24 de fevereiro de 2010

POLICIAIS MILITARES PRENDEM ASSALTANTES DE VEÍCULO

Policiais Militares prenderam na manhã de hoje, João Carlos Ferreira de Lira, 36 anos, acusado de tomar de assalto um veículo Sprinter, no bairro de Cidade Nova, zona Oeste de Natal. Durante uma perseguição policial, o comparsa do acusado identificado como Edinho, vulgo Rato Branco, foi morto durante uma troca de tiros com a polícia, no município de Macaíba. Com João foi apreendido um revólver calibre 38, cinco munições, das quais três delas foram deflagradas e um RG falso com a foto do suspeito e em nome de Hélio Roberto da Costa, identidade falsa assumida pelo assaltante. O preso era foragido do regime semi-aberto em Natal, respondendo pelo crime de roubo.

Segundo informações de policiais militares envolvidos na ação, por volta das 08h50 desta quarta-feira, eles se encontravam em serviço realizando uma ronda quando visualizaram próximo à Avenida João Hélio, no bairro de Cidade Nova, um veículo Sprinter, cor branca, de placas MYW-1289, trafegando em alta velocidade. Neste momento, acionaram o Ciosp especificando o número da placa. O sistema de rádio da polícia retornou informando que um carro com as características descritas havia sido roubado naquela região.

Viaturas da PM e o helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), o Potiguar I, iniciaram uma perseguição ao carro, que se locomovia em alta velocidade e acabou por colidir em outros veículos.

A dupla conseguiu chegar até a BR-101 indo em direção ao município de Parnamirim, quando em um determinado trecho da rodovia que faz interseção com a BR 304 seguiram em direção a Macaíba. Nas proximidades de uma fábrica de refrigerante, no distrito industrial, o carro usado pelos bandidos começou a fumaçar, indicando uma pane no motor.

A polícia informou, que neste momento, eles conduziram o carro até uma estrada carroçavel, quando João Carlos saiu do veículo com as mãos na cabeça e deitou-se ao chão. “Rato Branco”, no entanto, empreendeu fuga correndo em direção a fábrica. Ele, então, passou a efetuar disparos contra os policiais militares, que foram obrigados a revidar os disparos. Na troca de tiros, Edinho foi atingido com um tiro na cabeça, e mesmo sendo levado para o hospital Regional de Parnamirim veio a falecer.

Ao ser capturado pelos policias, João Carlos apresentou um identidade falsa que continha sua fotografia e estava em nome de Hélio Roberto da Costa. No entanto, no momento do flagrante, ele foi reconhecido por agentes da polícia civil e sua real identidade foi revelada. O preso confessou que comprou o RG falso no bairro do Alecrim a uma pessoa, segundo ele, desconhecida.

Segundo informações do titular da DP de Macaíba, Frank Albuquerque, o preso será reconduzindo ao sistema prisional.


GOVERNADORA CONSEGUE INCLUSÃO DA UFERSA DE PAU DOS FERROS NO PNE


Pau dos Ferros terá um Campus avançado da Ufersa. A governadora Wilma de Faria conseguiu incluir a implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, no Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este semestre. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência nesta quarta-feira (24), em Brasília. O ministro se comprometeu a vir ao Estado para anunciar pessoalmente a novidade.

O Campus Avançado de Pau dos Ferros vai atender a toda a região do Alto Oeste, abrangendo a demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada atualmente em Mossoró, mas com o projeto de descentralização da educação, a governadora vem lutando para implantar mais dois campus no Rio Grande do Norte: um em Caraúbas, com processo de implantação já em andamento, e outro em Pau dos Ferros.

Saúde – Após a audiência com o ministro da Educação, Wilma de Faria se reuniu com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com quem tratou da ampliação e estadualização da rede do Samu no Estado a partir do mês de março, quando todos os municípios serão atendidos através da aquisição de 64 novas ambulâncias, que alcançarão todo o Estado em um prazo máximo de 20 minutos.

Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.

