30 de outubro de 2015

MÉDICO EX-PREFEITO DE CIDADE DO SERIDÓ CAPOTA CARRO NA BR 427 ENTRE CAICÓ E SERRA NEGRA DO NORTE

O médico Dr. Elízio Galvão ex-prefeito de São João do Sabugi, sofreu outro acidente na BR 427 que liga as cidades de Caicó e Serra Negra do Norte, o fato foi ocorrido na manhã desta sexta-feira, (30), e desta vez o acidente foi bem mais grave que o corrido na ultima terça feira, quando o médico na mesma BR 427 perdeu o controle do seu carro vindo a sofrer algumas escoriações.



o carro do médico capotou, e o mesmo o médico foi socorrido para o hospital regional do Seridó em Caicó, com suspeita de traumatismo craniano e posteriormente transferido para a capital do estado.

COM MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS DEPUTADO VIVALDO COSTA IRÁ CELEBRAR ANIVERSÁRIO

O deputado Vivaldo Costa (PROS), irá comemorar seu aniversário participando da Santa Missa, neste domingo (1º). A celebração será presidida pelo padre José Tadeu, as 06h30min na Igreja de São José, em Caicó.

vivaldo-agreste 

Lideranças, familiares e amigos de várias cidades do Seridó já confirmaram presença. De maneira simples o deputado disse que a principal comemoração é perto de Deus em agradecimento pelo vida.

VOO FRANKFURT-NATAL PODE SAIR EM 2016

O mercado alemão possui enorme potencial para o turismo do Rio Grande do Norte. Por isso, o governador Robinson Faria e o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, têm buscado concretizar um voo direto da cidade alemã de Frankfurt para Natal desde a feira ITB Berlim, promovido na capital alemã no mês de março do corrente ano.

Ruy Gaspar com a Thomas Cook, março 2015

E no encontro realizado ontem (29) na Governadoria, com a presença do embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar informou que estava trabalhando para viabilizar um voo de Frankfurt para Natal, junto à operadora Thomas Cook e a companhia aérea Condor, e que espera conseguir essa linha para a temporada de 2016/2017.

No mercado internacional a resposta é mais lenta. Trabalhamos hoje para obter resultados com no mínimo dois anos. Então não é um trabalho do dia para noite. Temos buscado esse voo desde o início da gestão, negociando e construindo as possibilidades para conquistarmos mais esse voo internacional. E temos uma previsão bem realista de que no final do segundo semestre de 2016 teremos essa linha aérea direta de Frankfurt para Natal”, estimou Ruy Gaspar.

A reunião na Governadoria serviu ainda para tratar de parcerias entre inúmeras áreas da economia, de interesse incomum entre a Alemanha e o governo do Rio Grande do Norte. A visita faz parte de uma agenda oficial do governo alemão ao Estado potiguar. Participou também da reunião, o secretário adjunto de Turismo, Manuel Gaspar Junior.

ATENÇÃO! UROLOGISTA ALERTA PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER DE PRÓSTATA

GetAttachmentNo Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é a sexta mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. Trata-se do segundo tipo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e sua taxa de incidência é seis vezes maior nos países desenvolvidos do que nos países em desenvolvimento.

De acordo com o urologista do Hapvida, Eduardo Velasques, a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a doença. “Ainda existe certo tabu sobre o assunto, mas cada vez mais os homens estão se conscientizando que é importante realizar os exames”, disse.

Segundo o médico o câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame de sangue específico chamado PSA. “Trata-se de uma doença curável. No entanto, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”, explica Velasques.

Sintomas e tratamento

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas de ereção e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento deve ser individualizado e dependendo do estágio da doença, pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica. “Cada caso tem um tipo de tratamento específico. É necessário consultar um especialista para acompanhar o caso e determinar o tratamento mais adequado”, afirma.

