7 de junho de 2016

ESPECIALISTA ORIENTA COMO LIDAR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE AGRESSÃO

 
Temos presenciado um aumento significativo nos dados sobre violência e abuso contra crianças e adolescentes, o que fere diretamente os direitos das crianças e adolescentes reforçados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cada dia, morrem 28 crianças e adolescentes, com crescimento alarmante no número de homicídios que passou de 5 mil, em 1990, para 10.500, em 2013.
 
Os dados indicam a vulnerabilidade e os graves problemas sociais que o país vem vivenciando, os últimos casos divulgados na mídia apontam que o público que mais sofre violência entre crianças e adolescentes, são as meninas. Em 2015, segundo dados do Disque 100, foram registradas 17.588 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, o que equivale a duas denúncias por hora. Foram 22.851 vítimas, sendo 70% delas meninas.
 
Para a ONU, as quatro principais categorias de violência são os abusos físicos, sexuais, psicológicos e negligências. Essas formas de agressão contra as crianças, quando não levam à morte, podem desencadear profundos traumas que perduram até a vida adulta. O psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção, explica que todos os tipos de violência geram traumas, mas que algumas pessoas terão mais transtornos que outros, isso varia de acordo com a estrutura psicológica de cada um.
 
A pessoa pode se mostrar mais fechada e de difícil acesso aos outros. Pode se fechar a ponto de manter dificuldades de relacionamentos, mostrar perfil irritado, tristeza, infelicidade e até mesmo antissociabilidade. Esse tipo de perfil problemático por conta de um trauma pode ser observado tanto em adolescentes quanto em adultos vítimas de violência”, esclarece.
 
A violência e abusos podem ocorrer em qualquer ambiente, seja na família ou na escola, e é preciso que os pais, familiares e vizinhos estejam atentos. “Normalmente elas ficam mais reservadas, com medos frequentes de coisas simples, como o toque, o olhar, a voz em tom alto. Também pode-se observar marcas no corpo, dores frequentes, sono, pesadelos e baixa autoestima. Caso a violência seja na escola, por exemplo, a criança pode não apresentar interesse de para o colégio. Ela tende a se esquivar dos ambientes que a ameaçam”, alerta André Assunção.
 

MULHER QUE MATOU BEBÊ COM TIRO NA CABEÇA É PRESA NO RN

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa prenderam, nesta terça-feira (7), a mulher suspeita de ter matado um bebê, de 11 meses, com um tiro na cabeça. O crime aconteceu no dia 14 de abril, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal.

Nesta terça-feira, ao ser presa e chegar na DHPP, a mulher, identificada como Sidneia Nascimento da Silva, mostrou-se irritada com a presença da imprensa no local.

Ela declarou que não teve a intenção de matar a criança e que o alvo era uma tia da menina. Sidneia foi presa por força de mandado de prisão. Ela estava escondida na casa de familiares, em Extremoz.

Fonte: Portal BO.

ASSASSINOS DE UNIVERSITÁRIA NATALENSE SÃO CONDENADOS A 25 ANOS DE PRISÃO

Os assassinos da estudante de Turismo, Maria Karoline Álvares de Melo (19 anos), foram condenados a 25 anos de prisão. Renato César Dias e Cláudio Moura confessaram a autoria do crime ocorrido no dia 20 de janeiro de 2016.
 
 
 
 
 

Karol, como era mais conhecida, caminhava pela Avenida Itapetinga, no bairro Potengi, com a irmã quando foi abordada pelos dois assaltantes. Cláudio atirou contra a jovem no momento que roubava o celular da vítima. Ela morreu no local.
 
O julgamento foi conduzido pelo juiz Rosivaldo Toscano, na 2ª Vara Criminal da Zona Norte de Natal. Após ouvir 9 testemunhas desde a manhã desta terça, o juiz considerou os réus culpados pelo latrocínio de Maria Karoline e por roubo praticado contra a irmã da vítima, Maria Klara.
 
Acusado do disparo que matou a jovem, Cláudio Moura da Fonseca foi condenado a 24 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão e 15 dias-multa.
 
Enquanto isso, Renato César Dias, que conduzia a moto no momento do crime, foi condenado a 24 anos,1 mês e 24 dias de reclusão e 15 dias-multa. Os dois começaram a cumprir pena em regime fechado.

 
 
 
 

GILMAR MENDES CRITICA VAZAMENTO DE INFORMAÇÃO SOBRE PEDIDOS DE PRISÃO

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta terça-feira (7) o vazamento dos pedidos de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente José Sarney, do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para o ministro, o vazamento representa "abuso de autoridade". 
 
