15 de agosto de 2017

COM PROVAS, AMAZAN DESMENTE IRON JÚNIOR SOBRE VALOR DE ALUGUEL DE BANHEIROS QUÍMICOS

O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, divulgou a nota fiscal e o comprovante de deposito do valor pago pelo aluguel dos banheiros químicos, que serviram ao público durante o ‘1º Jardim Junino’.
 
 
 

 
 
 
A comprovação dos valores foram divulgados após o presidente da câmara, Iron Júnior, denunciar que a prefeitura teria pago mais de 22 mil reais, quando na verdade o valor foi pouco mais de 17 mil reais, conforme comprovante de depósito.
 
Iron Júnior se tornou presidente da câmara ainda no governo Jocimar Dantas, quando “abandonou” a então oposição para se tornar aliado da situação, e foi reconduzido à presidência da câmara a partir de janeiro de 2017, com os votos dos “bacuraus”, incluindo o voto da candidata do pai do ex-prefeito Jocimar Dantas, Joacir Costa, que durante muitos anos foi acusado por Iron Júnior que pertencer a uma “quadrilha de ladrões”.
 
Do Blog: Esse presidente quer é aparecer. Estão dando “palco” à ele.

CORPO CARBONIZADO DENTRO DE CARRO PODE SER DE MOTORISTA DE UBER DESAPARECIDA NO RN

A família da motorista de Uber Suetânia Santos do Nascimento, de 29 anos, desaparecida desde a sexta-feira (11), acredita ser dela o corpo carbonizado encontrado dentro de um carro queimado em um canavial na zona rural de Arez, região metropolitana de Natal. "Era ela mesmo", diz a irmã, Ana Paula Nascimento. O veículo foi identificado por meio do número do chassi.
 
 
 
 
 
 
 
 
Suetânia foi vista pela última vez no bairro Emaús, em Parnamirim, na Grande Natal, quado saiu para trabalhar. De acordo com a família, a principal suspeita é de que ela tenha sido morta por um homem com quem teria acabado um relacionamento amoroso há cerca de dois meses.
 
 
 
 
 
O carro, modelo March, de cor branca, que pertence à mulher, foi encontrado em uma plantação de cana-de-açúcar. De acordo com informações apuradas pela polícia com moradores da região, ele teria sido queimado na região ainda na noite de sexta.
 
 
 
 
 
A família diz que a motorista tinha avisado que iria resolver uma pendência com o ex-namorado. "Ela mandou uma mensagem dizendo que se acontecesse alguma coisa, estava com ele", conta a irmã.
 
 
 
 
Uma amiga também recebeu uma mensagem de texto, onde Suetânia informou que estava passando por uma churrascaria e um posto de combustíveis na estrada. A polícia foi até esses estabelecimentos para checar as imagens das câmeras de segurança.
 
 
 
 
 
De acordo com a família, Suetânia já tinha sido ameaçada pelo homem, com quem manteve um relacionamento extraconjugal por cerca de 10 anos. Ele é casado. A irmã não sabe se ela já tinha um novo relacionamento.
 
 
Fonte: G1/RN.

TRAGÉDIA! CARVALHO DE QUASE 200 ANOS CAI, MATA 13 PESSOAS E DEIXA DEZENAS DE FERIDO EM PORTUGAL

Um acidente envolvendo a queda de uma árvore deixou mortos e feridos nesta terça-feira (15), em Funchal, capital do arquipélago português da Madeira.
 
 
 
 

 
 
 
Segundo a imprensa portuguesa, autoridades locais confirmaram que 13 pessoas morreram, e 50 ficaram feridas, algumas em estado grave. Dez pessoas morreram já no local e uma criança a caminho do hospital, onde faleceram mais duas pessoas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O jornal português "Diário de Notícias" diz que o primeiro alerta para o acidente foi dado às 12h08 e em cinco minutos depois os primeiros socorristas já estavam no local. Entre os feridos há pessoas de várias nacionalidades, incluindo Alemanha, Hungria e França.
 
 
 
 
De acordo com o jornal Público, as vítimas participavam de uma festa religiosa em homenagem à Senhora do Monte. A festa é considerada uma das principais da Madeira, e acontece entre os dias 14 e 15 de agosto.
 
