3 de abril de 2020

PASTOR EVANGÉLICO ATIRA EM ESPOSA E FILHOS E COMETE SUICÍDIO NO CE


A delegada de Polícia Civil do Ceará, Fabiane Rocha Mota, continua internada em estado considerado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), após sofrer uma tentativa de assassinato juntamente com os três filhos.



Fabiane foi atingida com três tiros, enquanto a filha mais nova, também baleada, corre risco de ficar paraplégica. Já o filho mais novo, um garoto de 9 anos, sofreu um tiro no braço, que causou fratura, mas já foi liberado em alta médica.



O autor dos crimes foi o companheiro da delegada, o pastor evangélico Francisco Edson Lopes da Silva, que, após tentar matar toda a família, praticou o suicídio. Ele ainda chegou ser levado para o IJF – Centro com a delegada e os dois filhos feridos, mas não resistiu e morreu no trajeto da ambulância do Samu para o hospital.




O crime aconteceu na residência família, no Condomínio Residencial Filadélfia, localizado na Rua Francisco Leandro, bairro Curió (Grande Messejana).



De acordo com levantamentos feitos pela Polícia Militar, os crimes ocorreram após o pastor ter um desentendimento com uma de suas duas enteadas, a mais velha, que insistia em sair de casa no carro da família e Edson não permitiu, gerando uma discussão.




Em meio às agressões verbais, ele foi até o quarto do casal e apanhou uma arma de fogo. Tentou atirar na enteada com quem discutia, mas o filho casal tentou defender a irmã e foi baleado no braço. A garota fugiu pela janela.



Logo em seguida, o pastor atirou na delegada e na segunda enteada, para, depois, disparar contra a cabeça, praticando o suicídio.

GOVERNO INICIA LIBERAÇÃO DO COFINANCIAMENTO AOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

O Governo do Estado já enviou as primeiras 28 ordens bancárias para liberação dos recursos do cofinanciamento que vai reforçar a rede de assistência social nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Os recursos estarão na conta dos Fundos Municipais de Assistência Social nesta sexta-feira (03). As ordens bancárias foram enviadas nesta quinta-feira (02). 




Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), o Governo está destinando R$ 3,6 milhões aos 167 municípios do Rio Grande do Norte para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  



 
A Sethas, responsável pela gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vai executar o cofinanciamento de benefícios eventuais para que os municípios possam atender as condições básicas de sobrevivência da população vulnerável do Estado, em especial a alimentação.



 
“Neste momento em que os mais pobres de nossa sociedade sofrem com os efeitos das medidas necessárias ao enfrentamento dessa pandemia da COVID 19, o Governo do RN, através da Sethas, tem atuado em várias frentes. Uma delas é o apoio financeiro aos municípios através do cofinanciamento de benefícios eventuais”, explicou a titular da Sethas, Iris Oliveira. 




O cofinanciamento, complementou a secretária da Sethas, é um benefício do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que permite aos municípios reforçarem as medidas de socorro imediato a grupos populacionais que se encontram em situação de vulnerabilidade, como é o caso de insegurança alimentar, pessoas em situação de rua, além das dificuldades que atingem migrantes e refugiados, dentre outros grupos populacionais.

EMPRESA DE TRANSPORTE DO RN READMITE 70 FUNCIONÁRIOS APÓS AMEAÇA DE PARALISAÇÃO

Motoristas e cobradores de algumas empresas de ônibus do Rio Grande do Norte, como Guanabara e Via Sul, paralisaram as atividades no começo da manhã desta quinta-feira (2) em protesto as 145 demissões de colaboradores das empresas Trampolim da Vitória (120) e Seridoense (25), nesta quarta-feira (1º).



Segundo o secretário do Sindicato dos Rodoviários (Sintro), Davidson Andrade, a ação atingiu o objetivo: readmitir colegas da profissão que foram demitidos. Cerca de 70 motoristas e cobradores da empresa Trampolim da Vitória, que opera na Grande Natal, foram recontratados, de acordo com o secretário.




Alguns dos 50 funcionários restante da Trampolim da Vitória foram incluídos na suspensão de contrato aparada pela Medida Provisória 936, publicada em 1º de abril, que permite às empresas reduzir jornada e salário de funcionários, sem participação de sindicatos, em até 70% por até três meses, ou suspender totalmente o contrato de trabalho e o pagamento de salário por até dois meses. 




