17 de setembro de 2013

EMPRESA DE ENERGIA EÓLICA ESTUDA INSTALAÇÃO DE PARQUE EÓLICO EM EQUADOR

energiaA Prefeita de Equador, Noeide Sabino, convida todos os proprietários de imóveis rurais no município de Equador e cidades circunvizinhas da Paraíba para importante reunião sobre energia eólica, que será realizada no dia 18 de setembro, quarta-feira, às 16 horas, no auditório da Casa da Família, no centro da cidade. Pedimos o comparecimento dos proprietários de áreas rurais localizadas na parte alta de Equador, bem como dos municípios circunvizinhos da Paraíba (parte de Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Juazeirinho, Tenório e Pedra Lavrada).


A reunião vai contar com a presença dos representantes da empresa Renova Energia, referência no ramo de energia eólica. A companhia brasileira fundada em 2001 tem como missão a geração de energia elétrica renovável com atuação em matrizes eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Desde 2009 sua atuação está fortemente concentrada em projetos de fonte eólica, mercado no qual é pioneira e detém liderança, sendo proprietária do maior complexo eólico da América latina, localizado no interior da Bahia.

A proposta da Renova Energia é construir um parque eólico em Equador. Segundo o representante da empresa no Nordeste, Iberê Rodrigues, um estudo realizado a partir de observações de satélites apresenta Equador com correntes fortes e constantes de ventos que podem mover os geradores, favorecendo e muito a instalação do parque. O projeto é implantar o parque até 2015, podendo gerar mais de mil empregos diretos no município, tornando-se um dos maiores da América Latina. A prefeita Noeide Sabino agradece antecipadamente a presença de todos.

CONSELHO SE REÚNE PARA DECIDIR SOBRE IMPLANTAÇÃO DE NOVO CAMPUS DA UERN EM APODI

Deve ser definida nesta terça-feira (17) pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a implantação de um novo campus na cidade de Apodi. Reitor Milton Marques, pró-reitores, diretores de faculdades e representantes de professores, funcionários e estudantes estão reunidos na Reitoria, em Mossoró, para tratar do assunto. O deputado federal Fábio Faria (PSD) e o deputado estadual Gilson Moura (PV) estiveram na reunião onde puderam, mais uma vez, defender a ampliação da universidade na região do Vale do Apodi.

170913uern

Estamos nessa luta com o povo de Apodi desde 2011, quando indicamos emenda parlamentar para a construção do campus. Já temos uma parte do investimento empenhada e temos a esperança de que o Consuni aprove o projeto. Apodi é uma cidade de universitários. Mais de mil jovens se deslocam diariamente para Caraúbas ou Mossoró para cursar o ensino superior. Além disso, o campus beneficiaria toda a região do Vale do Apodi”, argumenta Fábio Faria.

FESTA DA PADROEIRA DE JARDIM DE PIRANHAS É A MAIS DIVERSIFICADA DA HISTÓRIA

Jardim de Piranhas está em festa. Desde o dia 12, começou a festa da padroeira Nossa Senhora dos Aflitos que segue até domingo, 22, com suas programações religiosa, social e cultural. Todos os dias, uma série de atividades movimenta a cidade, modificando a rotina dos jardinenses e do povo do Seridó. No sábado, a diversão ficou por conta da Corrida Rústica, que reuniu uma multidão e muitos competidores em várias categorias. Ainda no final de semana, se apresentaram, na parte social, Padre Marconi, Rodolfo Lopes, Banda E2, Arroxarme, Raniere do Forro e Cangati do Acordeon.

DSCN6933

Uma das novidades na Festa de Nossa Senhora dos Aflitos este ano, é a feira cultural que acontece diariamente na quadra de esportes Ernesto Pereira. Junto com a Feira, começou, desde segunda-feira, 16, a eliminatória do concurso A Mais Bela Voz Cultural, com a participação de dez candidatos no primeiro dia. Nesta terça-feira, 17, acontece a segunda eliminatória, com final nesta quarta-feira, 18.

