11 de janeiro de 2011

APÓS RECOMENDAÇÃO DO MP INSPEÇÃO VEICULAR É SUSPENSA PELO GOVERNO DO RN

A inspeção veicular que estava marcada para começar ontem, (10), foi suspensa pela Governadora Rosalba Ciarlini após Recomendação do Ministério Público.

Segundo os Promotores de Justiça que assinaram o documento, o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) além de não haver definido a frota-alvo município a município, a estendeu a todos os veículos licenciados no Estado sem o devido embasamento técnico, contrariando as normas definidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A Resolução nº 418/2009 (CONAMA), estabelece que nas hipóteses em que o PCPV indicar a realização de um programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, este deverá descrever suas características conceituais e operacionais determinadas nesta Resolução, e estabelecer, no mínimo, entre outros aspectos, a extensão geográfica e as regiões a serem priorizadas, a frota-alvo e respectivos embasamentos técnicos e legais, o cronograma de implantação e a análise econômica.

O estudo que embasou o programa de inspeção tomou por base um monitoramento feito apenas junto aos ônibus da capital do Estado. Além disso, esse monitoramento foi anterior às diretrizes estabelecidas na Resolução do Conama e, portanto, não pode ser usada como parâmetro para justificar um PCPV. Na prática, o que iria acontecer era estender os mesmos parâmetros da frota de ônibus de Natal, potencialmente poluidora, para todas as cidade do Estado, quando o Conama estabelece que esse estudo precisa ser feito município a município, respeitando a situação de cada local.

A Recomendação foi assinada por quatro Promotores de Justiça das áreas de defesa do consumidor, patrimônio público, cidadania e meio ambiente; além do Procurador Geral de Justiça.

Fonte:mp.rn.gov.br



HOMEM É PRESO POR FURTO, FOGE DE HOSPITAL E É PRESO NOVAMENTE NO SERIDÓ POTIGUAR

A PM da cidade de Currais Novos atendeu uma ocorrência nesta segunda-feira (10), quando foi acionada para tentar localizar Francinaldo Alexandre da Silva (Zaroe), residente no Parque Dourado III, que era acusado de furtar uma bicicleta no Domingo (09), quando foi preso e levado para o hospital local, já que alegou está com problemas de saúde.

O mais curioso fato da ocorrência é que a PM teve que prender o acusado duas vezes, já que o mesmo conseguiu fugir do hospital, onde havia ficado em observação, feito este, pelo fato do policial que estava vigiando o fujão ter tido pena do mesmo, deixando a algema que o prendi à cama do hospital folgada, para não machucá-lo, o que facilitou a fuga do larápio durante a madrugada.

De posse das informações de que o fujão teria fugido para o sítio Namorados, onde o mesmo tem parentes, a PM foi com destino ao local encontrando o fugitivo ainda no caminho, onde recebeu novamente voz de prisão, não tendo o mesmo reagido à ação da PM.

“Zaroe” já foi preso várias vezes acusado de furtos, e havia acabado de cumprir uma pena na cidade de Acari de onde também tinha fugido uma vez. O mesmo foi encaminhado para a delegacia onde ficará a disposição da justiça.

Do: Blog Barra Pesada com informações da PM Currais Novos.
Foto: PM Currais Novos.


FÉ E ALEGRIA! COMEÇA UMA DAS MAIORES FESTAS RELIGIOSAS DO SERIDÓ POTIGUAR

Começou ontem, segunda-feira (10), uma das maiores festas religiosas da região do Seridó Potiguar, a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de parelhas. Milhares de católicos participaram da procissão de abertura da festa do padroeiro do município, saindo da turística “Barragem Boqueirão” com destino até a Igreja Matriz de São Sebastião no centro da cidade, em um percurso de cerca de 5 km.


A festa reuni além da população local, os filhos ausentes e muitos visitantes vindos de várias cidades do RN e de demais estados do País. Muitas destas pessoas em busca de fazer pedidos ou pagar promessas, que em sua grande maioria usam roupas brancas e caminham descalços durante a procissão.

Após o encerramento da procissão deu-se início as celebrações religiosas na igreja, onde antes aconteceu o hasteamento das bandeiras, que simbolizam oficialmente o início da grande festa.

Do Blog Barra Pesada: Desejamos a todos uma feliz festa!

Foto: Clécio Virgílio.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...