3 de novembro de 2015

GOVERNO REVÊ EXPERIÊNCIAS DE PLANEJAMENTO EM PERNAMBUCO E MINAS GERAIS

RNO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, promove nesta quarta-feira (4), a partir das 9h, na Escola de Governo, um painel sobre experiências de planejamento em estados brasileiros. O Secretário de Desenvolvimento do Modelo de Gestão de Pernambuco Maurício Cruz e a ex-Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Renata Vilhena vão apresentar detalhes do trabalho de Governança realizado em Pernambuco e Minas Gerais.

O painel faz parte da programação de palestras, cursos e oficinas de capacitação do Governança Inovadora, projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN coordenado pela SEPLAN sob a consultoria do Instituto Publix. Iniciado em agosto passado, o Governança Inovadora está dividido em três eixos (estratégia, estrutura e processos) e já promoveu o encontro de quase 20 grupos focais envolvendo representantes de diversos setores da sociedade civil organizada. Mais de 100 servidores estão sendo capacitados pelo projeto.

Uma pesquisa inédita realizada através do portal Governança Inovadora permite a qualquer cidadão do Rio Grande do Norte participar do projeto apontando problemas, identificando demandas e apresentando sugestões para o Rio Grande do Norte.  A pesquisa pode ser acessada através do site www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br.

Para o secretário de Planejamento e Finanças Gustavo Nogueira conhecer experiências de sucesso na área de planejamento vai ampliar a visão do Rio Grande do Norte sobre os desafios que o Estado terá pela frente. “É muito importante para nós, que estamos com o projeto Governança Inovadora em curso, conhecer experiências que deram certo. Podemos tanto tomá-las como referência como evitar que alguns erros cometidos nesses estados não se repitam conosco. Trazer esse painel para o nosso Estado mostra, sobretudo, que estamos buscando nos atualizar”, afirmou. 

EDUARDO CUNHA DIZ QUE PROVARÁ AO CONSELHO DE ÉTICA QUE FALOU A VERDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta terça-feira (3) que irá provar no Conselho de Ética que não faltou com a verdade.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em entrevista na Câmara (Foto: Gustavo Garcia/G1)

A declaração foi dada horas após o conselho instaurar processo para investigar se Cunha cometeu quebra de decoro parlamentar por não ter declarado à Justiça Eleitoral ter contas bancárias na Suíça atribuídas a ele e a parentes. Segundo a Procuradoria Geral da República, documentos enviados pelo Ministério Público suíço confirmam a existência dessas contas. Em depoimento à CPI da Petrobras, em março, Cunha negou ter qualquer conta no exterior.

As investigações do Conselho de Ética poderão resultar em absolvição, censura verbal ou escrita, suspensão ou cassação do mandato. “Vou provar que não faltei com a verdade”, afirmou o deputado. Ao ser perguntado sobre a representação contra ele, Cunha disse que ainda não havia lido o documento nem pensado sobre a estratégia de defesa.

Não tomei nenhuma decisão a respeito, deixa primeiro definir o relator. Depois de definido, vou avaliar. Ainda nem pensei sobre isso”, afirmou. "Nem sequer li a representação", completou.  Cunha relatou que quer encontrar seu advogado ainda nesta terça-feira para definir os próximos passos. "Vou apresentar a defesa com base no fato em si. Vou pegar o meu advogado, discutir com ele", declarou.


Para Cunha, o processo no Conselho de Ética é diferente dos inquéritos a que ele responde no Supremo Tribunal Federal (STF). "São duas coisas distintas", disse, acrescentando que o processo no Supremo já tem como consequência, no caso de condenação, a perda de mandato, o que dispensaria a necessidade do Conselho de Ética.

"É diferente porque, se todo mundo que tivesse um processo fosse para o Conselho de Ética por quebra de decoro, teria que ter uns 150 no Conselho de Ética, porque é mais ou menos uns 150 que respondem a processo no Supremo", disse. O presidente da Câmara negou, ainda, haver qualquer constrangimento em responder a um processo no colegiado. Ele não quis comentar os nomes dos deputados sorteados para relatar o processo.


O presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo (PSD-BA), precisa escolher dentre três nomes sorteados nesta terça qual será o relator do caso, a quem caberá fazer um relatório preliminar em até 10 dias. Foram sorteados os deputados José Geraldo (PT-PA), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Fausto Pinato (PRB-SP).


José Geraldo e Vinicius Gurgel já afirmaram que há indícios “fortes” contra o peemedebista. Já o terceiro sorteado, Fausto Pinato, não quis emitir opinião sobre as provas apresentadas até agora. “Não posso falar, porque podem me considerar impedido de relator depois”, disse. Assim como os demais, ele afirmou que aceitará ser relator, se for nomeado pelo presidente do Conselho de Ética.

