11 de janeiro de 2016

"NÓS, DO RN" CIRCULA ENCARTADO NO DOE NESTA TERÇA-FEIRA (12)

A terceira edição do "Nós, do RN", suplemento cultural do Diário Oficial do Estado, circula nesta terça-feira (12) e tem como tema principal o otimismo. Por meio de textos dos jornalistas Dinarte Assunção, Geórgia Nery, Juliska Azevedo, Rosilene Pereira e Sheyla Azevedo, o leitor vai encontrar ensaios, memórias, poesias e ficção, além de uma conversa com o Governador Robinson Faria sobre o tema. Para ilustrar os textos e produzir um ensaio fotográfico especial foi convidado o fotógrafo Ney Douglas Marques, ganhador de diversos prêmios importantes na área nos últimos anos.
 
 
 
O "Nós" também traz uma entrevista com a escritora Clotilde Tavares, uma pequena biografia do jornalista Eloy de Souza (patrono do Museu da Imprensa Oficial que funciona no DEI) escrita por Vicente Serejo, ilustrações dos artistas gráficos Henrique Araújo e Jonh Kleyton, uma poesia de Zanzo e um texto escrito nos anos 1970 pelo jornalista Berilo Wanderley na seção "Tesouros da República".
 
"Os assinantes do Diário Oficial do Estado receberão o suplemento logo cedo e a partir da tarde de quarta-feira ele estará disponível em diversos pontos da cidade", informa Paulo Araújo, diretor do DEI.
 
O "Nós, do RN" também pode ser lido no site www.nos.rn.gov.br.

'FIQUEI LOUCA DO JUÍZO', DIZ JOVEM AO CONFESSAR MORTE DE TURISMÓLOGA NO RN

Fiquei louca do meu juízo. Tô é doida até hoje. Me arrependo. Já chorei tanto na minha vida pedindo perdeu a Deus... aceitar Jesus... Mas, se arrependimento matasse, não é?... eu tava  morta”. Foi esta a resposta que a jovem Jully Shayonara Alves de Oliveira, de 18 anos, deu à polícia ao ser perguntada como estava se sentindo ao saber que havia tirado a vida de uma mãe de família. A vítima foi a turismóloga Gizela Mousinho Paiva da Silva, de 43 anos, morta no dia 2 de dezembro deste ano no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. O crime chocou a cidade.
Gizela foi baleada no pescoço quando tentava retirar a filha e o namorado da garota de dentro do carro para evitar que os adolescentes fossem levados pelos assaltantes que haviam acabado de tomar o carro dela. Jully Shayonara, apresentada à imprensa nesta segunda-feira (11), confessou o crime. Para a polícia ela também fala sobre o momento do tiro. Segundo a jovem, o disparo não foi intencional. “Foi sem querer. Não foi porque eu quis não. Aconteceu”, afirmou.
Além de Jully, foi preso Wagner Almeida do Nascimento, 23 anos. Ele admite ter dirigido o carro após o roubo. Uma adolescente de 16 anos, também suspeita de ter participação no assalto, ainda não foi encontrada.
O carro da turismóloga foi encontrado pouco tempo depois do assalto, abandonado no bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste da cidade.
Foto: Divulgação/Polícia Civil.
 

MARCOS VALÉRIO QUER FAZER DELAÇÃO NA LAVA JATO

A defesa de Marcos Valério, apontado no julgamento do mensalão do PT como o operador do esquema, informou nesta segunda-feira (11) que ele está disposto a fazer um acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. Segundo o advogado Marcelo Leonardo, o Ministério Público Federal (MPF) quer ouvi-lo para descobrir elos entre o mensalão e o esquema investigado na Lava Jato.
 
Marcelo Leonardo informou que foi procurado por procuradores do MPF que manifestaram interesse em ouvir Valério sobre um empréstimo  de R$ 12 milhões que o pecuarista José Carlos Bumlai pegou no banco Schahin. Parte do dinheiro, depois, foi para caixa 2 do PT, segundo o Ministério Público Federal. Bumlai foi preso pela Lava Jato no final de 2015.
 
