11 de janeiro de 2019

JUSTIÇA DO RN SEQUESTRA VALORES DE CONTAS BANCÁRIAS USADAS POR TRAFICANTES

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deferiu o sequestro de valores depositados em três contas bancárias de pessoas suspeitas de envolvimento com o grupo que está preso, como forma de combater a lavagem de dinheiro obtido com o tráfico de drogas na comunidade angicana. 





A medida decorre de uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em pedidos relacionados à Operação Lei e Ordem, que foi deflagrada em 21 de dezembro do ano passado, em Angicos. O Juízo plantonista da comarca de Lajes homologou o auto de prisão em flagrante e converteu as prisões de cinco pessoas em preventivas. 





Paulo Geferson Silva Evaristo da Costa, Maria Laise Dantas Jota, José Carlos dos Santos, João Paulo da Silva Melo e Maria do Socorro Batista foram presos em flagrante – juntamente com um adolescente de 16 anos. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos um revólver calibre 38, um simulacro de fuzil, cerca de 1 quilo de maconha e quatro motocicletas. 






Todos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A operação Lei e Ordem é fruto de um trabalho investigativo realizado pelo MPRN, através da Promotoria de Justiça de Angicos, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar, após a percepção do aumento no número de crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas na cidade. 





A Promotoria de Justiça de Angicos permanece à disposição da população, para receber notícias de fatos criminosos, registrando que o combate ao tráfico de drogas, à lavagem de dinheiro e a crimes contra o patrimônio permanecerão sendo prioridades do MPRN em 2019.

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA MORTOS E FERIDOS EM CUBA

Um acidente com ônibus deixou sete mortos e 33 feridos na tarde de quinta-feira (10), entre Guantánamo e Baracoa, em Cuba. Dos sete mortos, quatro tinham nacionalidade estrangeira:









Entre os feridos, 22 são estrangeiros vindos de: Espanha, Argentina, Estados Unidos, França, Holanda, Canadá e México, de acordo com a Agência Cubana de Notícias (ACN). As demais vítimas eram cubanas.





O ônibus da empresa Via Azul, que viajava com destino a Havana, tombou depois que o motorista perdeu o controle ao tentar ultrapassar um automóvel. Quarenta pessoas estavam no veículo. O acidente ocorreu no km 25 da estrada Guantánamo-Baracoa, a mais importante do lado oriental da ilha. O Ministério do Interior investiga o ocorrido. 





O local do acidente fica em uma parte da rodovia com alto índice de acidentes, que, segundo a agência estatal, passou por reparos recentemente.

SUSPEITO DE MATAR POLICIAL NO RN MORRE EM CONFRONTO COM A PM


O homem suspeito de ter atirado e matado o policial militar Melqui Djaci Rodrigues em junho do ano passado morreu em confronto com a PM na manhã desta sexta-feira (11), na Zona Sul de Natal. Mateus Yang Fernandes Ovídio, de 19 anos, foi baleado após ser flagrado fazendo um arrastão dentro de uma residência no bairro Candelária. Outros três assaltantes foram presos na ação. 





A Polícia Civil informou que um desses homens presos é o suspeito de ter dado apoio ao atirador no caso da morte do policial. O terceiro participante do assassinato do cabo Melqui Rodrigues morreu no mesmo dia do crime, também em uma troca de tiros com a Polícia Militar. Ele seria o responsável por dirigir o carro que o grupo usou para matar o PM. 




Melqui Djaci Rodrigues tinha 41 anos de idade e foi morto no dia 8 de junho de 2018, na Avenida Caboclinhos, bairro Lagoa Azul, Zona Norte da capital. 




GOVERNO DO CE QUER PAGAR QUEM DENUNCIAR AUTORES DE ATAQUES


O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (11) que vai apresentar um projeto de lei que beneficia pessoas que denunciarem autores de ataques violentos no estado. A Lei da Recompensa prevê pagamento em dinheiro para informações que sejam prestadas pela população à polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações, de acordo com Camilo Santana. Se aprovada, o Governo do Estado será responsável pelo pagamento da recompensa. 










Os valores e os detalhes do projeto não foram informados. A lei será votada neste sábado (12), em sessão extraordinária e urgente, como tentativa de conter a onda de ataques que ocorre no estado desde 2 de janeiro. São mais de 190 ataques coordenados por facções criminosas. Mais de 300 suspeitos foram presos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública.

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE PREFEITO AFASTADO DE CAICÓ PARA TENTAR BARRAR COMISSÃO PROCESSANTE

O prefeito afastado de Caicó, Batata Araújo recorreu à Justiça para tentar barrar os trabalhos da Comissão Processante, aberta na Câmara Municipal e que pode culminar com o pedido de sua cassação.