 
 
 
Um carvalho de quase 200 anos caiu sobre vários fiéis que acendiam velas perto de uma fonte, diante de uma imagem de Nossa Senhora do Monte, informou a emissora SIC Notícias.
 
 
 
 
O "Diário de Notícias" diz que a árvore que caiu estava sinalizada desde 2014 por representar risco. Ela tinha o tronco oco e estava amarrada. Diversos moradores da região já haviam registrado queixas e solicitado sua retirada.
 
 
 
 
A fonte é rodeada por várias árvores centenárias e atrai a cada ano muitos habitantes da Madeira durante a festa do Monte.
 
 
 
 
O Conselho do Governo decretou três dias de luto oficial e as festividades foram interrompidas. No ano passado a maior parte das comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Monte foram canceladas devido a graves incêndios que afetaram a região no mês de agosto.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL DA UFRN ARTICULADO PELO VEREADOR RONALTTY NERI É REALIZADO EM JARDIM DO SERIDÓ

Articulado pelo vereador Ronaltty Neri, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a secretaria de saúde de Jardim do Seridó, realizou o ‘Programa de Prevenção do Câncer Bucal’ nesta terça-feira, (15) em Jardim do Seridó.
 
 
 

 
Os profissionais avaliaram o tecido bucal dos pacientes para diagnóstico precoce do câncer.
 
 
 
 
 
A ação que foi voltada para toda população jardinense, que incluiu também a biópsia do material coletado de forma gratuita.

POR FALTA DE RECURSOS FEDERAIS, BARRAGEM DE OITICICAS PODE “FICAR PELA METADE”

A preocupação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena, é de que o Governo Federal insiste em reconhecer apenas o primeiro Plano de Trabalho da Barragem, que é o de 2007, no valor de 311 milhões de reais, recursos quase todos já usados na obra.
 
 
 
 
 
 
 Neste orçamento inicial, os valores para pagar as indenizações eram em torno de 8 milhões de reais, quando já foram pagos cerca de 28 milhões; a nova Barra de Santana estava orçada em 11 milhões, e seu orçamento atual é de 34,5 milhões. Sem contar as agrovilas que não estavam previstas, que custam em torno de 6 milhões.
 
Além de um conjunto de adequações técnicas, como o caso do Cemitério, a própria localização da nova Barra de Santana, indenizações de imóveis da velha Barra, e a própria inflação no decorrer deste período, nada disso foi levado em consideração no primeiro plano de trabalho”, explicou Procópio.
 
No período de 2013, quando iniciou a obra, até os dias atuais foram realizados várias mobilizações sociais e paralisações da obra, por ausência de clareza do projeto, fato esse que gerou um acordo extra-judicial entre o Movimento dos Atingidos pelo Complexo Barragem de Oiticicas e o Governo do Estado, aperfeiçoando e atualizando o projeto inicial, de forma que dois planos de trabalho (nota técnica) do Governo do Estado foram elaboradas, elevando os custos do projeto de 311 para 415 milhões no primeiro plano, e de 415 para 559 milhões no segundo, este último feito em 2017 para conclusão total do Complexo.
 
O que preocupa, de acordo com Procópio é que o DNOCS, TCU e Governo Federal não querem reconhecer o acordo extra-judicial, e até o presente momento não aprovaram os novos planos de trabalho, readequando o projeto para a realidade.
 
Fruto desta situação, na última reunião realizada sexta-feira passada, com representes do Governo, Prefeituras, Seapac, Diocese de Caicó, Movimento Sindical e os atingidos pela Barragem, foi deliberado uma audiência pública, na própria comunidade Barra de Santana onde serão convidados toda a bancada federal e estadual do RN, o Ministro da Integração Nacional, prefeitos, Movimentos Sociais, DNOCS, bispos das três dioceses do Estado, e vários outros segmentos.
 
De acordo com essa deliberação o Movimento deseja que todos esses segmentos conheçam in-loco, todo o complexo da Barragem de Oiticicas, antes da audiência pública. O Movimento está disposto a fazer todas as lutas necessárias, e articular os mais diferentes atores da sociedade para que o complexo Barragem de Oiticicas não fique mais uma vez, apenas em sonho”, finalizou Procópio Lucena.

