22 de outubro de 2012

O CENÁRIO POLÍTICO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN

“Jardim do Seridó, situada na Microrregião do Seridó Oriental e Mesorregião Central Potiguar, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, comporta uma realidade política que, desde alguns anos, passa por transformações, em virtude do contingente de eleitores estar, a cada dia, se manifestando de forma cada vez mais heterogênea. Traçar o perfil do seu eleitorado, perante as mudanças verificadas no seu quadro social não é tarefa das mais simples. No entanto, pode-se perceber, num relance, através dos movimentos e dos posicionamentos dos munícipes, que a antiga credibilidade atribuída aos governantes do poder público já não goza do mesmo respaldo.

clip_image001

O cidadão quer se promover, tanto quanto os seus gestores e, nesse contexto, chega-se a perceber níveis de atitude tão divergentes quanto as posturas assumidas pela mentalidade popular. A decepção das massas perante as atitudes que regem os poderes dominantes é o grande fator responsável pela evasão dos direitos e, consequentemente, das esperanças num futuro melhor.

Em outras palavras, se, por um lado, o protecionismo paternalista do passado não mais encontra ressonância nos anseios da população, por outro lado, as ideologias partidárias já se encontram bastante enfraquecidas, pelo descrédito que assola, desde os mais altos escalões da política, em nível nacional, até o contexto municipal das prefeituras.

O mau desempenho nos mandatos tem implantado a dúvida, o descrédito, a proliferação das demagogias, de tal modo que, no desenrolar da realidade política, resta ao cidadão, muitas vezes, unicamente aceitar o seu quinhão de favor, por quatro anos de desmando, ou seja, de desrespeito ao que, um dia, já esteve impresso na mente das pessoas como um sonho, um ideal, ou o que mais se deseje, em termos de confiança num futuro melhor para os seus filhos e os filhos dos filhos: O futuro nas mãos de um governante.

Diante do panorama das oligarquias, dos conchavos e dos acertos dissimulados, atuantes na prática das licitações, o próprioconceito de política assume sentidos por demais diversificados, gerando um padrão de pensamento tão deturpado que propõe, num mesmo patamar ético, o lícito e o ilícito.

Desse modo, torna-se impossível focar o olhar para uma realidade particularizada, desconsiderando a conjuntura de miséria, tão mal disfarçada, principalmente porque o próprio poder já delegou sua supremacia a tantas facções que, o que se poderia chamar de democracia não passa de uma ilusão compartilhada, nos moldes de um big brother.

Surgem então os questionamentos: Como depositar esperanças nas propostas que, para ludibriarem do melhor modo, já pertencem à agenda dos marqueteiros, munidos do melhor photoshop e de todos os artifícios postos para transformar o pleito num lance de sedução?

De que modo a população poderia ter acesso à transparência nas gestões, se a própria linguagem jurídica que, muitas vezes, defende as suas improbidades, está apontada para níveis de entendimento que escapa à ótica do cidadão mais comum?

Neste cenário, o cinismo é o fator comum que governa e, como medida de retorno, torna-se uma arma de desagrado na mão daqueles que comparecem às urnas eletrônicas; um poder de resposta pautado na mesma atitude que lhes desampara, revelado em resultados antagônicos, conduzidos pela compra e venda do voto.

A solução para este quadro de terrível desolação estaria mesmo na mão de um mero cidadão comum?

Quem, dentre os governantes, seria capaz de se comprometer com as diferentes camadas sociais, nos moldes do discurso do Imperador Romano Carlos Magno? Que programa político resistiria perante as suas propostas?

Para repousar a mente numa breve pausa, contemplemos este complexo pano de fundo, onde a verdade já não trilha o mesmo caminho, desde que as emendas políticas abriram todas as fendas possíveis da linguagem para a defesa dos réus e assim, por ordem de um “consenso”, cada peça desempenha o seu movimento neste imenso “tabuleiro de xadrez”, em que as estratégias se auto justificam a partir de golpes e mais golpes, por uma mera falta de consciência a longo prazo.

