27 de julho de 2020

GOVERNO DO RN ACATA RECOMENDAÇÃO DE COMITÊ E ADIA 3ª FASE DE RETOMADA ECONÔMICA

O governo do Rio Grande do Norte decidiu acatar a recomendação do comitê científico do estado e suspender a terceira fase de reabertura econômica, prevista para esta quarta-feira (29). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27). De acordo com o govenro, a previsão é de que o novo prazo fique para 5 de agosto.

  


Em um documento enviado neste domingo (26) ao governo do Rio Grande do Norte, o comitê científico que assessora o estado nas tomadas de decisão sobre a pandemia do novo coronavírus, sugeriu a suspensão da primeira etapa da 3ª fase de reabertura econômica, prevista inicialmente para esta quarta-feira (29). A recomendação foi de que a reabertura seja adiada por sete dias.




Embora o estado apresente uma ocupação de leitos de UTI abaixo de 66%, o grupo de pesquisadores apontou que a taxa de transmissibilidade aumentou em grandes cidades, como Mossoró e Parnamirim e a taxa média do estado voltou a ficar em Rt 1 – que significa que cada contaminado contamina outra pessoa, em média. Ao todo, 111 municípios têm taxas superiores a 1,03. Com esse aumento registrado após o início da reabertura econômica, o estado poderia voltar a receber maior pressão por leitos.




Os pesquisadores também apontaram as aglomerações registradas nas praias e nas filas das agências da Caixa Econômica – para pagamento do auxílio emergencial – como sinais de alerta. Para o comitê, apenas com um prazo maior, de pelo menos 15 dias, o estado terá a capacidade de avaliar os efeitos dessas ações e das últimas fases de reabertura sobre o número de infectados e necessidade de leitos.

JUSTIÇA FEDERAL NEGA PEDIDO DO MPF E MANTÉM EXTINÇÃO DE BASE DO PROJETO TAMAR NO RN

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte negou o pedido do Ministério Público Federal e manteve a desativação da base avançada do Projeto Tamar localizada na praia da Barreira do Inferno, em Parnamirim, na Grande Natal.




A base foi extinta pelo ICMBio, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, em portaria publicada em 25 de maio que também extinguiu as bases de de Arembepe, em Camaçari (BA), e Pirambu (SE). 




A ação civil pública proposta pelo MPF pedia a anulação do inciso II do art. 6º dessa portaria, que trata especificamente do fechamento da base no litoral potiguar. Mas a Justiça Federal manteve a decisão do Instituto Chico Mendes sobre desativação. A decisão foi do Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara Federal. 

REPASSE DE R$ 500 MILHÕES DA LAVA JATO AO COMBATE À COVID É SUSPENSO ATÉ DECISÃO DO STF

A juíza substituta da operação Lava Jato na Justiça Federal em Curitiba, Gabriela Hardt, decidiu suspender o prazo da ação que destinava R$ 508 milhões, provenientes de multas e acordos de leniência na operação, para o combate da pandemia do novo coronavírus. 



A suspensão vale até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida se cabe à força-tarefa, ou não, decidir a destinação desses recursos. Até lá, o repasse às ações de enfrentamento à Covid-19 fica paralisado. 




A oferta do dinheiro segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi revelada pelo Jornal Nacional no último dia 6, quando a proposta completou um mês sem receber resposta definitiva do governo federal.

PF DIZ QUE PRIMEIRA-DAMA DO PI E FAMILIARES RECEBERAM VANTAGENS INDEVIDAS


A delegada Milena Caland, da Polícia Federal, afirmou que a deputada federal Rejane Dias (PT) e o irmão dela, Rogério Ribeiro, alvos da terceira fase da Operação Topique, receberam “vantagens indevidas” em razão de contratos superfaturados para prestação do serviço de transporte escolar. "Ao longo da análise constatou-se que houve recebimento de vantagem indevida por ela e parentes dela", afirmou a delegada.



Os crimes teriam acontecido quando a congressista foi secretária estadual de educação do Piauí, durante três períodos entre os anos de 2015, 2016 e 2017. Rejane Dias não passou todo o período como secretária porque em alguns momentos deixou o cargo para atuar como deputada. 




A declaração foi dada em entrevista a jornalistas após a PF deflagrar a operação nesta segunda-feira (27). Rejane Dias é mulher do governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 





Segundo Caland, Rejane Dias é investigada porque era secretária de educação do estado quando foram realizados dois pregões, de 2015 e 2017, em que foram encontradas as irregularidades que deram início às investigações, em 2018. 




Além de Rejane Dias e do irmão, foram alvos da operação servidores da cúpula da Secretaria de Educação do Piauí e pessoas que agiam como intermediários entre esses servidores e empresários do setor de transporte escolar. Ainda segundo a PF, o governador Wellington Dias não é um dos investigados. 


Fonte: G1/PI - Foto: Fernando Brito/G1. 