EM NOTA, ATRAVÉS DO SEU ADVOGADO, GOVERNADOR ROBINSON FARIA NEGA IRREGULARIDADES

NOTA
 
O Governador Robinson Faria nega veementemente a prática de qualquer irregularidade durante seu mandato de deputado estadual, encerrado em 2010 e reforça que sempre esteve à disposição para prestar qualquer esclarecimento.
 
 
 
Apesar de não concordar com a diligência realizada nesta data, tem profundo respeito pela justiça e confia no rápido restabelecimento da verdade.
 
 
 
 
Até o momento a defesa não teve acesso aos autos.
 
 
 
 
José Luis Oliveira Lima
Advogado

PREFEITURA PROMOVE PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AOS 11 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA EM JARDIM DO SERIDÓ

Com objetivo de dialogar sobre a importância da Lei Maria da Penha, formas de prevenção e o atendimento quanto aos atos de violência doméstica, a Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) promoveu nesta segunda-feira, 14 de agosto, uma palestra na academia da saúde para comemorar os 11 anos da Lei 11.340.
 
 
 
 

 
 

Na oportunidade, a psicóloga do CREAS, Sabrina Karen abordou assuntos sobre a violência contra a mulher, e o advogado Jackson Júnior explicou sobre a Lei 11.340. A programação terminou com aula de dança da professora Hades Betânia.
 
 
 
 
 
 
 
 

Conseguimos muitos avanços, mas ainda temos muitos desafios a enfrentar. Peço que o que foi debatido nesse encontro seja multiplicado. É preciso que hajamos juntos a fim de sanar a violência contra a mulher”, destacou a Coordenadora do CREAS, Gilvaneide Araújo.

IMPUNIDADE! APÓS 01 ANO E MEIO, POLÍCIA CIVIL NÃO CONSEGUE DESVENDAR ASSASSINATO DE “BIRINO DO BAR” EM JARDIM DO SERIDÓ

Após 1 ano e meio, o assassinato do dono de um dos mais conhecidos restaurantes de Jardim do Seridó, Severino Simões de Oliveira,Birino do Bar”, de 58 anos, executado com dois tiros no peito na noite do dia 15 de fevereiro de 2016, em seu restaurante, localizado no açougue público no centro da cidade, a polícia civil ainda não teve a competência de desvendar o caso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Até o momento, a polícia não teve a capacidade de desvendar o crime, e segundo familiares, as investigação pararam há muito tempo, deixando um clima de revolta na população de Jardim do Seridó.
 
 
Pela falta de ação da Polícia Civil, o crime deixa uma grande impressão que existe o crime perfeito, e que a tão falada impunidade realmente impera na cidade de Jardim do Seridó.
 
Por fim, apesar da falta de confiança no trabalho da Polícia Civil, a população clama por justiça, e que o crime seja desvendado o mais "rápido" possível, pois resta até o momento uma sensação de impunidade e insegurança, pois os assassinos frios e covardes estão soltos em meio a sociedade, colocando vidas em risco.
 
 
Do Blog: Esperamos que a Polícia Civil desvende o caso, pois é uma muito importante que os assassinos sejam identificados e presos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




MAIA CRITICA 'JEITINHO' DO GOVERNO E DEFENDE REDUÇÃO DOS GASTOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou o 'jeitinho' do governo federal para fechar as contas públicas. O deputado defende a redução dos gastos públicos e criticou aumento da meta fiscal do governo.
 
 
 
 
De acordo com a Agência Câmara, sobre a criação de um fundo para financiamento público de campanhas, Rodrigo Maia afirmou que o ideal é que funcionasse de forma provisória e a curto prazo, para que no futuro a sociedade decida qual é a melhor maneira de custear uma eleição.
 
 
 
 
Fundo público permanente, no momento de crise fiscal que a gente vive, não parece a melhor alternativa. Não que eu não concorde no curto prazo, mas se fosse claramente de transição seria mais fácil de a sociedade entender”, ponderou.
 
 
 
 
O presidente da Câmara também falou sobre o 'jeitinho' do governo federal para fechar as contas públicas. 
 
