3 de julho de 2013

PROFISSION​AIS DA SAÚDE FAZEM MANIFESTAÇ​ÃO EM NATAL COM CAMINHADA PACÍFICA E GRITOS DE PROTESTO‏

Na manhã desta quarta-feira (3), mesmo sob chuva que caia em Natal, médicos, professores, residentes e estudantes de medicina, juntamente com a sociedade potiguar, foram às ruas protestar contra o baixo investimento do governo brasileiro na saúde pública, em oposição à “importação de médicos estrangeiros” sem a revalidação de diplomas e pela adoção de medidas que permitam o exercício da medicina e a qualificação da assistência.

DSC05942

A concentração aconteceu desde as 9h da manhã, em frente a Associação Médica do Rio Grande do Norte, localizada na Av. Hermes da Fonseca, umas das principais vias da capital potiguar. Eram pouco mais de 10h quando os manifestantes saíram em caminhada até o maior hospital público do Estado, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado na mesma avenida e distante cerca de 2 Km da sede da Associação Médica.

Para o médico cardiologista Epitácio Belém, a manifestação é mais que necessária. “Qualquer mobilização hoje é valida. A coisa do jeito que tá não dá para continuar. Precisamos melhorar a saúde, principalmente no que diz respeito às administrações municipais e estaduais”.

DSC05890

De forma pacífica, cerca de mil manifestantes participaram do protesto denominado #VemPraRuapelaSaúde, onde empunharam faixas e cartazes em protesto pela importação de médicos, reestruturação dos hospitais e melhores condições de trabalho.

Do Blog: O único povo que adora reclamar, e que sofre mais que “tábua de cortar fumo”, mas que não tem coragem de protestar é o povo de Jardim do Seridó!

FÁBIO FARIA RECEBE EMPRESÁRIO​S DO RN NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Representantes de entidades empresariais do Rio Grande do Norte visitaram na manhã desta quarta-feira (3) o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD-RN). Eles discutiram o teor do Projeto de Lei Complementar 200/2012, que extingue a cobrança de multa adicional de 10% sobre o total do FGTS no ato da demissão de empregado sem justa causa. A matéria deve ser votada hoje em Plenário da Câmara.

030713empresarios

A contribuição do empregador foi criada em 2001 para pagar parte das despesas do governo com o ressarcimento aos trabalhadores pelas perdas do FGTS provocadas pelos Planos Verão e Collor 1, em 1989 e 1990. Ao todo, calcula-se que o ressarcimento tenha custado R$ 55 bilhões. A maior parte, relativa aos trabalhadores que fizeram acordo com a Caixa Econômica Federal, terminou de ser paga em janeiro de 2007.

Além de contribuir para a redução do Custo Brasil, o PLC refletirá o compromisso da classe política com o processo de dinamização da nossa economia, através da maior competitividade que será ensejada às empresas do país”, diz ofício entregue ao deputado Fábio Faria com argumentos da classe empresarial para a aprovação da matéria.

Assinam o documento as seguintes entidades: Federação do Comércio (Fecomércio/RN), Federação da Indústria do RN (Fiern), Federação de Agricultura do RN (Faern), Federação das Empresas de Transporte (Fetronor), Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais do RN (Facern), Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) e Associação dos Supermercados do RN (Assurn).

ENCONTRO ENTRE OS AMIGOS JOSÉ AGRIPINO E CANTOR FAGNER NO SENADO

Entre uma comissão e outra, o senador José Agripino encontrou nos corredores do Senado, nesta quarta-feira (3), um grande amigo: o cantor Fagner. “Além de admirá-lo como artista, tenho profundo carinho por Fagner que, para mim, é um amigo a quem quero muito bem”, ressaltou o líder potiguar.

_DSC0922

Fagner e outros cantores como Lenine, Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, Jorge Vercillo, Roberta Miranda e Jair Rodrigues participaram hoje, na Comissão de Constituição e Justiça, de audiência para votar projeto de lei que estabelece novas regras para cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais de obras musicais e audiovisuais.

JURADOS DESQUALIFICAM HOMICÍDIO E “JOÃO GRANDÃO” É JULGADO PELA JUÍZA POR LESÃO CORPORAL GRAVE SEGUIDA DE MORTE

O próprio Ministério Público entendeu que João Maria, “João Grandão” não teve intenção de matar “Zezinho Casca de Peido”, e por isso pediu a desqualificação do fato como homicídio, o que foi acatado pelo corpo de jurado, sendo assim o réu julgado pela MM Juíza, Drª Janaina Lobo da Silva Maia por lesão corporal grave seguida de morte.

SAM_2898 copy

A pena foi afixada em 4 anos e 3 meses de prisão, sendo diminuída para 4 anos pela boa conduta do réu, além de diminuição de 1/3 pelo fato da agressão ter acontecido mediante “provocação” da vítima, ficando estipulada em 2 anos e 8 meses de prisão a serem cumpridos em regime aberto.

SAM_2899 copy

O réu teve como defensor o brilhante advogado Jardinense Dr. Anesiano Ramos, que como sempre deu um “show” de oratória durante os debates com o não menos brilhante promotor, Dr. Gláucio Pinto de Garcia.

PEDIDO DE EMENDA DO DEPUTADO FÁBIO FARIA PARA SAÚDE DE SANTANA DO SERIDÓ AGUARDA ADEQUAÇÃO DESDE JANEIRO DE 2013

Sabe se lá o motivo, mas desde janeiro de 2013 que o gabinete do Deputado Federal Fábio Faria aguarda adequação por parte da secretaria de saúde de Santana do Seridó para liberar uma emenda para a saúde do município, mas não deram importância.

