8 de outubro de 2015

AUTORIDADES PEDEM QUASE DOIS ANOS DE PRISÃO PARA MESSI POR FRAUDE FISCAL

A absolvição no Ministério Público espanhol não foi suficiente para que Messi respirasse aliviado por conta das acusações de fraude fiscal entre 2007 e 2009. Nesta quinta-feira, o craque do Barcelona recebeu pedido de prisão por parte do juiz de Gavà, cidade na Catalunha, e irá ao tribunal por conta da acusação de sonegação de 4,1 milhões euros no período, assim como seu pai, Jorge Messi. Caso seja condenado, o argentino pode passar até 22 meses e meio na cadeia.

Messi Barcelona Levante (Foto: Getty Images)

A investigação do MP tinha apontado que o pai de Messi foi o responsável pelos delitos, ainda assim o craque segue na mira da Justiça. Mesmo com o parecer favorável a Messi, a Receita Federal decidiu manter a acusação por indicação do juiz em seu processo. A situação de Jorge Messi, entretanto, é bem pior, e o próprio Ministério Público pede prisão de 18 anos.

A investigação da Justiça espanhola teve início em 2013, com base em uma denúncia do jornal "El País", e tem como alvo um suposto esquema para não declarar um montante que era desviado para empresas em paraísos fiscais e contratos de prestação de serviços em outros países. Depois, este dinheiro voltava livre de impostos para a Espanha.  

No mesmo ano, Messi e seu pai tiveram que prestar depoimento - na época, Jorge Horacio chegou a pagar  € 5 milhões à Receita espanhola para evitar a responsabilidade civil diante da acusação de fraude. Neste ano, em junho, o jogador teve um recurso contra a acusação negado pela Justiça, mesmo depois que seu pai e empresário assumiu a autoria do delito.

ESTADO INVESTE DOIS MILHÕES E OITOCENTOS MIL PARA DIGITALIZAR O ACERVO ITEP/RN

RNFoi publicada hoje (08), no Diário Oficial do Estado, o resultado do Pregão Eletrônico 006/2015, destinado a contratação de empresa especializada para executar serviços de digitalização do acervo do ITEP/RN. O vencedor foi o consórcio Montreal Linus, composto pelas empresas M.I Montreal Informática e X-Solution Doc Bureaus Ltda, o valor do investimento é de R$ 2.805,000,00 (Dois Milhões Oitocentos e Cinco Mil Reais).

O consórcio será o responsável pela digitalização do acervo civil e criminal, laudos de criminalística e IML do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP). A quantidade estimada de documentos a serem digitalizados são de 5 milhões; após a assinatura do contrato as empresas têm 7 meses para executar o serviço.

Esta ação irá capacitar o ITEP, modernizando a sua gestão, através de uma solução segura e integrada, que prevê ainda, a utilização da tecnologia AFIS, um sistema de identificação automática de digitais, que vai processar os documentos digitalizados, permitindo a pesquisa automática pelas características biométricas contidas no documento. Essa solução visa habilitar o ITEP nos processos de identificação civil e criminal e na custódia de documentos que constituem prova material, apoiando a ação da Polícia e da Justiça na elucidação e autoria de fatos delituosos. Durante o contrato, o consórcio será responsável por fornecer equipe técnica de segurança da informação que deverá analisar e capacitar os servidores que hospedarão os sistemas a serem fornecidos durante a execução do contrato.

Segundo o Diretor Geral do ITEP, Odair Júnior, os recursos mudarão a realidade do ITEP. "A digitalização dos acervos civil e criminal vai ser um marco histórico para o ITEP. Com essa aquisição, ganha a população que vai poder receber documentos, como o Certificado de Antecedentes, com uma maior celeridade, o Instituto que terá uma maior controle na identificação de cadáveres e suspeitos por crimes e as autoridades policiais e do Judiciário, que terão uma resposta mais rápida quantos aos laudos que serão disponibilizados on-line”, disse.

