2 de setembro de 2014

ALUNO É BARRADO EM ESCOLA MUNICIPAL DO RIO POR USAR GUIAS DO CANDOMBLÉ

A rotina de ir à escola virou motivo de constrangimento para um aluno que estava se iniciando no candomblé. Aos 12 anos, o estudante da quarta série do ensino fundamental Escola Municipal Francisco Campos, no Grajaú, na Zona Norte do Rio, foi barrado pela diretora da instituição por usar bermudas brancas e guias por baixo do uniforme, segundo a família. A denúncia foi publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal "O Dia".

Colares, chamados 'guias', representam espíritos da Umbanda (Foto: Reprodução: TV Bahia)

Antes de ele entrar para o candomblé, eu avisei para a professora e ela logo disse que ele não entraria no colégio. Eu expliquei que ele teria que usar branco e as guias, mas ela não aceitou”, contou indignada a mãe do estudante, Rita de Cássia.

No dia 25 de agosto, depois quase um mês sem ir à escola, o jovem tentou voltar. “Eu levei o meu filho e, na porta da escola, ela [diretora] não viu que eu estava atrás e colocou a mão no peito dele e disse: ‘Aqui você não entra’. E eu expliquei que ele teria que usar as guias e o branco por três meses e aí ela respondeu: ‘O problema é seu’”, disse Rita de Cássia.

Rita ressaltou que o filho de sentiu humilhado diante dos amigos do colégio e chorou muito. “Se ela estivesse esperado todo mundo entrar e me chamasse no canto para tentar encontrar uma forma para colocar ele pra dentro seria uma coisa. Mas, não. Ela barrou ele na frente de todo mundo. Eu discuti, falei palavrão feio pra ela, eu admito, mas ela não poderia ter feito isso com ele. Ele foi muito humilhado”, afirmou a mãe.

O jovem de 12 anos foi definido pela mãe como uma criança determinada. Apesar do constrangimento, Rita contou que o filho em momento algum pensou em abrir mão dos ideais do candomblé.

“A escolha de entrar para o candomblé foi dele. Ele sabe o que quer, é muito firme nas decisões. Por nada ele larga a religião dele. Quando aconteceu isso tudo ele disse: ‘Se eu fosse muçulmano ou qualquer outra coisa eu deveria ser respeitado, isso é discriminação’”, lembrou a mãe.

Segundo Rita, o jovem caminhou até em casa de cabeça baixa, teve febre e perdeu o interesse de retornar à escola. “Se o meu filho estivesse com drogas, se tivesse arma tenho certeza que eles iam tampar os olhos”, reclamou.

Depois de quatro dias do episódio, ele foi transferido para a Escola Municipal Panamá, também no Grajaú, onde foi bem recebido pela diretoria, professores e estudantes.

Depois que eu fui lá para pedir a transferência a diretora disse que não gostaria que eu levasse ele porque ele era um ótimo aluno. Mas o que ela não poderia era ter feito meu filho passar vergonha. Depois que ele foi tão humilhado, meu filho foi muito bem aceito na escola nova. Todo mundo me apoiou. Pra quem é mãe é muito difícil ver um filho sofrendo esse preconceito”, disse emocionada Rita de Cássia

PM PRENDE TRAFICANTE COM QUASE DOIS QUILOS DE MACONHA NO SERIDÓ POTIGUAR

Na tarde desta terça-feira, (02), as Guarnições de Rádio Patrulha comandada pelo Cabo Laurentino e GTO comandada pelo Cabo Nivanildo, realizaram a apreensão de um quilo e oitocentos gramas de maconha prensada.

dsc00977

A Polícia Militar chegou até a ocorrência após uma denuncia anônima. A apreensão foi registrada em uma residência localizada na Rua Caicó, no Conjunto IPE, bairro Maria terceira.

A PM chegou ao local e abordou um jovem que estava saindo da referida residência, com uma pequena porção de maconha e revelou que era viciado.