A governadora também conversou com o ministro Temporão sobre a implantação de mais um hospital de referência para a região Metropolitana de Natal e da implantação da UTI neo-natal em Mossoró. Durante a audiência, o ministro assumiu o compromisso de equipar os nove novos leitos da UTI neo-natal de Mossoró, que já atendem hoje toda a região Oeste do Estado.
A partir do segundo semestre, os governos federal e estadual, numa parceria conjunta, passarão a realizar a cirurgia bariátrica para tratamento de obesidade mórbida através do SUS, de forma gratuita para casos com indicação médica. Também será aumentado o atendimento a pacientes renais na rede do SUS do Rio Grande do Norte.



POLÍCIA PRENDE DUPLA QUE INVADIU CASA DE DELEGADO E FEZ ARRASTÃO NO BAIRRO


Policiais militares prenderam ontem a noite, por volta das 23h, em Parnamirim, na Grande Natal, Everton da Silva Barbosa, de 21 anos, e João Maria Maciel da Paz, de 24 anos. A dupla é acusada de, minutos antes, terem invadido a casa de um delegado da Polícia Civil e em seguida terem feito um verdadeiro arrastão em duas residências no bairro de Ponta Negra.

Na Rua Bacopari - Ponta Negra, a dupla conseguiu invadir a primeira casa abordando um dos membros da família que acabara de chegar em sua residência. Ao adentrar no local e anunciar o assalto, os bandidos colocaram todas as vítimas dentro de um dos quartos da casa e começaram a recolher objetos de valor, jóias e dinheiro. Em seguida tentaram empreender fuga no carro de uma das vítimas, desistindo ao perceber que o veículo estava com problemas na iguinição. Com isso pularam o muro da casa levando apenas os objetos que davam pra serem carregados a mão.

A polícia já tinha sido acionada por uma colega de uma das vítimas. Assim, ao cair no quintal da residência do delegado de Polícia Civil Guthemberg Leite de Medeiros, e tentar fugir em seu carro, a dupla ouviu as sirenes de uma viatura de polícia, e receosa, desistiu novamente da fuga, partindo em direção a terceira casa. Nesta, eles conseguiram fugir a bordo de um Prisma cor grafite de placa MYY 5443. Todas as ações dos bandidos foram feitas sob a ameaça de arma de fogo.

Através do serviço de rádio os policiais passaram as características dos assaltantes e do carro roubado, fornecidas pelas vítimas. Em diligência a polícia conseguiu prender, minutos depois do primeiro roubo, a dupla pilotando o veículo roubado no bairro da Liberdade, em Parnamirim. Na abordagem a polícia encontrou com eles um revólver calibre 38, além de todo material proveniente do roubo, celulares, jóias e uma quantia de aproximadamente R$ 800.

No quintal da casa do delegado, ainda foi encontrado outro revólver calibre 38, que teria sido abandonado por um dos bandidos. Os dois são foragidos da justiça, Everton é fugitivo da delegacia de Plantão da Zona Sul e João, do Presídio de Alcaçuz, localizado no município de Nísia Floresta. Segundo a polícia, eles confessaram que estavam realizando assaltos para se mudarem para o Rio de Janeiro.


JARDINENSE ASSUME DIREÇÃO DA VARA DO TRABALHO DE CAICÓ


O desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, José Barbosa Filho, empossou na tarde desta segunda-feira (22) o novo diretor da Vara do Trabalho de Caicó, Neveton Azevedo de Brito. A solenidade de posse aconteceu no gabinete da presidência do TRT-21.

O Jardinense Neveton Azevedo é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e servidor da Justiça do Trabalho há 24 anos, tendo ingressado como técnico judiciário, chegando ao cargo de analista por conseqüência de concurso interno. Ao longo desse período, o servidor já ocupou as funções de ordenador de despesas do TRT da 13ª Região, na Paraíba, foi diretor da Secretaria Judiciária na implantação do TRT-21 e diretor das varas de Goianinha, da 2ª VT de Natal, de Currais Novos e da Vara de Caicó, posto ao qual retorna.

Para Neveton, é uma grande satisfação reassumir a diretoria da VT do município seridoense. “Agradeço a oportunidade e espero corresponder à expectativa de servir ao Tribunal e aos seus jurisdicionados, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo executado e melhorando no que for necessário”, afirma.