DSCN7056

Arrocharme fe (1)

Até domingo, subirão no palco principal da festa diversas atrações. O ponto alto da parte social em homenagem a padroeira de Jardim de Piranhas será a sexta-feira, 20, quando, numa única noite, se apresentam Roberto Vaneirão, Saia Rodada e a dupla paulista Romeu e Renato, a nova revelação do sertanejo no Brasil. O prefeito Elídio Queiroz comemora o sucesso que está sendo a festa deste ano e destaca a pluralidade das atividades, permitindo a participação de toda a família. “A festa da padroeira é o mais importante evento do município e é preciso valorizá-lo em toda a sua dimensão, para atrair turistas, movimentar a economia e encher de orgulho o nosso povo”, completou Elídio.

SESAP REÚNE MÉDICOS E GESTORES DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Na manhã desta terça-feira (17), médicos, técnicos e gestores da Saúde Pública do Rio Grande do Norte se reuniram no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, no segundo dia de atividades da semana de acolhimento dos profissionais que atuarão no Programa Mais Médicos. A programação foi iniciada na segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20).

foto  8

Estavam presentes no evento o secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca; o secretário adjunto da Saúde Pública, Marcelo Bessa; médicos que irão atuar no Programa Mais Médicos; secretários de saúde dos municípios que foram contemplados; além da equipe de técnicos da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Para o coordenador da CPS, Júnior Azevedo, o apoio dado pela Sesap é fundamental dentro do entendimento da atenção primária como tripartite. “Esse papel de acolhimento do Estado é fundamental. Nosso objetivo é acolher, capacitar, orientar e estar junto aos profissionais nesse momento. Essa semana é importante porque estamos trazendo esses médicos que já passaram por treinamento em outras capitais, mas agora estão conhecendo a realidade do SUS local, por isso vamos apresentar a eles uma contextualização da saúde do Estado, nossos principais agravos, além das ações básicas que o médico de saúde da família e sua equipe devem realizar”, disse.

foto 2

O secretário Luiz Roberto Fonseca ressaltou a importância do Mais Médicos e das atividades de acolhimento dos profissionais promovidas pela Sesap, com apoio do Ministério da Saúde. “O Estado tem esse papel de norteador das ações junto aos municípios e a responsabilidade de ajudar, co-financiar, co-gerir e dar esse apoio institucional. O Programa é fundamental, porque a deficiência na assistência básica reflete em uma piora da qualidade da assistência em saúde da população como um todo, em um processo de agonização das patologias crônicas, ao não investimento na prevenção, o que culmina com a ‘ambulancioterapia’ e a necessidade da assistência hospitalar, que é de responsabilidade do Estado”, afirmou o secretário.

O município de Riacho de Santana, com cerca de 4.600 habitantes, tem duas equipes do Programa de Saúde da Família que atuam sem a presença do profissional médico. Após a adesão do município ao Mais Médicos, as equipes estarão completas. “A expectativa é grande e nós, gestores, estamos torcendo para que o Programa venha realmente diminuir os problemas relacionados à atenção básica”, disse o prefeito Jessé Dantas de Freitas. O município, localizado no Alto Oeste, irá receber o casal de médicos cubanos Rafael Lozano e Raquel Grille. Raquel declarou estar entusiasmada com a oportunidade. “Estou emocionada. Já soube que a população de Riacho de Santana é muito carente e que está muito agradecida”, disse.

Para quarta-feira (18) está prevista a apresentação das Áreas Técnicas da Atenção Básica (Saúde da Criança, do Idoso, da Mulher, do Homem, Saúde Mental, Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição e Práticas Integrativas e Complementares). Na quinta-feira (19) será abordada a situação epidemiológica do Estado e as ações de vigilância em saúde, além da assistência farmacêutica. A programação se encerra na sexta-feira (20) com um treinamento sobre o sistema Telessaúde. Nos dias seguintes os médicos seguirão para os municípios, onde permanecerão por alguns dias conhecendo as realidades locais.

