13 de fevereiro de 2017

CRUELDADE! CASAL É MORTO QUEIMADO E COM TIROS DENTRO DE CASA NO RN

Um casal morreu queimado durante um incêndio criminoso em uma casa no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (12). De acordo com a irmã da mulher, que não quis ser identificada, os criminosos "jogaram gasolina e atearam fogo" no casal, que assistia televisão. A mulher, que também levou dois tiros, morreu na hora e o homem ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
 
 
 
 
As vítimas, Iraneide Silva dos Santos, de 33 anos, e o companheiro dela, Andrely Silva de Souza, de 30, moravam no local. Segundo informações, o homem saiu correndo para fora da casa com o corpo em chamas, foi socorrido e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resitiu.
 
 
 
 
A motivação do duplo assassinato ainda não foi revelada. O caso será investigado pela equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

TEMER DIZ QUE VAI AFASTAR MINISTRO QUE FOR DENUNCIADO NA LAVA JATO

O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira (13), em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, que vai afastar do governo qualquer ministro que for denunciado na Operação Lava Jato. Segundo Temer, o afastamento será provisório se o ministro for denunciado. E será definitivo se, após a fase de denúncia, o ministro virar réu.
 
 
 
 
 
 
 
 
Nas etapas do processo jurídico, o Ministério Público em um primeiro momento oferece denúncia sobre alguém à Justiça quando considera que há provas consistentes de que um crime foi cometido. Se a Justiça aceitar a denúncia, o investigado vira réu e passa a responder a um processo.
 
 
 
 
 
"Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas eventualmente que possam conduzir a seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Depois, se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, se transforme em réu - estou mencionando os casos da Lava Jato -, se transformando em réu, o afastamento é definitivo", afirmou o presidente. Segundo ele, o afastamento definitivo independe de haver ou não condenação na Justiça.
 
 
 
 
O pronunciamento de Temer, sem abertura para perguntas de jornalistas, durou cerca de 8 minutos. O presidente ressaltou em sua fala que o governo não tem intenção de interferir na Lava Jato.
 
 
 
 
"Quero anunciar em caráter definitivo e talvez pela enésima vez que o governo jamais poderá interferir nessa matéria, que corre por conta da Polícia Federal inauguralmente, do Ministério Público e do Judiciário", afirmou Temer.
 
 
 
 
A fala do presidente ocorre em uma semana que começa após desgaste do governo, nos últimos dias, com a nomeação de Moreira Franco para ocupar a vaga de ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
 
 
 
 
Até então, Moreira vinha atuando no governo como secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Com a nomeação e o status de ministro, ele passava a ter foro privilegiado e só poderia ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.
 
 
 
 
Moreira é citado na delação premiada do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Críticos da nomeação dele para o ministério acusaram Temer de tentar proteger Moreira com o foro privilegiado, impedindo que o novo ministro seja investigado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
 
 
 
 
Diversas liminares na Justiça anularam a nomeação de Moreira, mas todas foram derrubadas após recurso do governo. Atualmente, ele é ministro, mas sem foro privilegiado. A última palavra no caso será dada pelo ministro Celso de Mello, do STF, que analisa o caso na Corte.
 
 
 
 
"O governo não quer blindar ninguém e não vai blindar", disse Temer no pronunciamento. "Apenas não pode aceitar que a simples menção inauguradora de um inquérito para depois inaugurar uma denúncia depois inaugurar um processo já seja de molde a incriminá-lo em definitivo e em consequência afastar o eventual ministro", completou o presidente.

DELEGAÇÃO INTERNACIONAL INICIA PELO ITANS AGENDA DE COMPROMISSO NO SERIDÓ

O primeiro compromisso da 2ª Missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, iniciada nesta segunda-feira (13) em Caicó, foi na sede do DNOCS, no Açude Itans. A OCDE, enquanto organização internacional presente em 34 países está cumprindo uma agenda de dois dias na região do Seridó, conhecendo as políticas de recursos hídricos implementadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, para convivência com uma estiagem que já dura cinco anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
A delegação, também composta ainda por representantes da Agência Nacional de Águas, Secretaria de Recursos Hídricos, CAERN, IGARN, DNOCS, ADESE, SEAPAC, dentre outros visita ainda hoje a captação da Adutora Manoel Torres, em Jardim de Piranhas, promoverá um diálogo com agentes de Governo no SENAI (Caicó), e nesta terça (14) fará dialogo com usuários e sociedade civil.