MOTORISTA DA PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ É PRESO POR DESACATO A POLÍCIA APÓS SER AUTUADO EM BLITZ

untitledO motorista da prefeitura de Jardim do Seridó, que nas horas vagas trabalha como moto-taxista, Samuel Romualdo Sampaio de Sena, foi preso por desacato, logo após ter sido autuado em uma blitz no centro da cidade de Jardim do Seridó.

Segundo consta, o moto-taxista foi durante a blitz acima citada, e como estava andando de forma irregular, foi autuado, e por isto, saiu gritando e xingando a polícia com palavras de baixo calão em plena via pública, sem se importar com as famílias Jardinenses.

Ao ouvir os xingamentos do desordeiro, a polícia o prendeu e o conduziu até a delegacia de polícia civil de Caicó, onde o mesmo foi autuado em flagrante delito, e irá responder a um TCO.

Do Blog: Isso é postura de um indivíduo que presta serviços à população? Uma vergonha!

Foto: Ilustração.

TJRN ANTECIPA SEGUNDA PARCELA DO 13º PARA 20 DE NOVEMBRO

Dr. ClaudioO presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio Santos, anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores do Judiciário para o próximo dia 20 de novembro. O montante a ser liberado é de R$ 27 milhões. O desembargador afirmou que a medida será possível em função dos ajustes econômicos adotados desde o início da atual gestão.

O presidente do TJRN acrescentou que, diante do cenário de crise por que passam o Estado e o país o importante é manter o pagamento dos servidores em dia. “É uma notícia que podemos dar ao nosso servidor em razão da política de austeridade que estamos desenvolvendo desde os primeiros dias de trabalho”.

O desembargador confirmou também que a meta de corte de gastos estipulada pela sua gestão está sendo cumprida. Como exemplo, Claudio Santos disse que somente no mês de outubro o Tribunal de Justiça gastou menos com pessoal e com custeio do que nos meses anteriores.

Para ele, isto significa que o TJ, depois de muito esforço, e com a compreensão dos seus pares, está cumprindo com suas obrigações, no sentido de fazer economia de recursos públicos.

O desembargador lembrou que a economia de recursos teve início já no mês de janeiro, pois já se previa que a crise se acentuaria - como acredita que vá se acentuar em 2016. “O setor público não pode deixar de contribuir com a economia, porque recursos públicos são usados e que precisam ser alocados também em outras prioridades, além da Justiça”.

Segundo o presidente, a economia com pessoal foi de mais de um milhão por mês, mesmo considerando que houve majoração durante esse período. Ele ressaltou também que houve economia no setor de custeio e uma maior parcimônia na parte de investimentos.

O Tribunal de Justiça têm feito a sua parte à muito custo, como muita dificuldade, com muita incompreensão, mas de qualquer maneira nós temos mostrado aos contribuintes que os recursos que eles transferem para a Justiça têm sido bem aplicados aqui no Estado”.

Déficit de pessoal

Para enfrentar as dificuldades de tornar o Judiciário mais célere, o presidente disse que vem adotando algumas medidas alternativas, como a contratação de estagiários, exatamente para complementar a mão de obra frente ao déficit de cerca de dois mil cargos efetivos na Justiça Potiguar. Ele lembrou que já foram nomeados cerca de 400 estagiários e que fará uma nova seleção, através da ESMARN, de mais 300 estagiários.

Sobre o concurso de magistrados, o presidente explicou que o certame encerrou as provas oral e de títulos. Ele disse que a carência por juízes é grande, já que dos 300 juízes do quadro, apenas cerca de 190 estão em atividade. O desejo é de contratar já nos próximos 90 dias mais 40 magistrados, após a realização do curso de formação.

COM HOMENAGENS, CORPO DE PM BALEADO E MORTO EM NATAL É ENTERRADO

Foi enterrado neste domingo (1º), no cemitério Parque da Passagem, em Extremoz, o corpo do policial militar Marcos Antônio da Silva, de 49 anos, baleado na cabeça na última sexta-feira (30) na Zona Norte de Natal. Em novembro, o soldado completaria 23 anos de polícia. Marcos Antônio morreu no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel na noite do sábado (31).

 Soldado Marcos Antônio foi baleado na cabeça na manhã de sexta-feira (30)   (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

O velório aconteceu na Zona Norte da capital. Depois, o cortejo seguiu até o cemitério, que fica na região Metropolitana da capital potiguar. O caixão foi transportado em um carro do Corpo de Bombeiros e escoltado por policiais militares. Bandeiras de Pernambuco e do Sport Club do Recife foram usadas para cobrir o caixão. Familiares, amigos e colegas de trabalho se reuniram ao redor do caixão no momento do enterro. O Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Segurança Pública (Sesed), sobrevoou o cemitério para prestar homenagem.