O presidente do TRT, desembargador José Barbosa Filho, desejou sorte ao novo diretor. “Espero que você desenvolva um grande trabalho pela sua experiência e pelo currículo consagrado que carrega. Estaremos à disposição para o que for preciso”, disse, durante a solenidade.

Fonte: Ascom – TRT/21ª Região




UNIVERSITÁRIA CAICOENSE É PRESA COM MAIS DOIS ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS EM NATAL

Dois comerciantes de veículos de Mossoró e uma estudante universitária de Caicó foram presos pela Polícia Federal em flagrante nesta segunda-feira (22), no conjunto Ponta Negra, em Natal. Com o trio a PF encontrou 2,29 kg de crack que estavam no interior do apartamento da estudante.

Por volta das 22h30, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que há três meses vinham investigando denúncias de tráfico de drogas naquela região da cidade, se depararam com os três acusados no momento em que saíam de um condomínio situado naquele conjunto e se dirigiam a um ford fusion estacionado nas proximidades. Nesse momento, todos foram abordados e a mulher tentou correr. Ao serem revistados, no bolso de um deles havia, uma pequena quantidade de pedra de crack.

Levados de volta ao interior do imóvel, lá os policiais encontraram, em um dos quartos, duas bandejas contendo crack e mais um forno microondas e pelo odor existente no ambiente, tudo indicava que ali estava funcionando uma espécie de “laboratório” e que a droga havia sido processada minutos antes, pois na cozinha foram ainda achados petrechos como: recipientes com resquícios de crack, além de um amolador de faca e sacos plásticos de tamanhos diversos que serviriam provavelmente para a embalagem da droga.


Enquadrados na Lei 11.343/06, os suspeitos, que estão custodiados à disposição da Justiça na Superintendência da PF, caso venham a ser condenados, poderão pegar penas de 05 a 15 anos de reclusão. Durante o depoimento de um dos acusados, a PF apurou ainda que a droga apreendida teria sido adquirida de um caminhoneiro na cidade paraibana de Santa Rita, mas a sua identificação não foi revelada.

Fonte: dnonlime



GOVERNADORA VIAJA À BRASÍLIA PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DA UFERSA EM PAU DOS FERROS E ESTADUALIZAÇÃO DO SAMU

A governadora Wilma de Faria viajou na madrugada desta quarta-feira (24) à Brasília onde será recebida, em audiência, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão. Durante o encontro, a governadora tentará acelerar o pedido de implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, junto ao ministro Fernando Haddad, e tratará da estadualização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A primeira reunião ocorrerá às 10h, na Esplanada dos Ministérios. A Ufersa de Pau dos Ferros é sonho acalentado pelos pauferrenses, desde quando a governadora solicitou a implantação de um Campus avançado para a região, que poderá atender à demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada em Mossoró.



Às 12h, a governadora tem audiência com o ministro da Saúde. A intenção é agilizar o lançamento da ampliação do Samu ainda para março em todas as regiões e municípios do Estado. O Governo já garantiu recursos para aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, operadas por equipe capacitada e preparada a prestar socorro em urgências médicas e à remoção ao hospital mais próximo em cerca de 20 minutos – tempo padrão onde o serviço foi implantado.

O sistema estadualizado do Samu será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado, para implantação no segundo semestre deste ano. Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano.


CABO PM É ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO MOTIVADA POR CIÚMES EM CAICÓ

(Foto: No detalhe a perna atingida pelo tiro)

Uma tentativa de homicídio foi registrada no fim da tarde desta terça-feira, 23, na cidade de Caicó. O fato aconteceu na vila Carlindo Dantas no bairro Itans as margens da BR427 na saída para Jardim do Seridó.

A vítima identificada por Luiz Henrique Maia Silvestre,22 anos, residente na cidade de Catolé do Rocha foi atingida por um disparo de arma de fogo na perna direita. Além do disparo ele ainda foi agredido a pauladas.

O acusado segundo a própria vítima é identificado pelo cabo da PM lotado em Caicó CB Wilton que fugiu após o disparo. A motivação teria sido por que a vítima teria dado em cima da mulher do PM.

O caso será investigado pela delegacia da polícia civil em Caicó.

Fonte e foto: Cardoso Silva





EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...