26 de maio de 2017

CORPOS DOS 10 MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA SÃO ENTERRADOS NO PA

Após a realização do velório coletivo dos corpos dos 10 agricultores mortos na última quarta-feira (24) em confronto com a polícia na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D´Arco, no sudeste do Pará, no ginásio da escola municipal Otávio Batista Arantes, em Redenção, na manhã desta sexta-feira (26), oito das vítimas foram levadas em cortejo, por volta das 9h30, e foram enterradas no cemitério municipal Parque da Paz, às 11h, sob comoção de representantes de entidades ligadas aos direitos humanos, familiares e amigos das vítimas. Os corpos de outras duas vítimas foram encaminhados para a cidade de Pau D´Arco, onde serão enterrados ainda nesta sexta.
 
 
 
 
 
 
Nove homens e uma mulher morreram em um confronto com a polícia na fazenda Santa Lúcia, em Pau d'Arco, na quarta-feira. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) disse que os policiais foram recebidos à bala quando tentavam cumprir 16 mandados de prisão contra suspeitos do assassinato de um vigilante da fazenda, no fim de abril. As equipes que participaram da operação vão responder a inquéritos policiais militares.
 
 
 
 
Na noite da última quinta-feira (25), integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento Sem Terra (MST) realizam um ato público em frente ao IML de Marabá em apoio às famílias das vítimas. Eles acenderam velas e repudiram a violência no campo.
 
 
Fonte: G1/PA. 

LEI DO ARTESÃO VAI BENEFICIAR DIRETAMENTE 20 MIL ARTESÃOS POTIGUARES

A Lei do Artesão é uma luta de 30 anos dos artesãos potiguares e representa uma conquista para essa cadeia produtiva. A lei institui o Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proart-RN) e estabelece que, no mínimo 60% dos produtos artesanais, comercializados nos espaços do Estado sejam dos artesãos potiguares. Além disso, todo produto artesanal produzido no RN terá sua origem certificada através do selo “Potiguar sou eu”.
 

 
 
Serão beneficiados cerca de 20 mil artesãos em todo o estado. A artesã de Caicó, Arlete Silva, 56, ficou muito contente com a aprovação da lei e ressaltou a sua importância. “Temos que agradecer ao governador Robinson Faria e a secretária Julianne Faria por ter levantado a bandeira do artesanato. Essa lei representa o crescimento do nosso artesanato. Ela vai dá oportunidade de comercialização para o artesão e sua família. É um legado para nós artesãos e vai proporcionar a valorização de nossa arte”, desabafa a artesã emocionada. 
 
 
 
 
 
 
A artesã de São Gonçalo, Regilene Paiva, 40, também ficou muito feliz com a conquista e pelo reconhecimento ao artesão proporcionado pelo Governo do RN. “É uma conquista ver esse reconhecimento do artesanato, que é uma fonte de renda para milhares de famílias em todo o estado. Antes não tínhamos um espaço, mas agora com essa lei, nós temos um artesanato valorizado, uma referência local, um artesanato nosso”, ressalta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, que trabalhou para que a lei fosse aprovada, parabenizou os artesãos pela conquista. “Finalmente uma luta de 30 anos foi reconhecida. Nós sabemos que no RN temos em torno de 20 mil artesãos, que serão beneficiados pela lei. Vocês artesãos têm a garantia que 60% dos produtos comercializados nos prédios do governo serão destinados aos produtos potiguares. Parabéns, artesãos pela conquista”.
 
 
 
 
 
 
 
A Lei do Artesão, de autoria do Governo do RN, foi elaborada pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), que desde 2015 trabalha para fomentar e valorizar a cadeia produtiva de artesanato e gerar renda para mais 8 mil artesãos cadastrados no Proart-RN. Por meio da realização de feiras, participação dos artesãos em feiras nacionais e internacionais, e incentivos como o Microcrédito do Empreendedor, os artesãos arrecadaram o ano passado mais de R$ 1,5 milhões. 

MULHER DE PRESO FLAGRADA COM FUMO DE ROLO NA VAGINA MORDE AGENTE PENITENCIÁRIA EM CDP DO SERIDÓ POTIGUAR

Uma agente penitenciária que trabalha no CDP de Parelhas, foi lesionada no braço, ao ser agredida com uma mordida de uma mulher de preso, identificada pelo apelido de “Raylinha”, que tentou entrar na unidade prisional com uma grande quantidade de fumo para cigarro, (fumo de rolo) que não é mais permitido a entrada,  escondida na vagina.
 