TSE NEGA PEDIDO DE DESFILIAÇÃO DE BETINHO ROSADO DO DEMOCRATAS

untitledO pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado do Democratas foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo decisão divulgada nesta terça-feira (17) pelo ministro relator, Castro Meira, não houve discriminação por parte do partido ao deputado federal – uma das alegações de Betinho para deixar a legenda. Na decisão, Meira garante que “houve cumprimento à regra de civilidade e de boa convivência intrapartidária por parte da agremiação”.

...os documentos juntados aos autos demonstram que o requerente gozava de prestígio dentro do DEM a ponto de representá-lo em vários órgãos internos da Câmara dos Deputados, como a Comissão de Minas e Energia e a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural”, diz o relator, contrariando a alegação de Betinho Rosado de ter sofrido “discriminação pessoal” no Democratas na indicação para participar de comissões e no repasse de verbas para campanhas eleitorais de 2006 e 2010.

Segundo o advogado do Democratas, Fabrício Medeiros, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral só confirma a impessoalidade do partido no tratamento de todos os seus parlamentares. “O próprio TSE reconheceu que o Democratas dispensou tratamento adequado ao deputado Betinho Rosado e que não houve por parte do partido qualquer discriminação”, disse o advogado. Ainda cabe recurso.

A “MALDIÇÃO” DA PARALISAÇÃO DE OBRAS ATACA NOVAMENTE EM JARDIM DO SERIDÓ

SAM_3270 copy_thumb[1]Pode até ser comparada á uma “maldição”, pois todas as obras que o chegam à Jardim do Seridó sofrem paralisações, e por vezes nem começam, como foi o caso do mais badalado “Matadouro Público”, que terminou em nada.

Assim como o mercado público que encontra-se abandonado há aproximadamente 5 anos, a obra do açougue público também já encontra-se paralisada, deixando uma grande incerteza quando ao futuro dos comerciantes permissionários de pontos de venda no local.

Outras obras com recursos federais também estão paralisadas desde a primeira gestão do atual gestor, o ex-padre Jocimar Dantas, que vergonhosamente manda distribuir panfletos com imagens das referidas obras, como se fossem uma grande conquista do seu governo, quando na verdade todos outros municípios receberam e concluíram as mesmas obras.

SDC101~1Entre os grandes absurdos figura a construção da creche modelo, que além de ser construída dentro de um cercado do contraventor/lavador de dinheiro pai do prefeito, Joaci Costa, sua construção se arrasta desde 2010.

Por fim, resta saber por que nos outros municípios as mesmas obras já foram concluídas e entregues à população, e aqui precisam de dois mandatos e mesmo assim não concluem? Será mesmo uma “maldição”?

Do Blog: Esse prefeito deveria sair da vida pública e entrar na privada!

Obs.: Foto de arquivo tirada no início da obra.

 

NILDSON DANTAS PROTOCOLA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA CONTRA PRECARIEDADE NO CAPS DE CAICÓ

nildsondantas-demO vereador Nildson Medeiros Dantas (DEM) denunciou as péssimas condições que se encontram as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Caicó.

O parlamentar já fez vários discursos na câmara municipal e também apresentou requerimentos neste sentido e que foram encaminhados ao poder público municipal e a secretaria municipal de saúde, porém, até a presente data, nada foi feito pelo CAPS.

Em virtude da inércia das autoridades responsáveis, o vereador protocolou no ministério público, através da 3ª promotoria da cidade Caicó, onde relata os problemas lá enfrentados.

Na qualidade de vereador e cidadão, não posso compactuar que tamanha irresponsabilidade do atual gestor que, agindo de maneira leviana deixa de atender aos requisitos mínimos de funcionalidade do CAPS Caicó.”,afirmou Nildson Dantas em sua representação ao Ministério Público.