Em troca deste financiamento, empresas do grupo Schahin conquistaram sem licitação o contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000, conforme as investigações.
 
Segundo o advogado, Valério havia contado sobre o empréstimo em um depoimento dado em 2012, mas o fato não foi apurado à época. Com o avanço das investigações da Lava Jato, disse, a Procuradoria Geral da República quer ouvir Marcos Valério para tentar encontrar vínculos entre os dois esquemas de corrupção.
 
"Estive com ele [Marcos Valério;, conversel e ele disse: 'assim como colaborei em outras ocasiões, estou disposto a colaborar. Mas agora quero a contrapartida objetiva, não posso colaborar sem ter nenhum benefício de volta'", disse o advogado.
 
"Se o Ministério Púlbico Federal se dispuser a oferecer as contrapartidas objetivas da delação premiada, ele está disposto a colaborar", complementou.
 
Valério, condenado a 37 anos de cadeia, está preso desde 2013 em regime fechado. Ele já havia proposto delação premiada para a Procuradoria-Geral da República. À época, o julgamento do mensalão estava em curso e a Operação Lava Jato ainda não havia sido deflagrada.

DESCUIDO! CRIANÇA DE 4 ANOS MORRE AFOGADA EM CISTERNA NO INTERIOR DO RN

Um domingo triste para os moradores da cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Uma criança de aproximadamente 4 anos de idade, morreu na manhã deste domingo (10), na comunidade de Umarí, zona rural de Upanema.


Segundo as informações, a família da criança estava no referido sitio e em um momento de distração, a criança foi até a cisterna onde caiu, porém ninguém viu o momento. Os familiares perceberam o inusitado, porém já era tarde, a criança já teria se afogado.

Os familiares ainda socorreram a criança para a Unidade Mista de Saúde Raimundo Nonato Cândido, na cidade de Upanema. A criança já deu entrada na unidade hospitalar sem vida.

Fonte: Assu Notícia.

AGORA COMPLETOU! SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ACARI FICA FECHADA POR 14 DIAS

Todos sabem que no período de festes natalinas e de ano novo os órgãos públicos ficam fechados, e até pode se decretar ponto facultativo no dia que antecede, ou no dia posterior as festas, mas serviço público parar por 14 dias por recesso, isso é novidade!
 
 

Conforme comunicado assinado pela secretária, os serviços ficaram suspensos desde o dia 29 de dezembro de 2015, e só serão retomados nesta segunda-feira, (11), período em que a população carente ficou sem os serviços que lhes são de direito.
 
Quem procurou a secretaria de assistência social deu de cara com esse comunicado, dizendo que estava de recesso. Isso deve ser uma piada, ou uma brincadeira!”, disse uma moradora. “Em todos os outros municípios os serviços ficaram parados só até a segunda-feira, dia 04 de janeiro, e aqui “aprontaram essa” para a população carente”, completou.
Do Blog: Brincadeira, viu?

APÓS CHUVA DE 90MM, BARRAGEM SANGRA EM SÍTIO NO SERIDÓ

Aos pouco o sofrimento do povo seridoense vai diminuindo, e em algumas comunidades já tem água armazenada para todo o ano de 2016, como é o caso do Sítio Riachão, no município de Jucurutu, onde uma chuva encheu uma barragem.
 
 
A referida barragem que fica na propriedade de “Ferreira da Barra” sagrou na madrugada do domingo, (10), após cair uma chuva de 90mm.
Do Blog: Aleluia!

GAROTINHO DE 2 ANOS QUE FOI ATROPELADO EM JARDIM DE PIRANHAS SAI DO HOSPITAL

O garotinho Victor Miguel, de apenas 2 anos, que tinha sido vítima de atropelamento no dia 29 de dezembro na cidade de Jardim de Piranhas, recebeu alta do hospital Walfredo Gurgel em Natal neste domingo, (10). Victor ficou internado na UTI da unidade hospitalar desde o dia o acorrido.
Do Blog: Graças a Deus!