TRAGÉDIA! CAMINHÃO CAI EM RIO APÓS PONTE DE MADEIRA QUEBRAR E 3 MORREM

Três homens que estavam em um caminhão morreram depois que a ponte de madeira por onde o veículo passava quebrou, entre os municípios de São Bonifácio, na Grande Florianópolis, e São Martinho, no Sul catarinense. O acidente ocorreu por volta das 7h desta sexta-feira (30).

Acidente mata três homens no Sul (Foto: Charles Schelter/Divulgação)

Segundo o Corpo de Bombeiros, eles estavam na cabine de um caminhão-caçamba a serviço de uma cooperativa de energia da região. Ao passar pela ponte, na localidade de Rio Sete, no interior de São Martinho, a estrutura de madeira quebrou e e o veículo caiu no rio Capivari.

Ponte ficou destruída após o acidente com caçamba (Foto: Charles Schelter/ Divulgação)

Quando o socorro chegou ao local, o caminhão estava com as rodas para cima e com a cabine submersa. Os vidros estavam fechados

Um mergulhador do Corpo de Bombeiros foi acionado em Tubarão para retirar os corpos. A correnteza dificultou os trabalhos de resgate.

Os corpos seriam encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma.

GOVERNO ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO COM 1.400 VAGAS PARA PROFESSORES E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO

RNO Diário Oficial do Estado trouxe na publicação desta sexta-feira (30) o edital do concurso público de provas e títulos para 1.400 cargos de provimento efetivo de professor e especialistas em educação. As vagas são para nomeação imediata e formação de cadastro reserva da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

As oportunidades são para, além de especialista em Educação, professor das seguintes disciplinas: Arte; Arte – Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia - Anos Iniciais; Libras- Ed. Especial- intérprete/tradutor; Libras- Ed. Especial- professor; Pedagogia - Ed. Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.

O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e consistirá de duas etapas: provas objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos de caráter apenas classificatório.

Pela internet, as inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 9 de novembro de 2015 até às 23h59 do dia 7 de dezembro de 2015 pelo site www.idecan.org.br. Os candidatos que optarem pela inscrição presencial poderão realizar de 9 de novembro de 2015 até o dia 7 de dezembro de 2015, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição do concurso é de R$ 65. (clique aqui para ver o edital).

As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara, com data prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. A seleção dos candidatos constará de pontuação obtida nas provas e na avaliação de títulos. O prazo de validade desse concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Investimento

Apenas em 2015, o Governo do RN dedicou investimentos no corpo docente. Em agosto, 809 professores e especialistas efetivos em educação foram convocados e nomeados. No dia 30 julho já tinham sido convocados 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.

Ainda no primeiro semestre de 2015, 428 professores efetivos aprovados no processo seletivo de 2011 foram convocados e o Governo concedeu reajuste aos professores e especialistas em educação, com efeito retroativo a janeiro de 2015, em cumprimento ao piso nacional do Magistério.

Somado a isso, outros 52 professores já haviam sido nomeados para cargos efetivos em substituição aos postos não preenchidos pelo último chamamento.

CAERN GARANTE ÁGUA NAS TORNEIRAS DURANTE FERIADÃO EM JARDIM DO SERIDÓ

imagesO ‘Blog Barra Pesada’ procurou o chefe do escritório da CAERN de Jardim do Seridó, para informar à população a situação do abastecimento d’água na cidade.

Segundo informações de “Zé Vital”, após o trabalho de limpeza do local aonde a água está sendo capitada, a partir da noite desta sexta-feira, (30), a água volta às torneiras das residências do centro, e posteriormente para os outros pontos da cidade. O bombeamento de água continuará até a segunda-feira, (02), quando então a balsa de captação será transferida para o porão da barragem.

PROFESSORA POTIGUAR COM DOWN RECEBE PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Débora Seabra nasceu em Natal e tem 32 anos (Foto: Divulgação)

A potiguar Débora Seabra, primeira professora com síndrome de Down do país, foi homenageada com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2015 em Brasília. O prêmio é promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que elege todos os anos três pessoas – físicas ou jurídicas – consideradas exemplos no desenvolvimento de ações educativas no país.

