30 de abril de 2019

MP APURA FRAUDES NO DETRAN-RN EM PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA FABRICANTES E ESTAMPADORES DE PLACAS MERCOSUL

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou nesta terça-feira (30) uma operação denominada ‘Chapa Fria’. O objetivo é investigar suposta prática de crimes ocorridos durante o processo de credenciamento para fabricantes e estampadores das placas modelo Mercosul, realizado no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). 









Ao todo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e funcionais dos investigados nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó (foto) e Assu. 





A operação Chapa Fria contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 18 promotores de Justiça, 25 servidores do MP e 57 policiais militares participam da ação. 





Ainda de acordo com o MP, a investigação apura o direcionamento, manipulação e fraude no processo de credenciamento para fabricantes e estampadores das placas Mercosul com o objetivo de favorecer um grupo de empresas - crimes cometidos, em tese, principalmente pelo presidente da Comissão instituída pelo Detran para o credenciamento de fabricante ou estampadores de placas padrão Mercosul, com o possível consentimento de um ex-diretor diretor-geral da autarquia estadual.




O MP também informou que há indícios de que os dois estabeleceram requisitos e impuseram obstáculos nas normas locais, notadamente o edital e o regulamento, que não constavam nas resoluções do Denatran. Com isso, eles impuseram empecilhos técnicos e direcionaram o processo de credenciamento em favor de determinadas empresas. 





Ainda segundo o que já foi investigado, para obter o controle total do processo de credenciamento e realizar a manipulação pretendida, os dois criaram uma comissão de credenciamento de fachada, cujos membros designados eram servidores do Detran que sequer sabiam que integravam essa comissão e jamais praticaram quaisquer atos dos que foram publicizados e inseridos fraudulentamente no sistema eletrônico de informações do órgão.



Em fevereiro passado, o MP recomendou que o Detran anulasse o edital credenciamento de fabricantes e estampadores de placas padrão Mercosul publicado em dezembro do ano passado. Para o MP, o edital de credenciamento de fabricantes e estampadores deveria ter sido anulado por ausência de competência do Detran em instituir um novo procedimento de credenciamento, uma vez que essa tarefa compete ao Denatran.





Além de anular o edital, o Detran deveria, pelo que foi recomendado, adotar medidas para restituir a diferença de valor dessas placas já pago por consumidores que já instalaram o modelo Mercosul. Segundo levantamento do MP, o valor médio das placas passou de R$ 80 para R$ 202 no Rio Grande do Norte. A frota de veículos circulando atualmente no RN é de cerca de 1,2 milhão, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT).


 Foto: Sidney Silva.




PREFEITURA REALIZA MELHORIA NO ACESSO A PONTO TURÍSTICO DE JARDIM DO SERIDÓ

A Prefeitura de Jardim do Seridó realizou, através da Secretaria de Obras e Serviço Urbanos (SEMOSU), um importante serviço de melhoramento no acesso à Ponte da Pedra Lavrada, ponto turístico da cidade.








A estrada não recebia manutenção há anos. Agora, jardinenes e visitantes podem desfrutar das belezas do local com tranquilidade e segurança, principalmente no período chuvoso, ocasião na qual ocorre o espetáculo da sangria.

VÍDEO MOSTRA CARROS DA POLÍCIA ATROPELANDO MANIFESTANTES NA VENEZUELA


As ruas de Caracas, capital da Venezuela, foram tomadas por confrontos nesta terça-feira (30) horas após o presidente autoproclamado, Juan Guaidó, ter convocado a população a se manifestar contra o regime de Nicolás Maduro. Guiadó anunciou o apoio de militares para derrubar o governo e deu início à fase final da chamada Operação Liberdade. 








Maduro acusa os oposicionistas de tentativa de golpe. Ele postou que militares demonstraram "total lealdade ao povo, à Constituição e à Pátria". Também convocou às ruas a população que o apoia. "Venceremos", escreveu o chavista em rede social. 









Ainda pela manhã, grupos de manifestantes tentaram entrar na principal base aérea do país, a Generalísimo Francisco de Miranda, conhecida como La Carlota. O local foi escolhido como ponto de apoio a Guaidó.

DEMORA NO ATENDIMENTO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DE CAICÓ DEIXA CLIENTES REVOLTADOS

Clientes da Agência da Caixa Econômica Federal de Caicó estão indignados com a demora no atendimento. Em alguns casos, o tempo de espera chega até a mais de 2 horas.







