27 de maio de 2015

VEREADOR ANCHIETA JÚNIOR FOGE DE DEBATE E FAZ BAIXARIA OUTRA VEZ NA CÂMARA MUNICIPAL

A câmara municipal volta a ser esculhambada pelo vereador “Anchieta Júnior”, e o presidente da casa, “Dedé do Consórcio” nada fez, e ainda ficou rindo da QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR do vereador “Anchieta”, que até discutiu com um cidadão que assistia à sessão sem que o mesmo tenha dito nada. “Eu sou homem indo e voltando, viu flamenguista!”, esbravejou o vereador valentão.
Durante o direito de resposta concedido ao diretor do “Blog Barra Pesada”, os demais vereadores se comportaram de forma respeitosa, e apenas o vereador “Iron Júnior”, também de forma respeitosa usou do tempo para fazer algumas perguntas sobre o blog, mas o vereador “Anchieta” não teve coragem de falar enquanto o diretor do “Blog Barra Pesada” estava com a palavra, evitando assim um debate, para que com isso, usando do regimento interno que proibi da assembleia se manifestar, o mesmo pudesse outra vez denegrir a imagem do diretor do blog com mentiras e insultos.
 
Descontrolado, outra vez o vereador “Anchieta” fez acusações e até disse que um documento assinado pela mesa diretora do Conselho Comunitário da Baixa da Belezaera fajuto”, e que o mesmo só apareceu após o mesmo questionar o destino dos bens do referido conselho.
De forma irresponsável, vil e covarde, sem que o diretor pudesse se defender, o “vereador” ainda seguiu acusando, chegando ao ponto de diizer que “Paulinho Filho”, estava em bares da cidade com um “cipó de boi”, dizendo que seria para agredi-lo, quando tudo não passa de mais uma grande mentira.
 
Sem sombra de dúvidas, como nunca fez nada em prol da coletividade, o “vereador” está mesmo é querendo arranjar uma forma de se promover, mas, se o mesmo quiser o nome dele na mídia, que procura outra forma, pois não “sujaremos” mais nossa tão conceituada página com sua baixarias e mentiras.
 
Por fim, vale salientar que, vários cidadãos que estava no plenário da câmara se retiraram do local quando o “vereador” começou a esculhambar. “Câmara Municipal é para tratar de assuntos de interesse da população, não para ficar um “cara” desse insultando e denegrindo a imagem das pessoas de bem de Jardim do Seridó”, disse revoltado um cidadão.
 
Do Blog: Enquanto os cães ladram a caravana passa. A caravana passa enquanto os cães ladram!

PEDRA PRECIOSA EXTRAÍDA ILEGALMENTE NA PARAÍBA ERA 'ESQUENTADA' NO RN, DIZ PF

As cidades de Natal, capital potiguar, e Parelhas, na região Seridó potiguar, também foram alvos do cumprimento de mandados de busca e apreensão da operação Sete Chaves, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (27) com o objetivo de combater a extração ilegal e comercialização da turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo.
 
 
Pedra turmalina paraíba pode chegar ao valor de R$ 3 milhões, segundo a Polícia Federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)A PF informou que a turmalina paraíba é considerada uma das pedras mais caras do mundo. Depois de retirada ilegalmente do distrito de São José da Batalha, no município de Salgadinho, região do Cariri, na Paraíba, estava sendo enviada à cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte, onde era ‘esquentada’ com certificados de licença de exploração. De lá, as pedras seguiam para Governador Valadares, em Minas Gerais, onde eram lapidadas e enviadas para comercialização em mercados do exterior, como Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China, Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.
 
Em nota enviada à imprensa, a PF informou que o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Patos, na Paraíba, obteve oito mandados de prisão, oito medidas de sequestro de bens móveis e imóveis, no valor de R$ 50 milhões, além de 18 mandados de busca e apreensão que estão sendo executados, simultaneamente, por 130 policiais federais de todo o Nordeste nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo.
 
A organização criminosa, ainda de acordo com a Polícia Federal, é formada por diversos empresários e um deputado estadual que se utilizavam de uma intrincada rede de empresas off shore para suporte das operações milionárias nas negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro.
 
O termo Sete Chaves é referência feita aos negociadores no mercado restrito da pedra preciosa turmalina paraíba, que guardavam à “sete chaves” o segredo sobre a exploração ilegal da gema.