A entrega da homenagem aconteceu na última terça-feira (27). "Eu amo o que eu faço. Amo meus alunos, amo o meu trabalho e também eu gosto muito da minha equipe de trabalho. É importante também para incluir muitas pessoas como eu", disse Débora.

Ela é professora há mais de 10 anos e faz palestras no Brasil e em outros países, como Argentina e Portugal, sobre o combate ao preconceito. Hoje ela trabalha como professora assistente na Escola Doméstica, um colégio particular de Natal. Quando mais nova, Débora sempre estudou em escolas da rede regular de ensino e se formou no curso de magistério, de nível médio, em 2005.

Em 2013, ela lançou o seu primeiro livro, chamado “Débora conta histórias”. A obra traz várias fábulas infantis que se passam na fazenda e têm animais como protagonistas. Embora sejam animais, eles precisam lidar o tempo todo com problemas humanos, especialmente o preconceito e rejeição por serem diferentes.

O nome de Débora foi indicado a concorrer ao prêmio pelo deputado federal Rafael Motta (PROS). “Ela é um orgulho para todos os potiguares e essa é uma justa homenagem por sua competente atuação no setor educacional do Rio Grande do Norte”, contou o deputado. Ao escolher os homenageados, a Comissão de Educação levou em consideração critérios como originalidade ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas pelos indicados ao prêmio.

PT APROVA RESOLUÇÃO COM CRÍTICAS À POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO

Em meio aos esforços do governo Dilma Rousseff para cortar gastos e equilibrar o Orçamento de 2016, o PT aprovou nesta quinta-feira (29) resolução partidária na qual cobra mudanças na política econômica do governo, com foco na expansão do mercado interno e no aumento da renda do trabalhador.

 O ex-presidente Lula discursa em reunião do diretório nacional do PT, em Brasília (Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo)

O documento, que também se opõe a cortes em programas sociais, foi aprovado em reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia 18, na Suécia, presidente Dilma Rousseff afirmou que a opinião do PT não é a opinião do governo. Nesta quinta, o PMDB, principal partido aliado do governo, divulgou documento que contraria as teses do PT e defende um "ajuste de caráter permanente".

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores considera que o principal objetivo tático é derrotar a escalada golpista, isolar a oposição de direita e recuperar as condições plenas de governabilidade. Este movimento tem mais chances de êxito se acompanhado por mudanças na política econômica que o PT vem sugerindo desde a realização do 5º Congresso, em Salvador”, afirma a resolução.


Entre as propostas do partido está o aumento da tributação sobre a renda e a propriedade dos mais ricos e a redução da taxa de juros. A legenda também critica propostas de cortes na área social. O relator do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), já anunciou que pretende cortar R$ 10 bilhões dos R$ 28 bi previstos para o programa Bolsa Família, como forma reduzir o rombo de mais de R$ 30,5 bilhões previsto para o ano que vem.


Cortes nos gastos sociais ou nos investimentos públicos, posição defendida pelos porta-vozes do capital financeiro, são incapazes de enfrentar o problema central dos cofres estatais e expressam interesses de setores rentistas em preservar margens de lucratividade, às custas de enormes transferências de recursos fiscais para os fundos privados de capital”, afirma o texto do Diretório Nacional do PT.

Mais cedo, em discurso durante a reunião da cúpula do PT, Lula atribuiu parte da crise política atual à “mudança de discurso” do governo da presidente Dilma Rousseff em relação às promessas feitas na campanha eleitoral do ano passado. Na avaliação de Lula, a presidente está fazendo exatamente o que afirmou que não faria enquanto tentava conquistar mais um mandato.

