17 de abril de 2018

UMA PESSOA MORRE EM POUSO DE EMERGÊNCIA DE AVIÃO NOS EUA

Um voo da companhia Southwest Airlines foi forçado a fazer pouso de emergência no Aeroporto Internacional da Filadélfia, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (17). Segundo autoridades de aviação, o avião teve problemas na fuselagem, em um dos motores e em uma janela. Uma pessoa morreu no incidente, informou o Conselho Nacional de Segurança de Transportes.





"O voo 1380 da SouthWest pousou no Aeroporto Internacional da Filadélfia nesta manhã depois que a tripulação reportou que um dos motores da aeronave, assim como a fuselagem e pelo menos uma das janelas estavam com problemas", diz nota da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).


"A aeronave, que saiu do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, desviou para a Filadélfia, onde pousou às 11h20 (local). Os passageiros deixaram o avião usando escadas infláveis. A FAA está investigando o incidente e o Conselho Nacional de Segurança de Transportes foi notificado. Ele comandará as investigações".



Segundo a rede americana CNN, um passageiro foi levado para o hospital e a equipe de resgate disse em coletiva de imprensa que ela pessoa estava em estado grave. Não está claro se se trata do passageiro que morreu. Outros sete passageiros foram tratados para ferimentos leves no local.



Ainda de acordo com a CNN, testemunhas afirmaram que uma passageira teve partes do corpo sugadas após uma das janelas ter quebrado. Marty Martinez disse que uma senhora teve os braços e parte do corpo puxados na direção da janela: "Ela não ficou para fora da janela. As pessoas do banco de trás a seguraram, tentando mantê-la no lugar".



Ainda segundo Martinez, algumas pessoas tentaram fechar o buraco: "Elas estavam usando coletes salva-vidas e as coisas estavam simplesmente sendo sugadas para fora".

OPERAÇÃO DO MP POTIGUAR PRENDE INTEGRANTES DE MILÍCIA NO RN, RJ E MG

Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte, da Força Nacional e da Polícia Civil potiguar cumpriu oito mandados de prisão na manhã desta terça-feira (17) em Ceará-Mirim, na Grande Natal, e ainda nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os alvos são suspeitos de integrarem uma milícia que, segundo as investigações, é responsável por dezenas de assassinatos na Grande Natal. As prisões são temporárias por 30 dias e podem ser prorrogadas.





A ação é fruto de um trabalho investigativo do MP do RN e da Força Nacional, que foi iniciado depois da morte do sargento da PM Jackson Sidney Botelho, em 20 de fevereiro do ano passado, em Ceará-Mirim.




De acordo com o Ministério Público, após a morte do sargento, “o que se viu foi um verdadeiro e trágico banho de sangue, resultando nas mortes brutais de pelo menos 12 pessoas em pouco mais de 48 horas, fato que ganhou grande repercussão regional, estadual e até em âmbito nacional”.


O trabalho em conjunto deflagrado nesta terça-feira teve o apoio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Polícia Civil. Dos mandados expedidos, seis foram cumpridos em Ceará-Mirim. As outras duas prisões aconteceram no Rio e em Minas.



As prisões temporárias foram pedidas por serem imprescindíveis às investigações e para evitar que o grupo ameace testemunhas. Os oito homens ficarão presos em unidades do sistema prisional potiguar.



Em uma ação conjunta do MPRN e da Força Nacional, realizada em 3 de fevereiro passado, prendeu o policial militar Erinaldo Ferreira de Oliveira. Mais conhecido como Naldão', ele é apontado como chefe da milícia, que teria atuação em Ceará-Mirim. Segundo as investigações, Naldão assumiu o comando após a morte do sargento da PM Jackson Botelho.



Na denúncia que resultou na prisão de Naldão, o MP detalha o relatório das investigações e aponta que, dentre os mais de 100 inquéritos policiais instaurados com o objetivo de apurar os crimes em Ceará-Mirim, 74 possuem a mesma dinâmica criminosa: os executores utilizam motos ou carros, balaclavas e roupas escuras, efetuam disparos em quantidade excessiva e em especial na região cervical da vítima, ameaçam as testemunhas presentes e fogem sem deixar qualquer vestígio.