Para a secretária Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, este investimento é o início de uma nova no Instituto. “Com este avanço tecnológico, passaremos a capacitar nossos servidores para acompanhar esse processo de modernização e, assim, proporcionar mais agilidade aos processos solicitados pelas Polícias e Justiça”.

Os recursos desse investimento são do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Projeto RN Sustentável através do Banco Mundial e integra as ações de Segurança Pública previstas no acordo de empréstimo.

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA GRUPO QUE COMETIA CRIMES NO INTERIOR DO RN

A Delegacia de Polícia Civil de Santana do Matos, com apoio do Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e da Polícia Militar, deflagrou na quinta-feira (08), a Operação Minority Report que desarticulou uma associação criminosa que realizava roubos e tráfico de drogas na cidade de Santana de Matos e região. Foram presos na Operação cinco homens e foi apreendido um adolescente. O grupo era formado por presos que estavam detidos no RN e no Mato Grosso, e por suspeitos que moravam na cidade.


O nome da Operação denominada “Minority Report” é uma alusão a um filme de ficção científica dirigido por Steven Spielberg. No filme, uma elite de policiais com poderes paranormais tinham conhecimento de quando um crime estava para acontecer, e impediam a concretização dos delitos.


Foram presos na “Minority Report”, em cumprimentos a mandados de prisão, Francisco Duda da Rocha Silveira, conhecido por “Chico Né”, o qual se encontra recluso na Penitenciária de Alcaçuz; Arthur dos Santos Sales de Araújo, e um adolescente, ambos moradores de Santana do Matos; Francisco das Chagas da Silva, conhecido por “Chaguinhas”, 20 anos, residente em Natal (preso na zona Oeste da capital pela Delegacia Especializada em Delegacia Especializada em Furtos e Roubos – Defur ); e Valdir de Souza do Nascimento, preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, recluso na Penitenciária Federal situada em Campo Grande. Durante a Operação também foi preso em flagrante João Pedro da Silva Macedo, 19 anos. Ele estava guardando uma espingarda calibre 12 que era de Arthur dos Santos Sales. João Pedro será autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Investigação

Nossas investigações sobre a atuação deste grupo começaram em janeiro de 2015, logo após a ocorrência de um roubo contra um estabelecimento comercial da cidade, realizado por uma dupla que estava armada. Descobriu-se que o comando do referido assalto partiu do presídio, e que os dois jovens assaltantes contaram com apoio de moradores de Santana do Matos para a realização do evento criminoso. Posteriormente, policiais tiveram conhecimento que o grupo programava `uma onda de assalto´ em Santana do Matos, contando com o apoio dos apenados Valdir Souza do Nascimento, o qual estava preso na Paraíba e Francisco Duda Rocha Da Silveira, que estava custodiado na Penitenciária Estadual do Seridó, mais conhecida por `Pereirão”, detalhou o diretor-adjunto da Delegacia de Polícia do Interior (DPCIN), delegado Lenivaldo Pimentel.


A investigação que culminou com a prisão dos suspeitos também contou com a participação da Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, pois Valdir Souza do Nascimento estava detido à época dos crimes numa unidade penitenciária da Paraíba e acabou sendo transferido para a Penitenciária Federal em Campo Grande.


Com a prisão e desarticulação do grupo, a polícia impediu a ocorrência de assaltos, homicídios, além de danos ao patrimônio de moradores de Santana do Matos, todos estes crimes estavam programados para ocorrer”, finalizou delegado Lenivaldo Pimentel.

HUDSON BRITO DESISTE DE PARELHAS E CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITO DE SANTANA DO SERIDÓ

O ex-prefeito de Santana do Seridó e atual Secretário de Estado, Hudson Brito, confirmou ao ‘Blog Barra Pesada’ que não será mais pretenso candidato à prefeito de Parelhas, sob a alegação de que o sistema oposicionista Parelhense não se uniu totalmente ao projeto.

20140827_165146_thumb[1]

Ao desistir de colocar seu nome à disposição para concorrer em Parelhas, Hudson volta ao seu projeto político de voltar à comandar o executivo de Santana do Seridó, e para tal, conta com o apoio de todo o grupo da oposição santanense.

