14 de abril de 2010

POLICIAIS DO GTC DE CAICÓ EVITAM QUE HOMEM COMETA SUICÍDIO EM VIA PÚBLICA

O comandante da guarnição do GTC de Caicó, Cabo PM Roberto de Aquino, utilizou a Pistola Taser para evitar que Joary César de Medeiros, 32 anos, que sofre de transtorno mental, cometesse suicídio utilizando uma faca peixeira de aproximadamente 12 polegadas.


O fato foi registrado no início da tarde de ontem, terça-feira, 13 de abril, por volta das 14 horas, em frente ao cemitério São Vicente de Paulo, no Bairro Paraíba em Caicó.

No momento do fato, Joary César, que reside na Rua Coronel Bembem, estava sentado em um banco em frente ao cemitério com a faca apontada para o pescoço e dizendo que ninguém o entendia, inclusive seus famíliares, por isso iria dá fim a própria vida. Ele tentou por duas vezes sendo que na primeira foi impedido por um popular que tomou a faca, mas, César, voltou em casa e pegou outra.

Policias militares de outras guarnições, além do GTC, e homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local para tentar impedir o ato extremo.


O Cabo Aquino decidiu utilizar a Taser para conter César, o que foi feito. Imobilizado com o disparo os policiais puderam tomar a faca e conduzi-lo para o Hospital Regional aonde recebeu atendimento médico e ficou internado. A mãe de César, Santana Ana de Medeiros, confirmou que seu filho tentou em outros momentos tirar a vida.

Fonte: Sidney Silva
Fotos: Marcos Dantas.




EXCLUSIVO! SECRETÁRIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ DETONA COLEGA SECRETÁRIO DE CAICÓ EM SESSÃO NA CÂMARA.


A secretária de saúde de Jardim do Seridó, Zuíla Coutinho, atendendo a convocação da câmara municipal através do requerimento de autoria do vereador Iron Júnior, compareceu na noite desta terça-feira (13), na sessão ordinária da câmara municipal, onde veio esclarecer alguns pontos das denúncias sobre as possíveis irregularidades que estão sendo apontadas no sistema de marcação de consultas.

Conforme relato da secretária, o secretário de saúde da cidade de Caicó, Ulbamágnus Góis, é o responsável pelas marcações fraudulentas dos exames, e que não só Jardim do Seridó está sendo lesado pelo secretário, como também outros municípios da região do Seridó Potiguar. “O responsável por tudo é o secretário de saúde de Caicó, Sr. Ulbamágnus... a gente sabe que os políticos estão sempre prontos a ajudarem, mas dessa vez tirando do teto financeiro do nosso município, que a gente nem tem, e depois eu aceitei, fiquei calada, ele pediu pra eu não levar para o colegiado de Caicó porque ai prejudicá-lo, como toda sua equipe, ligou até para o prefeito aqui de Jardim do Seridó e fez o mesmo pedido, então nós ficamos calados, e prometeu que nunca mais aconteceria”. Denunciou Zuíla Coutinho.

Mostrando uma grande falta de transparência, e sendo conivente com o erro, a secretária ainda disse ter se surpreendido com o fato dos vereadores Iron Júnior e Anchieta Júnior terem levado o caso ao conhecimento da população, já que como ela muito bem falou que, “Aceitou e ficou calada”, afirmando que o caso deveria ficar em segredo. “Pra surpresa minha, fiquei calada, pra surpresa minha os senhores vereadores Anchieta Júnior e Iron Júnior (Trouxe) o problema pra cá, então, ai denegriu a imagem da secretaria de saúde e consequentemente a minha, o que é que eu fiz? liguei pro secretário de saúde (Caicó), e conversei pessoalmente com ele em Natal, e ele fez o mesmo pedido, porque ele sabe que isso é grave, o valor financeiro é pouco, mas acontece que você tem um profissional de outro município tirando do seu teto financeiro, isso não pode acontecer, é crime federal, e já aconteceu com vários municípios...”. Disse a secretária.

Após as acusações da secretária, o vereador Iron Júnior, denunciou várias irregularidades encontradas na secretária de saúde de Jardim do Seridó, entre elas os repasses do município para o programa da Farmácia Básica, que não foram cumpridos pela atual administração, como também o desvio de verbas de um programa de saúde para outro, o que é ilegal e caracteriza crime de improbidade administrativa. A secretária admitiu que existem as citadas irregularidades, mas ainda tentou tapar o sol com a peneira, ora colocando culpa no sistema operacional dos recursos, ora transferindo a responsabilidade para a secretaria de finanças.

Por todo o exposto, O “Blog Barra Pesada” irá acompanhar o caso, e deixará todos os internautas muito bem informados, trazendo todas as denúncias feitas na referida sessão da câmara, pois calar diante da certeza que crimes e irregularidades estão acontecendo com o dinheiro público, também é crime grave, e dá cadeia!




PARELHAS SEDIARÁ A I CONFERÊNCIA INTER-REGIONAL DE SÁUDE MENTAL

Acontecerá na próxima sexta-feira (16), na AABB de Parelhas, a I Conferência Inter-regional de Saúde Mental. Com o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, o evento tem como objetivo promover o debate sobre o assunto, que também será discutido na etapa nacional a ser realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de Junho.

A organização da Conferência compete ao Centro de Atenção Psicossocial e conta com parcerias das Prefeituras Municipais de Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Santana do Seridó e Equador. Na ocasião haverá apresentação de diagnósticos da assistência em saúde mental dos Municípios envolvidos e palestra voltada para o tema principal.

A temática será discutida ainda através de três eixos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; e Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.




EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...