Marcos Antônio foi baleado no conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, no início da manhã da sexta-feira, 30 de outubro. De acordo com a esposa do soldado, ele estava de folga e tinha acabado de deixá-la no trabalho. Ela acredita que o marido tenha reagido a algum assalto. De acordo com a assessoria do Hospital Walfredo Gurgel, o soldado teve uma parada cardíaca na noite do sábado e não resistiu.

Na manhã do domingo, dois suspeitos do crime foram presos. Segundo informações da Polícia Militar, um foi preso em uma casa, lá mesmo em Nordelândia, e o outro no bairro das Quintas, na Zona Oeste. Os presos negam participação no crime.

TRAGÉDIA! CRIANÇA DE 5 ANOS FILHA DE PM MORRE AO SER ATINGIDA POR VIGA DE CONCRETO NA CASA DOS AVÓS NO SERIDÓ

Uma verdadeira tragédia! Foi o que aconteceu na noite do domingo, (01), no Distrito Palma, município de Caicó, onde a criança, Ludmila Fernandes de Figueiredo, de apenas 5 anos morreu ao ser atingida por uma viga de concreto.

Segundo familiares, a criança que era filha do PM Paulo, estava deitada em uma rede na área da casa dos avós, quando uma viga de concreto caiu sobre a rede lhe atingindo mortalmente. A menina ainda foi socorrida, mais, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.

Do Blog: Lamentável!

 

GRAVE ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS NO DIA DE FINADOS EM BR NO INTERIOR DO RN

Um acidente envolvendo dois veículos deixou duas pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (2) na BR-226, próximo a Bom Jesus, cidade a 50 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, outras três pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital de Bom Jesus.

acidente_3

Ainda segundo informações da PRF, um Chevette e uma Hilux bateram de frente já próximo à entrada de Bom Jesus. As duas pessoas mortas estavam no Chevette, que tem placas de Bom Jesus.

PM PODE SER EXPULSO APÓS FOTO COM MÃO NA BUNDA DE JOVEM

Uma foto indiscreta pode causar a expulsão de um policial militar do 41º BPM (Irajá). O cabo, que não teve a identidade divulgada pela corporação, teve uma foto divulgada na internet e em redes sociais em que aparece apalpando o bumbum de uma jovem, supostamente durante uma blitz.

policial_com_mulher_borrada

Em pouco tempo, a imagem já havia chegado ao comando da corporação. A Corregedoria da PM determinou ao comando do 41º BPM o prosseguimento da apuração sumária sobre o fato e posterior instauração de processo administrativo disciplinar, para avaliar a permanência do policial na corporação.

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, o policial já está preso administrativamente na unidade onde é lotado. Outros polícias que trabalham com ele também estão sendo chamados para prestar esclarecimentos.

VIVALDO COSTA COMERA ANIVERSÁRIO AO LADO DE AMIGOS AGRADECENDO A DEUS O DOM DA VIDA

Familiares, amigos, correligionários e lideranças políticas de todo Seridó, prestigiaram neste domingo (1º) missa em ação de graças pelo aniversário do deputado Vivaldo Costa (PROS). A celebração presidida pelo Padre Tadeu, aconteceu na Igreja de São José, em Caicó. O Papa Jerimum recebeu o carinho dos presentes.

MIX-ANIVERSARIO-VIVALDO1

Em sua fala Padre Tadeu, disse que Vivaldo é um amigo presente em todas as horas. “Vivaldo é um bom político que sempre está no meio do povo. Ele tem vocação política. Hoje vem renovar sua fé e pedir sabedoria. Feliz do político que não se esquece de Deus e vem pedir suas bençãos. Vivaldo é um grande amigo.

MIX-ANIVERSARIO-VIVALDO2

Vivaldo falou que estava feliz pela vida e por tantos amigos que vieram abraça-lo no dia do seu aniversário. “Hoje é dia de agradecer a Deus e a Sant'Ana pela vida, pelos amigos, pela saúde e pela missão que assumi desde jovem que é lutar pela minha terra, pelo meu povo e pelo Rio Grande do Norte. Estou feliz de espírito renovado para continuar a luta”.

CONSELHO DE ÉTICA DEVE INSTALAR NESTA TERÇA PROCESSO PARA INVESTIGAR CUNHA

Eduardo CunhaO Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve instalar nesta terça-feira (3) um processo para apurar suposta quebra de decoro parlamentar do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O processo pode resultar em punição que varia desde censura verbal ou escrita até cassação de mandato.


Alvo de investigação na Operação Lava Jato, Cunha é acusado pelo PSOL e pela Rede, autores do pedido, de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse que não tinha contas no exterior. Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça ao Brasil mostram a existência dessas contas. O Supremo Tribunal Federal já abriu um inquérito para investigar as suspeitas.


Nesta terça, serão sorteados três nomes entre os integrantes do conselho para que o presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), escolha um deles para ser o relator. Ficarão de fora do sorteio os deputados que forem do mesmo partido ou estado de Cunha (PMDB e Rio de Janeiro) e os signatários da representação.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...