18 de maio de 2014

GARGALHEIRAS TEM ÁGUA APENAS PARA 4 MESES DE ABASTECIMENTO

imagesO mês de maio se aproxima do fim e com ele vai embora as esperanças do sertanejo potiguar. O inverno deste ano no semiárido nordestino, apesar de classificado como normal pela meteorologia, não foi capaz de encher os reservatórios d’água no interior do Rio Grande do Norte a índices satisfatórios. A chuva mudou a paisagem em alguns municípios, melhorou o nível de alguns mananciais, mas o cenário ainda preocupa.

Mesmo com as precipitações registradas ao longo dos últimos meses, mais da metade dos açudes monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está com o nível abaixo dos 20% da capacidade total. Índice considerado crítico pelos especialistas. Além disso, nove cidades convivem com colapso no abastecimento e outros 159 municípios estão em estado de emergência devido à situação climática desfavorável.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D’arc Medeiros, o Estado está em alerta. Ela reconhece que as chuvas ajudaram a recuperar alguns açudes, mas reservatórios importantes como o Gargalheiras, Itans e o açude de Pau dos Ferros quase não acumularam água no último quadrimestre.


Em Acari, o açude Gargalheiras, que tem capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água, está com o volume de 4.351.712 metros cúbicos, o que representa 9,80% de sua capacidade total. Com vazão de 150 liros por segundo, a estimativa da Semarh é a de que o açude suporte mais quatro meses de abastecimento para os municípios de Acari e Currais Novos.


O Açude Itans, localizado em Caicó,  é outro reservatório em situação alarmante.  O açude está com 16,29% da capacidade, ou seja, 13.320.000 metros cúbicos. Água que, segundo a Emparn, suporta abastecer as cidades atendidas pelo açude até janeiro do próximo ano.

JOVEM DE 17 ANOS MORRE VÍTIMA DE BALA PERDIDO EM PARELHAS

FOTO VITIMA PARELHASAtingido na cabeça por uma bala “perdida”, o jovem de apenas 17 anos, Luan Jackson Alves de Lima não resistiu ao ferimento e morreu quando ainda era levado de Parelhas para Natal.

Luan estava na praça da rodoviária de Parelhas na noite deste sábado, (17), quando um elemento ainda não identificado tentou acertar outra pessoa, mas errou seu alvo e atingiu o jovem.

A vítima morreu dentro de uma ambulância. O corpo foi removido para o ITEP/Caicó. A polícia procura o acusado.

FÁBIO FARIA PARTICIPA DE SEMINÁRIOS DO PSD E PT NO TRAIRI E POTENGI

O deputado federal Fábio Faria (PSD) acompanhou o vice-governador Robinson Faria (PSD) e a deputada Fátima Bezerra (PT) nos encontros regionais promovidos pelos dois partidos neste sábado (17), em Santa Cruz e São Paulo do Potengi. As reuniões também tiveram a presença do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), prefeitos, vereadores e lideranças políticas de quase 20 municípios das regiões Trairi e Potengi.

170514santacruz

Importantes debates sobre as potencialidades e dificuldades enfrentadas por esses municípios, informações que nos possibilitarão a construção de um projeto mais eficiente, em sintonia com o povo, seus anseios e impressões”,disse Fábio Faria.

Na reunião de Santa Cruz, estiveram presentes também representantes de Japi, Acari, Lajes Pintadas, Campo Redondo, São Bento do Trairi e Sítio Novo. Durante o encontro em São Paulo do Potengi, lideranças também de São Tomé, Senador Elói de Souza, Bom Jesus, Santa Maria, Barcelona, Riachuelo, Caiçara do Rio dos Ventos e Apodi.

MOTORISTA PERDE CONTROLE DE KOMBI E CAI NO MAR

O motorista de uma perua Kombi perdeu o controle do veículo e caiu no canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, próximo ao armazém 12.

Veículo caiu no mar em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Reprodução / TV Tribuna)

De acordo com informações da Capitania dos Portos, quatro pessoas estavam dentro do veículo no momento do acidente. Uma das pessoas que estava no veículo sofreu ferimentos leves e foi encaminhada até a Unidade de Saúde mais próxima, onde foi medicada e liberada em seguida. Os trabalhos para a retirada da Kombi foram realizados no início da tarde deste sábado (17), com a ajuda de um guincho.

Foto: Reprodução / TV Tribuna.

LIDERANÇAS PARTICIPAM DOS SEMINÁRIOS DO PT E PSD NESTE SÁBADO

Lideranças das regiões Potengi, Trairi e Agreste participaram neste sábado (17) dos seminários regionais do PT e PSD nas cidades de Santa Cruz e São Paulo do Potengi. Pela manhã, os líderes dos partidos abriram o diálogo com os integrantes do Trairi, ouvindo os desafios e debatendo as potencialidades de Santa Cruz e região. Durante o seminário, o presidente do PSD local e ex-prefeito Péricles Rocha e vereadores destacaram os principais desafios na saúde, educação e questões locais.

SAM_4078

A tarde, a quinta edição do seminário regional foi debatida em São Paulo do Potengi com participação do prefeito Naldinho (PSD), do vice-governador Robinson Faria (PSD), do deputado federal Fábio Faria (PSD), da deputada Fátima Bezerra (PT), do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), do presidente do PT, Eraldo Paiva, vereadores e lideranças.

IMG-20140517-WA0117IMG-20140517-WA0134 

As reuniões intituladas “Encontros regionais: construindo um novo Rio Grande do Norte” tem como objetivo debater os desafios e potencialidades de cada região e construir um projeto político-administrativo para o Rio Grande do Norte.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...