18 de setembro de 2024

BANCO CENTRAL ELEVA SELIC PARA 10,75%, PRIMEIRO AUMENTO DESDE 2022


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou em 0,25% a taxa básica de juros da economia (Selic), que agora está em 10,75% ao ano. 

 

A decisão pelo aumento foi unânime. 

 

Como já esperada pelo mercado, a decisão desta quarta-feira (18) marca a primeira alta dos juros desde agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. 

 

Na ocasião, o presidente Lula intensificou diversas críticas pela manutenção da taxa ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, eleito pela revista Central Banking, o melhor presidente de Banco Central do mundo.

 

HOMEM QUE MATOU EX-ESPOSA COM CERCA DE 50 GOLPES DE FACÃO E TENTOU SE MATAR VOLTA A SER PRESO NO RN

Após novos pedidos do Ministério Público e da Polícia Civil, a Justiça do Rio Grande do Norte determinou a prisão de um homem suspeito de assassinar a ex-esposa com cerca de 50 golpes de facão no interior do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na última quinta-feira (12) em Pau dos Ferros.

 

O suspeito continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Pau dos Ferros. Ele vai ficar sob guarda policial e logo depois que receber alta será encaminhado ao sistema prisional.

 

O novo pedido de prisão foi deferido pelo juiz titular da 3ª Vara de Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira Neto e a decisão foi publicada na manhã desta terça-feira (17).

 

O suspeito vai responder por homicídio triplamente qualificado, por causa do feminicídio, emprego de meio cruel e motivo torpe, que seria ciúmes da ex-mulher.

MARINA INVENTA ‘TERRORISMO CLIMÁTICO’ PARA EXPLICAR FIASCO

O Brasil vive a pior seca já registrada em sua história, com recordes de incêndios no Cerrado, e na Amazônia 2 milhões de hectares já foram queimados. Também no Pantanal foi gravemente afetado. Mas, até agora, não são conhecidas ações do governo federal para evitar ou mitigar a tragédia. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, escolheu a TV estatal para acusar a suposta existência de um “terrorismo climático”, como sempre, sem provas e sem apresentar plano de combater o fogo. 

 

“Essa seca está acontecendo em vários lugares do mundo, na Bolívia, no Peru, no Paraguai… em outras parte do mundo também temos incêndios. A diferença é que aqui no Brasil tem essa aliança criminosa de uma espécie de terrorismo climático”, afirmou a ministra. 

 

A ministra tem o hábito de contar lorotas como técnica para esconder o próprio primarismo. Duas semanas depois de sua posse, em janeiro de 2023, ela mentiu diante de uma platéia incrédula, no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), afirmando que “mais de 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil”. Porém, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, 7,4 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave.