24 de outubro de 2009

PARELHAS RECEBE MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA

Um mutirão em investigação de glaucoma foi realizado ontem (23) em Parelhas com o apoio da Prefeitura Municipal. Trata-se da Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma, executada no Rio Grande do Norte através do Hospital Geral de Oftalmologia (HGO), cuja finalidade é combater a doença por meio de avaliações e distribuição gratuita de medicamentos. Cerca de 300 pessoas foram consultadas na Policlínica da cidade.

Segundo o Oftalmologista Vanderlândio Carolino, o objetivo é consultar o maior número possível de pessoas para, uma vez diagnosticada a doença, distribuir os medicamentos aos pacientes a cada três meses. “Se a doença for detectada o paciente recebe o medicamento na hora. A cada três meses a equipe estará no Município fazendo uma nova avaliação para o acompanhamento dessas pessoas e entregando medicamentos”, acrescentou ao destacar que a equipe também realiza cirurgias. “Se for preciso também realizamos cirurgias”, disse.



Ainda de acordo com o médico, a meta da Campanha Nacional é cadastrar uma média de 30 mil pessoas somente no RN. “O trabalho está sendo desenvolvido no Estado há poucos meses, porém, nosso objetivo é visitar todos os Municípios”, afirmou Vanderlândio, que reside em Mossoró/RN e é um dos sócios do HGO.

O projeto foi muito bem recebido pelo Município de Parelhas. Conforme o Secretário do Gabinete Civil da Cidade, Aiton José dos Santos, a campanha de combate à doença é um sonho antigo. “Fico muito feliz com essa conquista. Sou portador do glaucoma há cinco anos e nesse tempo busquei inúmeras vezes parcerias para esse tipo de trabalho, pois os medicamentos são muito caros”, relatou o Secretário que também foi avaliado na ocasião.


Para o Secretário de Saúde de Parelhas, Tadeu Nicodemos, a Campanha foi fundamental para alertar às pessoas com relação ao perigo da doença. “As pessoas tiveram a oportunidade de serem avaliadas e medicadas e, além disso, receberam orientações, o que foi muito importante”, disse.

O glaucoma é uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão dentro do olho que, se não tratada precocemente, pode ocasionar uma lesão permanente nas fibras nervosas e, consequentemente, a cegueira irreversível.



ONDA DE VIOLÊNCIA ASSUSTA POPULAÇÃO DE CAICÓ, EM MENOS DE 48 HORAS MAIS UM CRIME DE MORTE É REGISTRADO


Parece até matéria esquentada, mas infelizmente não é! Na manhã deste sábado (24), outro crime de homicídio foi registrado em via pública na Av. Seridó. Joseilson Pereira de Andrade, 27 anos, conhecido por Miau, foi morto com três cutiladas de faca peixeira pelo seu inimigo Gercino Garcia Junior, 41 anos, residente a Rua Marinheiro Manoel Inácio, bairro Paraíba.

A vitima residia no bairro João XXIII, tinha varias entradas na DP. O motivo do crime foi uma antiga rixa entre ambos e hoje os dois se encontraram nas proximidades da BRASILGAS, ocasionando o homicídio. Um policial que estava próximo e testemunhou tudo, deu voz de prisão ao assassino, logo após a pratica do crime.

Ainda informes de populares que a vítima teria agredido o acusado com uma tapa dias atrás e ainda ameaçado sua família de morte.

Com mais este crime de homicídio, a cidade de Caicó registra três casos de mortes violentas durante este mês de outubro, todas por motivos fúteis, o que mostra a banalização da violência, além do fato de todas elas terem acontecidas em praça pública por uso de faca peixeira, o que deixa a população revoltada com tantas desgraças. As outras duas mortes aconteceram nos dias 14 e 22 desde mês, conforme matérias postadas no “Blog Barra Pesada”.

Foto: Cardoso Silva



PRF PRENDE PAULISTA COM PASTA DE COCAÍNA DENTRO DE ÔNIBUS EM CAICÓ


Mais um passageiro de ônibus que faz a linha Brasília/Natal foi preso com droga dentro da mala. O paulista Bruno Querino da Silva, 19 anos, foi preso por volta das 10h20 no KM 106 da BR 427, em Caicó, com 5kg de pasta base de cocaína. A droga foi encontrada na bolsa do acusado dentro do ônibus que vinha de Brasília para Natal.

Bruno Querino que é natural de São Paulo, trazia a droga da capital paulista para a cidade de Tangará/RN. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Caicó.

De acordo com a PRF, esta foi a sexta apreensão de drogas feita no segundo semestre deste ano, em ônibus vindos da região central do país
.
Fonte e Foto: dnonline


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...