26 de janeiro de 2009

PREFEITO DE LAJES ASSUME FEMURN PRESTIGIADO POR CLASSE POLÍTICA DO RN

O Prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PP), tomou posse nesta segunda à noite na presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), numa solenidade bastante prestigiada pela classe política do estado. Além de prefeitos das mais variadas regiões, estiveram presentes a governadora Wilma de Faria (PSB), os senadores do DEM José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, os deputados federais Rogério Marinho (PSB), Fábio Faria (PMN) e Fátima Bezerra (PT). O vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire (PP), e a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Maria Adélia Arruda Sales, também prestigiaram a posse.

O prefeito Benes Leocádio afirmou que assume um novo desafio, consciente de que a federação precisa avançar na prestação de serviços aos municípios. ``Principalmente, na preparação de controle, na implantação de serviços que os municípios do interior carecem muito em função da sua pouca estrutura no tocante a recursos humanos. E nós queremos ser esse elo não só para defender, mas também para levar esses serviços'', afirmou.

O novo presidente da Femurn, eleito através da construção de consenso entre outros seis pré-candidatos, disse que a responsabilidade será dividida. Benes Leocádio destacou o fato de praticamente todos eles estarem representados na diretoria, assim como todas as regiões do estado. ``O que facilitará com que nós levemos os serviços da Femurn a todas as regiões e até os pequenos municípios do estado'', completou.

fonte: Diário de Natal

MINISTRO CONHECE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NO SERIDÓ

O Rio Grande do Norte tem vários exemplos que comprovam que é possível gerar emprego e renda com pouco dinheiro, espírito empreendedor e muita criatividade. Algumas dessas experiências foram visitadas nesse domingo (25) pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger. Ele está percorrendo diversos estados nordestinos para propor um novo modelo de desenvolvimento para o Nordeste, pautado especialmente no apoio às micro e pequenas empresas da região.

Acompanhado do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, da deputada federal Fátima Bezerra, do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, e de secretários estaduais, o ministro visitou uma fábrica de bonés e uma de malhas de Caicó. Já no município Jardim de Piranhas, ele conheceu uma fábrica de tecidos e um laticínio instalado na zona rural. “São experiências que deram certo no semi-árido e que geram emprego e renda para a região. Essas atividades permitem o desenvolvimento do interior do Estado e a permanência da população na zona rural”, explicou o vice-governador Iberê Ferreira. A visita se encerrou com almoço na Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese).

Durante a viagem, o ministro falou do Nordeste como modelo para o país. "Não há solução para o Brasil sem solução para o Nordeste. O Nordeste tem de ser entendido no Brasil não como uma região atrasada que necessite de políticas compensatórias, mas como um grande laboratório brasileiro, como um terreno privilegiado para começar a construir um modelo de desenvolvimento que o país todo está buscando", disse o ministro.

A visita do ministro ao Rio Grande do Norte faz parte de uma série de viagens de Mangabeira Unger pelo Nordeste para discutir um novo projeto de desenvolvimento para a região. Serão visitados quatro estados: Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nas capitais, serão realizadas reuniões com os governadores, secretariado e sociedade organizada. No interior, o ministro e comitiva visitam experiências exemplares que possam servir como modelo para o Brasil.

O modelo de desenvolvimento proposto por Mangabeira Unger inclui a organização de um novo projeto de agricultura irrigada, a construção de um modelo industrial baseado em redes de pequenas e médias empresas, a discussão de um novo modelo de ensino médio capaz de integrar o ensino geral e o técnico-profissional, entre outros itens. A proposta será apresentada no próximo Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado em Natal, no mês de fevereiro.

A comitiva também incluiu representantes de diversos órgãos do governo federal, entre eles ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caixa Econômica Federal Banco do Nordeste Confederação Nacional da Indústria (CNI) Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Fonte: Assecom/RN

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...