26 de janeiro de 2016

CRIMINOSOS ASSALTAM JOALHERIA E PM DENTRO DO MAIOR SHOPPING DE NATAL

Dois criminosos roubaram uma joalheria e a arma de um policial militar dentro do shopping Midway Mall, na Zona Sul de Natal, o maior da cidade. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (26). Segundo a Polícia Militar, o assaltante levou R$ 1.800 em dinheiro, várias joias e a arma do PM, que não estava de serviço.
 
A PM ainda não tem a confirmação se mais alguém dava apoio à dupla. A loja assaltada, a Originalle, fica no 1º piso. A polícia também informou que a segurança interna é de responsabilidade do próprio shopping.
 
Em nota, o Midway Mall limitou-se a dizer que está auxiliando as autoridades competentes na investigação para que se possa identificar os suspeitos.
 
Fonte: G1/RN.

NOTA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAICÓ SOBRE IMPASSE COM EXECUTIVO

"Sobre os últimos acontecimentos que envolve o impasse entre a Câmara Municipal de Caicó e a Prefeitura Municipal em que a procuradoria jurídica busca resgatar a nossa autonomia perante o executivo, é o mínimo que podemos fazer.

Não vou entrar em polêmica sobre esse assunto, principalmente diante do caos administrativo em que vivemos que requer todas as atenções para tentar sensibilizar o município a tomar providências para sanar problemas que vem se tornando corriqueiros, como ruas esburacadas, saúde capengando, lixo tomando conta da cidade, pontos turísticos como Ilha de Sant’Ana, Castelo de Engady e Teatro interditados.

São muitos os problemas a serem enfrentados, e se faz necessário equilíbrio e sabedoria para vencer tantos desafios e que picuinhas políticas não se sobreponham aos grandes problemas enfrentados por nossa cidade.

Provocações e discussões, muitas vezes sem produtividade, só favorece aos que não fazem nada, que se sustentam de acontecimentos vazios para emular as falhas e desmandos, buscando através do acirramento do debate promoção pessoal e administrativa.

Desde o principio, o legislativo delegou o nosso procurador jurídico, Sildilon Maia, para que intermediasse para a resolutividade do impasse gerado pelo não repasse, por parte do executivo, a integralidade dos recursos constitucionais ao legislativo".

FABRICANTES DE PLACAS AUTOMOTIVAS DO OESTE SÃO FISCALIZADOS PELO DETRAN

O Detran finalizou nessa segunda-feira (25) o processo de fiscalização das lojas fabricantes de placas e tarjetas automotivas credenciadas pelo Órgão e situadas nas cidades de Patu, São Miguel e Pau dos Ferros. No total foram fiscalizadas seis lojas na região Oeste do Estado.
 
 
 
O trabalho do Detran consiste em analisar se os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução 231/2007 do Contran na confecção das placas estão sendo cumpridos. Desse mesmo modo é fiscalizada a qualidade e o padrão do material usado na produção, estrutura do local onde funciona as lojas e os equipamentos utilizados na confecção de placas e tarjetas.
 
O dados coletados pelos técnicos do Detran são utilizados na tomada de decisão do Órgão no sentido de renovar ou não o credenciamento desses estabelecimentos, já que sem a autorização do Departamento essas lojas não podem comercializar placas e targetas, que são utilizadas no emplacamento dos veículos automotores cadastrados no Rio Grande do Norte.
 
O processo de fiscalização de fabricantes de placas e targetas do Estado é regulamentado pela Portaria 743/2008 do Detran. Nesse documento constam os procedimentos, as normas regulamentares e as sanções cabíveis numa eventual desobediência por parte dos fabricantes. O trabalho de fiscalização vai seguir, sendo realizado em todas as unidades credenciadas pelo Detran no RN.
 

“O ESTADO VAI FICAR INSEGURO PARA O BANDIDO”, DIZ NOVO COMANDANTE DA PM DO RN

O novo comandante da Polícia Militar, coronel Dancleiton Perreira Leite, concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira,  (25) no Quartel General do Comando Geral e falou sobre como pretende combater a criminalidade no Rio Grande do Norte. Segundo o coronel, os criminosos não terão vida fácil daqui para frente. “O Estado vai ficar inseguro para o bandido. Atualmente, a população está com medo de sair de casa, mas, a partir de agora, os bandidos é que vão temer”, desabafou o comandante.
 
 
 
O coronel também falou sobre a atual situação da criminalidade no Estado. “Nós estamos revoltados com isso, mas vamos agir para retomar o controle da situação. Iremos intensificar o policiamento e as abordagens e eu irei orientar os policiais a serem mais proativos. É preciso proatividade, não adianta agir só de forma reativa, depois que o crime acontece”, explicou.
 