Já outros, sem números definidos pelo secretário, permanecem demitidos, com a garantia firmada e assinada pelos órgãos Sintro e Ministério do Trabalho Estadual (MTE) para depois que a normalidade tiver restabelecido recontratar os mesmos.

SEGUNDO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DURANTE O CARNAVAL DE 2020 O CORUNAVÍRUS COMPLETOU UM MÊS QUE JÁ ESTAVA NO BRASIL

O Brasil registrou o primeiro caso de Covid-19 no fim de janeiro. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, houve uma hospitalização em razão da doença na quarta semana do ano. Até então, o primeiro caso do novo coronavírus no país, que já matou 299 pessoas, tinha sido confirmado no fim de fevereiro. 



O Ministério da Saúde explicou que está fazendo uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Nesse processo, foi encontrado um caso de janeiro.




Desde o começo do ano, houve 23.999 hospitalizações por SRAG. Delas, houve confirmação de Covid-19 em 1.587, ou 6,6% do total. Fora o caso de janeiro, todos os demais são a partir da oitava semana, ou seja, já no fim de fevereiro.




O estado de São Paulo, o mais afetado pela epidemia, concentra 82,5% das hospitalizações por Covid-19. Quando considerado todo o universo de internações por SRAG, o estado responde por 48,4% do total. O segundo estado com mais hospitalizações em razão do novo coronavírus é o Rio de Janeiro, com 4,4%.




Do Blog: No carnaval o vírus já estava aqui, e ninguém falou nada sobre aglomeração de pessoas. Imaginem o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador sem carnaval? O "prejuízo" seria grande demais! 

MESMO USANDO COLETO BALÍSTICO, EX-PRESIDIÁRIO É MORTO COM 13 TIROS NO RN

Um homem identificado Jodaias Barbosa dos Santos Júnior, de 27 anos foi morto a tiros, nesta quinta-feira (02), na avenida 9, no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal. A vítima que trafegava em um veículo tipo Pálio sofreu cerca de 13 disparos de arma de fogo efetuados por assassinos que estavam em um outro carro. De acordo com testemunhas os atiradores não se preocuparam com a movimentação de pessoas em uma das principais avenidas da cidade para cometerem o crime. 





A execução ocorreu por volta das 13 horas, “Baiano”, como era mais conhecido já tinha sido alvo de investigações policiais e recentemente foi preso durante uma operação da Deicor (Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado).




De acordo com a apuração preliminar realizada por peritos do ITEP no local a vítima usava um colete balístico, o que leva a crer que “Baiano temia sofrer um atentado. Segundo a equipe de necropsia do Instituto foram retirados três projéteis do corpo do ex-presidiário, porém existiam pelo menos dez marcas de tiros.

PESQUISA SEBRAE MOSTRA QUE 88% DOS PEQUENOS NEGÓCIOS ENFRENTAM QUEDA NO FATURAMENTO NO RN

Os decretos e as medidas de restrição à circulação de pessoas isolamento social, em decorrência da Covid-19, já apresentam um impacto negativo no equilíbrio financeiro e ameaçam a sobrevivência dos pequenos negócios instalados no Rio Grande do Norte. 





De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada nesta quinta-feira (2), 88% dos empreendimentos de pequeno porte do Estado já verificam uma queda no faturamento em função da crise gerada pela pandemia. 




E o mais grave, 29% dos donos de empresas dizem que não terão condições de manter o funcionamento e precisarão fechar o negócio permanentemente em um mês caso as restrições adotadas até agora permanecer por mais tempo. Os pequenos negócios representam mais de 95% de todos os empreendimentos do RN, somando pelo menos 181 mil negócios. 




O levantamento foi feito entre os dias 19 e 23 de março e ouviu 9.105 proprietários de micro e pequenas empresas de todo o país, incluindo os do Rio Grande do Norte. A pesquisa mostrou que mesmo adotando técnicas de vendas online e de serviço de entrega ainda assim as vendas dos empreendedores potiguares caíram 64,2% na última semana em comparação a uma semana normal. 




Somente 8% dos empreendedores não foram afetados [ou continuaram com mesmo faturamento ou tiveram aumento] até o momento pelo cenário adverso proporcionado pelo coronavírus. Para a maioria a realidade tem sido bem mais cruel. 62% dos empreendedores disseram que o faturamento caiu para mais da metade até o momento. 



BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...