19 de setembro de 2019

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ CUMPRE MANDADO DE BUSCA A APREENSÃO NO PR E EM CIDADE SERIDOENSE


O Ministério Público do Paraná, por meio do Gaeco, e a Corregedoria da Polícia Militar cumpriram nesta quarta-feira, (18), 19 mandados de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da Operação Tális, que investiga mortes e um incêndio ocorrido na Vila Corbélia, em Curitiba.




Todos os mandados foram cumpridos em residências de policiais militares na capital (16), em Araucária (1), em Ponta Grossa (1) e também em São José do Seridó (1), município do Seridó Potiguar.




Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba.




As investigações, que correm sob sigilo, apuram as circunstâncias das mortes ocorridas nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018 na Vila Corbélia, na Cidade Industrial de Curitiba. Na ocasião, um policial militar e dois moradores da vila foram mortos e um motorista de aplicativo ficou ferido a tiro. Além disso, houve um incêndio que consumiu cerca de 300 moradias.




No cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos de telefone celular, computadores e armas de fogo. Também foram presas em flagrante 04 pessoas em Curitiba – um civil e três policiais militares – por porte ilegal de arma.

PRESIDENTE DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO SERIDÓ VAI À BRASÍLIA EM BUSCA DE CONVÊNIOS

Na busca por convênios que possam atender aos Consórcios de Resíduos Sólidos do Seridó e o do Alto Oeste, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou o prefeito de Lagoa Nova (RN), Luciano Santos, e presidente do consórcio de Municípios da região do Seridó em agenda com o governo. Quinta-feira, 12 de setembro, o gestor e a CNM foram recebidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).






 



No MMA, o prefeito Luciano Santos destacou que a pasta devia reforçar junto à Funasa a importância da manutenção dos convênios já firmados com os Municípios para que o país possa avançar no fechamento de lixões, instalações de aterros sanitários. Além disso, ele ressaltou que a ação, principalmente, de forma consorciada, tem funcionado muito bem como no caso do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó.




O Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da Secretaria-Executiva do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Alexandre Mário Teixeira Nunes e analistas técnicos das áreas de Consórcios, Saneamento e Estudos Técnicos da CNM foram recebidos pelo Secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França.




O secretário do MMA manifestou total atenção e apoio ao gestor, e reforçou a importância de os Municípios fornecerem, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), as informações necessárias sobre os resíduos sólidos sob sua esfera de competência.





Já na Funasa, o prefeito, o subsecretário, e a CNM se reuniram com presidente da Fundação, Ronaldo Nogueira, para reforçar a necessidade da manutenção do convênio que tem como objeto a execução de implantação dos sistemas de aterros sanitários coletivos das regiões do Seridó a Alto Oeste, no Estado do Rio Grande do Norte.





A Funasa deve repassar o montante de R$ 20 milhões para a execução do projeto. Isso é necessário para que todo o projeto de melhoramento da gestão dos resíduos sólidos se concretize na região. Os Municípios necessitam ainda do comprometimento do governo do Estado do Rio Grande do Norte para concretizar as obras previstas, ações essas que não estão sendo fáceis de serem executadas pelo Estado.

PRF/RN PRENDE 05 ELEMENTOS COM ARMA E CARRO ROUBADO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta quarta-feira (18) cinco homens que estavam em um carro roubado na BR-101. A prisão aconteceu durante uma abordagem próxima a unidade operacional que funciona em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. 








Os cinco homens que estavam no carro têm idades entre 19 e 31 anos e, segundo a PRF, todos possuem passagem pela polícia. O veículo roubado era um Ecosport de cor vermelha que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, havia sido tomado de assalto no município de São Paulo do Potengi na terça-feira (17). 




Dentro do veículo foi encontrado ainda um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Um dos homens presos tem passagem pela polícia por assalto a um carro-forte na Paraíba.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...