Jardim do Seridó, portanto, encontra-se permeada, em seu cenário político, por todas as mazelas comuns à crise gerada pela negação dos valores passados geração após geração, valores esses que foram diluídos, ou, por que não dizer, triturados pela vulgaridade veiculada através de uma mídia perversa e desestruturante, apesar de toda a sua pseudo pós modernidade.

É através de todo esse arcabouço, utilizado pelos meios de comunicação de massa, que se assiste, dia após dia, a perda da identidade, nos mais variados níveis: Moral, social, familiar e, enfim, individual.

Nesse contexto desolador, analisado de modo tão aparentemente pessimista, os nossos referenciais mais caros estão fatalmente comprometidos, fadados a desaparecer nessa tremenda corrente materialista que instrumentaliza, impiedosamente, a pessoa humana, reduzindo-a à condição de um mero objeto: um número a mais, ou a menos, nas urnas.

Eis aí o fator comum presente em todos os cenários políticos da nossa contemporaneidade nacional, dos quais Jardim do Seridó não pode prescindir. Afinal de contas, é a história dos paradigmas políticos do Brasil, não da Finlândia”.

Bartolomeu dos Anjos Sales 16/17 de Outubro de 2012.

LASCOU TUDO! PREFEITO ELEITO DE CAICÓ, ROBERTO GERMANO QUER AUMENTAR VAZÃO DAS COMPORTAS DA BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS

imagesCARJZ4F5Jardim do Seridó que se cuide, o “Blog Barra Pesada” está alertando! Quem está desde cedo na capital do estado é o prefeito eleito de Caicó, Roberto Germano, juntamente com uma comitiva de caicoenses, formada por vereadores, representantes de sindicatos e usuários das águas da Barragem Passagem das Traíras, no intuito de se reunir com o Secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, no intuito de aumentar a vazão das comportas da “Barragem Passagem das Traíras”.

A intenção de Roberto Germano e sua comitiva é sensibilizar o governo a intermediar junto aos órgãos reguladores, o aumento da vazão de água na comporta da barragem, dos atuais 80 para 150 litros d’água por segundo, conforme já havia denunciado o “blog” em matéria abaixo postada.

Resta apenas saber se o limite de volume d’água antes deliberado e acordado será respeitado, ou se mais uma vez Caicó terá autonomia para decidir sobre a barragem, deixando Jardim do Seridó em segundo plano.

Com certeza, o prefeito eleito e demais membros da comitiva não abordarão os barramentos d’água existentes em algumas fazendas do município de Caicó, aonde a água chega “no joelho”, já que estão pleiteando o aumento da vazão das comportas, ignorando assim o prejuízo que causará à população de Jardim do Seridó.

Do Blog: Por falta de um grito se perde uma boiada! Cadê os representantes de Jardim do Seridó, estão na praia, ou no mundo da lua?

HOSPITAL E MATERNIDADE PRESIDENTE CAFÉ FILHO SERÁ INSERIDO NA “REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO ESTADO”

De acordo com o secretário de Saúde de Extremoz, o farmacêutico Kleber Lomonte, brevemente o Hospital e Maternidade Presidente Café Filho será inserido na “Rede de Urgência e Emergência do Estado”. “Inclusive, co regulação de leitos, fazendo parte, também, da Rede Cegonha”, completou Kleber.

HOSPITAL

O hospital vinha funcionando há 17 anos sem maternidade, até que em 2012, por meio de muito esforço do prefeito Klauss Rêgo, ele voltou a funcionar com maternidade a partir de 15 de setembro, sendo que a primeira criança nasceu no dia 17 daquele mês. Até agora já nasceram 10 crianças, sem nenhuma anormalidade”,informou o diretor geral do hospital, o enfermeiro Mábio de Lima Borges.

Vejo a reabertura da maternidade como uma realização gratificante e toda a nossa equipe vem trabalhando com afinco. O serviço, inclusive, já se tornou uma referência na região da Grande Natal”, comemorou Borges.