“ZÉ AGRIPINO” ENCONTRA MINISTRO DOS TRANSPORTES NO SENADO E COBRA CONCLUSÃO DA RETA TABAJARA

Ao encontrar o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, nesta terça-feira (17), no corredor das comissões do Senado, o senador José Agripino (RN) aproveitou a oportunidade para pedir ao chefe da pasta soluções urgentes para a retomada da duplicação da Reta Tabajara, na BR-304, em Macaíba (RN). A BR é uma das principais rotas de transporte de cargas da Região Nordeste. 








A duplicação da Reta Tabajara é uma reivindicação que o Rio Grande do Norte faz há muito tempo ao governo federal e eu, como senador potiguar, não poderia perder a oportunidade de, ao encontrar o ministro, lembrá-lo da importância da conclusão dessa obra não somente para Macaíba como para todo o estado”, frisou Agripino. O ministro se comprometeu a encontrar uma solução para destravar a obra.  





Em março, a bancada federal do RN se encontrou com o então diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e agora ministro, Valter Casimiro, para cobrar uma solução. Ficou acordado que o órgão apresentaria, em um prazo de 30 dias, um parecer técnico sobre a situação da Reta. O prazo vence esta semana. 

“VIVA”! ANEEL APROVA AUMENTO DE QUASE 15% NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL NO RN

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento de 14,81% na conta de luz de consumidores residenciais do Rio Grande do Norte. Para os consumidores de alta tensão, o aumento é de 17,47%. O reajuste entra em vigor no dia 22 de abril.


A decisão foi tomada durante a reunião púbica realizada nesta terça-feira (17). Segundo a Aneel, a revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos.


De acordo com a Aneel, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) atende 1,4 milhão de consumidores em todo o estado.

PROGRAMA DO GOVERNO DO RN, RONDA INTEGRADA REDUZ VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ

O governador Robinson Faria esteve em Mossoró nesta segunda-feira, 16, na sede do 2º BPM, para fazer um balanço da operação Ronda Integrada e o Programa Ronda Cidadã, que têm conseguido bons resultados.







O Ronda Cidadã opera no município desde março de 2017, na Área Integrada de Segurança Pública 19 (AISP 19), que corresponde aos bairros Barrocas, Santo Antônio, Bom Jardim e Paredões. Comparando o primeiro ano do Ronda Cidadã em Mossoró, de 18 de março de 2017 a 17 de março de 2018, com o mesmo período de 2016 a 2017 (18 de março de 2016 a 17 de março de 2017), temos uma redução de -31,9% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e -15,3% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).  Entre fevereiro e março de 2018, a diminuição de CVP foi de 18,3%.




Já a Ronda Integrada, que tem atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), instalada em Mossoró este ano na AISP 19 e 18 (bairros e conjuntos Alto De São Manoel, Alto Do Sumaré, Bom Jesus, Dom Jaime Câmara, Ilha De Santa Luzia, Nova Vida (Malvinas), Planalto 13 De Maio, Presidente Costa E Silva, Santa Julia, Vingt-Rosado, eWalfredo Gurgel).




Durante os horários da operação - que fez o número de viaturas policiais na cidade subir de seis para 20 - , entre fevereiro e março houve uma queda no CVP de 13,1% na AISP 18 e 8,6% na AISP 19. Já na quantidade de CVLI, a redução foi de 12,5% na AISP 19, enquanto na 18 não houve registros de mortes.




"O nosso governo tem muitas ações em Mossoró. Na segurança pública reforçamos o policiamento, aumentamos o número de viaturas, trouxemos a Força Nacional com mais 30 policiais e oito veículos o Ronda Cidadã e agora o Ronda Integrada que já apresentam bons resultados com a redução dos casos de violência", afirmou Robinson Faria. Ele também destacou que Mossoró vem recebendo outras importantes ações do Governo do Estado na área da saúde com as melhorias no Hospital Tarcísio Maia, a construção do Hospital da Mulher, os restaurantes populares, o café do trabalhador, reforço no abastecimento de água", lembrou entre outras ações.