Ao realizarem uma revista na casa foram encontrados a droga e pouco mais de R$ 1.000,00, em dinheiro fracionado.

Diante do fato foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Parelhas, Claudio Roberto Azevedo (Sonso), de 33 anos, onde realizados todos os procedimentos de praxe.

Fonte e foto: Marcos Silva.

AMAZAN CUMPRIU AGENDA DE CAMPANHA EM PARELHAS

O candidato a deputado estadual Amazan (PSD) intensificou sua agenda de campanha nesta segunda-feira, (01), visitando o município de Parelhas.

Materia02-09

Pela manhã Amazan esteve na feira livre, cumprimentando comerciantes e populares. Em seguida esteve realizando mobilização nas comunidades rurais Povoado Cobra e Joazeiro.

Tenho um carinho especial pela cidade de Parelhas. Já estive algumas vezes no município durante esta campanha e tenho percebido que a cada visita, a aceitação do povo ao nosso projeto de chegar à Assembleia Legislativa tem aumentado”, disse Amazan.

Nesta terça-feira, Amazan com sua caravana 55000 visita duas cidades do Seridó, São Vicente (17h) e Florânia (19h).

INICIADA OBRAS DE ILUMINAÇÃO DAS ENTRADAS E PRAÇAS DE CAICÓ

Uma das principais entradas da cidade de Caicó já está sendo iluminada. Os trabalhos já foram iniciados pela empresa CCW Engenharia LTDA EPP. A primeira contemplará a Zona Norte, pelo acesso da RN-288, no trecho entre o IFRN e a rotatória dos bairros Boa Passagem e Alto da Boa Vista. A empresa tem sessenta dias para concluir a obra. A obra também contemplará os moradores dos bairros Samanaú, Salviano Santos e Nova Caicó.

Obras de Iluminação 002

Outra obra de infraestrutura que será iniciada brevemente é a iluminação da Praça José Américo, no bairro Castelo Branco. Os serviços serão executados pela mesma empresa. Nas duas obras, os investimentos com recursos próprios do Município são da ordem de 641 mil, 421 reais e 06 centavos. “Iluminação, além de deixar a entrada da cidade mais bonita, vai proporcionar segurança para quem chega, e principalmente aos moradores da Zona Norte de Caicó, em especial ao Nova Caicó”, explicou Roberto.

PREFEITURA DE JARDIM DE PIRANHAS INICIA VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA NA ZONA RURAL

A Prefeitura de Jardim de Piranhas, através da vigilância sanitária iniciou nesta segunda feira 01, a campanha de vacinação anti-rábica 2014 na zona rural. Para agilizar o serviço dos agentes, os proprietários de animais (cães e gatos) podem deixa-los presos antes dos agentes passarem.

cronograma antirabica

Duas equipes irão fazer o trabalho simultaneamente para atender a demanda do município como mostra o cronograma.

DESEMBARGADOR CLÁUDIO SANTOS SUSPENDE SIGILO DE DENÚNCIA CONTRA JUIZ DE CEARÁ-MIRIM

imagesCAUNMUZ2O Desembargador Cláudio Santos, (foto), deferiu pedido do Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima e suspendeu o sigilo do processo que apura denúncia contra o Juiz de Direito José Dantas de Lira, da Comarca de Ceará-Mirim, e mais oito pessoas por formação de quadrilha.

Na denúncia enviada à Justiça, o Ministério Público Estadual afirma que o magistrado “compôs uma notória rede criminosa no Estado do Rio Grande do Norte voltada à liberação de margens consignáveis de servidores públicos via decisão judicial, da qual fizeram parte corretores, advogados e servidores públicos lotados na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte – SEARH.

Além da suspensão do sigilo do processo, o PGJ pede ao relator do processo que “seja determinada, como medida cautelar penal alternativa à prisão, a suspensão do exercício da atividade advocatícia dos bacharéis Ednardo Gregório Alves de Azevedo e Juliano Souza de Oliveira”.