Centro Cirúrgico

De acordo com informações do diretor do Hospital Presidente Café Filho Centro da unidade será aberto em 2013. “Isso dará sequência ao crescimento do hospital”, lembrou. “Vale ressaltar que o regime agora é integral, ou seja, o hospital funciona 24 horas por dia, inclusive com pequenas cirurgias”, enfatizou Borges.

Mábio Borges ressaltou que Walmira Guedes, gerente de Saúde de Extremoz, foi a articuladora para conseguir, juntamente com o prefeito Klauss Rêgo, todos os equipamentos necessários para o funcionamento da maternidade, que através dos seus profissionais avaliam as pacientes e, em se tratando de parto normal o procedimento é realizado. “Caso seja necessário um procedimento mais complexo a paciente é encaminhada para hospital que tenha centro cirúrgico”, informou o Kleber Lomonte.

O secretário também disse que tanto a Vigilância Sanitária (Covisa) quanto o Conselho Regional de Medicina (Cremern) avaliaram muito bem o serviço, que foi tido como bom, inclusive informando que a maternidade servia como continuidade das diretrizes do Sistema único de Saúde (SUS), pois a paciente é avaliada antes e evita-se riscos diversos, como o de nascer crianças dentro de veículos.

Estrutura

A estrutura e os equipamentos também foram avaliados como bons pela Covisa e Cremern. O hospital tem cinco leitos de maternidade, sete de observação e no futuro terá 16 leitos de internação. Tem 14 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiras, cinco bioquímicos, três vigias, três técnicos em laboratório, nove ASGs, um diretor geral, oito médicos e outros cinco no Centro de Especialidades Médicas. (LS).

JARDIM DO SEM! VEREADORES JARDINENSES FICAM DE FORA DA REUNIÃO DAS ÁGUAS DA BARRAGEM DAS TRAÍRAS

Construída no município de Jardim do Seridó a “Barragem Passagem das Traíras” segue sendo motivo de muitas controvérsias, principalmente quando o assunto é a capacidade de vazão das comportas, que abastece o lençol freático até o município de Caicó.

<KENOX S860  / Samsung S860>

Segundo informações do vereador Gilberto Valdeger, uma reunião foi convocada para deliberar assuntos referentes à barragem, mas os vereadores de Jardim do Seridó não foram comunicados, mostrando uma grande falta de compromisso para com o município ao qual pertence oficialmente a barragem.

A grande preocupação e que a população Jardinense venha a ficar sem água, haja vista que o município encontra-se alheio e sem representatividade do legislativo quanto as decisões tomadas, que sempre são favoráveis ao município de Caicó, por ter maior “força política” e autonomia nas decisões.

Portanto, precisa-se urgentemente que o legislativo e o executivo municipal mostrem força, e tomem as providencias junto aos órgãos competentes, caso contrário pode até ser que as comportas permaneçam abertas, mesmos ao atingir o nível limite para o fechamento das mesmas, causando uma verdadeira catástrofe, em caso de não termos um inverno no mínimo regular no próximo ano.

Por fim, esperamos que os órgãos competentes se mobilizem para garantir que a fiscalização e as decisões se estendam de forma paritária para o município de Jardim do Seridó, caso contrário, que o Ministério Público seja urgentemente provocado para entrar definitivamente nessa “luta” pela nossa água.

Do Blog: Jardim do Seridó é uma cidade sem representatividade, literalmente pode se dizer que é, JARDIM DO SEM!

SOLIDARIEDADE! FAMÍLIA RECEBE CANTOR AMAZAN E BETÃO NA COMUNIDADE MALHADA DA AREIA

Nem praia, nem casa de praia em condomínio fechado, nem ausência da cidade! O cantor e empresário Amazan, e o vereador ex-presidente da câmara municipal, Gilberto Valdeger, foram recebidos neste final de semana na comunidade “Malhada da Areia” em Jardim do Seridó, onde atenderam ao convite do casal, Irani e Duceu, para um almoço neste domingo, (21).

clip_image002

Assim como muitas outras manifestações, o almoço foi uma forma encontrada pela família em prestar solidariedade ao cantor e empresário após a “estranha” derrota do cantor nas urnas, quando todas as pesquisas mostravam sua vitória.