Na verdade tem ocorrido. Vamos dizer claramente, e aconteceu inclusive em processo de minha relatoria, processos ocultos, que vêm como ocultos e que vocês [imprensa] já sabem, divulgam no Jornal Nacional, antes de chegar no meu gabinete. Isso tem ocorrido e precisa ter cuidado. Porque isso é abuso de autoridade claro”, disse Gilmar Mendes em conversa com jornalistas, ao ser questionado se era grave o pedido de prisão de Renan Calheiros, que também é presidente do Congresso.

O ministro fez referência aos processos ocultos, ações que tramitavam sob o mais alto grau de sigilo no tribunal, que não não apareciam sequer no sistema de consulta público.
 
Então é preciso ter muito cuidado com isso. E os responsáveis têm que ser chamados às falas. Não se pode brincar com esse tipo de coisa. ‘Ah, é processo oculto’, pede-se sigilo, mas divulga-se para a imprensa que tem um processo aqui, um inquérito, Isso é algo grave. Não se pode cometer esse tipo de… Isso é uma brincadeira com o Supremo. É preciso repudiar isso de maneira muito clara”, afirmou Gilmar Mendes em seguida.
 
Questionado se a Procuradoria Geral da República (PGR) estaria por trás dos vazamentos, Gilmar Mendes respondeu: “Quem estiver fazendo isso está cometendo crime, certo?”.
 
Ao deixar sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), nesta terça, o procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot, disse apenas: "Não confirmo nada".
 
Relator da Operação Lava Jato no STF e dos pedidos de prisão, o ministro Teori Zavascki não quis falar com a imprensa quando entrou para a sessão de julgamentos

GOVERNO LANÇA 2A EDIÇÃO DO PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NESTA QUARTA-FEIRA (08)

O auditório Master da Escola de Governo, no Centro Administrativo, recebe nesta quarta-feira (08), às 10h, a 2ª edição do PIP - Projeto de Inovação Pedagógica que vai contemplar 128 Escolas Estaduais.
 
 

 
O PIP visa minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação dos professores e alunos. Outro ponto é a redução da evasão escolar por meio de projetos que viabilizem a resolução de problemas e melhoria do aprendizado através de metodologias inovadoras.
 
O Governo do Estado do RN repassará R$ 4.749.000,00 (quatro milhões setecentos e quarenta e nove mil reais), aos Caixas Escolares das escolas contempladas. Os recursos são da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), através do Projeto RN Sustentável, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
 
Na primeira edição do PIP pais e professores puderam ver o entusiasmo e comprometimento dos alunos em querer ir para escola. Os diversos projetos como criação de uma rádio, plantio de uma horta, utilização de tablets, aulas de campo, entre outros, despertaram a motivação dos alunos em aprender as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar. Por isso, triplicamos o investimento na segunda edição”, declarou o governador Robinson Faria. 
 
Motivar os alunos é um dos grandes desafios educacionais. Esse projeto dá a possibilidade de construir uma sinergia incluindo várias disciplinas. Por exemplo: se o aluno vai fazer o plantio de uma horta, ele estuda e aprende as disciplinas de ciências, biologia e matemática”, disse Claudia Santa Rosa, Secretária de Educação.
 
SOBRE O PIP:
 
Os projetos apresentados tiveram suas origens após um diagnóstico elaborado pelas escolas, com vista a uma proposição pensada por elas, a partir da identificação de seus problemas e fragilidades pedagógicas. Além disso, algumas características definiram os projetos inovadores selecionados: apresentação de novidade/originalidade em relação às metodologias e às estratégias de ensino; interdisciplinaridade; uso de soluções de situações-problema utilizando-se as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação); e ainda, capacidade de instigar a motivação de professores e alunos, entre outros. Todos os projetos foram pensados a partir de um dos dez Campos de Desenvolvimento do PIP: leitura e letramento, competência matemática, cultura e arte, comunicação, uso das mídias e cultura digital, iniciação científica e pesquisas, educação econômica e empreendedorismo, promoção da saúde, meio ambiente e sustentabilidade, além de cultura corporal, esporte e lazer.
 
Serviço:
O que? Assinatura de Convênios para 2edição do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica
Quando?  08.06.2016
Hora? 10h
Onde? Auditório Master da Escola de Governo- Centro Administrativo.

JANOT PEDE AO SUPREMO A PRISÃO DE RENAN, CUNHA, JUCÁ E SARNEY

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP). 
 