 
 
"A gente sabe que está difícil, mas se nós não organizarmos as contas públicas de uma vez, vai ficar cada vez mais difícil fechar as contas no futuro. Se cada vez damos jeitinho e aumentamos a meta mais do que precisa, você acaba gerando gastos desnecessários. Fica parecendo que as coisas caminham bem. A gente sabe que a coisa não caminha bem", afirmou.

GOVERNADOR DO RN É ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (15) que investiga a prática dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça por parte dele e de servidores do governo potiguar.
 
 
 
 
Segundo a PF, a investigação mira "manobras ilegais" para impedir investigações sobre desvio de recursos públicos por meio da inclusão de funcionários fantasmas na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do estado desde 2006.
 
 
 
 
A operação visa a cumprir 11 mandados judiciais, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, dos quais 2 de prisão e 9 de busca e apreensão. A PF não informou quais são os alvos de cada um. Agentes ao foram ao edifício onde mora o governador logo no início da manhã.

PETROBRAS DIVULGA EDITAL DE CONCURSO PARA 954 VAGAS

A Petrobras divulgou, nesta segunda-feira (14), edital de processo seletivo público para 954 vagas em cargos de níveis médio e superior. São 159 oportunidades imediatas e 795 para cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 3.681,63 a R$ 9.786,14.
 
 
 
Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros. A Cesgranrio é a organizadora responsável pela seleção.
 
 
 
Os cargos de nível superior são para médico do trabalho júnior.
 
 
 
As vagas de nível médio/técnico são para técnico de enfermagem do trabalho júnior, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de manutenção júnior/caldeiraria, técnico de manutenção júnior/elétrica, técnico de manutenção júnior/instrumentação, técnico de manutenção júnior/mecânica, técnico de operação e técnico de segurança júnior.
 
 
 
As oportunidades são para os polos de Alagoas, Sergipe, Amazonas, Alto do Rodrigues (RN), Mossoró (RN), Natal, São Mateus (ES), Rio de Janeiro e Sudeste - Anchieta (ES), Angra dos Reis (RJ), Bertioga (SP), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Guarujá (SP), Itaboraí (RJ), Itanhaém (SP), Macaé (RJ), Rio de Janeiro, Santos (SP), Seropédica (RJ) ou Vitória.
 
 
 
As inscrições podem ser feitas de 15 de agosto a 4 de setembro pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 47 para nível médio e R$ 67 para nível superior.
 
 
 
 
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em 1º de outubro, nas cidades de Natal, Maceió, Aracaju, Manaus, Rio de Janeiro, Vitória, Macaé (RJ), Santos (SP) e Vitória.
 
 
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

GOVERNADOR DO RN NOMEIA NOVO COMANDANTE PARA PM

O governador Robinson Faria nomeou o coronel José Osmar Maciel de Oliveira como novo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado na noite desta terça-feira (14). Osmar Maciel irá substituir o coronel André Azevedo que pediu exoneração do cargo.
 
 
 
 
 
O comandante que foi promovido ingressou na Polícia Militar em 1991. Assumiu o posto de aspirante a oficial da corporação em 1994, chegando a Coronel em 2016. "recebi com muita honra o convite do governador. Reconheço as dificuldades pelas quais passa a segurança pública no Rio Grande do Norte e o seu contexto nacional. Somos conscientes do grande desafio, mas com um trabalho em equipe e integrado, vamos enfrentar a criminalidade", declarou o comandante.
 
 
 
 
O coronel Osmar Maciel substitui o coronel André Azevedo, que vinha respondendo pela função desde dezembro de 2016.

LBV FAZ ENTREGA DE CESTAS DE ALIMENTOS A MILHARES DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA NO RN

A Legião da Boa Vontade (LBV) faz a entrega das cestas de alimentos arrecadadas por meio de sua tradicional campanha Diga Sim!, iniciativa de caráter emergencial, cujo slogan deste ano é “O que é urgente para você?”. Na região Norte e Nordeste, são 11 mil cestas de alimentos não perecíveis que beneficia famílias em situação de pobreza que enfrentam a seca em dezenas de cidades nordestinas. Com essa mobilização social, a Entidade visa contribuir para minimizar o sofrimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No Rio Grande do Norte, as cidades de Macaíba, Pedro Avelino, Baía Formosa e Taipu, receberão a Caravana da Boa Vontade que fará a entrega das cestas de alimentos, a partir desta quarta-feira, 16, às 9h, no assentamento Eldorado dos Carajás, localizado na Zona Rural de Macaíba, beneficiando os povoados e assentamentos de Roseli Nunes, Oziel Alves, Riacho da Benção, Revolução Jovem Benício Pinheiro e Maria Bonita.
 