 

 
 
 
A agente desconfiou da mulher, e a intimou à ir ao hospital, onde seria feito um exame para saber se o mesma realmente estava trazendo drogas em seu corpo, quando a mulher agrediu a mesma, mas, foi dominada, e levada ao hospital, onde foi constatada a desconfiança da agente.
 
Após a retirada do fumo da vagina, a mulher recebeu voz de prisão, foi encaminhada para delegacia civil, onde foi autuada em flagrante, e posteriormente será encaminhada para a presídio “Pereirão” em Caicó.
 
Do Blog: Parabéns à agente ela belíssimo trabalho!

MUNICÍPIO CONTINUA COM A DISTRIBUIÇÃO DE CAIXAS D’ÁGUA EM BAIRROS DE CAICÓ

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (26), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, destacou que o momento é difícil, mas que o possível está sendo feito em relação à crise hídrica no município.  Batata confirmou que, mesmo que a água da adutora emergencial já esteja abastecendo a cidade de Caicó, o estado de colapso continua decretado, pois a operação Vertente que trará água nos carros-pipa para abastecer os bairros e comunidades, a partir da próxima semana, só será desativada quando o abastecimento estiver normalizado.
 
 
 
 
 

 
Estamos enfrentando um momento muito delicado, mas a prefeitura faz a sua parte e está trabalhando diariamente com as secretarias do Meio Ambiente, Defesa Civil, Infraestrutura, Agricultura e todas as secretarias envolvidas nesta causa da água”, disse Batata.  O prefeito anunciou que há uma mobilização para trazer água da barragem Carnaúba, em São João do Sabugi para Caicó e a prefeitura se antecipou para fazer a topografia e agilizar a elaboração do projeto. O reservatório fica a dezenove quilômetros de Caicó e tem água suficiente para abastecer a cidade durante dez meses, pois recebeu um bom volume de água.
 

Em Caicó, os bairros contemplados até o momento com a instalação das caixas d’água são os seguintes: Walfredo Gurgel, Novo Horizonte, João Paulo II, Paulo VI, Paraíba, Recreio, Salviano Santos, Nova Caicó, Samanaú, Alto da Boa Vista, Boa Passagem, Adjunto Dias, João Paulo II e Barra Nova. Ainda serão colocadas caixas em outros bairros e a prefeitura ainda tem para receber 28 desses recipientes. “Pedimos apenas que as pessoas possam ajudar os que não conseguem, como idosos, grávidas e deficientes físicos. Nesse momento temos que nos unir”, afirmou Batata.

VEREADOR RONALTTY NERI CUMPRE AGENDA AO LADO DO MÉDICO THIAGO ALMEIDA

O vereador Ronaltty Neri acompanhado do médico Dr. Thiago Almeida, cumpriram agenda nesta sexta-feira (26). Nas primeiras horas da manhã, os dois jovens concederam entrevista em emissora seridoense.  Ronaltty falou de ações do seu mandato e frisou alguns requerimentos importantes para o povo jardinense, como por exemplo o Projeto “Saúde na Feira”. O ortopedista Thiago Almeida frisou os mutirões de atendimentos do instituto Mais Saúde que vem sendo realizado em todo interior do estado do RN.
 
 
 

 
O jovem vereador acompanhou Dr Thiago até Jardim do Seridó para realizar atendimento médico para crianças da escolinha de futsal “União”, de organização de Paulo Galdino. Os referidos atendimentos ocorreu no Laboratório LabVida, de propriedade do jovem bioquímico Drº Roniedson Cunha.
 
 
 
 
 
 
 
Ao finalizar os atendimentos, Ronaltty convidou Dr. Thiago para um café da manhã em sua casa que contou com a participação do também vereador Cássio Medeiros. Na ocasião, os vereadores jardinenses pediram a Dr. Thiago o retorno do Projeto Mais Saúde a Jardim do Seridó e o médico deu sinal positivo já marcando os novos atendimentos para o dia 18 de junho.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO DE DROGAS NO RN

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (26) em Parnamirim, Extremoz e Macaíba, região metropolitana de Natal, a Operação Moisés que visa desarticular uma quadrilha de tráfico interestadual de drogas.
 
