6 de janeiro de 2017

BLITZ DA OPERAÇÃO LEI SECA AUTUA 42 E APREENDE DROGA NO LITORAL DO RN

A fiscalização sistemática e o trabalho de segurança preventiva desenvolvido pelo Detran/RN por meio da Operação Lei Seca conseguiu evitar que 42 motoristas circulassem sob efeito de álcool na madrugada dessa sexta-feira (06). A blitz montada logo após a ponte da praia de Pirangi sentido Búzios, zona Sul, abordou dezenas de condutores e autuou administrativamente por desrespeito a Lei Seca 42. 
 
 
 
 
 
 
 
 
A ação resultou ainda na apreensão de uma quantidade de maconha e de um aparelho conhecido como "chavador", que serve para triturar e prensar o entorpecente para consumo. O material estava na posse de um motorista que conduzia um veículo blindado. 
 
 
 
 
Os policiais realizaram uma busca completa no veículo e nos ocupantes, mas nenhuma outra irregularidade foi encontrada. Durante a fiscalização os policiais ainda encontraram irregularidades em cinco veículos, que foram apreendidos e guinchados para o pátio de automóveis apreendidos do Detran. Agora para seram liberados os proprietários devem sanar todas as auterações notificadas pela equipe de fiscalização.
 
 
 
  
Outro ponto que fortaleceu o trabalho preventivo e repressivo conduzido pela Operação Lei Seca foi o apoio dos policiais militares do Comando de Policiamento Roviário Estadual (CPRE), que organizou uma blitz no mesmo horário no posto rodoviário de Pium, no sentido Natal. 
 
 
 
 
De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva, as blitzen alcançaram êxito, já que no mesmo dia e horário da fiscalização estava acontecendo uma grande festa no litoral onde foram montadas as fiscalizações e não foi registrado nenhum acidente de trânsito envolvendo condutores alcoolizados. "Mais uma vez cuprimos nosso dever de zelar pela segurança no trânsito e do cidadão", comentou.  

PREFEITURA DE CAICÓ ESTÁ REABASTECENDO UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE


A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, está reabastecendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS), priorizando nesse primeiro momento as comunidades mais carentes que estavam com os estoques praticamente zerados.

 
 
Conforme preconiza o ministério da Saúde, a farmácia de uma UBS é fundamental para distribuição, mediante atendimento anterior, medicamentos essenciais voltados para a assistência ambulatorial.

 
 
Começamos pelos bairros mais carentes, onde as pessoas têm maior dificuldade para adquirir o seu remédio. Contudo, chegaremos a todos os postos”, disse o prefeito de Caicó, Batata Araújo (PSDB).





ICEBERG GIGANTE AMEAÇA SE DESPRENDER DA ANTÁRTIDA E GERA PREOCUPAÇÃO

Um gigantesco iceberg - que seria um dos dez maiores do mundo - pode se desprender a qualquer momento da Antártida, dizem cientistas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma imensa rachadura na plataforma de gelo Larsen C cresceu de tal forma em dezembro que agora apenas 20 km de gelo impedem o imenso bloco de 5 mil km² (o equivalente a 500 mil campos de futebol ou à área do Distrito Federal) de se soltar.
 
 
 
 
A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.
 
 
 
 
Cientistas do País de Gales afirmam que o desprendimento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura.
 
 
 
 
A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta do oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.
 
 
 
 
Os pesquisadores vêm acompanhando a rachadura na Larsen C por muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de colapsos das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.
 
 
 
No ano passado, cientistas britânicos afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente.
 
 
 
 
Mas, em dezembro, o ritmo avançou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.
 
 
 
 
Dessa forma, segundo os pesquisadores, o que se tornará um gigantesco iceberg está por um triz de se soltar - apenas 20 km o prendem à plataforma.
 
 
 
 
"Se o iceberg não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado", diz à BBC Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no País de Gales, responsável pela pesquisa.
 