GOVERNO MUNICIPAL REALIZARÁ FÓRUM DE DISCURSÃO SOBRE CIDADE INTELIGENTE E HUMANA

No período de 16 a 17 de fevereiro de 2017, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, promoverá a visita técnica do Prof. Dr. Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto em Helsinki - Finlândia e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Presidente da Rede de Human Smart Cities e Presidente Emérito da Rede Europeia de Living Labs (EnoLL).
 
 
 
 

 
 
 
A visita tem por objetivo geral analisar as potencialidades de desenvolvimento socioeconômico do município e propor recomendações estratégicas para futuros investimentos.
 
 

 
Foram convidados para o debate, no dia 17, a partir das 13h30min, no Plenário da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de entidades governamentais, eclesiásticas, acadêmicas, escolares, financeiras, iniciativa privada, sociedade civil organizada, dentre outras representações populares.

 
 
Para maiores informações, acesse: www.jardiminteligente.com

ATENÇÃO! AGENDA DA ECON/PARELHAS DE 13 A 18 DE FEVEREIRO

ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 13 a  18 de Fevereiro.
 
 
 
 

GOVERNO AMPLIA ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DE CARROS-PIPA PARA CIDADES EM COLAPSO

O Governo do RN receberá R$ 12.716,681 milhões de reais, oriundos do Ministério da Integração Nacional, para ampliar a Operação Vertente, responsável pelo abastecimento de água potável, por meio de carros-pipa, nos municípios em situação de emergência decorrente do longo período de seca.
 
 
 
 
 
 
 
 
A portaria de autorização de empenho e transferência da primeira parcela dos recursos, no valor de R$ 3,2 milhões de reais, foi publicada na última quinta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). Os recursos fazem parte do apoio federal à recuperação de áreas atingidas por desastres naturais e ao socorro e assistência à população.
 
 
 
 
 
Segundo o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Elizeu Dantas, com essa liberação a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do Estado, iniciará a Operação Vertente II, que prevê o abastecimento de 65 municípios, e o atendimento de aproximadamente 350.400 pessoas afetadas pela seca. 
 
 
 
 
 
Atualmente, uma média de 150 mil pessoas são atendidas pela Operação Vertente em 13 cidades do Seridó e do Alto Oeste Potiguar, sendo elas: Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Acari, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, Luís Gomes, Antônio Martins, Pilões, João Dias, Tenente Ananias, Paraná e São Miguel.

MULHER É ASSASSINADA COM TRÊS TIROS NAS COSTAS NO INTERIOR DO RN

Uma mulher foi morta com três tiros nas costas neste fim de semana, na cidade de Frutuoso Gomes, no Oeste potiguar. De acordo com informações do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Maria Kaline Kelly Nogueira, de 28 anos, morreu no local.
 
 
 
 
Segundo a PM, Maria Kaline estava em um bar, por volta das 21h30, quando foi morta. Ainda de acordo com a polícia, nada foi levado.
 
 
 
 
A PM ainda não tem informações sobre o autor do crime, mas há suspeitas de que foi cometido por um ex-namorado da vítima.

MULHER É MORTA PELO PRÓPRIO MARIDO DURANTE BRINCADEIRA COM ARMA DE FOGO EM PADARIA EM SP; VEJA VÍDEO

Uma mulher foi morta a tiros pelo próprio marido durante uma suposta brincadeira dentro de uma padaria em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens de câmeras de monitoramento mostram o desespero do rapaz após notar que a arma havia disparado e atingido o pescoço da mulher, que chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
 
 
 
 
 
O crime aconteceu na padaria Santa Terezinha, localizada na Avenida Presidente Kennedy, uma das mais movimentadas da cidade. Alexandre Severino de Noronha, de 35 anos, e Francisca Marinheiro da Silva, de 37, eram gerentes do local e estavam no meio do expediente quando Noronha resolveu mostrar a arma que havia comprado para a mulher.
 
