primeiro passo para a implantação do Estádio das Dunas – Novo Machadão, campo que sediará os jogos da Copa do Mundo 2014. A Secretaria da Infraestrutura abriu nesta quinta-feira (14) licitação para execução das obras iniciais no Centro Administrativo. O processo licitatório começa no dia 04 de maio e as ações serão iniciadas já no final do mesmo mês.

O projeto Natal 2014 é prioridade do Governo do Estado. Criamos a Secretaria Especial da Copa e já estamos colhendo bons resultados”, assinalou o governador Iberê Ferreira de Souza sobre a pasta criada no último dia 05 de abril com objetivo de acelerar todos os projetos do Governo do Estado para o Mundial em 2014.

O titular da Secretaria da Copa, Fernando Fernandes, ressaltou que a preparação de Natal para o campeonato está sendo realizada dentro das determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Estamos cumprindo os prazos da Fifa, que decidiu que as obras deveriam ser iniciadas em maio deste ano”.

O Estádio que sediará os jogos da Copa do Mundo em 2014 terá capacidade para 45 mil pessoas, divididas em três áreas: um anel inferior com capacidade para cerca de 18 mil espectadores; um anel superior com capacidade para aproximadamente 22 mil pessoas; e uma área intermediária composta por dois setores destinados a camarotes.

As primeiras obras do Estádio das Dunas são relativas à demolição de guarita, implantação de aterro, drenagem e construção de novo acesso para o Centro Administrativo, entrada que será locada ao lado da Sethas.

Audiência pública para discutir construção de estádio será dia 30

A Secretaria da Copa já marcou a data da primeira audiência pública que vai discutir o edital de construção do projeto. O encontro acontecerá no próximo dia 30 de abril, no Hotel Barreira Roxa. Na ocasião, representantes de vários segmentos da sociedade poderão participar das decisões sobre o Estádio das Dunas.

História do Machadão será mantida

O Estádio das Dunas será também chamado de “Novo Machadão”. A determinação surgiu como forma de manter a memória do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, inaugurado em junho de 1972.




IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...