A secretária da Segurança do RN, Sheila Freitas, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Osmar Oliveira, e a delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Shirley, acompanharam o governador Robinson Faria em Mossoró. Sheyla Freitas disse que "A Ronda Integrada apresenta ótimos resultados. É uma operação que promove nas pessoas sensação de segurança quando encontram as viaturas nas ruas. Passamos de 10 para 20 viaturas nas ruas. O trabalho irá crescer cada vez mais".





Através de convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Governo do Estado também levou para Mossoró o reforço de 30 policiais e oito viaturas da Força Nacional, que estão atuando de forma ostensiva nas ruas da cidade em parceria com as forças de segurança do Estado.

AÉCIO NEVES VIRA RÉU NO SUPREMO POR CORRUPÇÃO E OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez.


Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) admitiram a abertura de processo por corrupção e, por 4 votos a 1, por obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes.


Com a aceitação da denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente, em julgamento a ser realizado pela mesma turma do Supremo.


O julgamento começou no início da tarde com as manifestações da acusação e da defesa do parlamentar.

EM BOLETIM DE NOTÍCIAS, CAERN CONFIRMA ABASTECIMENTO EM JARDIM DO SERIDÓ E CRUZETA PARA ESTA SEMANA

As chuvas que vêm caindo em todo o Estado estão trazendo boas notícias para a população potiguar. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já está com equipes trabalhando para retomar o abastecimento em cidades onde o volume de água dos mananciais já permite a regularização no fornecimento.




No Seridó, a cidade de Jardim do Seridó, que se encontra em colapso desde novembro passado, pode voltar a ser abastecida ainda esta semana. A Caern está remontando o flutuante no sistema de Passagem das Traíras, cujo manancial recebeu uma recarga com as últimas chuvas, atingido 3,6% de sua capacidade. “Esse volume ainda não garante segurança hídrica para o abastecimento da cidade durante todo o ano. Para isso o reservatório precisa de uma maior demanda de chuva, mas vamos analisar a qualidade dessa água, que é nova, para que seja retomada a operação do sistema nos próximos dias”, explica o engenheiro mecânico da Caern e Gerente interino da Regional Seridó, Jean França.





A cidade também é abastecida pelo sistema do açude Zangalheras, que também teve recarga de água, chegando a 6% de sua capacidade. Mas como o Zangalheras é menor, acumulou apenas 500 mil metros cúbicos. “Por enquanto, vamos deixar somente Passagem das Traíras operando, porque é um sistema que consegue atender sozinho à cidade, e vamos esperar maior recarga do Zangalheras para retomar sua operação”, complementou França.





É importante que a população esteja atenta para o uso racional da água que voltará a abastecer a cidade, para garantir um maior tempo de abastecimento com a quantidade disponível hoje.



 


O açude Cruzeta, de nome homônimo à cidade seridoense que abastece, também recebeu água e poderá voltar a abastecer os cruzetenses nos próximos dias, mas a situação é ainda mais delicada do que Jardim do Seridó, conforme explica Jean França. “A recarga foi de apenas 2%, o que também não confere segurança para operar o ano inteiro. Mas também começaremos a remontar o sistema e, na próxima semana, iniciaremos os testes com a água”, diz. Cruzeta entrou em colapso no abastecimento em setembro de 2017. A população deve ter cuidado redobrado no uso da água que chegar às torneiras.

POLÍCIA PROCURA PM COVARDE QUE MATOU A EX E SEQUESTROU A FILHA DE 04 ANINHOS EM MG

As polícias Militar e Civil de Barbacena montaram uma força-tarefa para localizar e prender o soldado da PM Gilberto Ferreira Novaes, de 35 anos. Ele é procurado por matar a tiros a ex-mulher, Sthefania Parente de Ferreira Novaes, de 29 anos, e sequestrar a filha do casal, de quatro, no último sábado (14), em Santos Dumont, na Zona da Mata.