 
 
 
O chefe do Ministério Público pede a prisão dos quatro peemedebistas por suspeita de eles estarem tentando obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Os pedidos de prisão estão, há pelo menos uma semana, sobre a mesa do ministro do Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. No caso de Sarney, por causa da idade, ele ficaria em prisão domiciliar monitorado por tornozeleira eletrônica.
 
No caso de Cunha, o Ministério Público alegou que a decisão do Supremo de afastá-lo da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal não surtiu efeito e o parlamentar teria continuado interferindo no comando da Casa.
 
Segundo informações, além de pedir a prisão de Renan, Janot solicitou ainda à Suprema Corte que ele seja afastado da presidência do Senado.

RN SERÁ VITRINE NO PROGRAMA SÍLVIO SANTOS

A equipe do SBT já desembarcou em terras potiguares para iniciar uma série de gravações em lugares pitorescos do nosso Estado. Esta é mais uma das dezenas de matérias veiculadas em TV aberta. O trabalho de captação de espaço em programas junto à TV Record, ao SBT e à Rede TV vem desde o ano passado e já somam mais de 50 matérias com foco em personagens, iguarias e riquezas materiais e imateriais do Estado potiguar.
 
 
 
 
Desta vez, uma equipe numerosa com mais de 30 técnicos, produtores e atores farão gravações para diversos quadros do Programa Sílvio Santos. Serão seis dias de filmagens em pontos turísticos, como o Cajueiro de Pirangi, a Praia de Pipa, a Praia da Redinha e as dunas de Jenipabu, entre outras locações. Tudo fruto da parceria entre Governo do Estado por meio da Setur RN e Emprotur com recursos do RN Sustentável e produção da RN Vídeos.
 
Nosso Estado nunca foi tão divulgado em sua história. E de uma forma diferenciada do que costumamos promover em feiras de turismo, mostrando aspectos mais pitorescos. Não temos apenas sol e mar, mas cultura viva, gastronomia e história. E isso tudo vai ser mostrado em programas de ótima audiência, em canal aberto de televisão. É uma excelente vitrine”, comentou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.
 
Ao todo serão beneficiados 28 municípios apenas neste ano, afora as 36 matérias captadas no ano passado, transmitidas em rede aberta de televisão com as riquezas de outras dezenas de cidades potiguares.
 
Esta ação também contou com o apoio da ABIH RN, Potiguar Turismo, Ocean Palace Hotel, WhellTour, Marazul, Natal Transfer, DromeDunas, Tábua de Carne Restaurante, Sal e Brasa Restaurante, Marina Badauê, Hotel Pipa Lagoa (Girassóis Lagoa).

GOVERNO NEGA AVIÃO DA FAB PARA DILMA VIAJAR

O governo do presidente da República em exercício, Michel Temer, negou, pela primeira vez, um pedido de avião da FAB para uma viagem da presidente afastada Dilma Rousseff. Ela solicitou um avião para ir nesta terça-feira, (07) a Campinas, para um evento no horário do almoço, com previsão de retorno a Brasília no mesmo dia.

Esta negativa, feita pela Aeronáutica, foi justificada com as novas normas estabelecidas pelo Executivo para autorizar viagens da presidente afastada. Segundo estas normas, Dilma só terá direito a usar avião da FAB para ir e voltar a Porto Alegre, onde mora a família dela.

Na justificativa, a Aeronáutica diz, ainda, que, se for da concordância da presidente afastada, Dilma poderia receber passagens para fazer a viagem em voos regulares para Campinas voos comerciais. Mas a equipe de Dilma ainda não respondeu a esta oferta.

CELULARES, CARREGADORES, FACAS E DROGA SÃO APREENDIDOS DURANTE INTERVENÇÃO EM CADEIA NO RN

Celulares, carregadores e facas artesanais foram apreendidas durante uma intervenção realizada no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, também conhecida como Cadeia Pública de Natal, localizada na Zona Norte da capital Potiguar. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do estado (Sejuc), a intervenção foi realizada na tarde desta segunda-feira (06).
 
 
Facas, celulares, carregadores e uma pequena quantidade de drogas foram apreendidos na Cadeia Pública de Natal (Foto: Divulgação/ Sejuc)

 
 
 
 
De acordo com a assessoria de comunicação da Sejuc, a intervenção foi realizada pelos agentes penitenciários da unidade com o auxílio do Grupo de Operações Especiais (GOE).
 
Ao todo, 14 celulares, 25 carregadores, sete facas artesanais  e uma pequena quantidade de maconha foram apreendidas nas celas.
 
