24 de junho de 2023

BOLSONARO LAMENTA QUE TSE TENTE ENVOLVÊ-LO NOS ATOS DO DIA 8: ‘ELES TEMEM O QUÊ?’

Em entrevista durante sua vista ao Rio Grande do Sul, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), acusou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tentar culpá-lo pelos ataques de 8 de Janeiro, “para atingir fins políticos”. Nas declarações ao jornalista Rogério Mendelski, publicadas nesta sexta-feira (23), Bolsonaro comparou a um crime a hipótese de se tornar inelegível por oito anos, ao comentar o pedido de inclusão de fatos novos relacionados ao vandalismo nas sedes dos poderes em Brasília, na ação judicial eleitoral que o acusa de abuso de poder por encontro com embaixadores, em 2022. 

 

“A Justiça Eleitoral, pelo que eu estou vendo, porque quem preside o TSE é o senhor Alexandre de Morais, tenta, dessa forma, me culpar pelo que aconteceu dia 8 de Janeiro. É muito ruim, tá?, quando se aparelha o Judiciário, para atingir fins políticos. É isso que estão falando. Eles temem o quê? Me tirar, agora, direitos políticos, sem uma prova, sem algo de concreto que eu tenha feito, isso é um crime. Não tem nada que me possa tirar os direitos políticos, a não ser uma arbitrariedade”, acusou Bolsonaro. 

 

O ex-presidente lembrou que tem 68 anos de idade e sonha em seguir trabalhando pelo Brasil, ao afirmar que não estará morto, em 2026, quando prefere disputar eleição “para alguma coisa”. E disse esperar que seja feita justiça, ao citar o precedente de 2017, que virou uma jurisprudência, quando não se permitiu a inclusão de fatos novos na ação que pedia a cassação da chapa presidencial de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). 
 

“Fizeram comigo; agregaram até o ocorrido em 8 de janeiro deste ano”, declarou Bolsonaro, ao citar voto do ministro Gilmar Mendes, que à época teria afirmado que a Justiça Eleitoral não deve existir para cassar mandato, muito menos de presidente. “E, agora, mais do que mandato, estão cassando na origem, querendo me tornar inelegível, lá na origem”, criticou o ex-presidente da República, cujo julgamento iniciou ontem (22) e será retomado na terça-feira (27). 

 

Bolsonaro ainda se defendeu, citando o ministro da Defesa do governo de Lula, José Múcio, sobre a conclusão de não ter existido um “figura central” nos ataques de 8 de janeiro e nem partiu de seus apoiadores acampados diante do Quartel General do Exército, em Brasília. 

 

“[Múcio falou que] Quem fez quebra-quebra não foi pessoal do acampamento, mas de ônibus que vieram de fora. E desde minha saída do país, em 30 de dezembro, caiu muito a presença nos acampamentos”, declarou, ao citar convocação a partir da quinta-feira antes do ataque, quando chegaram mais de 100 ônibus de fora da capital federal, em Brasília.

 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...