De acordo com informações da assessoria de imprensa da 13ª Região de Polícia Militar (RPM), as buscas continuam e um alerta foi emitido para todo o estado.


O crime ocorreu no Bairro Córrego do Ouro em Santos Dumont. A jovem tinha medida protetiva contra o ex e registrou quatro boletins de ocorrência entre novembro de 2017 e abril de 2018 relatando ameaças, agressões e perturbação.



De acordo com a ocorrência divulgada pela PM, o namorado da vítima relatou que eles aguardavam a chegada de um lanche e que, ao abrir o portão para o entregador, foi surpreendido pelo soldado armado. Ele subiu as escadas de acesso a casa e fez os disparos contra a Sthefania.



Ela foi atingida por três tiros e morreu na hora. Após o crime, o homem fugiu em um carro emprestado levando a menina de quatro anos.



Do Blog: Covarde sem vergonha, safado, vagabundo!


ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS, DE 16 A 21 DE ABRIL

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de  16 21 de Abril.








JUÍZA AUTORIZA INSPEÇÃO DE SENADORES NA CARCERAGEM ONDE LULA ESTÁ PRESO

Um grupo de senadores vai fazer inspeção, nesta terça-feira, 17, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Lula cumpre pena de prisão desde o último dia 7 de abril. A autorização foi dada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, em despacho publicado na tarde de hoje. Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou a diligência, com o objetivo de “verificar as condições de encarceramento” do ex-presidente e de outras pessoas presas no local.




De acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), durante pronunciamento na tribuna do Senado, os próprios parlamentares vão arcar com as despesas da viagem até Curitiba. Além dele, fazem parte da comitiva a senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PTB-RR), Roberto Requião (MDB-PR), Paulo Rocha (PT-AM), João Capiberibe (PSB-AP), Fátima Bezerra (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE) e Ângela Portela (PDT-RR).




Em seu despacho, a juíza Carolina Lebbos informou à PF sobre a diligência dos senadores, mas ressaltou que não teria chegado ao conhecimento dela informação sobre violação de direitos humanos de pessoas custodiadas no local.




A magistrada disse ainda que solicitou manifestação do Ministério Público Federal (MPF) sobre outros pedidos de visita ao ex-presidente, entre eles o do vereador paulistano Eduardo Suplicy (PT-SP); o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE); e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que é pré-candidato à presidente. Também solicitou autorização de visita, o vencedor do prêmio Nobel da paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel.



A juíza também pediu pronunciamento do MPF sobre a petição da defesa do ex-presidente para que seja garantido a Lula o direito de receber visitas da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Os advogados alegam que é direito das pessoas que se encontram presas receber visitas de parentes e amigos. “A relação política e a amizade entre o peticionário [Lula] e a senadora Gleisi Hoffmann justificam o deferimento da pretensão aqui analisada de acordo com a lei e sua regulamentação”, diz um trecho do pedido.

COZINHEIRO BALEADO DURANTE HOMICÍDIO EM RESTAURANTE NO RN MORRE EM HOSPITAL; VEJA VÍDEO

O casal suspeito de ter matado a tiros um homem na manhã deste domingo, (15) na praia de Areia Preta, dentro do restaurante Farol Bar, na Zona Leste de Natal, também deve responder por um segundo homicídio. É que morreu no hospital, pouco tempo depois do assassinato, um cozinheiro que também foi baleado.





Anderson Felipe Pinto da Silva, de 20 anos, trabalhava no restaurante Barramar, que fica na frente do Farol Bar, mas estava no Farol Bar no momento dos disparos. O cozinheiro ainda foi socorrido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu.




De acordo com a Polícia Militar, logo após o assassinato no Farol Bar, o casal foi abordado na saída do restaurante e acabou preso. Uma pistola calibre 9 milímetros foi apreendida.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...