9 de julho de 2018

EM DEPOIMENTO, HENRIQUE DEFENDE CUNHA E CRITICA “CRIMINALIZAÇÃO DA POLÍTICA”

Durante depoimento ao Juiz Francisco Eduardo Guimarães, titular da 14ª Vara da Justiça Federal, nesta segunda-feira, 9, o ex-deputado e ex-presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (MDB) voltou a negar qualquer envolvimento em várias acusações a ele imputadas no âmbito da Operação Manus. E aproveitou para lamentar o que qualificou como “criminalização da política”, que seria, segundo Henrique, “prejudicial à democracia”.










A Operação Manus, como ficou conhecida a denúncia de suposta lavagem de dinheiro e organização criminosa, também envolve o ex-presidente da Câmara dos Deputados imediatamente posterior a Henrique, Eduardo Cunha (MDB). Sobre Cunha, que o sucedeu na presidência da Câmara dos Deputados, Henrique o definiu como “amigo verdadeiro” e voltou a chorar durante algumas passagens do depoimento, que teve início às 9h20m sem hora para terminar.





Atualmente o ex-ministro está em prisão domiciliar, após ter passado quase de 11 meses detido na Escola da Polícia Militar, em Natal. Ao longo da oitiva, Henrique respondeu longamente à maioria das questões propostas pelo Juiz Francisco Eduardo Guimarães, negando todas as acusações a ele imputadas pelo Ministério Público. Entre elas, a de que teria agido junto ao Tribunal de Contas da União para que o BNDES liberasse as parcelas para a construção do estádio Arena das Dunas.






O juiz quis saber se procedia a versão segundo a qual Henrique teria dito que iria “pra cima” do TCU para resolver o problema e teve como resposta que todos os Ministros do órgão foram relacionados pela defesa do ex-deputado para desmentir essa versão.






Depois, Henrique passou a negar sistematicamente recebimento de contribuições de campanhas das empreiteiras OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez em atenção a “contrapartidas” negociadas com as empresas em questões pontuais ligadas à privatização de aeroportos, às obras da Arena das Dunas, ao porto de Maravilha, no Rio, operações ilícitas que teriam rendido repasses para as campanhas do ex-deputado superiores a R$ 5 milhões.






No último dia 4, Henrique virou réu em um processo que apura se ele lavou dinheiro ilícito desviado de uma obra do Rio de Janeiro conhecida como Porto Maravilha para uma offshore e, desta, para contas em paraísos fiscais. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.





O Juiz também quis saber da participação de Henrique na tentativa da Odebrecht de obter do então candidato ao governo do RN, em 2014, privatização da Caern caso fosse eleito. Para todas as questões, ele alegou que ouviu as demandas, mas jamais se comprometeu com elas.





E sobre os recursos recebidos à título de doação de campanha, afirmou que todas elas foram legais e registradas, envolvendo uma coligação de 17 partidos que o apoiavam na sucessão para o governo do RN.





À certa altura, Henrique afirmou que dedica “todo respeito e paciência democrática” às interpretações do Ministério Público e condenou a generalização “criminosa” que vem sendo dado à política.

BEBÊ É ABANDONADA AINDA COM CORDÃO UMBILICAL DENTRO DE SACO PLÁSTICO NO RN

Uma bebê foi achada viva dentro de um saco plástico neste domingo (8) na Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a criança ainda estava com o cordão umbilical e a placenta quando foi encontrada por moradores. 











Segundo a PM, a recém-nascida foi abandonada na rua Risomar Correia dos Santos, no conjunto Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. Moradores ouviram o choro da criança e acionaram a polícia e o Samu. A equipe levou a criança para o Hospital Santa Catarina, também na Zona Norte da capital. 





A bebê está recebendo o tratamento apropriado na UTI Neonatal do hospital e será acompanhada pela Vara da Infância e Juventude, que pretende encontrar a família da criança.

VACA CAI DE TELHADO E DANIFICA ESTRUTURA DE CASA EM SC

Na manhã desta segunda-feira (9), uma vaca caiu do telhado de uma casa na Avenida das Torres, em São José, na Grande Florianópolis. 