Para retomar a ordem na Segurança Pública do Rio Grande do Norte, o comandante disse que conversou com o governador Robinson Faria e fez sugestões e pedidos para melhorias. “Eu falei a ele que não posso ser o comandante da Policia Militar sem ter condições para isso. Até porque, o comandante é o maior representante da instituição. Eu disse a ele que sou eu que vou levar os problemas da PM para serem resolvidos. E, de imediato, ele se comprometeu com isso”, destacou.
 
Questionado sobre o tempo necessário para as melhorias na segurança, o comandante revelou que espera um cenário melhor em pelo menos três meses. “Acredito que em 90 dias o cenário já esteja melhor”, comentou.


A partir do próximo sábado (30) será iniciada a operação Tolerância Zero, que contará com abordagens em vários bairros de Natal e também no interior do Estado. Segundo o oficial, também haverá o reforço de 60 novas viaturas, que serão entregues entre a sexta e o sábado. “Não podemos dar mais detalhes sobre a operação, até para não facilitar as coisas para os criminosos. Mas, podem ter certeza que as abordagens serão intensificadas, principalmente durante a madrugada e em áreas delimitadas pelas manchas criminais”, comentou o comandante.

PM DE JARDIM DO SERIDÓ RECEBE NOVA VIATURA

A 2ª CIA de Polícia Militar do 6º Batalhão em Jardim do Seridó já conta com seu mais novo “reforço”, uma moderna e potente viatura, que pode proporcionar mais agilidade no trabalho, e segurança aos policiais.
 

 
A nova viatura, uma caminhonete cabine dupla, chegou à Jardim do Seridó no último dia 21, quando o Cap. Medeiros foi recebe-la no QCG.
Essa é mais uma das inúmeras ações do Governo do Estado, para fortalecer e aparelhar a PM para maior eficácia no combate a criminalidade.
Do Blog: Muito bem Governador, a PM precisa ter condições para realizar o trabalha de segurança pública.

PRESO TRANSFERIDO PARA ALCAÇUZ APÓS MOTIM EM CDP É ENCONTRADO MORTO

Um detento foi encontrado morto dentro da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, nesta segunda-feira (25). De acordo com a direção da unidade prisional, o preso é Ronyere Gomes da Silva. Ele estava enforcado na cela de adaptação. Ronyere foi transferido para Alcaçuz no último sábado (24) após um motim no Centro de Detenção Provisória de Pirangi.
 
 
Itep retirou o corpo da unidade prisional no início da tarde desta segunda (25) (Foto: Divulgação/PM)
 
 
Esta é a terceira morte registrada dentro do sistema penitenciário do estado este ano. Na última sexta-feira (22), o preso do regime semiaberto George Paulino da Silva Junior foi asassinado a tiros dentro da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste. Ainda não se sabe como a arma entrou na unidade, já que os apenados do semiaberto - diferentemente do que ocorre em outras unidades prisionais - não saem durante o dia, pois trabalham na fazenda da penitenciária.
 
No dia anterior, o preso Gledson Souza Saraiva foi encontrado morto dentro da Cadeia Pública de Mossoró. Segundo a direção da unidade, o corpo estava dependurado pelo pescoço dentro da cela 5 do pavilhão 2. “Somente o Itep, após perícia, poderá dizer se foi suicídio ou se ele foi assassinado”, ressaltou o agente penitenciário Ednardo Sales, vice-diretor da unidade.
 
Fonte: G1/RN.

TRE CASSA MANDATOS DO GOVERNADOR E DO VICE DO AMAZONAS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cassou os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (Pros), e do vice-governador, Henrique Oliveira (SD), na tarde desta segunda-feira (25), em Manaus. Eles são acusados de compra de votos nas eleições de 2014. O juíz Márcio Rys Meirelles de Miranda foi o único que votou contra a ação. Cinco votos foram a favor. A defesa de Melo disse que vai recorrer.
 
A assessoria jurídica da presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, informou que José Melo continua no cargo até a publicação do acórdão quando ocorrerá a comunicação à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A assessoria disse que a publicação deve ocorrer em uma semana.
 
No julgamento realizado na sede do TRE-AM, Zona Centro-Sul da capital, votaram a favor da cassação os juízes Henrique Veiga, Didimo Santana Barros Filho, a juíza Jaiza Fraxe, o relator do processo, juiz Affimar Cabo Verde e o desembargador João Mauro Bessa.
 
O advogado de defesa do governador José Melo, Yuri Dantas, declarou que vai aguardar a publicação do acórdão para saber quais procedimentos recursais serão utilizados.
 
Agora vamos ter que aguardar a publicação do acórdão e a partir daí decidir qual o meio recursal que vamos utilizar.  Se serão os embargos de declaração, eles serão protocolizados aqui mesmo pelo tribunal [TRE-AM], se serão recursos ordinários, serão pelo Tribunal Superior Eleitoral [TSE]”, explicou.
Segundo Dantas, o acórdão será composto por todos os votos e manifestações orais que foram dados durante a sessão de votação. “Isso foi um pedido do doutor Daniel Nogueira [advogado da coligação adversária ‘Renovação e Experiência’], portanto, temos ainda muita coisa a ser analisada”, disse.
 