MUNICÍPIO BRASILEIRO QUE ADOTOU SUPLEMENTAÇÃO DA VIT D PRA TODOS NÃO TEM NENHUM CASO DE COVID-19

O secretário municipal de saúde de Figueirão, no MS, Giovanni Bertolucci vem buscando soluções para cada vez mais proteger nossa população contra o Coronavírus (Covid-19) através de projeto apresentado pelo médico Dr. Vinicius Guedes, grande conhecedor do protocolo de Coimbra e aluno do professor Dr Cícero Galli Coimbra, que  apresentou o projeto da vitamina D.






Esse hormônio (Vitamina D) exerce uma função importantíssima sobre o sistema imune e regula a expressão de 4.500 genes do ser humano. Com níveis adequados de Vitamina D, o sistema imune consegue manter um ambiente menos inflamatório no organismo. As células de defesa inata (a linha de frente no combate a infeções) dependem da disponibilidade de Vitamina D para facilitar o combate a agentes infecciosos (sejam eles virais ou bacterianos) por estímulo a produção de catelecidinas. Além disso, consegue reduzir as células que induzem a autoimunidade e atua na prevenção de dezenas de tipos diferentes de câncer, por ter uma ação antiproliferativa.






O Protocolo Coimbra, nome dado ao tratamento criado pelo Dr. Cícero Galli Coimbra, tem dado esperança e ânimo a milhares de pessoas do mundo todo, que antes já haviam perdido a fé na medicina convencional.





Baseado na literatura médica que mostra o papel fundamental da Vitamina D na regulação da imunidade, visando fortalecer o sistema de defesa do organismo contra agentes infecciosos, a equipe do Hospital Municipal e o  secretário de Saúde, através do aval do prefeito, estão investindo nesse potente hormônio. A fim de reforçar o sistema imunológico em especial de idosos, crianças e pacientes com comorbidades crônicas, nossa proposta é normalizar rapidamente os níveis de Vitamina D de grupos específicos da população no intuito de minimizar os efeitos do Coronavírus no organismo e protegermos nossa população dessa pandemia de COVID-19 que vem assombrando o mundo inteiro.


Fonte: https://www.figueirao.ms.gov.br/secretaria-de-saude-de-figueirao-inicia-administracao-da-vitamina-d/

RN É UM DOS 5 ESTADOS QUE APRESENTAM TENDÊNCIA DE QUEDA DE MORTES POR COVID-19

De 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, apenas cinco apresentam tendência de queda para mortes provocadas pela Covid-19. Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte demonstram diminuição superior a 15% em suas médias móveis quando comparadas com o cálculo de duas semanas atrás.






A “média móvel de 7 dias” faz um cálculo entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de 13 dias atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado, por exemplo, pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.






Nesta sexta-feira, o Brasil apresentou média móvel de 1.065 mortes. Apesar de permanecer com tendência estável, o país estacionou em uma média alta de óbitos, o que preocupa os especialistas.





O Brasil ainda tem nove estados com tendência de alta para mortes e 13 em estabilidade. Estão em alta: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Demonstram estabilidade: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe.

IMAGENS MOSTRAM AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EM PRAIA DO RN

Uma aglomeração de pessoas foi registrada neste fim de semana na praia de Pipa, em Tibau do Sul, no litoral potiguar. Imagens feitas por moradores mostram uma intensa movimentação na rua Baía dos Golfinhos - uma das principais vias turísticas da região. Algumas das pessoas, a maioria jovens, sequer usam máscaras. O caso foi confirmado pela prefeitura do município. Bares e restaurantes estão abertos na região. 





 

As cenas foram feitas no primeiro fim de semana após o governo anunciar parceria com 23 municípios do litoral do estado para reforçar fiscalizações nas praias, por causa das aglomerações registradas no fim de semana anterior. Embora registre queda nas internações pela Covid-19 e esteja seguindo um plano de reabertura econômica, o Estado teme que as aglomerações gerem uma segunda onda da pandemia do coronavírus. 


 

A Prefeitura de Tibau do Sul lamentou a aglomeração e afirmou que poderá decretar "toque de recolher" no distrito turístico - um dos mais famosos do estado. Segundo a administração, o município vem realizando fiscalizações nas praias, hotéis, bares, restaurantes e nas ruas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, e inclusive nos transportes turísticos da região. 

ATENÇÃO! AGENDA ECON/PARELHAS, DE 27 DE JULHO A 01 DE AGOSTO

A ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 27 de Julho a 01 de Agosto.
 
 
 
 
 
 
 

CHACINA! CORPOS DE 3 JOVENS MORTOS A TIROS SÃO ARRASTADOS E JOGADOS NA RUA NO INTERIOR DO RN

Três jovens foram mortos a tiros neste domingo (26) na cidade de Barcelona, no Agreste potiguar. Segundo a Polícia Militar, as vítimas, dois rapazes de 17 anos e uma mulher de 19 anos estavam dentro da casa dela, mas tiveram os corpos arrastados para o meio da rua após serem executados. 




As vítimas foram identificadas como Maria Fernanda Borges de Sousa, de 19 anos, Felix Januário Beserra Barbosa, de 17 anos e Natan Rafael da Silva, também de 17 anos, estavam todos dentro do imóvel, que foi invadido. Os três morreram na hora. 




Ainda segundo a polícia, os rostos dos dois homens ficaram desfigurados pelos tiros, de acordo com o relato policial.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...