A decisão de Hudson coloca definitivamente um ponto final nas especulações que o colocavam como possível aliado do atual prefeito de Santana do Seridó em seu projeto de reeleição, deixando claro que, se confirmadas as pré-candidaturas, o município terá uma revanche entre Hudson e “Dril” nas próximas eleições no município.

Por fim, resta esperar os acontecimentos, e torcer para que o pleito ocorra de forma democrática, honesta e legítima.

Foto: Arquivo do Blog.

IMAGENS MOSTRAM OPERAÇÃO PARA DESVIRAR CARRETA CARREGADA DE MELANCIA QUE VIROU NO RN

Uma carreta carregada de melancia tombou na BR-304 no último fim de semana e para realizar o destombamento do veículo foi necessária a operação simultânea de dois guindastes. As melancias seriam entregues no porto de Natal em seguida exportadas para a China.

IMG_0464IMG_0465 

A carga estava distribuída em um contêiner e, juntamente com o veículo, pesava aproximadamente 30 toneladas. O destombamento ficou por conta da empresa Unimetais que, além dos dois guindastes, levou para o local uma equipe de 6 pessoas, entre operadores, auxiliares, um técnico de segurança e um supervisor de movimentação de carga.

 IMG_0468IMG_0466

O manejo perfeito permitiram que o veiculo e o contêiner fossem destombados sem prejuízos aparente. Apesar disso, o motorista foi orientado a voltar ao município de origem, no Ceará.

GOVERNADOR E VICE-GOVERNADOR PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

O governador Robinson Faria, e o  vice-governador, Fábio Dantas, participaram na manhã desta quinta-feira (8), do lançamento do Processo de Regionalização da Saúde do Rio Grande do Norte realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O lançamento foi marcado pela assinatura de um Termo de Intenções do Consenso Interfederativo para a regionalização.

IMG-20151008-WA0033 

O processo de regionalização apresentado pelo secretário da pasta, Ricardo Lagreca, foi elaborado de forma coletiva com os municípios e regionais da saúde, de forma aplicar o conceito do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco no reordenamento dos serviços, na criação de regiões de saúde mais eficazes e autossuficientes para possibilitar aos pacientes o acesso a uma unidade de saúde mais próxima de onde moram.

Desde março deste ano, o secretário Ricardo Lagreca e o corpo técnico da Sesap organizam o processo de regionalização colocado como meta do Governo. O Vice-Governador parabenizou a secretaria pelo trabalho realizado de forma democrática com os municípios.

Fabio Dantas no lançamento da regionalização da saúde_Crédito Aline Bezerra (1)

O lançamento do Processo de Regionalização da Saúde aconteceu durante o III Seminário de Articulação Interfederativa, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Ministério da Saúde (MS) e demais parceiros. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde, diretores de unidades regionais, diretores de hospitais, equipe da Sesap e deputados estaduais.

GOVERNO DO RN TRANSFERE PONTO FACULTATIVO DO DIA DO SERVIDOR

RNO Goverdo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (07), um decreto transferindo o ponto facultativo do feriado do servidor público, comemorado no dia 28 de outubro, uma quarta-feira, para o dia 30 de outubro, uma sexta-feira.

O decreto ainda estabelece que o ponto facultativo é válido para todos os órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do estado, ficando de fora apenas atividades consideradas essenciais.

AVIÃO CAI EM QUINTAL DE CASA NA CALIFÓRNIA

Um pequeno monomotor caiu no quintal de uma casa na cidade de Compton, ao sul de Los Angeles, na tarde de quarta (7), segundo o gabinete do xerife do condado de Los Angeles.

Sem título

O piloto estava sozinho e foi levado a um hospital para tratar ferimentos que não colocam sua vida em risco, disse um porta-voz do corpo de bombeiros.