 
 
 
 
Na quinta-feira (17), às 9h, será nas comunidades quilombolas de Arueira e Bom Jesus em Pedro Avelino. Em Taipu, às 15h, os voluntários da LBV, seguirão para à comunidade de Piçarreira, assistindo os povoados de Matão, Maria Tacaca. A última parada, acontece no sábado (19), às 9h, com entrega das cestas de alimentos na Associação dos Pescadores, da comunidade do Seu Pela, no município de Baía Formosa.
 
 
 
 
 
Além do Estado do Rio Grande do Norte, as cestas de alimentos não perecíveis beneficiam famílias do Acre, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, do Mato Grosso, de Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, de Rondônia, de Sergipe e do Tocantins.

SUSPEITO DE DESMATAR E LOTEAR ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL É PRESO EM RO

Um homem de 40 anos foi preso no último final de semana suspeito de comandar um desmatamento e lotear áreas de um parque de proteção ambiental em Campo Novo de Rondônia (RO), município a 350 quilômetros de Porto Velho. Segundo a polícia, o suspeito é um dos maiores invasores de terra do estado.
 
 
 
 
 
 
 
 
A prisão ocorreu após uma operação integrada da Polícia Militar (PM), Polícia Ambiental, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cerca de 60 pessoas, entre policiais e agentes dos demais órgãos, se deslocaram ao município no intuito de detectar uma organização criminosa responsável por desmatar e lotear áreas dentro das unidades de conservações do Parque Estadual Guajará-Mirim, Parque Nacional Pacaás Novos e Parque Uru-Eu-Wau-Wau.
 
 
 
 
 
 
 
 
Conforme a PM, depois de entrarem quatro quilômetros na Unidade de Conservação do Parque Estadual Guajará-Mirim, foram encontradas diversas árvores atravessadas na estrada de acesso ao local e um suspeito de realizar a vigilância da localidade. A equipe constatou que uma grande área da floresta estava desmatada quando andaram na via a pé.
 
 
 
 
Posteriormente, os policiais ouviram o barulho de três motocicletas se aproximando de onde estavam e se esconderam para tentar surpreender e abordar os suspeitos. Porém, no momento da abordagem, disparos de arma de fogo foram realizados na direção dos policiais. Os tiros foram feitos por um grupo com aproximadamente 11 homens, que realizavam a segurança do local em um ponto mais elevado.
 
 
 
 
Com o auxilio do helicóptero do Núcleo de Operações Especiais (NOA), a equipe percorreu pela mata e encontrou um acampamento com colchões, redes, espingardas e correntes de motosserras. Os suspeitos abandonaram o local e se deslocaram até a saída do parque de conservação.
 
 
 
 
Ao continuar as averiguações pela a área, os policiais se depararam com o suspeito de organizar os desmatamentos da floresta. Conforme o ICMBio, o homem vendia cada lote pelo valor de R$ 1 mil e ele já havia negociado cerca de 500 lotes em meio a área de preservação.
 
 
 
 
Enquanto se retiravam do local para encaminhar o suspeito até a Delegacia de Polícia Civil em Buritis (RO), os policiais se deparam com várias madeiras e pedras em meio à pista para tentar impedir o tráfego. Mais adiante ainda se deparam com uma ponte completamente destruída e precisaram reparar a estrutura para conseguir sair do local.
 
 
 
 
Na localidade, os policiais apreenderam duas motosserras, uma espingarda de calibre 28 e outra de calibre 32 e diversas munições. O suspeito foi encaminhado até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes. Conforme a polícia, ele será levado para o Centro de Ressocialização Jonas Ferreti em Buritis, nesta segunda-feira (14).
 
 
 
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...