 
 
 
Os cientistas dizem, no entanto, que o fenômeno é geográfico e não climático. A rachadura existe por décadas, mas cresceu durante um período específico.
 
 
 
 
Eles acreditam que o aquecimento global tenha antecipado a provável ruptura do iceberg, mas não têm evidências suficientes para embasar essa teoria.
 

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ CONVOCA SERVIDORES MUNICIPAIS PARA O RECADASTRAMENTO DE DADOS

A Administração Municipal de Jardim do Seridó está convocando os servidores públicos da administração direta para o recadastramento e atualização dos seus dados. O período para realização vai de 09 a 13 e de 16 a 20 de janeiro de 2017, conforme cronograma.
 
 
 
 

O servidor deve procurar à Comissão de Recadastramento, situada na sede da Prefeitura Municipal, Solar Padre Justino, Rua Coronel Felinto Elísio, Centro, com cópias e originais dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Comprovante de residência atualizado, certidão de casamento, quando for o caso, Certidão de nascimento dos filhos, quando for o caso e Comprovante de Cadastro no PIS-PASEP.
 
 

 

 
 
 
 

MAIS DE 30 PRESOS SÃO MORTOS EM PENITENCIÁRIA DE RO

Ao menos 33 presos morreram na madrugada desta sexta-feira (6) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Roraima, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com nota da secretaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Polícia Militar (PM) e Canil estão na unidade que fica na BR-174, na zona Rural de Boa Vista. Um agente penitenciário, que não quis se identificar, disse que as mortes ocorreram por volta das 2h30 (4h30 de Brasília).
 
 
 
 
 
A entrada da unidade foi isolada na manhã desta sexta. Ao menos três estrondos foram ouvidos na parte externa do presídio por volta das 9h (11h de Brasília).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse em entrevista coletiva nesta sexta que a matança em Boa Vista “não é aparentemente uma retaliação do PCC em relação à Família do Norte”, relembrando o massacre ocorrido no Amazonas nesta semana. Ainda segundo o ministro, "nesse presídio houve a separação da facção, então todos eram da mesma facção, todos eram ligados ao PCC”.
 
 
 
 
 
Alexandre de Moraes também disse que informações preliminares davam conta de que três dos mortos eram condenados por estupro.E os demais eram rivais internos e, segundo informações iniciais, haviam traído os demais. Era um acerto interno, o que não retira em momento algum a gravidade”, disse ele. O ministro também falou que nesta tarde viaja para Boa Vista para acompanhar a situação no estado.
 
 
 
 
 
Equipes do Instituto Médico Legal (IML) chegaram à unidade por volta de 8h25 (10h25 de Brasília) para a retirada dos corpos.
 
 
 
 

Dezenas de familiares de presos foram para a frente à Penitenciária Agrícola em busca de informações dos detentos mortos.  Os parentes relataram ter ficado sabendo das mortes pela imprensa e redes sociais.

GOVERNO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE INVESTIMENTOS DE RETORNO SOCIAL

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira participa nesta sexta-feira (6), em São Paulo, de uma reunião com a equipe do Laboratório de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas para conhecer detalhes do Social Impact Bonds (SIB), mecanismo financeiro no qual uma entidade do setor público celebra um contrato com investidores sociais, com base em resultados de impactos sociais específicos.  Pelo plano, o investidor só recebe retorno financeiro se os resultados sociais do projeto forem alcançados. Do contrário, o poder público não desembolsa qualquer recurso.
 
 
 
 
O debate sobre os impactos e as consequências do SIB para o Rio Grande do Norte já foi iniciado no âmbito do projeto Governança Inovadora e será aprofundado em abril, quando o Governo vai reunir representantes dos demais Poderes, dos órgãos de fiscalização e de segmentos organizados da sociedade para discutir esse novo mecanismo de financiamento.   
 
