17 de novembro de 2014

À PF, EXECUTIVOS DA QUEIROZ GALVÃO E DA ENGEVIX NEGAM CARTEL NA PETROBRAS

Em depoimentos prestados à Polícia Federal (PF) em Curitiba, o diretor-executivo da Queiroz Galvão Othon Zanoide, o ex-presidente da construtora Ildefonso Colares Filho, o diretor técnico da Engevix, Carlos Eduardo Strauch Albero, e o diretor de contratos da Engevix, Newton Prado, todos presos pela nova etapa da Operação Lava Jato, negaram a existência de um cartel que atuava em contratos da Petrobras. O teor dos depoimentos dos executivos foi divulgado nesta segunda-feira (17) pela Justiça Federal do Paraná. Zanoide e Albero falaram aos policiais no sábado (15); Colares Filho e Prado, no domingo (16).

zanoide

Ao ser ouvido pelos delegados federais na capital paranaense, Zanoide afirmou que não sabia da existência de acordo entre as empresas do setor de infraestrutura para dividir entre si a execução de projetos da estatal do petróleo, com pagamento de propina a executivos da petroleira e partidos políticos. Ainda segundo o diretor-executivo, a Queiroz Galvão jamais pagou suborno a nenhum diretor da Petrobras.

Ex-presidente da construtora, Colares Filho também negou ter conhecimento da existência de um cartel atuando nos empreendimentos da petroleira. "Se existia, ela [a Queiroz Galvão] não participava", enfatizou. "Eu desconheço o 'clube'. Isso não existe", afirmou Colares Filho, referindo-se à expressão relatada por um dos delatores do esquema que era usada pelos envolvidos para definir o cartel.

Questionado sobre se algum diretor da Petrobras havia cobrado propina para firmar contratos com a construtora, Colares Filho foi taxativo: "não, nunca".

Na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que embasou as novas prisões da Operação Lava Jato na última sexta-feira (14), os procuradores da República detalharam depoimentos de dois delatores que afirmam ter pago, ao menos, R$ 154 milhões em propina a pessoas apontadas como operadores do PT e do PMDB dentro da estatal do petróleo. O suborno foi usado para garantir que grandes empreiteiras do país executassem obras bilionárias em, pelo menos, seis projetos da estatal do petróleo.

Segundo os executivos Júlio Camargo e Augusto Ribeiro, da Toyo Setal, algumas empresas formaram um cartel dentro da Petrobras em que cobravam o valor máximo previsto nas licitações e pagavam suborno equivalente a 3% dos contratos. As empreiteiras eram chamadas de "clube" pelo ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque.

Os diretores da Engevix também afirmaram à Polícia que não têm conhecimento do cartel na estatal. Ao ser indagado sobre se sabia do esquema de pagamento de propina de 3% pelas empresas para firmarem contratos com a Petrobras, Albero disse não ter conhecimento dos fatos.

"A minha atuação na empresa começa a partir de quando o contrato está na casa [...] Não tenho conhecimento da existência desses 3%", disse Albero.

Diretor de contratos na Engevix, Newton Prado afirmou que não tem "nenhuma responsabilidade sobre a licitação e negociação de contratos". "A minha atividade inicia a partir da execução do início da execução do contrato [...] Não tenho conhecimento da existência desse cartel", afirmou.

Sobre o pagamento de propina, Prado voltou a dizer que não participa da fase de licitação dos contratos. "Não tenho conhecimento a respeito desse pagamento".

Prado também comentou durante seu depoimento que os sócios da Engevix, Gerson de Mello Almada e Cristiano Kok, firmaram contrato com a empresa GFD Investimentos, de propriedade do doleiro Alberto Youssef, investigada pela Polícia Federal por ter supostamente recebido milhões de reais de construtoras que tinham contratos com a Petrobras. Ele afirmou que não sabe o motivo do contrato firmado entre as empresas.

"Foi um contrato orientado pelos sócios. O objeto do contrato é consultoria em nível estratégico e empresarial que foi prestada no nível dos sócios. Ou seja, seria prestada diretamente aos sócios, não chegando ao nível operacional do contrato, que é onde eu trabalho", disse Prado.

ESCOLA DE CAMPO REDONDO É COMPLETAMENTE RESTAURADA E GANHA SALA MULTIFUNCIONAL

A prefeitura municipal de Campo Redondo reinaugurou, neste sábado (15), a Unidade Escolar Higino Reinaldo, na zona rural do município. A escola que estava sem nenhuma condição de receber seus alunos, devido sua estrutura física estar comprometida, passou por uma ampla reforma. O espaço foi ampliado e ganhou um sala multifuncional, além de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, nova cozinha dentro das normatizações federais e diversas outras mudanças.

CAMPOREDONDO-ESCOLAMIXCAMPOREDONDO-INAUGURACAO-ESCOLA

O prefeito, Alessandru Alves, relembrou de como havia encontrado a escola e de seu sonho e compromisso de colocar aquele espaço em perfeitas condições de uso. “Prometemos e cumprimos! Estou emocionado em ver a Unidade Higino Reinaldo novinha. A escola agora tem novos banheiros, acessibilidade em todo seu espaço, novas salas de aula, água encanada, cozinha nova. Mudamos todo madeiramento e cobertura. Readequamos os espaços, além de diversos equipamentos que adquirimos. Investir na educação é ter a certeza que nossas crianças e adolescentes terão um futuro digno, uma educação de qualidade”,contou.