 
 
 

 
 
Cerca de 30 policiais federais e 16 PMs estão cumprindo 5 mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos, a maioria, residente em granjas.
 
 
 
 
 
Segundo as investigações, que tiveram início há um ano, a droga vinha de outros estados e, ao chegar no RN, era mantida em deposito e depois processada para ganhar volume antes de ser comercializada pelos traficantes.

DESTINOS TURÍSTICOS DO RN SERÃO APRESENTADOS PARA 200 AGENTES EM SC

Começa hoje uma das mais importantes rodadas de negócios para o setor turístico no Sul do país. A 23ª edição da BNT Mercosul acontece até amanhã em Itajaí (Balneário Camboriú), Santa Catarina, e vai reunir milhares de expositores, operadores de turismo e agentes de viagem. E o Rio Grande do Norte marca presença pelo segundo ano consecutivo com estande e cursos de capacitação para aproximadamente 200 agentes.
 
 
 
 
 
 
O Sul do país é sempre um mercado potencial para nós. Por isso organizamos essas palestras nos dois dias do evento para mostrar os destinos de Sol e Mar e também os atrativos do interior do nosso Estado”, comentou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar. “É uma feira que aproxima muito o expositor dos agentes de viagem para facilitar negócios. E no nosso caso, ainda promovemos palestras para estreitar ainda mais esse contato”, complementa a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
 
 
 
 
Para a subsecretária de Turismo, Solange Portela, a feira assume sua importância quando abrange não só o mercado de Santa Catarina ou do Sul do país, mas também agentes e operadores da América do Sul, sobretudo argentinos e uruguaios. “Apesar das dezenas de expositores presentes, nosso Estado terá um momento exclusivo para apresentação do destino Rio Grande do Norte, com exibição de vídeo e palestra para agentes do setor”, ressaltou Solange Portela.
 
 
 
 
O Rio Grande do Norte participa da BNT Mercosul, feira de negócios turístico de Santa Catarina, com recursos do Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A feira recebe anualmente cerca de 6 mil profissionais do turismo. E para receber essa demanda, representam o Estado potiguar, além da subsecretária de Turismo, também a diretora de Marketing e a gerente de Promoção Nacional da Emprotur, Suyane França e Ana Rita Couto, respectivamente.

PRESO DO SEMIABERTO É MORTO A TIROS AO SAIR DO CDP DE PARELHAS NESTA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, (26)

Um homicídio foi registrado no início da manhã desta sexta-feira, (26), em frente ao CDP de Parelhas, que fica no centro da cidade, onde tombou morto a tiros o detento do semiaberto, Paulo Izidoro, que cumpria pena por homicídio.
 
 
Segundo testemunhas, dois elementos esperaram a vítima sair do CDP, às 5 horas da manhã, a o surpreenderam, matando-o a tiros. Paulo morreu no local. A polícia investiga o crime. O corpo foi removido pelo ITEP/Caicó.

NAVIO DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL É ABERTO AO PÚBLICO EM NATAL

A Fragata Constituição, da Marinha do Brasil, fará uma escala em Natal a caminho de Brest, na França, onde participará de comemorações do centenário da Primeira Guerra Mundial. A fragata ficará atracada no Porto de Natal, na Ribeira, e será aberta a visitação gratuita no domingo (28) das 14h30 até 30 minutos antes do pôr-do-sol.
 
 
 
 
 
 
 
A Constituição (F-42), um navio de guerra da classe “Niterói”, entrou para o serviço da Marinha brasileira em 1978. Com 129,5 metros de comprimento e deslocando 3.750 toneladas, a F-42 está armada com mísseis Exocet (para abater alvos de superfície) e Aspide (para alvos aéreos), além três canhões e dois lançadores de torpedos e foguetes.
 
 
 
 
A viagem da fragata começou na segunda-feira (22), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Antes de chegar à França, o navio fará ainda escala em Las Palmas, na Espanha. Para a travessia de volta ao porto-sede no Rio de Janeiro, no final de julho, estão previstas paradas em Las Palmas e Fortaleza.
 
 
 
 
O navio ficará atracado na França de 17 a 26 de junho. Embarcações da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Irlanda e Reino Unido também participam da comemoração do centenário, que contará com visitações, cerimônias militares, desfiles das tripulações e uma “Parada Naval” em frente ao porto de Brest.