 
 
 
O encontro entre o Governo do RN e a Fundação Getúlio Vargas foi intermediado pela professora da FGV Regina Pacheco, que também solicitou informações sobre a plataforma Target, sistema de monitoramento utilizado pelo Governo para acompanhar os projetos prioritários do Estado. A apresentação da plataforma foi realizada pelo secretário Gustavo Nogueira.   
 
 
 
 
O modelo SIB já é aplicado em projetos de reincidência de detentos no Reino Unido. Há experiências também nos Estados Unidos, Portugal e Moçambique.
 
 
 
 
Para o secretário da SEPLAN Gustavo Nogueira, o Rio Grande do Norte precisa estar atento aos novos modelos de parceria aplicados no mundo que reduzam os riscos para o Estado e ampliem as possibilidades de melhoria para a população. “Trata-se de um mecanismo financeiro que já vem sendo utilizado em alguns países do mundo e está chegando ao Brasil. Há experiências acontecendo e algumas discussões estão acontecendo. Iniciamos de forma preliminar um debate no escopo do projeto Governança Inovadora e viemos conhecer mais detalhes desse sistema em São Paulo. Precisamos entender melhor como esse modelo de financiamento funciona na prática para ampliar nossas possibilidades de garantir investimentos com segurança, gerando valor público para a sociedade através de mais qualidade de vida”, afirmou.  

PREFEITURA SUSPENDE CONTRATO QUE DAVA CONCESSÃO PARA USO DO CONCEIÇÃO PALACE HOTEL EM JARDIM DO SERIDÓ

O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan, autorizou a Procuradoria Jurídica do Município a estudar o contrato do prédio onde funciona o Hotel, e o corpo de procuradores entendeu que o contrato firmado na gestão anterior é lesivo ao patrimônio municipal, uma vez que o comodatário faz uso comercial do espaço sem nenhuma retorno financeiro para o município.
 
 
 
 
 
 
 
 
Diante de tal constatação, baixou um decreto anulando o contrato firmado com o senhor Antônio Serafim de Lima Filho, e o mesmo terá no prazo de quinze dias, após receber a notificação, para a desocupação do prédio público municipal.
 
 
 
O que mais chamou atenção, é que o contrato firmado não obedeceu às regras do edital de licitação onde se previa um aluguel de três mil e quinhentos reais em favor do município e que tal contrato firmado no inicio de março de 2016 só foi publicado no diário oficial no dia 21 de novembro de 2016, após o período eleitoral”, disse o prefeito.
 
 
 
Do Blog: Ao povo o que é do povo! Ramo de hotelaria é para a iniciativa privada. Parabéns prefeito!

HOMEM MORRE E ESPOSA FICA FERIDA A BALA NO RN

Um homem identificado como “João de Camilo”, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, (05), em Areia Branca/RN.  Além da vítima fatal, sua esposa, “Teteca”, também foi baleada, mas, a mesma sobreviveu, após ser atingida por dois tiros nas pernas. 
 
Segundo testemunhas, o casal foi baleado por uma dupla que chegou ao local em uma moto. Ninguém foi preso. A polícia investiga o caso.

QUADRILHA EXPLODE BANCO NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA, (06), EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

Uma quadrilha fortemente armada, invadia mais uma cidade do RN, desta vez, na cidade de Cerro Corá no Seridó, onde o silêncio da madrugada foi rompido pelo estampido de balas e explosões, que destruíram a agência do Banco Bradesco.
 
 
 

 
 
Segundo moradores, na madrugada, os bandidos invadiram a cidade na madrugada desta sexta-feira, (06), e saíram atiraram para todos os lados, deixando prédios comerciais e residenciais crivados de bala, deixando a população apavorada. Ninguém foi preso até o momento.

VICE-PREFEITO REPRESENTA BATATA NA ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO SERIDÓ

O vice-prefeito de Caicó, Marcos do Manhoso (PP), representou o prefeito Batata Araújo (PSDB) na eleição da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, nesta quinta-feira (05). Em virtude de uma audiência em Natal com o governador Robinson Faria, Batata não participou da eleição.
 