O casal também recebeu muitos outros convidados que também fizeram questão de prestar toda solidariedade à Amazan e ao vereador Gilberto Valdeger, que não se reelegeu.

Do Blog: Humildade de berço de ouro só é visto durante campanha! Esse ai (Amazan) realmente continua cheio de humildade, apesar do sucesso e do dinheiro conseguido à custa de seu trabalho honesto!

DETENTOS ESCAVAM TÚNEL E FOGEM DE PRESÍDIO DO RN

Dois detentos fugiram do complexo penitenciário de Pau dos Ferros durante a madrugada de domingo 21 de Outubro de 2012. Os agentes conseguiram evitar a fuga de mais dois.


Os detentos conseguiram fugir, cavando um buraco, partindo de uma das celas até a área externo do presídio. "Rafael Inácio" e "Didi" foram embora. "Ivo Barbosa da Silva" e "Do more", foram impedidos pelos agentes, que perceberam a movimentação estranha no local. Eles disseram que não se evadiram por que ficaram com medo da escuridão.

Segundo informações a péssima qualidade da iluminação nos arredores do presídio, dificulta o trabalho dos agentes que ficam de sentinela e facilitar as ações criminosas dos detentos..

Fonte: O câmera.

PIADA DO DIA; MENTE POLÚIDA!

imagesCAMB6F6WSão Pedro, na triagem celeste, perguntou para o americano: - O que é mole, mas na mão das mulheres fica duro? O americano pensou e disse: - Esmalte. - Muito bem, pode entrar - disse São Pedro. Perguntou ao italiano: - Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado? O italiano respondeu: - Na África. - Certo. Pode entrar. Para o alemão : O que as mulheres tem, que tem seis letras, começa por B, termina com A e não sai da cabeça dos homens ? - A beleza . - Certo . Pode entrar Para o francês: - O que as mulheres têm no meio das pernas? - O joelho. - Muito bem. Pode entrar também. E perguntou ao inglês: - O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira? - A cama. - Ótimo. Pode entrar. O BRASILEIRO virou-se e foi saindo de fininho... São Pedro chamou-o: - Você não vai responder à sua pergunta? - Sem chance. Já errei as cinco anteriores!!!...

ALELUIA! APENAS 6% DOS INTERNATAS ACHAM QUE VENDER OU COMPRAR VOTO É LEGAL

imagesCAJFK8GN_thumb[1]Parece que nem tudo está perdido, pois dos mais de 400 participantes, apenas 6% dos internautas que votaram na enquete do blog acham que comprar ou vender votos não é corrupção, mesmo que os atos sejam previstos como crime eleitoral, conforme a lei vigente no País.
O blog perguntou, QUEM É MAIS CORRUPTO, QUEM VENDE OU QUEM COMPRA VOTO? 58% dos internautas optaram pela resposta, OS DOIS, enquanto de 17% acham que o corrupto é o que COMPRA, e 17% acham que o corrupto é apenas o que VENDE.
Os resultados mostram que ainda existe uma luz no fim do túnel, mas infelizmente, em muitos municípios brasileiros, foram os 6% dos eleitores que acham normal infringir a lei, que decidiu as eleições municipais.
Por vezes muitos brasileiros reclamam e cobram honestidade dos políticos, mas infelizmente são eles próprios que corrompe e se deixam corromper, vendendo sua maior e única arma de defesa contra a famigerada corrupção.
Do Blog: Cuidado para ao ser fotografado não aparecer um código de barras em sua cara! Você se vende e promove o sofrimento dos outros.

ESTAGIÁRIA EXPLICA COMO APLICOU CAFÉ COM LEITE EM VEIA DE IDOSA

estagiariaA estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, que no último dia 14 aplicou café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, morta horas após o procedimento, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, declarou que nunca havia injetado qualquer tipo de medicação antes. Rejane, que segundo o delegado da 64ª DP, Alexandre Ziehe estava há apenas três dias no estágio, disse ter consciência do risco de injetar na veia o que seria aplicado em alimentação oral. "Mas, como tava junto, qualquer um se confunde", defendeu-se.

