21 de setembro de 2009

FILHO DO POETA OTHONIEL MENEZES LAMENTA DESCASO COM O VELHO SOBRADO DE JARDIM DO SERIDÓ


Como não poderia ser diferente, o filho do poeta Othoniel Menezes de Melo, Laélio Ferreira de Melo, enviou um e-mail para nosso blog, repudiando a falta de respeito pelo sobrado, onde seu pai estudou e morou, e que hoje teve suas características escandalizadas pela atual gestão pública. O teor do e-mail abaixo postado na íntegra dispensa qualquer comentário de nossa parte.


Meu caro blogueiro Paulinho:

Saúde e Paz!

Um dos mais bonitos sobrados da região do Seridó, inclusive tombado pelo poder público, ERA, sem dúvida, o velho edifício que hoje abriga a Secretaria de Educação do Município de Jardim do Seridó.
Infelizmente - tive o desprazer de constatar, pessoalmente, há poucos dias, de passagem pela Cidade -, foi o imponente prédio totalmente descaracterizado. Pespegaram-lhe, na fachada principal, um verdadeiro "festival" de cores berrantes, carnavalizando a aparência do vetusto prédio, numa demonstração de profundo e aberrante mau-gosto dos gestores municipais.
Onde estão os vereadores, os cidadãos, o Ministério Público da velha e respeitada Conceição dos Azevedos que não reagiram a essa grave falha?
Mesmo não sendo jardinense, daqui ergo o meu grito de revolta pela descaracterização do edifício. Com o sobrado, tenho, sim, afinidades sentimentais, sobre ele conheço velhas histórias. O meu pai, o poeta Othoniel Menezes de Melo - que não tem sequer um nome de rua na cidade -, escreveu o seu mais importante livro, "Sertão de Espinho e de Flor" baseado nas lembranças da Jardim da sua infância e adolescência, quando morou no velho sobrado e aprendeu as primeiras letras com o consagrado mestre Jesuíno de Azevedo.
Era, o velho sobrado, no seu andar térreo, sede da Mesa de Rendas e da Delegacia de Polícia, repartições do Estado sob a administração do meu avô, Capitão (da Guarda Nacional) João Felismino (Ribeiro Dantas) de Melo. Morava a família desse chefe político, representante do Governador Pedro Velho, no primeiro andar. De uma das sacadas do sobrado, precipitou-se ao solo, depois de, enlouquecida, atear fogo às vestes, a minha avó, Dona Maria Clementina de Menezes Melo - que foi sepultada no cemitério do município.
O Capitão João Felismino, cerca de um depois da morte da sua primeira esposa, casaria com uma moça de importante família de Jardim, Celsa Bezerra Fernandes.
Como bem notará, meu caro Paulinho, tenho razões mais do que provadas para reclamar!

Atenciosamente,

Laélio Ferreira de Melo



SERVIDORES PÚBLICOS VÃO A JUSTIÇA CONTRA O MUNICÍPIO DE EQUADOR

Durante reunião realizada nesta quinta-feira dia 17 de setembro de 2009 na câmara municipal de Equador, o SINDSERPE – Sindicato dos Servidores Públicos de Equador – decidiu que seus filiados iriam ajuizar ações de indenizações por danos morais e materiais contra o Município em função do não repasse do empréstimo consignado realizado junto à Caixa Econômica Federal.

Dezenas de servidores públicos municipais que haviam contratados empréstimos consignados, junto na Caixa Econômica Federal tiveram seus nomes negativados no SPC e SERASA por motivo de a prefeitura não haver repassado o dinheiro que foi descontado dos contracheques dos servidores para a Caixa Econômica Federal.
Em vista disso, os servidores prejudicados desejam ser ressarcidos em seus danos morais e materiais pelo município.

Fonte: JORNAL O EQUADOENSE E SINDSERPE


PADRE JOAQUIM É RECEBIDO PELO PAPA BENTO XVI EM ROMA

Nesta sexta-feira, dia 18, o Pe. Joaquim José de Oliveira, que foi pároco de Jardim do Seridó, por mais de 08 anos, e está em Roma para cursar um mestrado em Espiritualidade, juntamente com o Pe. Alcivan Tadeus, ex-pároco de Parelhas, se encontraram com o Santo Padre, o Papa Bento XVI. Segundo padre Joaquim, essa oportunidade foi concedida pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson, que está, ao lado de outros bispos, fazendo uma visita ao Papa, a fim de prestarem contas dos trabalhos pastorais de suas dioceses.


O Santo Padre é uma pessoa bastante humilde, simples e muito acolhedora, pois me recebeu na porta da sala dele segurando minha mão e me desejando boas-vindas. Muito sorridente, o Papa Bento XVI me transmitiu muita segurança e força. É como um paizão que abraça o seu filho. Para um padre, é algo indescritível.” Disse Pe. Joaquim.


Padre Joaquim ainda nos informou que o Santo Padre perguntou qual o curso que o mesmo estava fazendo e além de parabenizá-lo, disse que estava muito satisfeito e que se sentia muito feliz vendo os sacerdotes se empenhando na busca de novos conhecimentos para melhor servir o povo de Deus. Ao final da audiência, o Papa Bento XVI presenteou o sacerdote com um terço e mandou uma bênção especial para a nossa região do Seridó.



SECRETÁRIOS E COORDENADORES DA PREFEITURA DE PARELHAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Coordenadores da administração parelhense participaram neste sábado (19), de capacitação sobre despesa e orçamento público. O evento, que aconteceu nos turnos da manhã e tarde, foi realizado no Auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra. As orientações foram passadas por Jandira Borges, que representou o Tribunal de Contas do Estado. Vários vereadores do Município também compareceram.

Segundo o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, a iniciativa teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre o processo burocrático para a realização de despesas, pagamentos e prestação de contas públicas. “É importante que os nossos colaboradores saibam que existe todo um processo a ser seguido e por isso é necessário que tenhamos muita prudência”, afirmou Francisco.

A capacitação teve início na manhã de sábado e prosseguiu ates às 17h, com pausa apenas para o almoço. Na opinião do prefeito o dia foi bastante produtivo. “Foi tudo muito positivo, pois as informações nos foram colocadas de forma muito clara”, avaliou.



POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...