Sentindo-se muito indignado, um dos clientes entrou em contato com nossa reportagem, e narrou todo o “descaso” da instituição financeira para com os seus clientes.




Conforme fotos enviadas à nossa redação, o reclamante retirou a senha para atendimento às 10:45hs desta segunda-feira, (29), mas, conforme print, às 12:43hs, o mesmo ainda aguardava pelo atendimento.




Segundo o cliente, após 2 longas horas de espera, o mesmo procurou a gerência, mas nada foi feito. “... falei com a gerente responsável, e ela disse apenas que nós seriamos atendidos, e se retirou do local, alegando que iria almoçar...”, narrou.





Do Blog: Se o problema fosse só nesse banco e nessa agência, seria bom demais! Mas, esse desrespeito é regra! Mas, ainda acho que, enquanto aceitamos com passividade esses absurdos, e não acionarmos a justiça, continuará da mesma forma, ou a cada dia pior. Como sempre digo: “Banco não tem coração, tem cofre”, e grande maioria dos funcionários é treinada para agir visando só o cofre. O atendimento, o respeito, a consideração são definidos pelos valores circulados nas contas. Se a conta for “gorda”, a “babança” é grande, mas se for "magra", ai é só "peia". Doa e quem doer, mas, essa é a mais pura verdade!

VIVALDO PEDE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS QUE LIGAM CAICÓ A SÃO JOÃO DO SABUGI E DISTRITO DA PALMA

O deputado Vivaldo Costa protocolou na Assembleia Legislativa duas indicações encaminhadas a governadora Fátima Bezerra e ao diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Manoel Marques Dantas. Os pedidos levam em conta melhorias de acesso e tráfego. O parlamentar pede que seja realizado com urgência pavimentação asfáltica no trecho que vai da BR-427 até a RN-118, que interliga os municípios de Caicó e São João do Sabugi, com uma distância média de 40 Km. 





Outra proposição é sobre a recuperação asfáltica da rodovia RN-089, com início na rotatória da RN-118, até o distrito da Palma, no município de Caicó. O trecho tem uma distância de apenas 17 Km e encontra-se em péssimas condições de tráfego.

JUSTIÇA FEDERAL DE BRASÍLIA TORNA MICHEL TEMER RÉU NO INQUÉRITO DOS PORTOS


O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos aceitou nesta segunda-feira (29) denúncia contra o ex-presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos. 




A denúncia original, feita pela Procuradoria-Geral da República em dezembro do ano passado, foi enviada para a primeira instância pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso. 




Em nota, a defesa de Temer afirma que a acusação é "absurda, sem amparo na prova dos autos". 




No último dia 15, o Ministério Público Federal em Brasília confirmou a denúncia da PGR e pediu que o ex-presidente se tornasse réu no caso. 




A decisão torna réus, além de Temer, o ex-deputado federal e ex-assessor da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures, o amigo pessoal do ex-presidente João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, um sócio de Lima e executivos da empresa Rodrimar, envolvida no inquérito. 




O inquérito foi aberto em 2017, a partir de delações premiadas de executivos da empresa J&F. Para o Ministério Público Federal, o ex-presidente cometeu os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao editar o Decreto 9.048/2017, que tratava do setor portuário.




Os procuradores argumentam que Temer recebeu vantagem indevida de Ricardo Mesquita e Antônio Grecco, da Rodrimar, em troca da edição do decreto que beneficiaria a empresa.

MÉDICOS REALIZARÃO MANIFESTAÇÃO NO 1º DE MAIO NO RN

Na próxima quarta-feira, 1º de maio, o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN) realiza a tradicional caminhada em alusão ao Dia do Trabalhador. O evento será marcado pelo protesto contra os salários atrasados de 2018 e 13º salários de 2017 e 2018, por parte do Governo do Estado.









A concentração será no Hospital Walfredo Gurgel, às 8h, com caminhada até o Parque das Dunas. Ao final da caminhada será servido um café da manhã ao som da banda de samba Preto no Branco. 




Dentro das atividades do 1º de maio, o Sinmed RN realiza ainda palestra sobre Compliance na Saúde, com José Augusto Peres Filho, no dia 30 de abril, 19h30. O palestrante é Promotor de Justiça e explica as medidas profiláticas para não ser o próximo réu.




A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, com inscrições prévias através do 3222.0028.




E no dia 04 de maio será a vez da cidade de Mossoró receber o sindicato durante confraternização com os médicos da região.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...