 
Intervenção foi realizada por agentes penitenciários da unidade com auxílio do GOE (Foto: Divulgação/ Sejuc)
 
Ainda de acordo com a assessoria, a intervenção já estava agendada para esta segunda-feira e faz parte da nova política de intensificação de revistas às unidades prisionais.
 
 
Fotos: Divulgação/ Sejuc.

AMAZAN CONFIRMA VINDA DE ROBINSON FARIA À JARDIM DO SERIDÓ NESTA QUINTA-FEIRA, (09)

O suplente de Deputado Estadual, Amazan Silva, confirmou a vindo do governador, Robinson Faria, à Jardim do Seridó na próxima quinta-feira, (09), quando várias ações do Governo do Estado serão desenvolvidas no município.
 
 
 
Segundo Amazan, que esteve recentemente no gabinete do Governador em companhia do ilustre jardinense, Dr. Manoel de Brito, o governador será recebido no Ginásio de Esportes, Governador Lavoisier Maia, às 11:00hs, onde serão entregues 600 chegues do programa Microcrédito do Empreendedor, programa pioneiro desenvolvido pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (SETHAS), em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN).
Ademais, outras ações serão anunciadas, e ordens de serviços assinadas pelo chefe do executivo Estadual durante sua visita a Jardim do Seridó.
Do Blog: Parabéns Amazan! Isso mostra que, mesmo não estando com mandato, você busca melhorias para a população de Jardim do Seridó e região.

COM 120 ANOS, PARANAENSE PROVA QUE ESTÁ VIVA PARA RECEBER APOSENTADORIA

Em uma casa simples no distrito de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí, no norte do Paraná, mora uma preciosidade. A aposentada Jesuína dos Santos completou 120 anos em janeiro deste ano rodeada por netos, bisnetos e tataranetos.
 
 
Dona Jesuína mora com a neta. Aposentada mantém rotina para viver adequadamente (Foto: Valdir Correia de Moraes/Arquivo pessoal)
 
A idade avançada fez com que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cancelasse a aposentadoria por suspeita de fraude. O benefício só voltou a ser depositado após a família e um amigo levarem dona Jesuína até uma agência do órgão em Apucarana provando que ela está viva.
 
 
Nascida em 30 de janeiro de 1896, Jesuína pode ser a mulher mais velha do Brasil. O RankBrasil, entidade que registra recordes brasileiros, não tem informação de outra pessoa mais idosa do que ela. No entanto, para registrar o recorde precisa ter acesso aos documentos da idosa.
 
 
Conforme a certidão de nascimento e de casamento, dona Jesuína nasceu às 14h do dia 30 de janeiro de 1896, em Reserva. O documento foi confeccionado em Grandes Rios, no então distrito Rio Branco, no dia 5 de abril de 1974.
 
 
Certidão de nascimento traz a data e horário de nascimento de Jesuína dos Santos (Foto: Valdir Correia de Moraes/Arquivo pessoal)
 
A longevidade extrema deixou marcas. Jesuína anda com dificuldades, ouve pouco e precisa tomar remédio para o controle da pressão. Ao longo do tempo, ela também viu 15 filhos e o marido morrerem. No entanto, é rodeada por netos, bisnetos e tataranetos que a visitam com frequência.
 
Fonte: G1/PR.
  
 

CONSÓRCIO PROYFE E DIAGONAL FARÃO ESTUDO DOS CINCO EIXOS ESTRATÉGICOS DO RN

O secretário de Planejamento e das Finanças e Coordenador do Projeto RN Sustentável, Gustavo Nogueira, realizou nesta segunda-feira, (06), a primeira reunião com o Consórcio contratado pelo Governo do Estado do RN, por meio do Projeto RN Sustentável, para realizar os estudos dos cinco eixos estratégicos do RN.
 
 
 
 
O consórcio é formado pelas empresas Proyfe Espanha-Brasil e Diagonal. Durante cinco meses elas irão se dedicar a reunir e detalhar o maior número de informações dos cinco eixos estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico do RN: Micrologística do Transporte de Cargas, Desenvolvimento Industrial, Energia, Telecomunicações e de Tecnologia da Informação, Capacitação do Capital Humano.
 