Sobre a expectativa de uma nova eleição para o cargo de governador do estado, Dantas declarou que o assunto não foi decidido na sessão desta segunda e que não seria abordado no acórdão.
 
O que foi decidido aqui foi a cassação do governador e vice-governador do estado. O acórdão não vai trazer nada que diga a respeito de uma nova eleição ou coisa parecida. Isso não foi decidido hoje. A partir da publicação do acórdão, temos três dias para recorrer”.

 O advogado Daniel Nogueira, da coligação adversária "Renovação e Experiência" declarou que, após a decisão, se deve analisar, também, recurso de outras penas das quais o governador José Melo é acusado. Nogueira ainda afirmou que a decisão desta segunda terá um reflexo positivo nas próximas eleições.

Neste momento cabe recurso, principalmente pela parte derrotada. Nós também podemos e vamos analisar a possibilidade de oferecer recurso para majorar as outras penas que não a de cassação, então, ambas as partes poderão recorrer dessa decisão, mas principalmente quanto a pena de cassação esse é um ato potestativo da defesa”, disse.

DUPLA ASSALTA POSTO DE COMBUSTÍVEL EM PARELHAS

Um assalto a mão armada foi registrado na noite desta segunda-feira, (25), na cidade de Parelhas, onde dois elementos em uma moto, chegaram ao posto de combustível, ‘o carreteiro’, e anunciaram o assalto.
Segundo testemunhas, os elementos chegaram ao posto, e o que estava na garupa de moto desceu armado com uma garrucha, e anunciou o assalto, e depois fugiram do local. A polícia atendeu a ocorrência, e agora tenta identificar, localizar e prender os bandidos.
Foto: Ilustração.

SECRETÁRIA JULIANNE FARIA DEFINE METAS E PRAZOS COM EQUIPE DA SETHAS E RN SUSTENTÁVEL

A secretária da Sethas (Secretária de Trabalho Habitação e Assistência Social), Julianne Faria realizou uma reunião de trabalho onde definiu o cronograma de necessidades para reforma das 22 Centrais do Cidadão do Estado que serão reformadas e equipadas com recursos do Projeto RN Sustentável. Durante a reunião ficou definido o cronograma de trabalho das equipes envolvidas para que todo o planejamento de curto, médio e longo prazo seja cumprido.
 
 
 
 
Além do cronograma, ficou definida uma agenda de capacitações para os servidores das Centrais dos Cidadão na área de atendimento ao público. Prioritariamente as capacitações deverão atender os servidores das centrais de Natal e Parnamirim.  
 
As Centrais do Cidadão oferecem vários serviços que são utilizados diariamente pelos munícipes e todos precisam ter um bom atendimento”, disse Julianne.
 
Outro tema da reunião foi a Escola do Artesanato Potiguar que funcionará em Natal. A equipe de arquitetos e engenheiros do Estado e do RN Sustentável voltarão a se reunir na segunda-feira, na Sethas, para dar encaminhamentos a essas ações.
 
Além de Julianne Faria participaram da reunião, a secretaria adjunta da Sethas, Maíra Almeida, a gerente executiva do Projeto RN Sustentável Ana Guedes, a arquiteta Leonara Jácome, a engenheira civil, Eleonora Silva e a economista Elivânia Melo e equipe da Sethas.

TRANSPORTE ALTERNATIVO DE CAICÓ CAPOTA APÓS ATROPELAR E MATAR HOMEM EM ESTRADA DA PB

Uma Van de Caicó que faz linha para o estado da Paraíba, envolveu-se em um grave acidente neste final de tarde de segunda-feira, (25), na PB-233 entre as cidades de Várzea e Santa Luzia.



Segundo as primeiras informações, a Van se chocou contra um homem identificado por "Pentei" que caminhava na rodovia, com a força do impacto o motorista da van identificado por Suélio perdeu o controle do veículo e veio a capotar, o homem teve morte ainda no local do acidente.

Segundo relatos, Um dos passageiros da van sofreu uma forte pancada na perna e os demais sofreram algumas escoriações.

DECRETO DO GOVERNO VEDA AJUDA FINANCEIRA PARA FESTAS DE CARNAVAL

O Diário Oficial do Estado traz na publicação desta terça-feira (26) o decreto que veda aos órgãos das administrações direta e indireta do Governo do RN o custeio de despesas para atividades carnavalescas em 2016.

 
O decreto assinado pelo governador Robinson Faria detalha que foram levadas em consideração as severas crises econômica e financeira pelas quais atravessa o país, e a crise hídrica enfrentada pelo estado com a observância da grande demanda de água no período do Carnaval.

O documento destaca ainda que a impossibilidade de apoio ou patrocínio será necessária “para priorizar o fornecimento à população dos serviços públicos essenciais e permanentes, sobretudo de saúde, segurança e educação”.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...