21 de janeiro de 2021

PAZUELLO DIZ QUE ENTRAVE COM A CHINA É BUROCRÁTICO, E NÃO POLÍTICO

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatou nesta quinta-feira (21) que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, lhe afirmou que vai ajudar a "destravar" a burocracia para envio ao Brasil de insumos das vacinas contra a Covid-19.

 

Pazuello disse que conversou com o embaixador nesta quarta. O Instituto Butantã e a Fiocruz podem produzir vacinas no Brasil, mas dependem dos produtos que vêm da China. A demanda do mundo inteiro por esses insumos gerou o temor no Butantan e na Fiocruz de que falte o material no Brasil.

 

O ministro da Saúde ressaltou que, na conversa, o embaixador disse que os obstáculos para o envio são burocráticos, e não políticos ou diplomáticos. A liberação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) passa pelo governo chinês.

ÍNDIA AUTORIZA EXPORTAÇÃO DA VACINA DE OXFORD PARA O BRASIL

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19, disse o secretário de Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla, à agência de notícias Reuters.

 

As primeiras doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, que são fabricadas pelo Instituto Serum da Índia (SII), devem ser enviadas para Brasil e Marrocos nesta sexta-feira (23).

 

Até o momento, a Índia havia apenas enviado remessas de vacinas, gratuitas, a países vizinhos.

 

Segundo o consulado em São Paulo, um avião do Instituto Serum partirá da Índia na sexta e deve desembarcar no aeroporto de Guarulhos ainda no sábado (22). De lá, o carregamento será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser etiquetado e armazenado.

ATAQUES SUICIDAS DEIXAM DEZENAS E MORTOS FERIDOS EM BAGDÁ

Dois ataques suicidas deixaram 32 mortos e 110 feridos na praça Tayaran, uma movimentada área comercial no centro de Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira (21).

 

 


 

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelos ataques, mas militares iraquianos acusam o grupo terrorista Estado Islâmico (veja mais abaixo).

 

 

O número de vítimas foi divulgado pelo ministro da Saúde iraquiano, Hassan Mohammed al-Tamimi, que também afirmou que alguns feridos estão em estado grave.

 

 

Um primeiro homem acionou seu cinto de explosivos no meio de vendedores e compradores em um mercado de roupas usadas na Praça, segundo o Ministério do Interior iraquiano.

 

 

Enquanto uma multidão se formava para tentar ajudar as vítimas, um segundo homem-bomba detonou seus explosivos, acrescentou o ministério.

 

Foto: Hadi Mizban/AP. 

 

SUSTO! VOO COM VACINAS FAZ CURVA ERRADA E ENTRA EM ROTA DE COLISÃO COM AVIÃO

A Força Aérea Brasileira (FAB) apura uma ocorrência envolvendo um avião monomotor do governo do Paraná, que transportava doses da vacina CoronaVac para Londrina e entrou em rota de colisão com um avião da Gol. Segundo o governo, o piloto automático fez uma curva errada.
 

 


 

O monomotor do governo saiu de Curitiba rumo a Londrina. O avião da Gol saiu de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

 

Em um áudio do controle de tráfego aéreo, é possível ouvir a controladora orientando os pilotos do jato da Gol a "subir ou descer na rota", para não se aproximar e evitar a colisão com a aeronave.

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da FAB, passou a coletar dados do caso nesta quarta-feira (20) para apurar o que teria ocorrido no piloto automático da aeronave estadual.

 

Em nota, o governo estadual do Paraná classificou o episódio como "incidente'" e informou que a tripulação levou alguns minutos para conseguir desligar o piloto automático e assumir o controle da aeronave Cessna C208 Caravan.

 

A rota incluía uma curva para o lado esquerdo, porém, pelo erro foi feita para a direita, entrando na rota do jato da Gol.

 

Fonte: G1.

JOVEM ENTRA EM AÇUDE PARA TENTAR ESCAPAR DE TIROS MAS É MORTO NO SERIDÓ POTIGUAR

O jovem caicoense, Emerson Marcos Flélix Gonçalves, de 22 anos, foi morto a tiros na cidade de Jardim de Piranhas. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, (20).

 

 

Segundo familiares, Emerson estava próximo ao ‘açude da fome’, quando dois elementos chegaram ao local e o atacaram. Na tentativa de escapar dos tiros, o jovem correu para dentro do açude, mas, foi atingido. Socorrido por familiares, o jovem morreu ao dar entrada no hospital local.

MPRN VAI APURAR CASOS DE PESSOAS QUE SE VACINARAM SEM ESTAR NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

O Ministério Público do RN anunciou nesta quarta-feira (20) que vai apurar todos os casos de pessoas que receberam a vacinação contra a Covid-19 mesmo sem se enquadrarem nos grupos prioritários. Cada situação será analisada individualmente para se investigar se houve o cometimento de crime ou ato de improbidade.

 

 

No primeiro dia de vacinação em Natal, houve a denúncia por parte do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat) de que servidores da prefeitura de Natal "furaram a fila" e tomaram a vacina. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o "equívoco" e destacou que "apesar do respaldo legal e institucional, fica a partir de agora terminantemente suspensa a vacinação desse grupo de servidores, em função da quantidade reduzida de doses recebidas nesta etapa inicial".

 

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), esta primeira fase da vacinação no RN contempla profissionais de saúde que estejam na linha de frente de combate ao coronavírus e ainda idosos residentes em instituições de longa permanência. Em nota, o MPRN lembra que "alguns planos municipais autorizam a vacinação de outros grupos de pessoas, o que será observado de forma individualizada".

BRASIL REGISTRA 1.382 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 983

O país registrou 1.382 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 212.893 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de óbitos registrado em 24 horas desde o dia 4 de agosto, quando a marca foi de 1.394. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 983. A variação foi de +33% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...