A iniciativa do estudo técnico é dotar a economia potiguar de um instrumento de gestão ajudando o setor governamental no seu papel estratégico para atração de capitais dos agentes econômicos ligados à iniciativa privada, fazendo-os optar pelo Rio Grande do Norte como ambiente de negócio representativo da melhor oportunidade de investimento.
A formulação de uma estratégia de curto, médio e longo prazo será baseada na construção e análise de cenários e tendências focalizados no estado do Rio Grande do Norte, desenvolvido através de processo participativo, que resulte em um Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrado de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte, com definição de um plano de implementação traduzido em uma carteira de projetos estratégicos, adequadamente planejada e detalhada, alinhado com o modelo de gestão participativa adotado pelo Projeto Governança Inovadora e o Plano Plurianual 2016-2019, ambos também financiados pelo Projeto RN sustentável/SEPLAN.
Após a conclusão do estudo teremos um ponto de partida para apontar caminhos e reunir o maior número de dados com informações precisas que permitam o Estado a direcionar seus investimentos e intervenções”, explica Gustavo Nogueira.
 
Ainda segundo o secretário Gustavo, esse estudo vai viabilizar  estratégias de competição ao Rio Grande do Norte, frente a outras regiões do País, por meio da criação de estímulos (financeiros, fiscais e técnicos) e instalação de infraestrutura de natureza econômica, visando ou consolidar as atividades econômicas do Estado, particularmente em arranjos produtivos ou ramos de negócios com maior potencial para o Estado.
 
Para Maria José Marques, gerente da Diagonal, o estudo vai permitir alternativas de desenvolvimento sustentável, além de apontar caminhos estratégicos para o Estado investir com segurança.

CHACINA! CINCO HOMENS SÃO MORTOS A TIROS NO RS

Cinco homens foram mortos a tiros em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As vítimas saíam de um bar, por volta das 4h desta segunda-feira (6), quando foram alvejadas. Uma sexta pessoa sobreviveu e foi encaminhada para atendimento médico.
 
 
 
Entre os mortos, um é o adolescente de 15 anos, Dan Menahen da Silveira Votnamis.

Os outros quatro são: Dênis Fabiano Rodrigues Xavier, 27; Gérson Darif dos Santos, 27; Wagner Carvalho da Silva, 32; e Mauricio de Souza, 25. Além das cinco vítimas, um homem de 23 anos ficou ferido e foi encaminhado para o hospital.
 
Segundo a polícia, o alvo dos tiros era Gérson Darif dos Santos, que tem antecedentes por tráfico de drogas. Conforme a delegada responsável pelas investigações do caso, Patrícia Sanchotene, o crime apresenta características de execução.
 
De acordo com testemunhas, os seis saíram de um bar e foram abordados por três homens armados do outro lado da rua. Eles foram mortos com disparos na cabeça. Conforme os relatos, foram ouvidos mais de 30 tiros. Os autores fugiram em um veículo preto.
 
Conforme a delegada responsável pelas investigações do caso, Patrícia Sanchotene, o crime apresenta características de execução, mas os alvos seriam apenas três das vítimas, as outras estariam no local errado, na hora errada.  "Foram tiros na cabeça, bem execução. Na nossa linha de investigação temos que os alvos eram os três moradores de Eldorado, os três que tinham antecedentes por envolvimento com o tráfico, os outros dois mortos eram da região das ilhas, estavam no lugar errado, na hora errada", conta a delegada.
Ela diz que o relato de testemunhas aponta que ao abordarem as vítimas, os autores dos disparos não teriam conseguido identificar qual dos cinco era o alvo e que por esse motivo resolveram abrir fogo contra todos os seis, sendo que uma das vítimas sobreviveu, mas está em estado grave no HPS em Porto Alegre.

PROCURADOR DIZ JANOT DIZ QUE HENRIQUE ALVES RECEBEU PROPINA DISFARÇADA DE DOAÇÃO OFICIAL

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que há elementos da participação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em irregularidades na Operação Lava Jato e suspeita de recebimento de propina "disfarçada de doações oficiais".
 
A informação consta de pedido de abertura de inquérito enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de abril.
 
Janot pede para investigar Henrique Alves, o presidente da Câmara afastado, Eduardo Cunha, e o empreiteiro Léo Pinheiro, dono da OAS.
 
A apuração pedida é baseada em mensagens telefônicas interceptadas do telefone do empresário e apreendidas na Lava Jato.
 
As conversas mostraram Cunha e Léo Pinheiro falando sobre votações de interesse da empreiteira e, depois, o parlamentar aparece cobrando doações oficiais da OAS.
 
Do Blog: Grande novidade! Esse Henrique já se envolveu em inúmeras falcatruas, mas parece que é “blindado”. Até usar um avião da FAB para ir assistir jogo de futebol já usou, e nunca é penalizado. Na minha opinião, é um dos políticos mais corruptos do País.
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...