O animal pastava em um terreno baldio quando foi parar no telhado da residência, que fica no mesmo nível do terreno. A vaca ficou lá por um tempo até que os moradores ouviram o barulho e chamaram os bombeiros. 





Assustado, o animal começou a se debater até escorregar por entre as telhas de amianto. Apesar da queda, a vaca não ficou ferida nem os moradores da casa. Agora, ela aguarda a chegada do dono.



Fonte: G1/SC.

MAIS QUATRO MENINOS SÃO RETIRADOS DE CAVERNA NA TAILÂNDIA NO 2º DIA DE RESGATE

Mais quatro meninos foram retirados da caverna Tham Luang, na Tailândia, subindo para oito o número de resgatados, na manhã desta segunda-feira (9), 2º dia das operações de salvamento. Cinco pessoas ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho.








Os quatro garotos passam bem e foram levados para o hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna. Inicialmente, o governo tinha previsto a retirada de três meninos neste segundo dia de resgate, mas, com base no sucesso da operação do domingo, mais quatro foram trazidos à superfície nesta segunda.

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS, DE 09 A 14 DE JULHO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 09  a 14 de Julho.
 
 
 
 
 
 
 
 

LADRÕES TENTAM ARROMBAR COFRE DE BANCO NO INTERIOR DO RN

Criminosos tentaram arrombar o cofre de uma agência do Bradesco, em Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, na noite deste sábado (07). De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes quebraram uma parede e chegaram até o cofre, mas não conseguiram levar o dinheiro. A polícia e a gerência do estabelecimento foram acionados após uma denúncia. 








Quando a equipe da polícia chegou ao local, os criminosos já haviam escapado, deixando para trás equipamentos usados no arrombamento, como um pé de cabra. A PM ainda fez buscas, mas ninguém foi preso.

EM LADO DE FAMILIARES E AMIGOS, MANOEL DE BRITO COMEMORA 90 ANOS DE VIDA

Apesar de ser detentor de uma simplicidade ímpar, o grande ilustre Seridoense, de Jardim do Seridó, Dr. Manoel de Brito, viveu momentos de muita festa, junto aos familiares, colegas de trabalho e amigos, durante a comemoração dos seus 90 anos








Muito respeitado e querido por todos, o aniversariante foi homenageado por colegas de trabalho da Escola Doméstica e da Faculdade UNI-RN, que organizaram uma confraternização na sexta-feira, (06). Já no Sábado, (07), o Dr. Manoel de Brito recebeu familiares e amigos em um almoço comemorativo aos seus 90 anos.






Do Blog: Merece todas as homenagens possíveis e imagináveis. Parabéns “Seu Manoel”!

RECOMEÇA OPERAÇÃO DE RESGATE DE MENINOS QUE SEGUEM PRESOS EM CAVERNA NA TAILÂNDIA

A operação de resgate dos meninos e um treinador de futebol que seguem presos em uma caverna inundada no norte da Tailândia recomeçou nesta segunda-feira (9), após uma longa pausa. No domingo, quatro dos 12 garotos foram retirados da montanha, depois de 15 dias encurralados na escuridão e no interior da gigantesca gruta. 








Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo (8) retornaram à caverna nesta segunda. No entorno da montanha, ambulâncias e helicópteros esperam pelos garotos. 




A estratégia e trazer ao menos outros três adolescentes hoje.




Os adolescente resgatados ontem foram levados para o hospital da província de Chiang Rai e, segundo a "BBC", estão em "perfeitas condições", segundo a BBC. Os nomes dos meninos não foram confirmados oficialmente. 

JOVEM DE 17 ANOS É MORTA COM TIRO NA CABEÇA NO INTERIOR DO RN

A adolescente, Vitoria Filgueira Moreira, de 16 anos, foi encontrada morta com um tiro na cabeça. O corpo foi encontrado por populares que passavam às margens da RN 015, na manhã deste domingo, na zona rural de Mossoró.


