21 de janeiro de 2021

PAZUELLO DIZ QUE ENTRAVE COM A CHINA É BUROCRÁTICO, E NÃO POLÍTICO

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatou nesta quinta-feira (21) que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, lhe afirmou que vai ajudar a "destravar" a burocracia para envio ao Brasil de insumos das vacinas contra a Covid-19.

 

Pazuello disse que conversou com o embaixador nesta quarta. O Instituto Butantã e a Fiocruz podem produzir vacinas no Brasil, mas dependem dos produtos que vêm da China. A demanda do mundo inteiro por esses insumos gerou o temor no Butantan e na Fiocruz de que falte o material no Brasil.

 

O ministro da Saúde ressaltou que, na conversa, o embaixador disse que os obstáculos para o envio são burocráticos, e não políticos ou diplomáticos. A liberação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) passa pelo governo chinês.

ÍNDIA AUTORIZA EXPORTAÇÃO DA VACINA DE OXFORD PARA O BRASIL

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19, disse o secretário de Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters.

 

As primeiras doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, que são fabricadas pelo Instituto Serum da Índia (SII), devem ser enviadas para Brasil e Marrocos nesta sexta-feira (23).

 

Até o momento, a Índia havia apenas enviado remessas de vacinas, gratuitas, a países vizinhos.

 

Segundo o consulado em São Paulo, um avião do Instituto Serum partirá da Índia na sexta e deve desembarcar no aeroporto de Guarulhos ainda no sábado (22). De lá, o carregamento será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser etiquetado e armazenado.

ATAQUES SUICIDAS DEIXAM DEZENAS E MORTOS FERIDOS EM BAGDÁ

Dois ataques suicidas deixaram 32 mortos e 110 feridos na praça Tayaran, uma movimentada área comercial no centro de Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira (21).

 

 


 

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelos ataques, mas militares iraquianos acusam o grupo terrorista Estado Islâmico (veja mais abaixo).

 

 

O número de vítimas foi divulgado pelo ministro da Saúde iraquiano, Hassan Mohammed al-Tamimi, que também afirmou que alguns feridos estão em estado grave.

 

 

Um primeiro homem acionou seu cinto de explosivos no meio de vendedores e compradores em um mercado de roupas usadas na Praça, segundo o Ministério do Interior iraquiano.

 

 

Enquanto uma multidão se formava para tentar ajudar as vítimas, um segundo homem-bomba detonou seus explosivos, acrescentou o ministério.

 

Foto: Hadi Mizban/AP. 

 

SUSTO! VOO COM VACINAS FAZ CURVA ERRADA E ENTRA EM ROTA DE COLISÃO COM AVIÃO

A Força Aérea Brasileira (FAB) apura uma ocorrência envolvendo um avião monomotor do governo do Paraná, que transportava doses da vacina CoronaVac para Londrina e entrou em rota de colisão com um avião da Gol. Segundo o governo, o piloto automático fez uma curva errada.
 

 


 

O monomotor do governo saiu de Curitiba rumo a Londrina. O avião da Gol saiu de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

 

Em um áudio do controle de tráfego aéreo, é possível ouvir a controladora orientando os pilotos do jato da Gol a "subir ou descer na rota", para não se aproximar e evitar a colisão com a aeronave.

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da FAB, passou a coletar dados do caso nesta quarta-feira (20) para apurar o que teria ocorrido no piloto automático da aeronave estadual.

 

Em nota, o governo estadual do Paraná classificou o episódio como "incidente'" e informou que a tripulação levou alguns minutos para conseguir desligar o piloto automático e assumir o controle da aeronave Cessna C208 Caravan.

 

A rota incluía uma curva para o lado esquerdo, porém, pelo erro foi feita para a direita, entrando na rota do jato da Gol.

 

Fonte: G1.

JOVEM ENTRA EM AÇUDE PARA TENTAR ESCAPAR DE TIROS MAS É MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

O jovem caicoense, Emerson Marcos Flélix Gonçalves, de 22 anos, foi morto a tiros na cidade de Jardim de Piranhas. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, (20).

 

 

Segundo familiares, Emerson estava próximo ao ‘açude da fome’, quando dois elementos chegaram ao local e o atacaram. Na tentativa de escapar dos tiros, o jovem correu para dentro do açude, mas, foi atingido. Socorrido por familiares, o jovem morreu ao dar entrada no hospital local.

MPRN VAI APURAR CASOS DE PESSOAS QUE SE VACINARAM SEM ESTAR NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

O Ministério Público do RN anunciou nesta quarta-feira (20) que vai apurar todos os casos de pessoas que receberam a vacinação contra a Covid-19 mesmo sem se enquadrarem nos grupos prioritários. Cada situação será analisada individualmente para se investigar se houve o cometimento de crime ou ato de improbidade.

 

 

No primeiro dia de vacinação em Natal, houve a denúncia por parte do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat) de que servidores da prefeitura de Natal "furaram a fila" e tomaram a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o "equívoco" e destacou que "apesar do respaldo legal e institucional, fica a partir de agora terminantemente suspensa a vacinação desse grupo de servidores, em função da quantidade reduzida de doses recebidas nesta etapa inicial".

 

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), esta primeira fase da vacinação no RN contempla profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate ao coronavírus e ainda idosos residentes em instituições de longa permanência. Em nota, o MPRN lembra que "alguns planos municipais autorizam a vacinação de outros grupos de pessoas, o que será observado de forma individualizada".

BRASIL REGISTRA 1.382 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 983

O país registrou 1.382 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 212.893 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de óbitos registrado em 24 horas desde o dia 4 de agosto, quando a marca foi de 1.394. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 983. A variação foi de +33% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...