O médico Armando Porto Carreiro, especialista em terapia nutricional do Hospital Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), discorda da afirmação de Rejane: "É bastante fácil de diferenciar um do outro".

Neste sábado (20), a estudante voltou a frequentar as aulas do curso técnico de enfermagem. Por telefone, o diretor da escola, que se identificou apenas como Sérgio, disse que ela é uma excelente aluna e que vai receber o diploma ao fim deste ano.

Em entrevista, a estagiária conta que, quando percebeu o erro, pensou em pedir ajuda. "Injetei o leite e botei pelo lugar errado. Me passou pela cabeça chamar a supervisora. Sendo que a outra menina que estava do meu lado, ela falou que sabia e que ia me ensinar. Ela pegou, falou pra mim e pra outra estagiária que estava do meu lado para ir fazendo os procedimentos. Mas não deu explicação nem de que e nem como. Continuou sentada no posto de enfermagem, brincando no celular", completou, antes de admitir que não tem preparo para o procedimento realizado. “Agora, no momento, não.”

Segundo os médicos, o café com leite foi direto para o coração e o pulmão, e Palmerina parou de receber oxigênio. "É como se o paciente estivesse sendo sufocado", explicou Armando Carneiro.

O delegado informou que acredita que as estagiárias receberam a ordem para fazer o procedimento. "Eu estou convencido que elas receberam uma ordem pra fazer. Mas, no curso, durante o curso e pelo supervisor da escola, também foi dito que elas não poderiam fazer sem a supervisão."

A polícia indiciou quatro pessoas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar: as estagiárias Rejane e Luciana, e as técnicas de enfermagem Rayane e Adriele.

Palmerina morreu no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A filha da idosa, Loreni, percebeu que a estagiária estava aplicando o alimento pela sonda da medicação. "Eu vi minha mãe se debater. Buscar o fôlego, ela buscava o fôlego assim, no ar", disse. "A menina colocou café com leite na veia da minha mãe. Meio copo, meio copo."

Loreni é uma das 16 filhas de Palmerina, que era viúva havia 40 anos. Desde que a mãe morreu, os filhos se reúnem todos os dias na casa de Palmerina. "Minha mãe lavava roupa. Minha mãe costurava para fábrica, levava a gente pra escola e lutou por nós. Nenhum filho ficou sem estudar", lamenta, dizendo não estar revoltada com o caso. “Se os olhos delas fecharam dessa forma, com certeza foi pra que houvesse uma grande mudança aqui no nosso município.”

Fonte e foto: G1.com.

BANDIDOS INVADEM PRÉDIO DA FUNASA E LEVAM 200 MIL DE CAIXA ELETRÔNICO NO RN

imagesCAF95F0HAgentes da Delegacia de Polícia Civil - Plantão Zona Sul - confirmaram que cinco homens encapuzados e armados de pistola, invadiram o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Avenida Alexandrino de Alencar, em Natal, e arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Na ação, os bandidos utilizaram um maçarico para derreter a estrutura de ferro da máquina e ter acesso do dinheiro. Ainda não se sabe quanto foi levado pela quadrilha.

A invasão do prédio ocorreu no início da manhã deste domingo (21), por volta, das 5h. Os homens renderam, segundo a Polícia Civil, quatro vigilantes que faziam a segurança do prédio. Os vigilantes foram levados para uma sala, na qual ficaram trancados durante a operação de abertura do caixa eletrônico. De acordo com a Polícia Civil, os bandidos sabiam a localização exata da máquina e, além disso, que ela havia sido abastecida na noite do dia anterior ao arrombamento.

Somente após a retirada de todo o montante do caixa eletrônico e saída dos assaltantes do prédio da Funasa, os vigilantes conseguiram acionar a Polícia Militar. Até agora, nenhum suspeito foi preso. Além do dinheiro, os assaltantes levaram quatro revólveres calibre 38 que eram utilizados pelos vigilantes.

Além da Funasa, no prédio invadido funcionam a Advocacia Geral da União (AGU), Tribunal de Contas da União (TCU) a Agência Nacional de VIgilância Sanitária (Anvisa).

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...