22 de setembro de 2020

34 PRESOS COM COVID-19 FOGEM DE CADEIA NO PR

Trinta e quatro presos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus fugiram da cadeia de Cambará, no norte do Paraná, na madrugada desta terça-feira (22). De acordo com a coordenação regional do Departamento Penitenciário (Depen), os detentos escaparam por um túnel de aproximadamente 30 metros. 

 

 

A cadeia enfrenta problemas de superlotação. Antes da fuga, estava com 122 presos em um local com capacidade para 42. Três agentes penitenciários trabalhavam quando os internos conseguiram escapar. 

  


Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen, informou que dois fugitivos já foram recapturados e que o órgão já trabalha para fechar o buraco. 

  


No dia 16 de setembro, presos e funcionários participaram de uma testagem em massa para a Covid-19.

  


De acordo com Peixoto, 118 dos 122 presos testaram positivo para a doença, a maioria não apresentou nenhum sintoma. Entre os funcionários, três agentes foram afastados porque foram diagnosticados com Covid-19.

 

Fonte: G1/PR.

NÚMERO DE MORTES POR COVID-19 NOS EUA CHEGA A 200 MIL

Os Estados Unidos chegaram a 200 mil mortes pelo novo coronavírus, aponta monitoramento da Universidade Johns Hopkins. É o primeiro país a alcançar esse número de vítimas da Covid-19 no mundo desde o início da pandemia.

 

 

Além disso, os EUA estão perto de chegar a 7 milhões de casos confirmados do coronavírus. Tanto em diagnósticos quanto em mortes, o país é o mais atingido no mundo pela Covid-19, em números absolutos.

 

 

As primeiras 100 mil mortes confirmadas nos EUA ocorreram entre janeiro e maio. A doença se espalhou rapidamente por todos os 50 estados americanos, mas foi Nova York, entre março e abril, que registrou os piores dias da pandemia — a maior cidade do país registrava centenas de mortes por Covid-19 a cada dia e precisou passar por um lockdown severo.

 

VIVALDO COSTA COBRA PRIORIDADE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS MENTAIS NO RN

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) para cobrar do Governo, prioridade no tratamento de pacientes com  doenças psicológicas no Estado.

 



“Apelo ao secretário e à governadora que disponibilizem médicos psiquiatras nos quadros dos hospitais regionais espalhados pelo Estado e que estes possam acompanhar os pacientes com doenças mentais nos plantões e depois sequenciem esse tratamento”, cobrou.



Vivaldo destacou que, com o fechamento dos hospitais psiquiátricos, esses pacientes ficaram desassistidos e estão passando por dificuldades para ter acesso ao tratamento. “A necessidade é gritante e é preciso que façamos algo por essa população que precisa estar com seu tratamento em dia”, ressaltou.

 



O parlamentar também cobrou a inclusão de psicólogos na rede estadual de saúde. “O Estado precisa disponibilizar esses profissionais que poderiam ajudar muito a essa população”, sugeriu.

 

 


Por último, Vivaldo Costa trouxe a plenário o exemplo exitoso do município de São José do Seridó, que depois de registrar índices altíssimos de suicídios, teria dotado um programa e reduzido a zero os casos.

 

 



“Através de um trabalho desenvolvido por profissionais do Programa Saúde da Família, psicólogos, psiquiatras e toda uma rede de apoio, São José do Seridó reduziu a zero o número de suicídio. Se deu certo lá, pode dar certo em outras cidades do Estado”, finalizou.

JUIZ SUSPENDE TRECHO DE DECRETO QUE ISENTA DE RESPONSABILIDADE ESCOLAS E PODER PÚBLICO EM CASO DE CONTAMINAÇÃO DE ALUNO POR COVID-19

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas suspendeu nesta segunda-feira (21) o trecho do Decreto Municipal nº 12.054/2020- que autorizou a volta às aulas em Natal - que eximia de responsabilidade o Poder Público e as escolas em caso de contaminação ou desenvolvimento da Covid-19 nos alunos.

 

 

Na decisão, o magistrado cita que cada caso deve ser tratado de maneira individual e que não é "viável" uma cláusula que isenta de forma antecipada escolas e Município de responsabilidade.

