8 de dezembro de 2010

ATUALIZAÇÃO MENSAL! ADMINISTRAÇÃO DE JOCIMAR DANTAS RECEBEU EM OUTUBRO QUASE 800 MIL SÓ DO GOVERNO FEDERAL

Dando continuidade a transparência, com informativos mensais, para que os poderosos de Jardim do Seridó não enganem seus conterrâneos, o “Blog Barra Pesada” mostra os valores atualizados pelo site do governo federal, “Portal da Transparência”, onde mostra que só no mês de outubro de 2010, o repasse do FPM foi de R$ 764.997.92 (Setecentos e sessenta e quatro mil, novecentos e noventa e sete reais e noventa e dois centavos).

Apesar das “miadeiras” do atual prefeito de Jardim do Seridó Jocimar Dantas, que vive chorando misérias nos quatro cantos da cidade, fazendo com que os desenformados e os apaixonados acreditem que o “Pobre Coitado” está administrando a cidade sem nenhum tostão, com a atualização dos números das parcelas do mês de outubro, somado aos outros valores durante o ano de 2010, a atual administração já recebeu só do governo federal R$ 8.020.490,40 (oito milhões, vinte mil, quatrocentos e noventa reais e quarenta centavos), isso sem contar com as arrecadações internas de impostos cobrados pela prefeitura, entre elas os IPTU, ISS de festas e outras arrecadações.

Portanto, essa conversa fiada que não está sendo feito nada por falta de verbas, é na verdade conversa pra boi dormi, conversa fiada, historia de Papa-figo, Saci-Pererê e outros contos de fada, igual a "bicharada" vendida pelo vereador contraventor, pai do prefeito, Joaci Costa.

HOJE É O DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DE JARDIM DO SERIDÓ

A Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Jardim do Seridó, é celebrada anualmente de 28 de novembro a 08 de dezembro, Dia da Solenidade da Imaculada Conceição em todo mundo, um dos quatro dias santos durante o ano.

Durante a celebração da Festa deste ano em Jardim do Seridó, comemoramos os 150 anos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que teve sua construção concluída em 1860 pelo primeiro Vigário desta Paróquia, o Padre Francisco Justino Pereira de Brito.


É uma das Igrejas mais belas da Diocese de Caicó. Apesar de ter sofrido remodelações internas, sua fachada principal, continua original, inclusive estampando o ano da conclusão de sua construção: 1860. Em 1913, o então Vigário Padre Inácio Cavalcante de Albuquerque realizou a primeira grande remodelação com a retirada das tribunas dos corredores laterais e a substituição do Altar Mor original pelo atual que foi construído especialmente para a atual Imagem da Padroeira, que é a terceira Imagem desde a primitiva Capela.

A Igreja Matriz de Jardim do Seridó foi edificada no mesmo local da Capela da Fazenda Conceição, construída pelo fundador de Jardim do Seridó, Antônio de Azevedo Maia Júnior, que para a construção da mesma fez doação de seiscentas braças de terra de sua Fazenda Conceição, como Patrimônio, em 06 de novembro de 1790, considerada a data de fundação da Cidade de Jardim do Seridó, que teve sua origem com a referida Capela.

Parte da primitiva Capela ainda subsiste na lateral da Igreja Matriz, onde hoje é o Altar de Nossa Senhora do Rosário e onde estão sepultados o fundador Antônio de Azevedo Maia Júnior e o Capelão Padre Herculano Antônio de Figueiredo, assassinado em Jardim do Seridó, há 160 anos no dia 15 de março de 1849.