PREFEITA DE EQUADOR REUNIDA COM A BANCADA FEDERAL POTIGUAR EM BRASÍLIA/DF

Durante os dias 25 a 28 de maio a prefeita de Equador, Noeide Sabino estará em Brasília participando da 18º Marcha em Defesa dos Municípios.

 

De acordo com a prefeita, este encontro é um dos maiores realizados nos últimos anos. E contribui para a conquista de recursos, novos projetos e melhorias para o município.
 


Na oportunidade, a Prefeita foi acompanhado do Secretario Executivo,
Caio César, que participou ativamente do encontro com a bancada Federal Potiguar.


CÂMARA DECIDE NÃO MUDAR SISTEMA DE ELEIÇÃO DE DEPUTADO E VEREADOR

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (26) – ao analisar um dos trechos da proposta de reforma política que tramita no plenário – emenda que incluía na Constituição Federal a doação de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais.
 


A emenda recebeu 264 votos favoráveis, 207 contrários e houve quatro abstenções. Mas, por se tratar de proposta para alterar a Constituição, eram necessários 307 votos a favor.
 
Com isso, o atual modelo misto de financiamento de campanhas eleitorais (público e privado com doações de pessoas físicas e jurídicas) fica inalterado.
A Câmara ainda analisará nesta quarta (27), a partir das 12h, emendas que incluem na Constituição autorização para doações de empresas somente a partidos políticos e que autorizam somente doação de pessoas físicas a partidos e candidatos.
 
Mas, na visão do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), as votações desta madrugada mostraram que a Câmara “não quer mudar nada” do sistema político e eleitoral do país.
 
A Casa quer continuar como está. Está rejeitando mudanças. Acho que não vai passar nada. Não vai passar fim da reeleição, não vai passar coincidência eleitoral”, disse Cunha depois da sessão.

Placar da Câmara da votação do financiamento misto extensivo a pessoa jurídica (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Doações de empresas
O modelo de financiamento de campanha é um dos trechos da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema eleitoral e político do país e que entrou em votação nesta semana no plenário da Câmara.

Por decisão de Cunha, a PEC foi colocada em votação diretamente no plenário, sem passar por análise na comissão especial criada especialmente para debater o tema.
 
Cada item da proposta será votado individualmente no plenário. Depois, o texto como um todo passará por uma votação em segundo turno e precisará do voto favorável de 307 deputados para seguir para o Senado.
 
Inscrever na Constituição a doação de pessoas jurídicas tanto para partidos quanto para os candidatos individualmente era uma bandeira do PMDB e de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O PT era contra, e defendeu a proibição de doação de empresas e a aprovação de financiamento exclusivamente público.
 
Atualmente, o financiamento de campanha no Brasil é público e privado. Políticos e partidos recebem dinheiro do Fundo Partidário (formado por recursos do Orçamento, multas, penalidades e doações) e de pessoas físicas (até o limite de 10% do rendimento) ou de empresas (limitadas a 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição).
 
Essas regras, porém, não estão previstas na Constituição Federal e estão sendo questionadas por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Em abril de 2014, o STF interrompeu o julgamento da ação quando a maioria dos 11 ministros da Corte já havia votado a favor da proibição de doações de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais.
 
A interrupção foi provocada por um pedido de vista (mais tempo para analisar a matéria) do ministro Gilmar Mendes. Desde então, o magistrado ainda não levou o voto ao plenário, e o julgamento permanece suspenso.
 
O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), destacou que a inclusão do sistema de doação de campanhas na Constituição era necessária para evitar que o STF “legisle” sobre o tema.
 
O Supremo vai interpretar a Constituição e estabelecer uma regra. Creio que isso não é o melhor para a democracia. Quem deve decidir as leis é o Poder Legislativo. Hoje, devemos colocar esse tema na Constituição e estabelecer em lei, depois, os limites. O bom senso nos manda decidir esse tema hoje porque senão estaremos na mão do Poder Judiciário”, disse.
 
Conforme Picciani, a ideia é garantir a doação empresarial na Constituição e, posteriormente, estabelecer um teto de gastos e doações por meio de um projeto de lei.
 
O líder do PT, Sibá Machado (AC), criticou o financiamento empresarial a campanhas. “A nossa posição sobre financiamento das campanhas é pelo fim da participação das empresas. Entendemos que isso dá maior dificuldade de arrecadação para pessoas de classes mais desassistidas”, afirmou.
 