 

 

"Reconheço que, no mundo fenomênico, afigurar-se-ia (ou afigurar-se-á) dificultosa a demonstração do nexo de causalidade em eventual transmissão ou contaminação em massa de alunos e professores, para fins de responsabilização das escolas ou da municipalidade. Todavia, a apreciação de situações, tais, deve ser levada a cabo individualizadamente, de acordo com cada caso concreto, não sendo viável uma cláusula geral, abstrata e antecipada de isenção de responsabilidade", cita o juiz na decisão.

 

 

No decreto publicado pela Prefeitura de Natal, já havia anexado um termo de autorização para as aulas presenciais durante o período de pandemia que deve ser assinado pelos pais dos alunos. "O decreto municipal hostilizado, ao trazer a exigência de assinatura de termo de responsabilidade, transcende os limites de sua finalidade, contrariando a legislação posta e a ordem constitucional, o que não pode ser tolerado".

TST APROVA REAJUSTE DE 2,6%, E SERVIDORES DOS CORREIOS DEVEM VOLTAR NESTA TERÇA-FEIRA, (22)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou nesta segunda-feira (22) um reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios. Os trabalhadores devem retomar as atividades a partir desta terça-feira (21).

 

 

A maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada.

 

 

Se os funcionários não retornarem aos postos de trabalho, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

 

 

O secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Similares, José Rivaldo, afirma que para a entidade a greve continua. O resultado do julgamento será discutido nesta terça em assembleia com os trabalhadores.

 

 

Rivaldo afirmou que a exclusão das cláusulas do acordo coletivo (leia abaixo) vai reduzir a remuneração dos empregados dos Correios em 40%. “O que fizeram com a gente foi uma maldade muito grande”, disse.

 

ALELUIA! ESTUDO SUGERE QUE MANAUS PODE TER ALCANÇADO IMUNIDADE DE REBANHO CONTRA A COVID

Cientistas brasileiros estimam que a imunidade de rebanho contra a Covid-19 foi alcançada em Manaus, que pode ter até 66% da sua população infectada pelo Sars-Cov-2. A pesquisa avaliou a presença de anticorpos em mais de 6,3 mil amostras retiradas de bancos de sangue.

 

 

O artigo foi publicado como prévia (pré-print) em uma plataforma que reúne pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja, que ainda não foram revisadas por outros cientistas que fazem parte dos comitês das publicações.

 

 

Segundo os pesquisadores, a elevada taxa de mortalidade na região e a rápida queda no número de novos casos sugere que a população da capital do Amazonas pode sim ter alcançado a chamada imunidade coletiva – também conhecida como "de rebanho".

 

 

A imunidade de rebanho é um termo utilizado para descrever a situação na qual uma população atinge um número alto de pessoas resistentes a um vírus (por já terem sido infectadas ou vacinadas), e cria um ambiente onde o vírus não consegue encontrar pessoas suscetíveis a serem infectadas.

GOVERNO ESTABELECE PROTOCOLO PARA RETORNO DE EVENTOS CORPORATIVOS NO RN

O setor de eventos corporativos, técnicos, científicos e de convenções do Rio Grande do Norte está autorizado pelo Governo do Estado a retomar suas atividades a partir desta terça-feira (22), com um público limitado de 100 pessoas. A autorização se dá por meio da portaria conjunta do Gabinete Civil e das secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap), do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Turismo (Setur). 

 

 

O documento, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (21), lista um cronograma com cinco fases para a retomada. A 1ª fase libera uma frequência máxima simultânea de até 100 pessoas nos eventos. A fase seguinte permite, a partir de 6 de outubro, que os eventos corporativos possam ter até 400 pessoas; a fase 3, no dia 20 de outubro, permite até 700 pessoas.

 

 

 

Já no dia 3 de novembro, a fase 4 alcança até mil pessoas. A última fase do cronograma, no dia 17 de novembro, será para até três mil pessoas, mas apenas para eventos em ambientes abertos.

 

 

 

Caso a Sesap detecte uma tendência de crescimento dos indicadores da pandemia do coronavírus no RN após a liberação das atividades, a portaria aponta que as fases podem ser adiadas ou reestabelecidas fases anteriores. 

 

 

A normativa toma como base o “Plano Básico de Segurança Sanitária de condutas para a retomada do setor de eventos”, que foi confeccionada em parceria entre Setur, Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Fundação José Augusto (FJA), Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA), Sebrae-RN e Sistema Fecomércio.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...