
O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, executado pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento (MDA), Rede Ater de Turismo Artesanato, prefeituras municipais, sindicatos e associações. Durante a caminhada os ecoturistas serão orientados sobre as formas de preservar o meio ambiente, como, por exemplo, não poluir e evitar a devastação da fauna e da flora.
Segundo a gerente do projeto, extensionista rural da Emater-RN, Ariamélia Bandeira, o objetivo é a implantação e fortalecimento de atividades turísticas pelos agricultores familiares, integrando os arranjos produtivos locais, agregando renda e gerando postos de trabalho no meio rural, com vistas a melhorar as suas condições de vida.
A caminhada, que será conduzida por extensionistas rurais da Emater-RN e guias de turismo locais, terá início às 8 horas com a saída do centro da cidade. O local da concentração é a Associação Municipal de Artesanato, no centro da cidade, onde serão feitas as inscrições, sessões de alongamento e servido o café da manhã. O pacote, incluindo, também, almoço e visita ao Castelo Bivar, custa R$ 10,00.