Sistema eleitoral

Além de sair derrotado na
votação do modelo de financiamento de campanha, o PMDB  perdeu mais cedo, na noite desta terça (26), o debate sobre o sistema eleitoral para a escolha de deputado federal, deputado estadual e vereador.

O partido do presidente da Câmara defendia o modelo chamado "distritão", que institui eleição majoritária. Seriam eleitos, assim, os candidatos mais votados em cada estado ou município, sem levar em conta os votos para o partido ou a coligação.
O PT fechou questão contra a proposta, o que, pelo regimento interno da sigla, significava que os parlamentares que descumprissem a orientação de votar contra o “distritão” poderiam ser punidos internamente ou até expulsos do partido.
 
Apesar dos esforços do PMDB pelo “distritão”, o PT acabou vencendo a disputa, e a proposta de alteração no sistema eleitoral foi derrubada. Foram registrados 267 votos contra a emenda que instituía o “distritão”, 210 contra e cinco abstenções. Para aprovar a modificação seriam necessários 307 votos favoráveis, já que se trata de uma proposta de emenda à Constituição.
 
Após o anúncio do resultado, alguns parlamentares gritaram: “Não, não, não, não ao distritão”.
 
Após a derrubada da proposta de “distritão”, o plenário começou a analisar uma emenda de autoria do PDT que estabelecia o chamado “distritão misto”, em que metade dos candidatos seriam escolhidos por eleição majoritária e a outra metade conforme o quociente eleitoral e a posição na lista estabelecida pelos partidos. No entanto, ao perceber que a proposta seria derrotada em plenário, o líder do partido, André Figueiredo (CE), decidiu retirar a emenda.
 
Com isso, Cunha anunciou a manutenção do atual sistema proporcional de lista aberta. Pelo sistema atual, mantido pelos deputados, é possível votar tanto no candidato quanto na legenda. Os votos nos candidatos e na legenda são somados e é calculado um quociente eleitoral, que determina o número de vagas ao qual o partido ou a coligação terão direito. Essas vagas são preenchidas pelos candidatos do partido ou da coligação que obtiveram mais votos (entenda como é eleito um deputado).

ENCONTRO REÚNE GESTORES MUNICIPAIS E SECRETÁRIOS DO MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM NATAL

Os desafios e possibilidades do Programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte foram discutidos nesta terça-feira (26) durante o Encontro Estadual de Assistência Social, promovido pela Sethas-RN, na Escola de Governo. O evento reuniu cerca de 300 gestores, assistentes sociais e profissionais do setor, além dos secretários nacionais de Assistência Social e de Renda e Cidadania, Ieda Castro e Helmut Schwarzer, ambos do Ministério do Desenvolvimento Social.
 
 

Foi muito importante o Governo do Estado, através da Sethas, propiciar esse momento com os municípios para garantir o diálogo entre gestores municipais e Governo Federal, através dos dois secretários do Ministério do Desenvolvimento Social. Com isso, é possível fortalecermos o monitoramento e avaliação da assistência social no Rio Grande do Norte”, ressaltou a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Almeida.

Dentre os assuntos abordados está a questão dos atrasos dos repasses federais para os municípios. Segundo a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, um dos motivos foi o atraso na aberturado orçamento deste ano. Ela assegurou aos gestores municipais que o problema do atraso será sanado.

ROBERTO GERMANO AUTORIZA INICIO DA CONSTRUÇÃO DA PISTA DE ATLETISMO E CICLOVIA NO VILA DO PRÍNCIPE

Já está assinada a ordem de serviço para o inicio das obras de construção da Pista de Atletismo e Ciclovia que será situada nas margens do açude do Recreio no bairro Vila do Príncipe na zona norte da cidade de Caicó.
 
 

A assinatura foi feita pelo Prefeito Roberto Germano que destacou a participação do deputado federal Felipe Maia para a construção da obra por ter sido de sua autoria a emenda parlamentar que destinou os recursos necessários executa-la. A obra será executada pela CONSTRUTORA LEON SOUSA EIRELI ME, que venceu a licitação no valor global de R$ 337.403,38 (trezentos e trinta e sete mil, quatrocentos e três reais e trinta e oito centavos) e já começa a obra nesta quarta-feira(27).
 
 

A empresa responsável pela execução da obra já está em Caicó e nesta terça-feira chegou uma carreta com o material que será utilizado no inicio dos trabalhos. A pista de atletismo e a ciclovia terão 700 metros de cumprimento cada uma e beneficiarão toda população da zona norte e de outros setores de Caicó.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...