Havia apenas um piloto a bordo, ele ficou seriamente ferido e foi transportado ao hospital local. Houve poucos danos à residência. Havia um galpão nos fundos que sofreu mais danos, assim como a cerca da casa. Além disso, apenas o avião também ficou danificado”, disse o chefe do Departamento de Bombeiros de Compton, Ken Benson.

O piloto comercial Esteban Jimenez diz ter ouvido falar sobre o acidente quando chegou ao aeroporto local.

As pessoas começaram a aparecer e dizer ‘ei, seu avião está na rua lá embaixo’ e então eu entrei no carro e vim ver. Fui um dos primeiros a chegar. Tinham acabado de tirar o garoto, com o rosto ensanguentado. Ainda bem que ele estava vivo, o levaram ao hospital”, disse.             

O avião e a cerca traseira da casa ficaram danificados. Benson diz que os moradores estavam em casa no momento do acidente, mas nenhum deles ficou ferido.

Muita sorte. Ninguém estava do lado de fora. Os moradores estavam dentro de casa, mas, novamente, o avião não chegou a tocar na estrutura”, disse.

O Comitê Nacional de Segurança do Transporte e a Administração Federal de Aviação irão investigar o acidente.

LBV COMEMORA SEMANA DA CRIANÇA COM ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS

Proporcionar as crianças momentos de recreação e lazer, faz parte das atividades lúdicas realizadas no programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV) na capital potiguar. Para comemorar o Dia das Crianças a Instituição intensificou essas ações com uma semana recheada de diversão, brincadeiras e lazer.

DSC_0076

DSC_0004A programação teve início com momentos de leitura, contação de histórias, gincana cultural, jogos cooperativos, concursos de desenhos e passeio de trem a bordo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a cidade de Parnamirim. Na quarta-feira, 9, as crianças participação de almoço em alguns restaurantes da cidade, na quinta-feira, 8, Dia do Nordestino, festa com homenagem aos músicos que representam a cultura nordestina.  Na sexta-feira, 9, os garotos da LBV participarão de brincadeiras na Cidade da Criança.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião Boa Vontade (LBV), localizado na Rua dos Caicos, 2148 - Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655. Ou acesse o site: www.lbv.org.

TCU REJEITA CONTAS DE DILMA DE 2014 POR UNANIMIDADE

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (7), por unanimidade, o parecer do ministro Augusto Nardes pela rejeição das contas do governo federal de 2014. Devido a irregularidades, como as chamadas “pedaladas fiscais”, os ministros entenderam que as contas não estavam em condições de serem aprovadas.

979265-07102015-dsc_0741

Esta é a segunda vez na história que o TCU recomenda ao Congresso a rejeição das contas de um presidente. A primeira foi em 1937, durante o governo Getúlio Vargas. Na ocasião, o Congresso não seguiu a recomendação do tribunal.

As irregularidades apontadas pelo TCU somam R$ 106 bilhões, sendo R$ 40 bilhões referentes às chamadas “pedaladas fiscais”.

Para o Nardes, ao adotar manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas, o governo desrespeitou princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal. O cenário no ano passado foi classificado por ele como de “desgovernança fiscal”.


Em seu voto, o ministro disse que "o que se observou foi uma política expansiva de gastos sem sustentabilidade fiscal e sem a devida transparência”. Para o relator, as operações passaram ao largo das ferramentas de execução orçamentária e financeira instituídas.

Nessa esteira, entende-se que os atos foram praticados de forma a evidenciar uma situação fiscal incompatível com a realidade”, afirmou.

Segundo o ministro Augusto Nardes, por tratar-se de um parecer prévio, não cabe recurso da decisão no tribunal.

O parecer do TCU será agora encaminhado ao Congresso, que dará a palavra final sobre o tema. Em entrevista coletiva após a votação, Nardes afirmou que o parecer prévio sobre as contas deve ser entregue ao Congresso até quinta-feira (8).


A análise da corte não tem efeito prático, já que funciona como uma recomendação aos parlamentares. A rejeição, porém, poderá ser usada como argumento para abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O trâmite prevê que o relatório do órgão de fiscalização seja primeiro avaliado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso e, depois, pelo plenário da Câmara e do Senado – ou em sessão conjunta do Congresso Nacional, caso haja um acordo entre as Casas.