De 1964 a 1965, o então Vigário Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, fez a segunda reforma, substituindo todas as janelas por portas, abrindo dois vitrais nos fundos dos corredores laterais, retirando três altares e as grades do presbitério, substituindo o forro de madeira por placa de cimento armado, todo o reboco interno e o piso exceto o do presbitério, substituindo o coro e escadarias de madeira por cimento e colocando novas instalações elétricas e iluminação.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição desde sua origem nos idos de 1805, sempre foi muito animada, para a Fazenda e depois Povoação da Conceição, vinham os fazendeiros com suas famílias e escravos, faziam barracas de coro ao lado da Capela para passarem a Festa, ficando para o Natal, Ano Novo e dia de Reis, 06 de janeiro, quando retornavam às suas casas. Com o passar dos tempos foram surgindo casas ao redor da Capela, a maioria de propriedade dos fazendeiros da região, que as usavam para passarem a Festa da Padroeira, nas feiras, missas e sepultamentos.

Assim foi surgindo a Povoação, depois Vila e Cidade. Do início até o ano de 1863, só havia Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, que até 1914 foi celebrada com o novenário e o Dia Solene da Padroeira. De 1915 a 1935, foi somente um tríduo e o Dia da Festa. Em 1936, foi restaurado o novenário, que repetiu-se em 1937. Em 1938, foi tríduo. 1941, novenário. 1942, tríduo. Nas últimas décadas, as Festas têm sido celebradas com abertura, novenário e o dia da Festa.

Em 1863, passou a ser celebrada a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de 30 de dezembro a 1º de janeiro, com a participação dos Negros do Rosário, que naquela época eram escravos. Em 1892, foi concluída a Capela do Sagrado Coração de Jesus, construída pelo Coronel José Tomaz de Aquino Pereira, em cumprimento de uma promessa ao Coração de Jesus. A partir de 1892, passou a ser celebrada em sua Capela a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no mês de junho, mês do Coração de Jesus. Esta Capela é o atual Santuário.

A Festa do Coração de Jesus que se celebrava em junho passou a ser celebrada em setembro, pois naquele tempo as festas dependiam das colheitas e setembro ficava depois da colheita do algodão, quando o povo tinha dinheiro para fazer a Festa. Assim Jardim do Seridó tem o privilégio de celebrar durante o ano três grandes Festas Religiosas, além das Festas pequenas dos Patronos dos Setores Missionários.

Desde o mês de outubro na cidade, na Zona Rural e em Natal começaram as peregrinações com as imagens de Nossa Senhora da Conceição em preparação para a Festa.


Por: Sebastião Arnóbio de Morais - Pesquisador da História do Seridó.



MESMO SEM APOIO EQUIPE DE TAEKWONDO DE JARDIM DO SERIDÓ VAI DISPUTAR CAMPEONATO ESTADUAL EM NATAL

Apesar da falta de patrocínio, a equipe Leões Fight de Taekwondo de Jardim do Seridó – RN participará no próximo domingo (12), de mais um campeonato estadual de Taekwondo em Natal.


A equipe Jardinense tem como professor, o faixa preta Franciedson Dantas, que este ano disputou o campeonato Brasileiro “Liga”, ficando com a 3ª colocação em João Pessoa – PB, e a Copa do Brasil “CBTKD” em Maringá – PR, ficando entre os 5 primeiros na competição, representando a seleção do RN.
Lamentavelmente a delegação representante de Jardim do Seridó mais uma vez está indo à capital sem apoio, isso é o que pesa para os atletas, a falta de patrocínio e reconhecimentos na cidade, obrigando todos os atletas bancarem suas próprias despesas, em busca do titulo de campeão estadual de Taekwondo.

Vários integrantes da equipe já conquistaram medalhas na competição, como exemplo, Fabio Santos faixa vermelha ponta preta que vem sendo um dos destaques nas competições realizada no norte/nordeste, e que este ano também ficou em 3º lugar no campeonato brasileiro em João Pessoa – PB, e este ano não vai ser diferentes, todos estão na espera de uma boa competição, para voltar com muitas medalhas para Jardim do Seridó”. Disse o professor Franciedson.

Do Blog: Resta apenas esperar que um dia o poder público municipal e a iniciativa privada enxerguem esses atletas e passem a apoiá-los, para que muito melhor eles possam representar nossa cidade. Parabéns e Boa Sorte!




EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...