29 de janeiro de 2009

PAPANGUS DE ZÉ SANTANA NO CARNAVAL DE JARDIM DO SERIDÓ




O Bloco PAPANGUS DE ZÉ SANTANA, que por iniciativa dos funcionários do INSS Jardim do Seridó, a partir do ano de 2007, resgatou a figura querida do mestre Zé Santana, que foi grande folião dos antigos carnavais e manteve Bloco de Papangus nos anos 60 e 70, e tem por objetivo resgatar e difundir a figura do “papangu”, que encontrava-se praticamente extinta do nosso carnaval, juntamente com as demais expressões culturais, como a arte, a dança, o folclore e a música, com a orquestra de frevo, animando e contagiando todas gerações de foliões.

Destacamos a importância da grande e decisiva parceria com a Troça “O POVO, O BOI E A COBRA”, do Povoado Sto. Antonio/Parelhas RN com seus bonecos gigantes (seis), e “OS PAPANGUS DOS CURRAIS NOVOS” .

A novidade do bloco no carnaval-2009, será a introdução do boneco de Zé Santana, que sairá juntamente com os demais, no Domingo à tarde, com horário e percurso a serem confirmados, uma vez que o evento passou a fazer parte do calendário momesco da cidade.


Para obter maiores informações, procurar as Comissões Organizadoras nas pessoas de: (Edvaldo, Flávio, Marcos, Dedé e Rogério, do INSS e Marcos Jardim); (Adebal - O Precursor da Irmandade dos Galegos Feios do Brasil, no Povoado Cobra) e (Daniel e Adelange, no Povoado Currais Novos).
Por: Edvaldo Alves
fotos: Paulinho Filho



MOTORISTA MATA JACARÉ ATROPELADO NO SERIDÓ

O aparecimento de um jacaré na zona rural de Serra Negra do Norte, deixou moradores preocupados, sem ter a certeza de qual reservatório d'água ele saiu. O animal foi visto numa estrada vicinal do município que dá acesso à comunidade rural Lucas, na manhã de terça-feira.

Um motorista ao perceber o jacaré na estrada matou-o, passando por cima do mesmo com o seu carro. O animal pesou 28 quilos e mediu 1 metro e 88 centímetros. A dúvida é com relação à origem do jacaré.

O que se comenta em Serra Negra do Norte é que uma autoridade política do município de São Bento, na Paraíba, tem uma criação de jacarés num açude de sua propriedade e provavelmente o réptil tenha saído dessa reserva.

Vários populares estiveram no local onde o animal foi morto como curiosidade, mas "trataram" o mesmo, prepararam a carne e se alimentaram.

fonte: Diário de Natal

COSERN CORTA ENERGIA DA CAERN EM CAICÓ E J. DO SERIDÓ

O fornecimento de energia elétrica dos sistemas adutores de Jardim do Seridó e de Caicó foram suspensos na terça-feira passada por falta de pagamento. Os cortes ocorreram nos setores de bombeamento da Barragem Passagem das Traíras e do Itans. Em Jardim do Seridó, foi ativada a adutora do Açude Zangarelhas, que antigamente abastecia a cidade. Em Caicó, o abastecimento passou a ser feito provisoriamente pela Adutora Manoel Torres, que tem origem no Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas.

Em virtude dessas mudanças, alguns setores das duas cidades ficaram sem água. No escritório regional da Cosern, com sede em Caicó, a direção alegou que por questões éticas não poderia informar o valor do débito da Caern. Rosí Gurgel,diretora-adjunta do escritório regional da Caern, confirmou o corte e o débito, mas não quis dar detalhes.

"Realmente houve interrupção do fornecimento de energia elétrica em virtude de um débito entre a Caern e a Cosern, mas desde terça-feira já foi negociado e hoje (ontem) a distribuição de energia foi religada e não houve prejuízo para o consumidor, porque os dois sistemas alternativos foram ativados, tanto o de Caicó como o de Jardim do Seridó", disse.

Especificamente com relação a Caicó, a diretora declarou que não ficou muito comprometido o sistema porque a Zona Norte é abastecida pelo sistema adutor do Rio Seridó, que não foi atingido pelo corte de energia elétrica. Indagada sobre o período de atraso de pagamento da Caern com a Cosern, Rosí Gurgel informou que não sabe."Esses dados nós não temos porque envolve o estado todo e nós não temos dados sobre isso", assinalou. Nesta quarta à tarde o fornecimento de água em Caicó e Jardim do Seridó já era considerado normal.
fonte: Diário de Natal

EM MEIO A MUITO TUMULTO CÂMARA FORMA COMISSÕES PERMANENTES.

A sessão extraordinária que vai manchar para sempre a imagem do nosso legislativo, por causa da maneira que o Vereador e Pai do Prefeito de Jardim do Seridó, Joacir Dantas, se comportou naquela casa do povo, destratando colegas e dando murros em mesas, pelo ao menos teve algum de produtivo, a criação das comissões permanentes.

A sessão foi interrompida por 15 minutos, onde o presidente aproveitou para formar as comissões permanentes da Casa e quando foi retomada, o presidente da Casa, marcou nova sessão para a próxima terça-feira (03) às 11h, para tentar mais uma vez aprovar o projeto de lei que obriga o Executivo a fazer o repasse para o Hospital de nossa Cidade, as comissões permanentes ficaram formadas desta maneira:

· Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação.
Presidente: Geralda Medeiros de Araújo (PMDB)
Relator: José Dantas de Medeiros (PP)
Membro: Ana Maria Medeiros Vilar dos Santos (PSB)

· Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.
Presidente: José Dantas de Medeiros (PP)
Relator: Iron Lucas de Oliveira Júnior (PP)
Membro: José Aparecido de Medeiros Dias (PDT)

· Comissão de Obras, Serviços Públicos e outras atividades.
Presidente: Iron Lucas de Oliveira Júnior (PP)
Relator: José Aparecido de Medeiros Dias (PDT)
Membro: José Dantas de Medeiros (PP)

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...