 
 
 
 
De acordo com informações do delegado Alexandre Comin, responsável pelo registro da ocorrência, o casal trabalha em horários diferentes e o disparo acabou sendo feito durante a troca de turnos. O casal estava em um quartinho no fundo da padaria, onde os funcionários possuem um local reservado para conversarem.
 
 
 
 
 
 
 
 
Ele pegou uma arma do armário e apontou, aparentemente brincando, para outro funcionário. Em seguida, ele deu risada e botou a arma na mesa. Logo depois ele apontou para a esposa, tirou parte da munição e abaixou. Após isso ele apontou de novo o revólver para a mulher e a arma acabou disparando”, conta Comin.
 
 
 
 
 
Segundo testemunhas, na noite deste domingo (12), Noronha se desesperou ao ver que a arma havia disparado. Nas imagens é possível ver que ele socorre a mulher e a arrasta, ferida, para a porta do estabelecimento. Um funcionário da padaria é acionado e chega a tentar uma massagem cardíaca em Francisca, antes da chegada da equipe de socorro.
 
 
 
 
 
As equipes do SAMU foram acionadas por outro funcionário. A mulher foi encaminhada com vida para o Pronto Socorro Central da cidade. Noronha seguiu para o local e, ao receber a notícia de que a esposa havia morrido, acabou passando mal e precisou de atendimento. Ele confessou para a médica que atirou na mulher e ela acabou chamando a polícia.
 
 
 
 
 
A médica que fez o atendimento chamou a polícia e avisou que ele era o responsável pelos disparos. Nossa equipe foi ao local e o prendeu em flagrante. Ouvimos uma testemunha que realmente confirmou que ele estava brincando. Essa testemunha disse que ficou constrangida e resolveu sair do local. O disparo aconteceu em seguida”, afirma o delegado Comin.
 
 
 
 
 
Preso em flagrante, Noronha responderá por homicídio doloso e por porte ilegal de arma de fogo. “É doloso por ser um dolo eventual. Não se pode brincar com uma arma. Por mais que ele não tivesse a intenção de matá-la, só o fato de brincar e apontar a arma para a vítima faz com que ele tenha que responder dessa forma, já que assumiu um risco”, finaliza Comin.
 
 
Fonte: G1.

BARRAGEM QUE ABASTECE CIDADE SERIDOENSE DEVE SAGRAR NAS PRÓXIMAS HORAS

Com as chuvas do sábado, (11), a barragem de Dinamarca em Serra Negra do Norte que estava praticamente seca e o abastecimento do município entrando em colapso essa semana está tomando muito água via o rio Espinharas.
 
 
 
 

 
 
Segundo informações do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu, a sangria do referido reservatório deve acontecer muito em breve, pois está faltando em torno de 60cm para o transbordamento.

NASF INICIA TRABALHOS COM O GRUPO HIPERDIA EM JARDIM DO SERIDÓ

A Secretaria de Saúde Municipal, pensando no bem estar da população, iniciou através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os trabalhos com o grupo HiperDia, atendendo idosos e adultos que enfrentam problemas como hipertensão arterial, diabetes e doenças crônicas.
 
 


 
 
 
No primeiro encontro que aconteceu na academia da saúde, os participantes se submeteram a uma triagem para cadastramento e diagnóstico da antropometria, como também uma avaliação do consumo alimentar habitual.
 
 
 
 

O NASF esteve presente com o apoio dos seus profissionais, Educador Físico, Psicóloga, Nutricionista, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e dos Enfermeiros da estratégia saúde da família e os agentes comunitários de saúde.
 
 
 
 
 

 
 
 
As atividades com o grupo HiperDia, acontecerão as segundas-feiras, no horário das 17:00 às 18:00 horas, na academia da saúde, localizada no centro da cidade. 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...