Além do Juiz de Ceará-Mirim, são acusados de formação de quadrilha Ivan Holanda Pereira, Paulo Aires Pessoa Sobrinho, Hamurabi Zacarias de Medeiros, Clístenes Alves Maia, José Dantas de Lira Júnior, Juliano Souza de Oliveira, Ednardo Gregório Alves Azevedo e Camila Raquel Rodrigues Pereira de Azevedo.

A inicial da denúncia revela que “ouvido na condição de colaborador do Ministério Público, Hamurabi Zacarias de Medeiros prestou declarações reveladoras sobre o esquema ora investigado, revelando a estrutura e a divisão de tarefas da organização criminosa da qual fez parte, oportunidade em que indicou os demais coautores e partícipes, notadamente, em posição de relevo entre o grupo criminoso, o Juiz de Direito José Dantas de Lira.

LADRÃO É PRESO POR POPULARES LOGO APÓS ROUBAR UMA MOTO EM ACARI

Por volta das 20h30 deste domingo (31) de agosto, a Polícia militar da cidade de Acari foi acionada para comparecer ao Bairro Marrocos, pois se encontrava detido pela população um indivíduo que tinha acabado de furtar uma moto de um morador daquele bairro.

mo 

Chegando ao local se tratava de um velho conhecido da polícia militar, Sivanildo de Araújo Silva, de 25 anos, vulgo “Cebola” do povoado Bulhões. O mesmo foi conduzido à delegacia de plantão para ser lavrado o auto de prisão em flagrante e é de conhecimento dos policiais que o mesmo estava em livramento condicional.


Esse indivíduo já tem várias passagens pela Polícia e como estamos no Brasil está livre para cometer novos crimes.

Fonte: PM Currais Novos.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; A LUTA DESIGUAL

Sem título

A LUTA DESIGUAL:

Por princípio, deveria ser mais justa,

No formato que mandou o Criador,

Veda os olhos pra depois se contrapor

Na peleja do mais fraco e a robusta.

Sem saber a liberdade quanto custa

Sua pena sempre vai prevalecer

Raramente, alguém vai interceder,

Sem deixar que a sentença lhe enquadre,

Vai ter sempre o que nasce pra ser padre

E Paulinho que nasceu pra padecer.

Por: Primo Poeta

PRAZO PARA SEGUNDA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL ENCERRA NESTA TERÇA-FEIRA, (02)

GREGÓRIOTermina neste terça-feira, (02) o prazo para que a segunda parcial da prestação de contas das eleições 2014 seja entregue. A medida abrange candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, sendo que os documentos apresentados devem conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores.

O envio da segunda prestação de contas já pode ser feito desde a última quinta-feira (28). Já a prestação final de contas de todos os candidatos que não concorrerem ao segundo turno e dos partidos políticos, incluídas as contas dos respectivos comitês financeiros, deverá ser entregue até 4 de novembro. O prazo é diferente caso ocorra a disputa do segundo turno. Neste caso, a data final é 25 de novembro”, explicou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, João Gregório Júnior.

A primeira parcial da prestação de contas deveria ter sido entregue até o dia 2 de agosto. “No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notifica os envolvidos e dá um prazo de cinco dias para que nos três dias seguintes os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros apresentem a prestação de contas. Caso contrário, são julgadas como não prestadas. Outro aspecto interessante e que muitos tem dúvidas é que a ausência de movimentação de recursos de campanha não isenta do dever de prestar contas”, explicou Gregório Júnior.

Uma das novidades da corrida eleitoral deste ano, à qual os candidatos e partidos devem estar atentos, é que toda prestação de contas deverá vir acompanhada da assinatura de um profissional de contabilidade. A obrigatoriedade passou a valer após a publicação, em março, da Resolução nº 23.406/14, do TSE, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros.