Ele defendeu que o ajuste fiscal se encerre "o mais rápido possível" para que o país volte a crescer. Para ele, o Brasil não pode passar mais seis meses discutindo ajuste fiscal, mas isentou de responsabilidade o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

HOMEM CAPOTA CARRO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM ESTRADA DO SERIDÓ

Segundo o depoimento do motorista que capotou um veículo modelo Onix, na tarde desta quinta-feira, (29), na RN-089 que liga a cidade de Várzea/PB ao detrito da Palma/RN, o acidente aconteceu após uma tentativa de assalto.

20151029175634

Muito nervoso, o motorista contou que vinha normalmente, quando um outro veículo emparelhou com o seu, e o assalto foi anunciado pelos dois ocupantes, tento o mesmo se assustado e capotado seu carro.

Ao atender a ocorrência, a polícia do RN repassou dados fornecidos pela vítima para polícias do RN e da PB, na tentativa de identificar, localizar e prender os elementos.

ROGÉRIO MARINHO VISITA ACAMPAMENTO DE MANIFESTANTES PRÓ-IMPEACHMENT EM FRENTE AO CONGRESSO

Desde a semana passada integrantes do Movimento Brasil Livre estão acampados em frente ao Congresso Nacional como foram de protesto. O grupo pressiona a Câmara dos Deputados a abrir o procedimento de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nesta quinta-feira (29) o grupo recebeu a visita e o apoio do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).

Rogério apoia manifestantes 4

O tucano esteve pessoalmente no acampamento, onde conversou com os líderes do movimento. “É importante dizer que este movimento nos representa. É importante que a juventude, que pessoas de bem, tenham saído de suas casas, do conforto, para vir aqui no Congresso protestar”, disse o parlamentar.

Na quarta-feira, Rogério usou a tribuna da Câmara para discursar a favor dos manifestantes, que naquele mesmo dia haviam entrado em confronto com um grupo do Movimento Sem-Terra (MST). Isso após o líder do PT na Casa, deputado Sibá Machado, ameaçar o grupo a favor do impeachment.

Também nesta quinta, Rogério conversou com manifestantes que estão acorrentados dentro da Câmara dos Deputados. O deputado prestou seu apoio ao grupo e deixou, em nota, seu compromisso a favor do impeachment da presidente.

GOVERNADOR RECEBE RELATÓRIO SOBRE REESTRUTURAÇÃO DA FUNDAC/RN

O governador Robinson Faria recebeu na manhã desta quinta-feira (29) das mãos do presidente e interventor da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), Ricardo de Sousa Cabral, o relatório técnico sobre a reestruturação e reordenamento da Fundação, que está sob intervenção judicial há um ano e meio.

Reunião Fundac_Demis Roussos (2)

O interventor da Fundac apresentou um breve histórico das ações realizadas na Fundação e elencou as principais, como as reformas nas unidades de atendimento socioeducativo - com o consequente aumento no número de vagas -, a construção do Plano Estadual Socioeducativo e do Plano de Segurança, a implantação da Central de Vagas e a organização estrutural e administrativa da Instituição. “É uma prestação de contas para o governador ficar ciente dos avanços que a Fundação está tendo”, disse Ricardo Cabral, informando, ainda, que as mudanças estão relacionadas ao processo de reestruturação e reordenamento da Fundac.

São notórios os avanços alcançados com a intervenção na Fundac e o Governo do Estado está aberto ao diálogo para que juntos possamos construir um sistema socioeducativo eficaz” afirmou o governador Robinson Faria.

Também presente na reunião, o promotor de Justiça da 21ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, Marcos Aurélio de Freitas Barros, ratificou a declaração do governador, dizendo que “manter o diálogo com o Poder Executivo para a construção de um sistema socioeducativo melhor é de suma importância para a sociedade”.

Participaram do encontro o secretário de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, a secretária-adjunta da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Maíra Oliveira, e o promotor de Justiça, da Infância e Juventude, Manoel Onofre Neto.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...