 

A Jovem estava com as mãos amarradas com uma blusa e tem tatuagens de rosas nas costas, uma tatuagem de fênix no quadril e outra na panturrilha de uma borboleta e estava sem documentos de identificação.

“TADINHO”! LADRÃO ANUNCIA ASSALTO, PASSA MAL E MORRE DENTRO DE PADARIA EM SP

Depois de anunciar um assalto a uma padaria em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, um homem sofreu um mal súbito e morreu, na manhã deste domingo (8). Ele estava com um comparsa, que chegou a render clientes, por volta das 7h.




Segundo testemunhas, no momento da investida, o rapaz caiu no chão já sem vida. Assustado, o outro assaltante saiu correndo. Até o momento, ele não foi preso.

TRAGÉDIA! FORTES CHUVAS DEIXAM QUASE 100 MORTOS E DEZENAS DE DESAPARECIDOS NO JAPÃO

As fortes chuvas registradas no sudoeste do Japão deixaram pelo menos 93 mortos e 58 desaparecidos, o que representa uma das piores catástrofes naturais no país dos últimos anos, segundo informaram nesta segunda-feira (9) as autoridades locais. 










As precipitações recordes registradas desde quinta-feira (5) passada no arquipélago japonês afetaram sobretudo as cidades de Hiroshima e Ehime, onde as inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas arrasaram milhares de casas e deixaram vários povoados completamente isolados. 





Soldados das Forças de Autodefesa (Exército), da Polícia e dos bombeiros continuam hoje com as operações de resgate de pessoas refugiadas em terraços e tetos de casas que ficaram inundadas, ao mesmo tempo que prossegue a busca por 58 desaparecidos, segundo informou a emissora estatal "NHK". 





Em Hiroshima (oeste), pelo menos 39 pessoas morreram em acidentes relacionados com as fortes chuvas e outras três ficaram gravemente feridas, enquanto em Ehime (ilha de Shikoku, sudoeste) foram registradas 22 mortes, segundo os últimos dados divulgados por representantes das localidades afetadas. 




As autoridades japonesas chegaram a recomendar a evacuação de 5,9 milhões de cidadãos de 19 cidades durante o fim de semana, e na véspera mais de 30 mil pessoas passaram a noite em refúgios, segundo dados do governo.

PRESIDENTE DO TRF-4 DETERMINA QUE LULA DEVE CONTINUAR PRESO

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, determinou na noite deste domingo (8) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continue preso e que o processo retorne ao relator dos casos da Lava Jato na Corte, desembargador federal João Pedro Gebran Neto. 






"Nessa equação, considerando que a matéria ventilada no habeas corpus não desafia análise em regime de plantão judiciário e presente o direito do Des. Federal Relator em valer-se do instituto da avocação para preservar competência que lhe é própria (Regimento Interno/TRF4R, art. 202), determino o retorno dos autos ao Gabinete do Des. Federal João Pedro Gebran Neto, bem como a manutenção da decisão por ele proferida no evento 17", destacou Thompson Flores no despacho. 


 

A discussão teve início com a decisão do desembargador federal plantonista do TRF-4 Rogério Favreto, que mandou soltar Lula na manhã deste domingo, o que ocasionou uma sequência de decisões divergentes envolvendo a soltura do ex-presidente. 




Favreto é desembargador plantonista e já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal.




Em setembro de 2016, durante votação da Corte Especial do TRF-4, ele foi o único que votou a favor da abertura de um processo administrativo disciplinar contra Moro e por seu afastamento cautelar da jurisdição, até a conclusão da investigação. 




O juiz Moro está em férias, mas, segundo a assessoria da Justiça Federal do Paraná, "por ser citado como autoridade coatora no habeas corpus, ele entendeu possível despachar no processo". 




O presidente do TRF-4 explicou em sua decisão que o plantão judiciário não se destina ao exame de um pedido já apreciado pela Corte. Assim, determinou que a Polícia Federal se abstenha de modificar a decisão colegiada da 8ª Turma do TRF-4. 



Do Blog: Uma tentativa de golpe judiciário frustrada.  

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...