 
 
 

 
 
 
O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista foi eleito presidente da AMS. A vice-presidência ficou com o prefeito de São Fernando, Polion Maia e a secretaria com o prefeito de Caicó, Batata Araújo. A escolha foi por consenso.
 
 

A Associação dos Municípios do Seridó Ocidental é integrada pelos prefeitos Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Batata Araújo (Caicó), José Morgânio Medeiros Paiva (Ipueira), Valdir de Medeiros Azevedo (Jucurutu), Elídio Araújo de Queiroz (Jardim de Piranhas), Polion Maia (São Fernando), Lydice Araújo de Medeiros Brito (São João do Sabugi), Maria Dalva Medeiros de Araújo (São José do Seridó) e Sérgio Fernandes de Medeiros (Serra Negra do Norte).

TRISTE! 'NÃO AGUENTO VER PASSAR FOME', DIZ MÃE EM BILHETE AO ABANDONAR FILHOS DE 1 E DE 3 ANINHOS EM SC

 
 
 
 
Crianças foram deixadas com mochila e carta em quintal de casa em Camboriú (Foto: Reprodução/RBSTV)
 
 
 
 
Conforme relatos, a mãe abriu o portão de uma casa, colocou os filhos do lado de dentro e foi embora. Um casal que estava no imóvel chamou a Polícia Militar. Com as crianças, havia também mamadeiras, fraldas, certidão de nascimento, carteira de vacinação e encaminhamentos médicos - o menino seria epiléptico.
 
 
 
 
Na carta, a mãe pediu que as crianças fossem encaminhadas ao Conselho Tutelar.  "Por favor, chame o Conselho Tutelar. Não aguento mais ver meus filhos passar fome". De acordo com o conselheiro tutelar Diego Raphael Rocha Pereira, as crianças estavam sujas e tinham piolhos, mas sem sinais de agressões.
 
 
 
 
Mãe deixou bilhete em que afirma não aguentar mais ver filhos passando fome (Foto: Reprodução/RBSTV)
 
 
 
Pelos documentos, a polícia conseguiu identificar os familiares das crianças, filhas de pais diferentes. Eles, assim como a mãe, têm passagens por furto e tráfico de drogas. A mulher vai responder por abandono de incapaz.
 
 
 
 
As crianças foram levadas para um abrigo. Elas deverão ser encaminhadas para adoção, mas o processo deve demorar pelo menos 6 meses.
 
 
Foto: Reprodução/RBSTV.

VIVALDO VISITA SERRA NEGRA DO NORTE NOS PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO DO PREFEITO SERGINHO

No mês de janeiro o deputado Vivaldo Costa (PROS) tem visitado alguns amigos e lideranças em várias cidades e regiões do estado. Na manhã desta quinta-feira (5) o parlamentar esteve no município de Serra Negra do Norte. Em seus primeiros dias de governo o prefeito Serginho (PSDB) recebeu o Papa Jerimum que circulou por diversas repartições. Em forma de agradecimento eles foram a matriz de Nossa Senhora do Ó.
 
 
 
 
 
 
 
 
Vivaldo apresentou recentemente emenda parlamentar no valor de 200 mil reais destinados a Serra Negra do Norte. Durante a visita o deputado, que também é médico, aproveitou para fazer ambulatório recebendo alguns pacientes. O deputado estava acompanhado do médico Tadeu, da ex-vereadora Maria Otília, além do prefeito Sergio Fernandes. “Nossa visita a Serra Negra do Norte, foi para confirmar o que o prefeito Serginho já sabe: que pode contar com nosso mandato. Fico feliz em voltar a esta terra ao lado de um amigo, que hoje com a força do povo é prefeito. Cheio de energia deverá fazer uma revolução administrativa”, contou o parlamentar.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...