CAMPOREDONDO-INAUGURACAO-ESCOLA3

A secretária de Educação, Simone Cortez, agradeceu a todos pela parceria e disse que aquele momento era um marco para a educação municipal. “Nossa educação está de parabéns, junto com este momento especial preciso agradecer, aos nossos funcionários, aos alunos, pais, as famílias, aos funcionários que fizeram esta obra, ao nosso prefeito que tem tratado nossa educação como uma verdadeira prioridade. Em especial agradeço a Deus que nos ajuda todos os dias a descobrir sua presença e a realizar o seu plano de amor”.

CAMPOREDONDO-INAUGURACAO-ESCOLA5

O momento teve um brilho especial, pois durante a bênção das novas instalações, as crianças da escola, receberam a primeira eucaristia. O pároco da cidade, Idalmo César, conduziu a celebração, abençoou as crianças e a unidade escolar.

GOVERNADOR ELEITO DO RN PARTICIPA DE REUNIÃO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

robinsonO governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) participa na tarde desta segunda-feira (17) em Brasília de reunião com os presidentes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil. A reunião será no Museu da Abolição e contará com presença do presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes e dos presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados.

Os 27 governadores eleitos receberão um diagnóstico minucioso sobre seis áreas de responsabilidade da União e das respectivas unidades federativas. A ideia da reunião é orientar os novos gestores quanto à transparência, prestação de contas e atenção à verba pública.

PREFEITURA DE CAICÓ CUMPRE DETERMINAÇÃO DO TCE E SUSPENDE GRATIFICAÇÕES PARA ADEQUAÇÕES

untitledA Prefeitura de Caicó publicou na última sexta-feira (14) decreto de número 394/2014, que "suspende" o pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e periculosidade, de todos os servidores municipais (efetivos e comissionados). A medida foi tomada pelo Prefeito Roberto Germano após determinação em termo de Alerta de Responsabilidade da Gestão Fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o Município de Caicó, sob pena de ser enquadrado por crime de improbidade administrativa e ainda da suspensão de recursos federais por parte do tesouro nacional.

O decreto municipal 394/2014 ainda deixa claro que a medida não trata da extinção de qualquer benefício ou gratificação e sim de uma suspensão para adequações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. O mesmo decreto diz ainda que uma Comissão técnica estará reanalisando todas as concessões o que poderá acarretar em cortes definitivos para quem não tem direito e até mesmo inserção para aqueles que tem direito e que hoje não estão recebendo esses benefícios.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; A MAIS NOVA DITADORA

Sem título

A MAIS NOVA DITADORA:

Combateu a ditadura

Foi presa por gente dela,

Mas aquela moça bela

Vem mudando de postura.

Não temos mais abertura

A mídia não tem poder

Quem ousar em escrever

Sobre qualquer mensalão

Recebe depredação

Da milícia do PT.

Por: Primo Poeta.

EQUADOR GANHA NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Sempre investindo no setor de saúde, a Administração Pública Municipal, recebeu credenciamento do Ministério da Saúde para implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Equador-RN.
O núcleo funcionará vinculado às duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município e contará com o apoio de uma nutricionista, uma psicóloga e uma fisioterapeuta.

essa

O NASF tem como responsabilidade central atuar e reforçar diretrizes na atenção à saúde como a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.

RN É PRESTIGIADO DURANTE WORKSHOP NA ALEMANHA

O workshop organizado por uma das maiores operadoras do mundo foi um sucesso. A Thomas Cook (Condor) reuniu mais de 2000 agencias de viagens convidadas e agências TOPs que receberam convite especial, com passagens aéreas e hospedagem pagas pela organização para incorporar ainda mais prestígio ao evento. E o Rio Grande do Norte esteve lá, representado pela secretária estadual de Turismo, Gina Robinson.

Foto 2

No balcão do Brasil, o estado do RN recebeu grande procura. O gerente de Produto Senior da Thomas Cook, Roland Junker, externou sua satisfação pelo Estado potiguar ter comparecido, haja vista a ausência de Pernambuco e Ceará. Gina Robinson, junto à representação da EMBRATUR, atenderam, tiraram dúvidas e constataram o interesse dos alemães pelo RN, não somente pelo sol e mar, mas mostraram curiosidade em outras áreas, como esportes, história, cultura, etc. Na ocasião os agentes receberam material promocional do Estado. E para aqueles que participavam de uma pesquisa, eram entregues kits do RN sustentável.

Os alemães costumam ficar 15 dias no destino. E esse turista sempre foi foco da secretária, mesmo enquanto gerente de Promoções Internacionais da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur). “Sempre acreditei e ainda aposto nesse potencial do turista alemão, sempre muito simpático ao Rio Grande do Norte. Dessa maneira, achei importantíssima a presença do RN essa semana na Alemanha”, opina Gina Robinson.

Foto 4

A secretária aproveitou a viagem para também fazer visita de cortesia à vice-governadora do estado alemão Renânia Palatina, Eveline Leink, que confirmou presença em Natal em abril de 2015, e esteve reunida com a gerência da TAP na Alemanha para definir os últimos detalhes do Fam Trip para Natal, quando recebeu a boa notícia que o mesmo acontecerá ainda este ano. A viagem de Gina Robinson para Alemanha foi possível graças à parceria com a Fecomércio-RN e a ABIH-RN.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...