'INJUSTIFICÁVEL', DIZ GAECO SOBRE SOLTURA DE PMS SUSPEITOS DE MORTES EM NATAL

Para a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a promotora de Justiça Patrícia Martins, a soltura de três policiais militares – suspeitos de integrarem um grupo de extermínio que vinha agindo na Grande Natal – foi “indevida, ilegal e injustificável”. Investigados na operação 'Thanatus', os PMs foram presos pela PF em dezembro do ano passado e são suspeitos de participação em 16 homicídios ocorridos entre os anos de 2011 e 2015 no estado. Nesta última sexta-feira (8), eles foram postos em liberdade após uma falha na interpretação dos mandados de prisão, conforme admitiu a Secretaria de Segurança Pública.
 
 
Na noite do sábado (9), após tomar conhecimento do ocorrido, a secretária kalina Leite ordenou a recaptura dos PMs e também determinou a instauração de um inquérito para apurar as devidas responsabilidades pela soltura. Ao longo da madrugada deste domingo (10), os três PMs se reapresentaram ao presídio militar, que fica na Zona Norte da cidade.
 
Patrícia Martins ressaltou que o Gaeco também tem a obrigação de apurar o que aconteceu para responsabilizar os responsáveis pela liberação. “A liberdade dos presos prejudica a investigação, pois importa em risco às testemunhas. Muitas delas só falaram após a garantia de os réus estarem presos após a deflagração da operação. A liberação indevida de ontem gerou medo e temor às testemunhas. Uma ordem judicial determinando prisões foi absurdamente ‘relaxada’ pelos responsáveis pela manutenção dessas prisões e a pedido de advogados dos réus. Isso não tem justificativa”, pontuou a promotora.

Os mandados de prisão contra os policiais, expedidos pela juíza Ada Maria da Cunha Galvão, titular da 5ª Vara Criminal de Natal, foram decretados em caráter preventivo. Em casos desta natureza, o código penal brasileiro não estipula um prazo para o tempo de detenção. Mesmo assim, Kalina confirmou que três presos foram soltos. “Um advogado e um representante de uma associação de praças da PM foram ao quartel do Bope e argumentaram que haveria um prazo de 30 dias, e que este prazo já havia expirado. E alguém lá no quartel, alguém que deverá ser responsabilizado, autorizou a saída dos presos. O prazo de 30 dias era a validade dos mandados, e não o tempo de prisão”, explicou.
 
Fonte: G1/RN.

DAVID BOWIE MORRE AOS 69 ANOS

O cantor britânico David Bowiemorreu neste domingo (10), aos 69 anos, anunciou um comunicado em sua página oficial no Facebook. Ele lutava contra um câncer havia 18 meses. O filho do artista também confirmou a informação para a rede de TV britânica BBC.
 
"David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda , nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", diz o comunicado publicado na rede social.
 
O artista comemorou seu aniversário de 69 anos no dia 8 de janeiro com o lançamento do álbum "Blackstar", o mais recente trabalho de uma longa e inovadora carreira. O disco tem recebido críticas positivas.

POLICIAL CIVIL E FILHO SÃO MORTOS A TIROS APÓS BRIGA DE TRÂNSITO

Um policial civil da Delegacia Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e o filho dele morreram após um briga de trânsito neste domingo (10) em São Paulo.
 
 
De acordo com a polícia, o jovem se envolveu em um acidente de trânsito na Rua Manuel Rodrigues, altura do número 150, travessa da Córrego do Limoeiro, em São Miguel Paulista. Após a batida, houve uma confusão e o jovem ligou para o pai.

O policial foi ao local junto com a irmã, que também é agente carcerária do 62º DP (Ermelino Matarazzo). Os dois se identificaram como agentes policiais. Em seguida, um outro veículo apareceu e pelo menos quatro homens atiraram nos policiais civis.

O policial e o filho dele morreram no local, e a agente carcerária sobreviveu. Pouco depois, um jovem de 21 anos, Lucas Pinheiro de Carvalho, deu entrada no Hospital Ermelino Matarazzo baleado. Ele é suspeito de ter participado da troca de tiros.
Equipes procuram na região os outros suspeitos. O caso foi registrado na DHPP.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...