14 de outubro de 2022

TRAFICANTE MORRE EM TROCA DE TIROS COM A PM NO INTERIOR DO RN

Um suspeito de atuar como traficante de drogas morreu nesta quinta-feira (13) após trocar tiros com policiais militares no município de Upanema. O caso aconteceu no que seria o ponto de vendas do suspeito, que não teve o nome identificado.

"VIVA"! MORAES ENTERRA, DE OFÍCIO, INVESTIGAÇÕES CONTRA INSTITUTOS PESQUISEIROS

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu – de ofício, sem ser provocado – determinar o fim dos inquéritos da Polícia Federal e do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que investigam os institutos de pesquisas eleitorais. (Veja a íntegra da decisão abaixo).

 

Após reiteradas previsões erradas, muito distantes dos resultados registrados na eleição do domingo (2), o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, determinaram a abertura dos inquéritos para apurar se crimes foram cometidos pelos pesquiseiros. Moraes anulou a abertura dos inquéritos.

 

Institutos como Datafolha e Ipec (ex-Ibope) previram vitória em primeiro turno do petista Lula, com 15 pontos percentuais de vantagem, na véspera da eleição. O resultado final foi 48% a 43%, bem distante  dos “chutes” da véspera.

 

No caso do Cade, a intenção do inquérito é investigar se houve intenção ou planos de resultados de as pesquisas manipularem o mercado financeiro.

 

Mas para Alexandre de Moraes, nem a Polícia Federal, nem o Cade têm competência para investigar os institutos. “As deliberações emanadas do MJ e do Cade a respeito de supostas infrações alusivas aos institutos de pesquisa constituem evidente usurpação da competência do TSE”, justifica o ministro em seu despacho.

 

Apesar da suspeita da Polícia Federal e do Cade de manipulação dos resultados até para atingir o mercado, Moraes decidiu que os inquéritos têm “evidente vinculação com as eleições” e que “são baseadas unicamente em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos…sem que exista menção a indicativos mínimos” de atos ilícitos.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...