O parlamentar provocou o Ministério Público a se pronunciar e atuar para que os problemas sejam solucionados. “Providencias devem ser adotadas para que o município venha garantir reais condições de tratamento aos usuários do CAPS de Caicó”, finalizou.

BANDIDO ACUSADO DE PARTICIPAR DAS MORTES DE ANTONIO VERAS E DE POLICIAIS DE CAICÓ E JARDIM DO SERIDÓ MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA DO MT

4639Um grupo de criminosos está sendo perseguido pela Polícia na divisa dos estados do Mato Grosso e Pará. O bando, formado por aproximadamente 25 homens, assaltou na semana passada simultaneamente, 3 agências bancárias e uma dos Correios, na cidade de Vila Rica - distante 1.279 km de Cuiabá/MT. Desde então a polícia está caçando os criminosos.

No final da manhã desta segunda-feira, (16), os bandidos foram encurralados na localidade conhecida como Fazenda Serra Azul, no Mato Grosso. Dois deles foram mortos no confronto e um foi preso. Os demais fugiram, embrenhando-se no mato. A região é de mata fechada.

Os bandidos mortos, estavam usando os nomes falsos de Antônio Oliveira, de 47 anos, e o outro Cássio Almeida de Souza, de 28 anos. O primeiro, na verdade é Antônio Moura, mais conhecido como Nêgo Véi ou Nêgo Moura. O outro, é Rafael Alves de Carvalho, mais conhecido por Arrupiado. O nome do homem que foi preso, segundo a Polícia é Bruno da Silva Aguiar. Sua identidade ainda não foi checada, mas, também pode ser falsa.


Carro Antonio Veras DN IIIEsse bando, é investigado por uma onda de assaltos e crimes de morte no Rio Grande do Norte, inclusive, os que foram identificados na ação de Vila Rica, são suspeitos de participação na morte do ex-prefeito de Campo Grande/RN, Antônio Veras e de dois policiais militares  lotados no 6º BPM de Caicó, Jackson Cristino Dantas natural de Caicó e Solano Costa de Medeiros, natural de Jardim do Seridó que faziam sua segurança.

Na cidade de Vila Rica, o bando agiu no dia 9 de setembro, segunda-feira, passada, por volta das 11 horas. Os criminosos chegaram municiados e com armas de grosso calibre, inclusive fuzis, metralhadoras e pistolas. Eles estavam vestidos com roupas camufladas e capuz. Na fuga eles levaram vários reféns e na divisa da cidade com o estado do Pará deixaram as pessoas e colocaram fogo nos dois veículos da fuga, para em seguida rumar em direção ignorada.

Policiais acreditam que novos confrontos deverão ocorrer nas próximas horas, uma vez que os integrantes da quadrilha devem estar cansados e já sem mantimentos.

CHEGOU VEZ DO PMDB LUTAR PARA ELEGER UM ALVES AO GOVERNO, “MAS TEM UMA PEDRA NO CAMINHO QUE SE CHAMA VILMA”, DIZ VIVALDO

VIVALDO-ENTREVISTA3O deputado Vivaldo Costa comentou em seu programa de rádio sua visão do cenário político atual. Ele disse que se o PMDB quiser eleger um Alves governador precisará se aliar a ex-governadora Vilma ou então esta possibilidade se tornará difícil.

O PMDB anunciou rompimento com o governo de Rosalba, mas os prefeitos não querem acabar a parceria administrativa, que é importante para ambas às partes. O governo precisa deste apoio para ter maioria na assembleia, para liberar os projetos, os recursos. Mas o PMDB vai se afastar politicamente porque precisa viabilizar a candidatura de walter, embora que não assumam que ele é o nome”.

O Papa Jerimum continuou e disse que todo o cenário para as próximas eleições ao governo passa por Vilma. “O pai quer o filho. Ou Walter será candidato agora ou em outra oportunidade ficará difícil. Henrique tem o prestígio do governo, do partido, e Garibaldi também. Agora é a vez de eleger um Alves governador, mas tem uma pedra no caminho que se chama Vilma Maria de Faria. Ou eles convivem bem com ela, ou dão espaço político, ou vão engolir mais uma derrota”.