Sem título

Conforme cópia do e-mail enviado à secretária de saúde, a assessoria do Deputado até “ensinou” passo a passo todos os procedimentos para que o município se adéqüe e que o pedido seja novamente analisado.

O assunto foi parar na câmara municipal, onde um vereador do prefeito cobrou da oposição a emenda do Deputado, quando na verdade nem procurou saber por qual motivo o pedido não havia sido apreciado e concedido.

Essa é uma mostra clara da falta de capacidade administrativa da atual gestão, mesmo tendo como prefeito um ex-secretário de saúde, que também parece não entender muito do assunto, ou no mínimo não está sendo informado das ingerências de seus auxiliares.

Do Blog: “Êita” “povim” incompetente da moléstia dos cachorros doentes!

“JOÃO GRANDÃO” SERÁ JULGADO POR MORTE DE “CASCA DE PEIDO” HOJE EM JARDIM DO SERIDÓ

Mais um Júri popular acontecerá hoje, quarta-feira, (03), desta vez será julgado João Maria, vulgo "João Grandão” acusado da morte do pedreiro José Francisco da Silva, de 45 anos de idade, popularmente conhecido por “Zezinho Casca de Peido”.

O fato ocorreu na noite do dia 27 de agosto de 2011, quando o acusado teria sido espancado a vítima, que morreu na noite do outro dia após o fato, quando o mesmo procurou socorro, sendo atendido no hospital local, e em seguida transferido para Caicó, vindo à falecer no caminho.

Casca de Peido” era velho conhecido da polícia, tendo muitas entradas na delegacia por desacato, desordem, embriaguês e até por pequenos furtos praticados por ele.

COMISSÃO PROVISÓRIA INICIA DISCUSSÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA EM CAICÓ

Advogado ..Recentemente criada pelo prefeito Roberto Germano (PMDB), uma comissão formada por servidores da prefeitura de Caicó iniciou a discussão em torno da criação do Regime Próprio da Previdência Social Municipal. A primeira reunião acontece nesta segunda-feira (01) e na ocasião foram explanados sobre a origem, histórico, fundamentação legal, funcionalidades, estrutura e importância do Regime Próprio de Previdência Social; requisitos e procedimento para instituição do Regime; organização e a minuta de Projeto de Lei de criação do Regime Próprio de Previdência Social.

De acordo com o advogado especialista em Direito Tributário, Marciel Sales (foto) que esteve presente no encontro, é louvável a iniciativa da prefeitura de criar essa comissão provisória para discutir a matéria, que envolve a vida do servidor, a aposentadoria futura e os benefícios que serão concedidos a ele, e o principal é discutindo previamente antes do projeto de lei, de qualquer coisa, o município está se preocupando de falar para o servidor, mostrando as vantagens e desvantagens.

Marciel defende que o dever de qualquer administração, seja ela municipal, estadual ou federal é zelar pelo servidor público tanto na ativa como na inatividade. “Hoje a realidade dos servidores que não se vinculam a regimes próprios e sim ao INSS, estão sofrendo uma perda muito grande, perdendo em média 40% do valor do salário dele da ativa. Então os municípios preocupados com essa realidade estão discutindo a implantação de regime próprio. É claro que tem uma série de questões que também tem que ser discutidas, como melhoramento do regime jurídico único, todo o arcabouço normativo da matéria que envolve o servidor. O Município já está fazendo isso, reuniu a comissão formada por servidores e pretende fazer novas discussões com todos os servidores e depois elaborar um projeto de lei para enviar à Câmara”, destacou.

FÁBIO FARIA COMEMORA CHEGADA DA UFERSA EM ASSÚ

120613grandeexpediente3O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) parabenizou o prefeito do município de Assú, Ivan Júnior, e toda a população pela importante conquista de um novo campus avançado da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). Nesta terça-feira (2), foi aprovado pelo Ministério da Educação a abertura de 60 vagas para o curso de Medicina na cidade.

O município de Assú tem crescido muito nos últimos anos, sob a administração de Ivan Júnior, com apoio do nosso mandato através da liberação de recursos para infraestrutura urbana e merece mais esse importante investimento na educação, que vai beneficiar diretamente jovens da cidade e da região do Vale do Açu”, disse Fábio Faria.

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados fez questão de destacar a grande atuação da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) para essa conquista. “Fátima tem sido uma parceira de todos nós na luta pela educação do Rio Grande do Norte”, completou. Fábio Faria lembrou o apoio da parlamentar também para a liberação de emenda de bancada que ele indicou para a implantação de um campus da UERN na cidade Apodi e já foi empenhada pelo Ministério da Educação.

CHUVA FORTE DEIXA VÁRIOS PONTOS DE ALAGAMENTOS EM NATAL

Entre a madrugada e a manhã de ontem choveu mais da metade do esperado para todo o mês de julho. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foram 120,4 milímetros de chuva em Natal até as 7h.

123292


A chuva que caiu durante o dia de ontem sobre a capital provocou vários transtornos à população. Segundo a Defesa Civil do Município, foram mais de 100 pontos de alagamento, dos quais mais de 15 acarretaram em interdição de ruas por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana.

123289

A precipitação começou ainda na madrugada e só deu trégua no fim da manhã, já perto do meio-dia.

123279 

Um dos alagamentos que interromperam completamente o trânsito aconteceu na rua Doutor José Gonçalves, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul. Os moradores relataram que os transtornos provocados pelas inundações acontecem com frequência em dias de chuva.

Fotos: Eliel Souza/Magnes Nascimento.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...