GOVERNO LANÇA O CADRN PARA OS MUNICÍPIOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (29)

O Sistema de Cadastro Único do RN (CadRN) será lançado, na próxima segunda-feira (29), para todos os 167 municípios do estado, na Escola de Governo, às 14h. O evento contará com a participação de prefeitos e secretários municipais da Assistência Social, além do governador Robinson Faria, da secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, e do representante do Governo Federal, responsável pelo SAGI.
 
 
 
 
 
 
A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, frisou a importância do sistema, que já foi aderido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). “O sistema é de fácil acesso e permite um amplo banco de dados social, com indicadores essenciais para vários programas sociais tanto realizados por governos estaduais quanto pelo Governo Federal. O CadRN já foi aderido pelo MDSA e também por cerca de 20 estados brasileiros que irão adotar o sistema como modelo”, explicou.
 
 
 
 
 
O CaDRN é um sistema de informações do perfil populacional do Rio Grande do Norte criado por técnicos do Governo do Estado. A ferramenta permite aos profissionais da assistência social ter acesso a dados como população sem acesso a água, habitação, coleta de lixo, nível de pobreza e de alfabetização, dentre outros.
 
 
 
 
 
Os dados do CadRN são extraídos do Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo que serve de base para o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, diferente deste último, ele poderá ser acessado por uma gama mais ampla de profissionais que precisam de dados para implementação de políticas públicas. 

ATENÇÃO! CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até esta quinta-feira, apenas 63,6% haviam recebido a sua dose.
 
 
 
 
Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura: 72,4% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, o alcance foi de 71,2% e, entre os indígenas, de 68,6%.
 
 
 
 
Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 49,9% de cobertura, gestantes, com 53,4% e os trabalhadores de saúde, com 64,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60,2% deles se vacinaram.

MULHER É PRESA ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGAS EM JARDIM DO SERIDÓ

Uma mulher foi presa pela PM nesta quinta-feira, (25), no Bairro Baixa da Beleza, em Jardim do Seridó. Hyslana Lanara dos Santos, é acusada de tráfico de drogas.
 
 
Segundo informações, o mulher foi presa após uma denúncia anônima, que levou a PM a fazer a abordagem. A acusada ainda tentou se livrar, jogando as drogas por cima do muro, mas não adiantou, pois a polícia também flagrou um menor, que tinha comprado uma pedra de crack na casa da traficante.
 
 
Após a prisão, Hyslana foi apresentada na delegacia de polícia, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.
 
 
Do Blog: Parabéns à nossa PM!

RN E ESTADO CHINÊS FORMALIZAM PARCERIA PARA PROJETOS FUTUROS

O Rio Grande do Norte ainda colhe os frutos da visita da comitiva do Governo do Estado à China. Na noite desta quinta-feira, o governador Robinson Faria recebeu em seu gabinete um grupo de investidores e líderes chineses de Jiangxi, estado de grande relevância econômica naquele país. Na ocasião, foi selado um acordo que tornou Jiagxi e o RN “estados- irmãos”, o que facilita a consolidação de projetos futuros.
 
 
 
 

 
 

Mais uma vez, chineses vieram ao Rio Grande do Norte em busca de parcerias com o nosso estado. Eles estão interessados em investir em várias áreas, sobretudo na parte de mineração”, assinalou Robinson Faria.  “Nosso governo dará todo o apoio, segurança jurídica e agilidade para que eles se sintam confortáveis s e seguros para investir aqui”, acrescentou.
 
 
 

O estado de Jiagxi tem 46 milhões de habitantes, tem forte atuação na mineração, na fabricação de remédios e na área de tecnologias. A região tem tido um crescimento econômico médio anual de dois dígitos, e só no ano passado movimentou cerca de R$ 700 milhões de dólares em exportação com o Brasil.
 
 
 
 



 
Nós temos muitas semelhanças, entre elas, o forte potencial para a mineração. Nosso segmento de Xelita está em segundo lugar no mundo. Podemos fazer muitas parcerias com o Rio Grande do Norte”, assinalou Huang Yuejin, governador de Jiangxi.
 
 
 

Acompanharam a reunião os secretários do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, e o diretor do Idema, Rodinelle Oliveira.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...