Na entrevista coletiva após o julgamento, Nardes disse esperar que a decisão do TCU influencie os tribunais de contas dos estados para que comecem a avaliar o tema de forma mais “aprofundada”. 

Ele disse que o descontrole fiscal poderá fazer com que, em um curto espaço de tempo, o Brasil tenha dificuldades para pagar o funcionalismo público, por isso a importância de decisões como a desta quarta.

Presente à sessão, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams,
negou que o governo federal tenha violado a Lei de Responsabilidade em 2014. Ele também rebateu a acusação de que que o pedido de afastamento de Nardes tenha sido um ataque do governo à corte.

Apenas registrar que, ao contrário do que se estabeleceu ou se disse politicamente por políticos ou por outras autoridades, de que se tratava de ataque à corte, não se trava e nunca se tratou. Tanto que eu nunca questionei o parecer da área técnica. Aliás, disse que respeito. Posso divergir, mas respeito”, afirmou.

IDOSO MORRE EM ACIDENTE ENTRE “CINQUENTINHA” E CARRO EM RN DO SERIDÓ

Na manhã desta quarta-feira,  (07), por volta das 08 horas e 30 minutos, a Polícia Militar de Jucurutu foi acionada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na BR 226, próximo a entrada do sítio Cacimbas, zona rural daquele cidade.


Ao chegar no local a Guarnição Policial constatou que havia acontecido uma colisão frontal envolvendo uma moto tipo Shineray, 50 cc, de cor vermelha, conduzida pela pessoa de Cícero Lopes de Araújo, de 72 anos de idade, natural de Jucurutu e residente no sítio Cacimbas e um veículo tipo Gol, de cor prata, ano 2013, placas OKA 3324-Natal-RN, conduzido por Edivaldo Bezerra da Cruz, de 55 anos de idade, residente na cidade de Currais Novos.


De acordo com a PM, testemunhas relataram que o condutor da Shineray, o senhor Cícero, vinha da cidade de Jucurutu com destino ao sítio Cacimbas, mas ao tentar atravessar a pista de rolamento e entrar na estrada carroçável, não observou que na mão contrária vinha o veículo Gol, acima descrito no sentido Florânia/ Jucurutu e acabou batendo de frente, sendo arremessado ao chão, alguns metros a frente do local do acidente, infelizmente Cícero não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local, antes da chegada do socorro médico.


O motorista do Gol estava bastante nervoso com o fato ocorrido e informou a Polícia que não teve como evitar a colisão, pois não teve tempo de reação, e por pouco não capotou, acabou saindo da pista e ao tentar retornar o carro rodou parando na direção contrária.


Fonte: Blog PM Jucurutu.

"PETROBRAS FOI DESTROÇADA PELO PT", DIZ ROGÉRIO MARINHO

Rogério na tribuna da CâmaraO deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, criticou a gestão do PT à frente da Petrobras, a maior estatal do país. Para o tucano, os petistas destruíram a empresa nos últimos 13 anos.

"A Petrobras foi destroçada pelo Partido dos Trabalhadores, deve mais de R$ 400 bilhões. Desde a mudança do regime de concessão para o de partilha, o setor estagnou. Porque tem pré-sal aqui, em Angola, na Nigéria, no Golfo do México, na Noruega, no Canadá, em qualquer lugar do mundo, e o dinheiro vai aonde há estabilidade e condições jurídicas", disse o parlamentar em discurso no plenário da Câmara nesta quarta-feira (07).

Tramita no Congresso Nacional projeto de lei que abre a possibilidade para outras empresas explorarem o pré-sal, medida encontrada exatamente para suprir as deficiências da Petrobras, afundada em uma crise histórica pelo governo do PT. "A PETROBRAS não tem condições de investir os 30% do pré-sal. É por isso que o petróleo está estagnado. Esse projeto ataca diretamente o problema", disse o tucano.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...