 
Através de sua defesa, Batata entrou com uma Ação Ordinária com Pedido de Tutela de Urgência contra a Câmara Municipal, representada por seu Presidente José Alexandre Pereira, e de Ana Edna da Silva, Vereadora e Presidente da Comissão Processante nº. 001/2018.





 
Em sua petição inicial, Batata alega que está sendo processado por suposta infração político-administrativa perante a Câmara Municipal, cujo processo fora iniciado por denúncia formulada pelo Sr. Francisco da Silva Filho, visando a cassação do mandado do requerente, ao argumento de que teriam existido “tratativas ilícitas na execução do contrato administrativo decorrente do pregão presencial nº. 030/2016”, bem como “tentativa de compra apoio político junto à Câmara Municipal de Caicó/RN”.




 
O prefeito, que cumpre medidas cautelares e está afastado do cargo desde Agosto de 2018, sustenta, ainda, que o processo a que fora submetido, visando a cassação de seu mandato, encontra-se eivado de diversos vícios formais insanáveis.





Em sua decisão, o juiz Titular da 3ª Vara de Caicó, Luiz Cândido de Andrade Villaça indeferiu todos os pedidos de tutela de urgência, formulados pela defesa de Batata Araújo.



Fonte: Marcos Dantas.

PRESO SUSPEITO PELO LATROCÍNIO DE AGENTE PENITENCIÁRIO NO RN

Uma investigação conduzida pela Comissão Especial da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criada para elucidar homicídios contra agentes de segurança, prendeu João Maria Gomes da Silva, 30 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos, na manhã desta quinta-feira (10). A dupla é apontada como os responsáveis pelo latrocínio do agente penitenciário Paulo Roberto da Silva Rocha, 38 anos, no dia 14 de dezembro de 2018.






João Maria foi preso mediante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, quando estava escondido no bairro Planalto e o adolescente foi apreendido na cidade de Parnamirim. “Nossas investigações e análises das câmeras de segurança nos revelaram que João Maria foi o autor dos disparos que mataram o agente penitenciário. O adolescente participou do crime pilotando a motocicleta e dando fuga ao assassino. Uma das nossas linhas de investigações mostram que o agente de segurança pode ter sido morto, por vingança. Um irmão do João Maria, teria sido espancando pelo agente penitenciário, e isto fez com que o suspeito fosse matar Paulo Roberto”, detalhou o delegado da DHPP, Frank Albuquerque.






Imagens de câmeras de segurança mostram que agente foi morto após ter circulado por várias ruas do bairro Candelária. Quando ele chega na porta de casa, o garupa da motocicleta efetua um disparo contra a arma do agente e depois um tiro fatal na cabeça.

MORO IRÁ COM BOLSONARO A DAVOS E FALARÁ SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, acompanhará o presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e dirá que o combate à corrupção atende a uma questão ética e também econômica: contribui para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.




O encontro, na Suíça, acontecerá entre os dias 22 e 25 deste mês e reunirá cerca de 250 autoridades do G20 (grupo que reúne as 20 principais economias do mundo) e de outros países. 




O tema do fórum será "Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial". 




Conforme revelou o jornalista Heraldo Pereira no Jornal das Dez (GloboNews), Bolsonaro não fará um discurso de improviso. Com isso, o presidente já está rascunhando a fala em Davos. 




Moro falará no fórum sobre as três prioridades da gestão dele à frente do ministério: combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes de violência. 





A presença do ministro em Davos faz parte da estratégia do governo de melhorar a imagem do país no exterior. 




A mensagem que o governo quer passar é que o país está na vanguarda do combate à corrupção.

AVIÃO QUE LEVAVA MAIA A CABO VERDE VOLTA APÓS PROBLEMAS


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quinta-feira (10) que o avião que conduzia o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Cabo Verde teve de retornar a Brasília em razão de "questões técnicas". 




A FAB não detalhou o que aconteceu com a aeronave, mas acrescentou que a segurança dos passageiros não foi afetada. 





Segundo a assessoria da Câmara, um vidro do avião trincou e, com o retorno ao Brasil, Maia cancelou a agenda em Cabo Verde. 





"A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, retornou a Brasília (DF), às 18h30, desta quinta-feira (10/01), devido a questões técnicas. O voo com destino a Cabo Verde decolou da capital federal às 16h. Em nenhum momento do voo a segurança dos passageiros foi afetada. A FAB disponibilizou outra aeronave para efetuar o voo", informou a FAB.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...