31 de agosto de 2022

BATIDA ENTRE MOTOS DEIXA 1 MORTO E 3 FERIDOS NO SERIDÓ POTIGUAR

O jovem, Jailton do Nascimento Pereira, de 18 anos, morreu após acidente na zona rural de Bodó, no Seridó potiguar. Ele conduzia uma motocicleta que bateu de frente com outra em uma estrada carroçável do município. De acordo com a Polícia Militar, outras três pessoas estavam envolvidas no acidente, todas sem capacete. Jailton morreu no local. 

 

Outras três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, estavam envolvidos no acidente. Eles foram socorridos e encaminhados ao hospital de Currais Novos com suspeita de fraturas.

TRE-RS MANDA RETIRAR OUTDOOR DE APOIO AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS)  determinou a retirada imediata de peças publicitárias em apoio ao presidente Jair Bolsonaro nas cidades de Butiá e Minas do Leão, apesar de terem sido custeadas de forma espontânea por cidadãos. 

 

O desembargador Eleitoral Amadeo Henrique Ramella Buttelli, relator do processo, atendeu pedido do PT gaúcho e votou pela retirada dos outdoors com os textos: a) “AMIGOS DE BUTIÁ E MINAS DO LEÃO APOIAM BOLSONARO. DEUS – PÁTRIA -FAMÍLIA” e b) “ESTAMOS COM VOCÊ BOLSONARO. PRODUTORES RURAIS de Butiá e Minas do Leão.‘Brasil acima de tudo, deus acima de Todos’”. 

 

Segundo Buttelli, a abertura do período permitido de propaganda eleitoral não deixa dúvidas da “vedação do meio outdoor para veiculação de imagem de candidato à Presidência”. O desembargador determinou a intimação dos responsáveis a retirarem os outdoors no prazo de 24h, sob pena de multa diária de R$5 mil por outdoor em caso de descumprimento.

 

Apesar da decisão unânime, o relator deixa claro que “é exatamente porque não há pedido de voto, ou qualquer menção às eleições vindouras, que a decisão do juízo impetrado não se mostra ilegal ou teratológica como quer fazer crer o impetrante. Da leitura da mensagem e da visualização do artefato, concluo de que se trata de manifestação de apoio e agradecimento ao Presidente da República, de modo que, repito, em análise superficial são inaplicáveis à situação o art. 36, § 1º, bem como o art. 39, § 8º, ambos da Lei n. 9.504/97”.

 

No texto, o desembargador Amadeo Buttelli afirma que a propaganda “denota sentimentos de religiosidade e nacionalismo, além de apoio ao atual ocupante do cargo de Presidente da República e do uso de cores da bandeira do Brasil, circunstâncias que não podem ser consideradas ilícitas sob o prisma da liberdade de expressão.”

 

VEREADOR DE CIDADE DO RN ACUSADO DE FRAUDES NO SUS TEM MANDATO CASSADO

A juíza Tatiana Lobo Maia, da 50ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, determinou a cassação do diploma do vereador de Parnamirim, Diogo Rodrigues da Silva, e a inelegibilidade do político pelos próximos oito anos.

 

O parlamentar foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral, em 2021, por fraudes no Sistema Único de Saúde.

 

Os votos recebidos pelo então candidatos também deverão ser considerados nulos, segundo a decisão. A magistrada também determinou pagamento de multas que somam quase R$ 80 mil.

 

Responsável pela defesa do vereador, o advogado Cristiano Barros disse que vai recorrer da decisão. "Não há um só eleitor que tenha comparecido em Juízo para confirmar o que o MP alegou", argumenta.

 

Na sentença, a juíza entendeu que o político praticou abuso de poder econômico e político em 2020, ao usar sua influência no setor de marcação de exames, consultas e outros serviços públicos de saúde pública para priorizar apoiadores e possíveis eleitores. 

 

De acordo com a condenação, os atos do vereador prejudicaram cidadãos que esperavam pelos procedimentos há mais tempo.

 

PESQUISA IPEC NACIONAL CONTRADIZ AS ESTADUAIS

O Ibope mudou de nome, mas os seus cabelos… Pesquisa nacional do ex-Ibope, aponta a improvável liderança de Lula na região Sul com 36% e 34% de Jair Bolsonaro. O petista jamais venceu eleição ou liderou intenção de votos na região, nem mesmo nos seus melhores momentos. Os novos números desmentem pesquisas que o próprio Ipec divulgou ter feito em SC, PR e RS há menos de duas semanas, quando o somatório de Bolsonaro deu a lógica na região: 40,84%, contra 34,51% de Lula.  


Pesquisas Ipec já em agosto têm Bolsonaro com 50% a 25% de Lula em SC, 41% a 35% no PR e o petista à frente com 40% a 35% no RS.

 

O Ipec teria entrevistado 3.008 eleitores nos três Estados, dez vezes mais que os 304 do suposto levantamento nacional que traz Lula líder.

 

Segundo os TREs, Santa Catarina tem 5,4 milhões de eleitores aptos a votar, o Paraná tem 8,4 milhões e o Rio Grande do Sul tem 8,6 milhões.

 

Segundo levantamento Paraná Pesquisas (BR-04128/22) desta semana, por exemplo, Bolsonaro tem 42,4% e Lula 34,7% entre os gaúchos.

TSE DECIDE PROIBIR O PORTE DE ARMAS NAS SEÇÕES ELEITORAIS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, votou na noite desta terça-feira (30) para proibir o porte de armas em seções eleitorais.

 

A exceção para a regra são os membros das forças de segurança que estejam a trabalho e sejam requisitados pela autoridade eleitoral a entrar em uma determinada seção.

 

O tribunal analisou  uma consulta pública enviada por nove partidos da oposição. Eles argumentavam que deveria haver uma restrição do porte de armas.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...