FÁBIO FARIA SE REÚNE COM PREFEITOS E LIDERANÇAS POLÍTICAS

Nesta segunda-feira (16), o deputado Fábio Faria se reuniu com os prefeitos de Lagoa Danta, João Paulo; Nísia Floresta, Camila Ferreira; e de Apodi, Flaviano Monteiro; além de vereadores e lideranças destes municípios e ainda de Barcelona, ex-prefeito Vavá, e Júlio César, ex-vereador de Ceará Mirim. Nos encontros, análise da conjuntura política atualmente e a destinação de emendas para obras e ações.

160913LagoaDanta

Com o ex-vereador Júlio César, o parlamentar tratou da duplicação da BR-406 no trecho que liga Natal à cidade de Ceará Mirim. "Vamos agendar uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para apresentarmos esse projeto e sua importância, considerando que teremos naquela região o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e haverá grande demanda para o transporte de produtos e também de passageiros", explicou Fábio Faria.

160913NisiaFloresta

160913Apodi

Da reunião com o prefeito João Paulo, de Lagoa Danta, também participaram o vice-prefeito Ricardo André e o vereador Eriberto Moura. Acompanhando o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, os vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela. O principal assunto foi a implantação de um novo campus da UERN no município, que já conta com emendas indicados pelo deputado federal Fábio Faria.

“DIZEM QUE PODERÁ HAVER UM ACORDO ONDE WALTER SERÁ O CANDIDATO A GOVERNO E VILMA AO SENADO”, DISSE VIVALDO EM ENTREVISTA

VIVALDO-ENTREVISTANo bate papo em que comentou o cenário político e o que os estudiosos da política analisam sobre o pleito de 2014, Vivaldo disse que existe uma conversa em que o PMDB poderá fazer uma grande chapa tendo Vilma como senadora.

Garibaldi quer ver a eleição de Walter Alves para o governo do estado. Henrique já disse que a prioridade é continuar deputado federal, Garibaldi disse que a saúde não permite. Então o candidato do PMDB será Walter Alves, que é um candidato competitivo, ninguém se iluda! Walter é um jovem de valor, de talento, de garra, tem ambição, gosto pela política e ainda é filho de Garibaldi”.

Vivaldo continuou. “Se Vilma, que é do PSB, for candidata e disputar o governo contra Walter, ela tem todo para ganhar a eleição. Se alguém tiver dúvidas do que estou dizendo saia na rua e pergunte a qualquer pessoa para ouvir as respostas que Vilma tem tudo para vencer. Agora dizem que poderá haver um acordo onde Walter Alves será o candidato a governador e Vilma ao senado, com o apoio do governo federal. Se isso acontecer ninguém tenha dúvidas que é uma chapa forte, mas se Vilma for candidata ao governo contra um Alves, ela tem tudo para ganhar. Só tem um nome capaz de disputar contra Vilma, que é o Ministro Garibaldi, este é um candidato forte, mas mesmo assim será uma grande disputa, pois Vilma é uma guerreira”.

“O PMDB desde o começo nunca quis Rosalba para sucessão”

O deputado Papa Jerimum ainda comentou sobre o governo Rosalba e a intenção do PMDB em dificultar politicamente as possibilidades da governadora democrata no projeto de reeleição.

O governo de Rosalba sofre o isolamento por falta de recurso. O PMDB desde o começo nunca quis Rosalba para sucessão. E não estão errados, pois na política é a regra do jogo, cada um procura seus espaços. Todos agem assim, evidentemente que tem que ter ética e decência, mas se o PMDB tem condição de fazer o governo, acredito que estão lutando para isso. Agora tem uma pedra no caminho que é Vilma, ou vão se aliar a ela ou estarão indo pra uma disputa com uma chance real de perder”, concluiu Vivaldo.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...