Segundo o presidente do CRCRN, “essa foi uma luta do sistema CFC/CRCs e mostra o respeito que a justiça eleitoral demonstra para o exercício da contabilidade”. Ele acrescentou que no mês de junho o Conselho de Contabilidade promoveu, regionalmente e em parceria com o TRERN e a OABRN, o Seminário “Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Limpas – Aspectos Jurídicos e Contábeis das Eleições de 2014”.

INCÊNDIO SOB FIOS DE ALTA TENSÃO ATINGE FLORESTA NACIONAL, EM BRASÍLIA

Uma queimada sob fios de alta tensão atingiu a Floresta Nacional de Brasília, na altura da Cidade do Automóvel, na tarde desta segunda-feira (1). Para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros acionou seis equipes com dez pessoas cada, um helicóptero, um avião de combate a chamas e seis caminhões-pipa – cinco da Novacap e um do Exército.

Chamas próximas a torre de fios de alta tensão em área da Floresta Nacional, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (1º) (Foto: Gabriel Luiz/G1)

Segundo o sargento Jerri Guimarães, o objetivo era não deixar o fogo atingir nem a Floresta Nacional nem a rede de alta tensão do local. “Como a vegetação é baixa, não tem risco, por enquanto, de [o fogo] atingir os cabos elétricos. Ou pelo menos não danificar”, afirmou Guimarães, às 16h.

Queimada, Brasília (Foto: Reuters)


O helicóptero usado no controle do incêndio tem capacidade para transportar mil litros de água; o avião, até três mil litros. Por volta das 16h30, os bombeiros anunciaram ter conseguido controlar o fogo, mas não havia uma estimativa da área queimada.

Queimada, Brasília (Foto: Reuters)

Guimarães disse que ainda é preciso vigiar a área por mais um tempo. “É o período de rescaldo, que vai de quatro a seis horas, para ter certeza de que o incêndio acabou”, afirmou.

JARDIM DO SERIDÓ E OURO BRANCO REALIZARAM MOBILIZAÇÕES HISTÓRICAS (veja Imagens exclusivas)

Um domingo para ficar na memória dos jardinenses e ourobranquenses, foi com o sentimento de alegria e entusiasmo que o povo saiu às ruas para caminhar com a Caravana 55000 do candidato a Deputado Estadual Amazan (PSD).

Materia01-09

A agenda do domingo teve início no Povoado Currais Novos, município de Jardim do Seridó, onde realizou comício relâmpago e em seguida seguiu em grande carreata até o bairro Bandeira Branca, onde um grande número de populares o aguardava. Um verdadeiro arrastão seguiu pelas principais ruas da cidade até chegar ao canal onde uma multidão acompanhou atentamente os projetos de governo apresentados por Amazan.

IMG_5553

Após realizar mobilização em Jardim do Seridó, a Caravana 55000 seguiu até a cidade de Ouro Branco para uma das maiores mobilizações políticas desta campanha, com centenas de ourobranquenses aguardando na praça principal da cidade. A adesão espontânea segue a passos largos a cada visita.

PREFEITO DE CAMPO REDONDO ABRE OFICIALMENTE SEMANA DA PÁTRIA COM ATO CÍVICO

A cidade de Campo Redondo abriu oficialmente nesta segunda-feira (1º) a Semana da Pátria. O evento que reuniu alunos das escolas municipais, estaduais, particular e grupo de idosos (SCFV’s) marcou o inicio das inúmeras atividades em homenagem ao sete de setembro. O ato cívico contou com a presença do prefeito Alessandru Alves, vereadores, secretários e a comunidade.

ATO-CIVICO-CAMPOREDONDO1ATO-CIVICO-CAMPOREDONDO

O prefeito Alessadru Alves, hasteou a bandeira do Brasil e declarou aberta a programação, ao lado da secretária de educação Simone Cortez e da vereadora Silvania. Na próxima sexta-feira (5) acontecerá o momento alto com o tradicional desfile cívico pelas ruas da cidade.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...